ENGESA : Uma História de Sucesso e Fracasso

Por General de Exército Armando Luiz Malan Paiva Chaves O nome ou, melhor dizendo, o acrônimo ENGESA é muito mais do que o batismo de uma empresa. É o relato da obra de um empresário altamente dotado de inteligência, bagagem técnica e cultural, acurada visão de futuro e aptidão para selecionar valores humanos e que levou…

A pistola de Kalashnikov que nunca chegou ao Exército Vermelho

IGOR ROZIN Mikhail Kalashnikov estava tão ocupado projetando o fuzil de assalto AK-47 que outro projeto seu – uma pistola totalmente automática – foi colocado na geladeira. Depois da Segunda Guerra Mundial, o modelo adiado acabou perdendo para outro mais moderno. O modelo de pistola totalmente automática programado para os oficiais do Exército Vermelho tinha…

Opinião: Trump acabou com a hipocrisia do “processo de paz”

Presidente americano apenas reconheceu a realidade dos fatos: nenhum dos dois lados deseja a paz dentro de condições aceitáveis para ambos, afirma jornalista Rainer Hermann, do “Frankfurter Allgemeine Zeitung”. Mundo islâmico protestou contra a decisão de Trump, incluindo o Paquistão Há uma série de assuntos nos quais a hipocrisia está na ordem do dia. Eles incluem a…

O que são as intifadas?

Líderes do Hamas convocaram terceira intifada após reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel. O que significa essa palavra e como ocorreram dois primeiros levantes? Militantes palestinos participam de protestos contra a decisão dos Estados Unidos O que é intifada? A palavra intifada é muitas vezes traduzida como “rebelião”, “revolta” ou “insurreição”, mas o significado…

Confrontos entre israelenses e palestinos deixam mortos

Cisjordânia e Faixa de Gaza registram mais um dia de protestos violentos em reação à decisão de Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel. Manifestações se espalham por países árabes e muçulmanos mundo afora. Confrontos violentos em mais um dia de protestos na Cisjordânia Dezenas de milhares de pessoas saíram às ruas nesta sexta-feira…

Muçulmanos da Ásia protestam contra decisão de Trump de reconhecer Jerusalém como capital

Homens muçulmanos queimam bandeiras israelenses e dos EUA durante um protesto contra a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel em Banda Aceh, Indonésia, sexta-feira, 8 de dezembro de 2017. – Foto: AP / Heri Juanda Por Kanupriya Kapoor e Joseph Sipalan Milhares de manifestantes se reuniram…