ADSUMUS: Batalhão de Controle Aerotático e Defesa Antiaérea (BtlCtaetatDAAe) realiza lançamento noturno do míssil Mistral

Lançamentos diurno e noturno do Míssil Mistral

O Batalhão de Controle Aerotático e Defesa Antiaérea (BtlCtaetatDAAe) realizou, nos dias 29 de maio e 19 de junho, respectivamente, o lançamento diurno e noturno do míssil superfície-ar “MSA Mistral”, na Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro (RJ) . O míssil superfície-ar portátil é guiado por infravermelho, usado para a defesa aérea de curto alcance. O sistema pode receber câmera térmica para efetuar disparos noturnos. O tempo de engajamento, a partir da iniciação da sequência de disparo até o lançamento do míssil, é de menos de cinco segundos, sem designação prévia de alvo, e cerca de três segundos, se existe alerta.

O lançamento diurno, no dia 29 de maio, pontuou o término do Curso Especial de Defesa Antiárea, conduzido nas dependências do Batalhão, sob a orientação pedagógica do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC). O lançamento teve ainda o objetivo de adestrar os militares da Bateria de Artilharia Antiaérea do BtlCtaetatDAAe para o provimento da defesa antiaérea dos Grupamento de Operações de Fuzileiros Navais, uma das cinco grandes tarefas do Batalhão.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=_eNbJ2WRvxk[/embedyt]

No dia 19 de junho, pela primeira vez na história do Corpo de Fuzileiros Navais, o MSA Mistral foi disparado em condições de visibilidade reduzida, as quais dificultam sobremaneira todos os procedimentos necessários para efetuar a operação. O lançamento teve como objetivo adestrar os militares em um ambiente que mais se assemelha a um possível combate real, onde fatores externos determinam com maior intensidade o sucesso da missão.

 Fonte: MB