A empresa chinesa Harbin Aircraft Manufacturing Corporation (HAMC) realizou com sucesso o primeiro voo do seu mais novo helicóptero de taque e reconhecimento Harbin Z-19E. O voo foi realizado nas instalações da empresa na cidade de Harbin no nordeste da China.
O novo Z-19E é uma variante de exportação do helicóptero chines Z-19 e apresenta sistemas mais modernos de autoproteção e nova aviônica digital em relação ao modelo anterior. Segundo o fabricante o modelo também recebeu materiais que absorvem ondas de radar afim de diminuir sua assinatura.
O modelo pode realizar missões de reconhecimento armado e missões antitanque graças a sua variada gama de armas que são transportados em dois pontos de fixação sob cada asa. Seu projeto faz uso de parte da estrutura, sistemas e a propulsão do helicóptero Harbin Z-9 ( Z-9 (cópia licenciada do Eurocopa AS 365/AS565 Dauphin II/Panther ) e sua motorização fica a cargo de dois motores Zhuzhou WZ-8 ( cópia licenciada do Turbomeca Arriel ) de fabricação chinesa.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=fIjYb_OHn6E[/embedyt]
Com Informações de Defence Blog
A design da parte frontal me remete ao Tiger e o a parte traseira o Panther. O fato é que trata-se de um autêntico helicóptero de ataque. E provavelmente deve equiparar-se aos principais helicópteros ocidentais ou orientais. Poder de fogo ele tem.
é mais um helicóptero de reconhecimento armado, tal qual o OH-1 Ninja japonês. Aliás são extremamente parecidos.