Defesa & Geopolítica

Sistema modular Sherpa/Tupi Hawkeye 105mm

Posted by

A empresa Norte Americana Mandus Group desenvolveu o obuseiro leve de 105 mm Hawkeye  que pode ser montado em vários tipos de veículos como o Frances Sherpa fabricado pela Renault Trucks Defense  e suas variantes como o Mack Sherpa americano e o Avibras Tupi brasileiro.

O Hawkeye 105 mm e um projeto modular com recuo de disparo reduzido. Além disso o projeto incorpora controle de fogo totalmente digital, peso reduzido (1,100 kg), fácil manutenção e operação. A arma de 105 milímetros está montada sobre uma plataforma circular giratória com capacidade para disparar em 360 ° utilizando uma tecnologia híbrida que proporciona um recuo suave.

O alcance é de 11.500 metros, se for com munição padrão, mas com munição especial/alcance estendido, chega a 16.000 metros. Ele também pode ser usado para fogo direto, com um alcance máximo de 2.000 metros. Todo o sistema de controle é digital, o que inclui uma câmera digital para o fogo direto, e a movimentação do obus é feita de forma eletrônica. Com baixo custo para aquisição e operação, é um aparelho ideal para forças militares com baixo orçamento, mas que desejam melhorar seu poder de fogo.

O projeto do Hawkeye foi incorporado ao 4×4 Sherpa devido ao grande número de usuários do modelo. Além disso o uso da plataforma Sherpa proporciona alta mobilidade nos mais variados terrenos e suas excepcionais características aliada ao projeto moderno e modular do Hawkeye ambos de baixo custo visa atender as exigências expedicionárias de possíveis clientes. A plataforma de armas Sherpa/Hawkeye e totalmente aerotransportada em aeronaves C-130 Hércules, Helicópteros como o CH-47 Chinook ou CH-53 Super/King  Stallion.

A Sherpa foi escolhida pela sua comprovada proteção balística, antiminas e contra IED’s (Dispositivos Explosivos Improvisados), além do amplo espaço interno para a tripulação e de seu grande compartimento de carga. No Brasil o Avibras Tupi seria a Plataforma ideal pois conta com vários itens de origem nacional o que representa uma ampla gama de fornecedores brasileiros. O Avibras Tupi poderia servir como veiculo de apoio tanto equipado com o Hawkeye 105 como outros sistemas. O Tupi equipado com o sistema Hawkeye 105 mm seria um substituto/complemento muito interessante para os sistema hoje empregados no Exercito Brasileiro e Corpo de Fuzileiros Navais.

6 Comments

shared on wplocker.com