O papel da França, segundo Macron

Eleito o mais jovem presidente da República francesa, Macron é considerado um europeu convicto. Para ele, não há alternativa para a França, senão apoiar o mercado comunitário. Veja os principais planos para o país.

União Europeia

Macron se diz – e é amplamente considerado – pró-europeu. Ele defende um fortalecimento da UE e ressalta que o futuro dos países europeus está somente na comunhão de interesses. A França, afirma, só irá adiante com ajuda dos vizinhos.

Euro

Para Macron, a permanência da França na moeda comum europeia é uma obviedade. Mas ele defende mudanlas: um orçamento próprio para a zona do euro, inclusive ministro das Finanças e controles parlamentares. Isso inclui também mudança nas regras fiscais – ou seja, quanto de dívida um país pode fazer. Os detalhes não são claros. Essa reestruturação só seria viável com uma alteração dos tratados da UE.

Segurança

O presidente eleito quer aumentar o número de policiais, que havia sido cortado sob o governo Sarkozy. No mais, ele aposta nos meios disponíveis e na cooperação europeia para o combate ao terrorismo.

Imigração

Macron considera o acolhimento dos requerentes de refúgio e estudantes estrangeiros como “oportunidade e motivo de orgulho.” Ele defende a proteção das fronteiras externas da UE, a fim de limitar o influxo de imigrantes e, de resto, respeita as decisões dos acordos europeus.

Comércio

Macron defende uma ordem econômica liberal. Ele quer reformar o país e torná-lo mais competitivo. Isso inclui promover a criação de empresas e reduzir os encargos financeiros. O ex-ministro francês da Economia é amigo do livre-comércio e aposta em tecnologias de ponta. Ao mesmo tempo, ele pretende reduzir o número de funcionários públicos, diminuir a burocracia e enxugar o aparato estatal no país.

Mercado de trabalho

Macron defende uma maior flexibilidade para o rígido mercado de trabalho e almeja reduzir custos sociais, principalmente no seguro-desemprego. Isso inclui cortes no direito à assistência. A princípio, ele planeja uma idade de aposentadoria de 62 anos, com um posterior aumento desse limite de idade.

Putin e Otan

Macron defende as sanções e o distanciamento político existente entre a Europa e a Rússia. Espera-se que ele aposte amplamente na continuidade da política externa e de segurança da França, em ampla cooperação com a Alemanha e a Aliança Atlântica.

Fonte: DW

 

 

 

 

 

 

9 Comentários

  1. VITÓRIA DOS GLOBALISTAS… prova que francês gosta de ser empalado… depois tem que apelar pela ajuda dos americanos e ingleses conservadores para os tirarem da merda que eles mesmo se colocam… QUE SE DANEM !!!… cabeças francesas irão rolar nas mãos dos islâmicos radicais… agora mais que nunca…

  2. Entre o continuísmo e a regressão .. entre ficar parado e voltar para era dos trogloditas …. os franceses voltaram para permanecerem estático em um projeto que tudo indica que não vai durar por muito tempo … nem os americanos queriam ficar parado no tempo porém lá … fizeram a escolha de sofia e deu no que deu ..rsrsr … o trogloditismo do Trump .. a Marine Le Pen de topete .
    .
    E no braZil .? … com o futuro preso político dos coxinhas golpistas ( LULA ) .. fora da disputa e caso não haja outro golpe arranjado de ultima hora .. com no caso dos golpistas esticando seus mandatos até as eleições 2020 , ALOU VENEZUELA ! …rsrsr .. o que vai sobrar ? … Bolsonaro Vs Doriana ? … ..Bosonaro Vs Luciano Huck ? ..Bolsonaro Vs Roberto Justus ? .. KARAKA !!! .. e tem ainda o fator ” retorno da múmia “ .. um tal de “Zé sei que lá de Orleans” ..rsrrs .. no que se tornou este pais meu D’us !!!

    • O presidente eleito quer aumentar o número de policiais e ao mesmo tempo quer reduzir o número de funcionários públicos para enxugar o aparato estatal no país.
      .
      É isso ? .. trocar seis por meia dúzia ? .. entendi ..rsrsr

      • Para você um funcionário burocrata por um policial e trocar sei por meia duzia?
        Então quando um ladrão estiver tentando entrar na sua casa chame um continuo do ministério da cultura e não a policia.

  3. ……………ta igual ao Brasil ……se ficar pior não é bronca pois eles sempre tem uma carta na manga pra se safar numa boa…..francês é cobra criada………….

  4. “De qualquer forma a França será governado por uma mulher: eu ou a sra. Merkel” – monsieur Macron…rs! 😀

    “Encarna a via da esperança e da confiança” – recado da grande mesquita de Paris para os muçulmanos (traduzindo: Muçulmanos, votem em Macron!)

    Boa sorte França! 😀

Comentários não permitidos.