Irã: Os 11 dias da Revolução Islâmica

Retorno a Teerã

1º de fevereiro de 1979: O aiatolá Ruhollah Khomeini retorna do exílio em Paris para Teerã. Ele é recebido com júbilo pela população no aeroporto. Durante anos, criticara o xá e sua elite política, pela repressão dos dissidentes; pela “ocidentalização” do Irã – aos olhos de Khomeini, excessiva; e, acima de tudo, por seu estilo de vida dissoluto, de luxo decadente.

À espera do salvador

Cerca de 4 milhões de iranianos aguardaram para saudar a procissão de veículos que levou Khomeini nesse dia até o cemitério central Behesht-e Zahra, onde ele faria seu discurso de chegada. Há quase um ano ocorriam manifestações de massa quase diárias contra o regime do xá. Desde agosto de 1978, greves gerais organizadas pela oposição paralisavam repetidamente a economia do país.

Fora com o xá

O xá Reza Pahlavi já havia deixado o Irã em 16 de janeiro de 1979. Pouco antes, na Conferência de Guadalupe, ele perdera o apoio dos mais importantes governantes ocidentais, que preferiram procurar o diálogo com Khomeini. O então presidente americano, Jimmy Carter, aproveitou a ocasião para convidar o xá aos Estados Unidos, por tempo indeterminado. Ele aceitou.

Premiê isolado

Antes, o xá nomeara, como primeiro-ministro interino, Shapur Bakhtiar, figura de liderança da oposicionista Frente Nacional. O governante pretendia assim abrandar seus inimigos, mas sem sucesso. Bakhtiar ficou isolado dentro de seu partido por ter sido nomeado pelo xá, enquanto seus correligionários já haviam concordado em só colaborar com Khomeini.

Declaração de combate no cemitério

Já ao desembarcar em Teerã, o aiatolá declarou que não reconhecia o governo de Shapur Bakhtiar. Ele partiu direto do aeroporto para o cemitério central, onde fez um discurso beligerante, negando a legitimidade da monarquia e do Parlamento: ele próprio definiria o novo governo do Irã, prometeu Khomeini.

Tumultos em todo o país

Em Teerã e outras cidades iranianas, os enfrentamentos violentos entre os revolucionários e os adeptos do xá prosseguiram, mesmo depois da chegada de Khomeini a Teerã. Durante dias permaneceu indefinido quem venceria os combates. Os militares decretaram toque de recolher, que praticamente nenhum iraniano respeitou.

Premiê interino

Em 5 de fevereiro de 1979, Khomeini entregou a chefia de governo interina a Mehdi Bazargan, da Frente Nacional. De início, parecia que o clero iria colaborar como a oposição liberal. No entanto, logo emergiram conflitos entre os dois grupos. Em 5 de novembro, Bazargan renunciou, em reação à tomada de reféns na embaixada americana em Teerã, ato tolerado por Khomeini.

Festejando a queda

Após a nomeação de Bazargan, numerosos cidadãos foram às ruas com a intenção de derrubar o governo interino. As Forças Armadas declararam não querer se envolver na luta de poder, privando Shapur Bakhtiar de qualquer tipo de cobertura. Ele teve que fugir da própria casa diante dos partidários armados de Khomeini. Em abril de 1979 exilou-se na França.

Saudação militar

Honras militares para o líder religioso: uma tropa de elite da Força Aérea iraniana saúda o aiatolá Khomeini. Os oficiais da aeronáutica, os homafaran, tiveram participação decisiva na revolução, permitindo à população o acesso a seus arsenais de munição, para a derrubada do regime de Pahlavi. Em 9 de fevereiro, a guarda imperial ainda tentou uma última reação, ao atacar uma base dos homafaran.

Queda de monarquia

A partir daí, alastraram-se as lutas armadas entre a guarda imperial e a população. Em 11 de fevereiro de 1979 o colapso da ordem foi total: revolucionários ocuparam o Parlamento, o senado, a TV e outros órgãos estatais. Pouco mais tarde anunciava-se a derrubada da monarquia. Até hoje, o 11 de fevereiro é dia da “Revolução Islâmica” no Irã.

Autoria: Parisa Tonekaboni

Fonte: DW

 

 

 

 

 

 

 

 

28 Comentários

  1. Essa revolução foi sem dúvida, um dos grandes acontecimentos do século XX, independente das ideologias políticas de cada um. Um episódio que marcou uma era.

  2. O termo revolução é inadequado! Revolução pressupõe avanço, progresso. Nada disso ocorreu pois o Irã saiu da década de 70 do século XX de volta à idade média. Mulheres perderam os direitos conquistados durante o reinado do Xá e passaram a ser oprimidas, consideradas cidadãs de segunda categoria. Partidos liberais e laicos foram reprimidos e perseguidos, sendo as principais vítimas os comunistas (3.000 deles foram mortos e enterrados em covas coletivas nos arredores de Teerã). Homossexuais passaram a ser mortos por enforcamento. Minorias religiosas como os Baha’i foram perseguidas.

    Para piorar o país passou a apoiar terroristas, o que fez a comunidade internacional tratá-lo como pária. Como se vê o resultado da “revolução” foi que um país que tinha tudo para ser um farol de estabilidade e tolerância em uma região conflagrada mergulhou nas profundas trevas do radicalismo religioso.

    • Não que eu seja fã de qualquer tipo de Estado Teocrático. Más você já foi ao Irã? O país e surpreendentemente organizado, não há um pobreza a olhos vistos como aqui, as pessoas tem dinheiro, boas moradias, carros e a vida continua. A renda média com toda certeza e bem melhor distribuída que a nossa. Entretanto não há liberdade política, as pessoas não falam sobre isso. As pessoas são trabalhadoras e receptivas e as mulheres tem um olhar profundo e pouca liberdade em comparação ao custume ocidental, muitos iranianos em aparência lembram as mesmas feições dos brasileiros e os centros comercias lembram alguns de nossas metrópoles. Há uma paranóia entorno do Irã, a realidade e diferente produto vendido pela mídia. Há grandes cidades e 88 milhões de pessoas vivendo naquele país e a grande maioria aparenta viver com um bom padrão de vida.

      • A suposta redução nas desigualdades sociais (digo suposta porque existe sim muita pobreza e desigualdade no país persa) autoriza um regime que não respeita os direitos e garantias individuais e tampouco a as liberdades políticas e de opinião? Porque essa é a lógica do ParTido aqui no Brasil….

      • E o que isso tem a ver? Você vai insistir na cantilena de que os abusos cometidos pelo regime iraniano é a pobreza ali existente, que virou até uma página no Instagram, é invenção da mídia ocidental?

  3. “…O aiatolá Ruhollah Khomeini retorna do exílio em Paris para Teerã….Durante anos, criticara o xá e sua elite política…pela “ocidentalização” do Irã – aos olhos de Khomeini, excessiva; e, acima de tudo, por seu estilo de vida dissoluto, de luxo decadente.”
    E foi se exilar em Paris? Isso me lembra outros populistas que conheço.

  4. Khomeini tinha um acordo de cooperação com o partido comunista iraniano em apoio a revolução, e os comunistas iranianos ajudaram muito na derrubada do regime monarquista. Porem assim que foi instalada a teocracia uma das primeiras ordens do Aiatolá Khomeini foi o enforcamento de todos os membros do partido comunista.
    Muslins tem um nome para isto, Taqqya.

    • Os comunistas, a esquerda mulssumana que na verdade estavam na frente de todo aquela agitacao contra o Xa, o resto da esquerda nao comunista pro Moscow disseram que Khomeni traiu a revolucao quando ele e seus
      Mullahs implantaram um regime fascista teologico, eliminando/massacrando a esquerda de maneira geral juntamente com os liberais pequenos burgueses. Que me desculpe a esquerda do Iran, Khomeini e seus Millahs nao trairam ninguem. A BBC transmitiam na lingua persa as mensagens de Khomeini, e ele dizia claramente que ele iria cortar as maos e daquele que ele considerava os filhos do Diabo, isto e os liberais propagadores do modo de vida da Sociedade Norte Americana no Iran e os comunistas como um todo. Os liberais sabian o que iria acontecer se Khomeini tomasse apoiavam Xa, a esquerda oportunisticamente marchavam atras daquela massa que demonstravam nas ruas, com roupas ensanguentadas gritando Allah Akibar, Deus e grande. Eu sendo militante na epoca do WRP britanico, cansei de debater com militantes da esquerda iraniana em Londres sobre a politica suicida de marchar atras dos Mullahs. Acompanhando pela BBC o noticiario que transmitia a queda do Xa e a tomada do poder pelos Mullah, eu nao tive prazer nenhum quando ouvi Khomeini fazendo um discurso paras as massas e pedindo que elas devolvessem as armas que elas haviam tomado do Exercito persa. Pensei, meio triste, o massacre comeca agora, e foi o que ocorreu. Khomeini foi colocado no poder com auxilio da CIA e do MI6, quando, o governo norte americano e britanico perceberam que o Xa estava perdendo o controle e eles temiam que a revolucao poderia colocar no poder o Partido
      Comunista estalinista que era pro-Moscow. Esse medo de que a entao URSS poderiam ganhar um governo aliado no Iran, levou o Governo norte Americano e Britanico abandonar o Xa e depositar fe no Khomeini, ainda que este em seus escritos e oratorias, consideravam os EUA o Grande Satan, Capitalismo e obra satanica que resulta em comunismo. Nisso Khomeini nao se distingue daqueles pensadores catolicos conservadores que veem a origem do mal do mundo moderno, no surgimento do Capitalismo nos Seculos XV e XVI

      • Quanta revolta em seu coraçãozinho! Tudo isso é porque você não foi na Disney quando tinha 15 anos ou porque você namora uma feminista peluda e raivosa?

      • Eu não tenho REVOLTA ,apenas conheço HGistória a FUNDO ,não a CURRICULAR ou a de HOLLYWOOD , digo e afirmo ,eles sáo o GS , para não ir longe comece a puco mais de Cema anos ,estudes a Guerra Hispano/americana , as Filipinas ,onde tenho muitas amigas ( uma desgraça que lá cometeram ),na Itália durante a II GUERRA, etc,etc, isso para não ir a Roubalheira contra o Mexico antes ,tenho pena do que acontecerá com o povo dos EUA ,quando da sua queda , os mexicanos retomaram tudo e sua Vingança será Maligna . Então Roubaram California ,Novo Mexico ,Arizona ,Texas , e os mexicanos são considerados intrusos em suas Terras !

      • Todo militante fanatico do ParTido e todo desinformado adora se jactar que “conhece história a fundo” e adora mandar os outros “irem estudar”……

        Por que será??

  5. O Irâ nâo é uma nação medieval, as mulheres não são obrigadas a usar burca,como muitos pensam e veem nos filmes de Hollwood ,o país tem muitas tecnologias próprias inclusive possui um programa espacial bem avançado,com lançamento e fabricação de satélites, por meios próprios, possui uma grande população de judeus que tem por lei, representantes no Parlamento ! As mulheres iranianas vivem melhor que as mulheres sauditas e existem eleições populares !

    • Quem acha que democracia se exaure em eleições (e as eleições no Irã são descaradamente manipuladas) demonstra que a desconhece por completo.

      • Pior é pensar como você meu caro S-88 que acredita, e o pior propaga, que democracia seja submeter -se ao jugo de nações estrangeira, as chamadas grandes potências! Grande abraço!

      • Então eleições livres, tripartição de poderes, liberdade de imprensa, respeito aos direitos e garantias fundamentais, dentre outros é coisa de “país que se submete às grandes potências”? Então apenas as ditaduras e os regimes teocráticos seriam soberanos? Parabéns! Essa é exatamente a linha de pensamento do ParTido

      • Nossa, você não entendeu nada do que eu disse, esta cego por ideologias ensinadas por Hollyood ,continua fazendo o jogo das grandes potências,nem procura informações a respeito do assunto apenas repete o que seus mestres mandam ! Grande abraço!

      • A Arábia Saudita ao contrário do Irã não finge hipocritamente ser uma democracia pois se assume como ditadura. E ao contrário dos iranianos os sauditas não ameaçam semanalmente riscar outro país do mapa.

      • Como você é leviano,usa dois pesos e duas medidas, aceita o regime saudita porque SEGUNDO VOCÊ ele se assume como ditadura então esta tudo bem ! Depois quer dar aula de democracia ? kkkk,Grande abraço !

    • Geralmente as mulheres usam BURCA em Paises Muçulmanos muito atrasados ,ditatoriais , como o Afeganistão ,Arabia Saudita em certos lugares et , países muçulmanos evoluídos nem o Véu.! Falando em Véu a muito poucos anos no BRASIL e outros países Católicos Mulheres não entravam em Templos sem Véu !

  6. S88 Pobreza no IRAN ,pobres são Grande parte dos Países Árabes ,não o IRAN ,e Culturalmente um País Espetacular ,devem conhecer melhor o IRAN!

  7. Já repararam se não reparem ;todo colonizado apoia ao GS e sempre com a DESCULPA que a NAÇÃO agredida não é DEMOCRÁTICA ,não têm Eleições ,que seu Lider é Ditador ,ou que Comem Criancinhas ,mas por outro lado vemos o GS ,dando todo o Apoio a Ditaduras que lhes são Lacaias e ou Subservientes. UNA PICOLA DOMANDA ,Quem nomeou o GS Policia , Juízes ou Palmatória do MUNDO ? Uma explicação ,seguida de exposição de Motivos plausíveis . Graças a Deus o Caminho do GS esta na RETA FINAL, para nós será um Presente de DEUS ,teremos que sair a Força do MARASMO que o EXERCITO GOLPISTA de 1889 nos LEGOU , a REPUBLIQUETA CORPORATIVISTA ,que de imediato nos tirou de estarmos PARI PASSU na Liderança do mundo ,Para nos condenar a REBOQUE DO MUNDO ,onde as vezes precisamos TOSSIR para que os outros saibam que existimos . Vivemos em uma REPUBLIQUETA que não deu e Nunca dará CERTO , SALVE O IMPÉRIO DO BRASIL E PEDRO II !!

Comentários não permitidos.