Opinião: Trump acabou com a hipocrisia do “processo de paz”

Presidente americano apenas reconheceu a realidade dos fatos: nenhum dos dois lados deseja a paz dentro de condições aceitáveis para ambos, afirma jornalista Rainer Hermann, do “Frankfurter Allgemeine Zeitung”.

Mundo islâmico protestou contra a decisão de Trump, incluindo o Paquistão

Há uma série de assuntos nos quais a hipocrisia está na ordem do dia. Eles incluem a discussão se a Turquia deve ser membro da União Europeia e o chamado processo de paz entre Israel e os palestinos. O primeiro tema se encerrou com a simples existência do presidente Recep Tayyip Erdogan. Quanto à segunda questão foi o presidente dos EUA, Donald Trump, quem pôs um fim à hipocrisia, nesta quarta-feira (06/12).

Com o seu anúncio de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel e transferir a embaixada americana para lá, ele simplesmente reconheceu a realidade dos fatos. Porém, também desencadeou um pequeno terremoto, que prejudicará também os interesses americanos.

Como empresário, Trump sabe que, após um fracasso e uma falência, há um recomeço. Então, como presidente, ele quer destruir o que acredita ter fracassado. Em sua opinião, isso inclui o chamado processo de paz entre Israel e os palestinos. Então, por que não tentar outra abordagem?

Afinal, nenhum dos dois atores jamais desejou nem deseja a paz dentro de condições aceitáveis para ambos. Em 2001 e 2007, os palestinos rejeitaram a devolução de 97% dos territórios ocupados, incluindo Jerusalém Oriental. Eles queriam tudo ou nada e agora estão de mãos vazias. Por sua vez, Israel povoou de forma consequente os territórios ocupados – criando uma nova situação. Sob o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o país não está disposto a mais nenhuma concessão. Israel quer tudo e, como parte mais forte, também fica com tudo – incluindo a embaixada americana em Jerusalém.

Trump provavelmente não sabe o que a sua decisão vai provocar no Oriente Médio. Pois ele seguiu apenas motivos políticos internos, cumprindo uma promessa feita a seus apoiadores evangélicos e ao poderoso lobby judaico. Mas, no Oriente Médio, ele fortalece o Irã, que – ao lado da Turquia – pode agora se sobressair como defensor dos interesses islâmicos.

Rainer Hermann

Ainda não se sabe qual será o novo big deal após a destruição, após a “ruptura” provocada por Trump. Concretiza-se cada vez mais que o Egito disponibilizará parte do Sinai como “território substituto” para os palestinos. Isso certamente não irá pacificar a região, e talvez a solução será apenas mais uma paz que acabe com todas as pazes.

  • Rainer Hermann é jornalista do “FAZ”

Fonte: DW

 

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

 

2 Comentários

  1. Na verdade israel sempre bloqueu o processo de constituição de dois estados.
    e continua com essa situação de não aceitar o palestinos de israel,vivendo como cidadões de segunda classe. quelquer um que procurar um pouco mais sobre ese assunto vai perceber que israel é o estado terrorista.

  2. Antes não haviam Judeus na Palestina , começaram a comprar terras , aqui e alí , agora os Palestinos donos da Casa passaram a viver no Exílio e ou no quarto de empregada , mas para os que não conhecem os fatos e não querem conhecer , os que se informam pela imprensa sionista , Israel esta com a ** VERDADE **, até quando a ONU criou os Estado de Israel também criou o Estado Palestino , mas claramente criou de Má Fé , teve o cuidado de deixarem a Porta Aberta para a expansão de Israel , até Golan eles não devolvem , mas os Agressores são os outros a Vítima é Israel , isto nos Serve de Exemplo , CUIDADO BRASIL , Atenção Responsáveis com nossa DEFESA , deixem de Dormir e Sonhar !!

Comentários não permitidos.