Brasil qualifica de “golpe” a manobra de Maduro para se manter no poder

A decisão do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de promover uma reforma constitucional para garantir a preservação do seu poder, tem gerado uma grande preocupação em vários países latino-americanos e na Organização dos Estados Americanos (OEA).

Na terça-feira, o secretário-geral desta instituição, Luis Almagro, descreveu a proposta do regime chavista como “um novo golpe de Estado promovido pela presidência do país”. Em um vídeo, Almagro insistiu que o Governo de Caracas continua a violar os princípios democráticos básicos e o acusou de tentar consolidar seu “regime autoritário”.

Horas antes, na segunda-feira, Almagro havia publicado outro vídeo lamentando as últimas semanas de caos na Venezuela, mas evitando fazer referência ao pedido do regime de uma nova Constituição. “O continente pede que o país volte à democracia”, disse Almagro, com base na recente decisão de uma maioria de países membros de convocar uma reunião de chanceleres para discutir a crise que atravessa o país bolivariano.

“Retirar-se da OEA não dá carta branca ao regime de Maduro para se consolidar como ditadura”, condenou Almagro, referindo-se à carta enviada pela Venezuela na última sexta-feira para abandonar a organização. “Tudo poderia ter sido evitado com eleições, a libertação dos presos políticos e a abertura de um canal humanitário”, disse Almagro.

O Governo brasileiro descreveu como “golpe” a manobra do presidente venezuelano e o Executivo argentino acusou Maduro de lançar “gasolina no fogo” que já se vive nas ruas de Caracas.

A Colômbia, que durante a última onda de protestos criticou o regime de Maduro, não se pronunciou sobre sua última iniciativa que, de acordo com a oposição, é uma “estratégia” para adiar a eleição presidencial prevista, de acordo com Constituição, para 2018.

“Eu classifico de um golpe, outro momento de ruptura da ordem democrática que contraria a própria Constituição venezuelana. Essa Constituinte convocada por Maduro não é como a que fizemos no Brasil [em 1988], onde todos os brasileiros votaram e elegeram seus representantes”, disse o ministro de Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes, à TV Globo.

Nunes declarou que, com a iniciativa, Maduro busca fortalecer o poder do Governo. “Quem vai escolher lá são organizações sociais controladas pelo Governo, votarão em representantes para fazer a Constituição de acordo com o que quer o Governo”, disse.

O Executivo argentino também foi muito duro com o presidente venezuelano. Desde que Mauricio Macri chegou ao poder, o país se tornou o líder entre as nações que rejeitam veementemente o rumo do regime de Maduro. Macri insiste que, para ele, a Venezuela não é uma democracia e lidera ou apoia todas as estratégias para enfraquecer Maduro, incluindo a suspensão da Venezuela do Mercosul, impulsionada pela Argentina.

A chanceler de Macri, Susana Malcorra, que geralmente usa um discurso diplomático medido, foi contundente quando questionada na rede TN sobre a última reforma constitucional de Maduro. “Embora esteja na Constituição [a possibilidade de reformá-la] acho que agora é quase como jogar gasolina no fogo. Temos que avaliar, mas parece que todo mundo está dobrando a aposta e não está pensando que quem morre na rua, independentemente da cor política, são venezuelanos”, concluiu.

Malcorra, que sempre manteve uma posição mais suave que a de Macri, também quis deixar claro que a Argentina não tem nenhuma intenção de derrubar Maduro de fora e o único que pretende é que os problemas dos venezuelanos sejam resolvidos nas urnas: “Quero enfatizar que nós não temos nenhuma agenda destituinte; não estamos pensando na queda do Governo do presidente Maduro através de um esquema de golpe. Achamos que precisam funcionar todas as ferramentas existentes e ir a um esquema de eleições no qual vai ganhar quem o povo decidir que deve ganhar”.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos também expressou alarme pelos últimos acontecimentos na Venezuela. “Estamos preocupados sobre se o chamado de uma Assembleia Constituinte para elaborar uma nova constituição é um passo legítimo para resolver a crise”, disse um porta-voz do departamento que administra a política externa de Donald Trump. “Decidiram mudar as regras do jogo, as coisas não estavam indo bem para eles, então este anúncio significa que tentariam algo diferente”, condenou, contextualizando a decisão tomada depois da suspensão de numerosas eleições nos últimos meses.

O governo chileno, através de seu ministro de Relações Exteriores, Heraldo Muñoz, indicou que com a decisão de Maduro “a situação na Venezuela está se tornando ainda mais complexa”. “Agravou, concluindo”, disse o chanceler de Michelle Bachelet.

“Agora sabemos apenas que essa Constituinte não seria formada através do sufrágio universal livre e secreto, mas através da representação de setores sociais. E isso implicaria — aparentemente, porque devemos esperar pelos detalhes —, a dissolução da Assembleia Nacional que foi eleita pelo povo soberano venezuelano através das urnas”.

Muñoz explicou que os chanceleres da região estiveram em contato constante e assim que tiverem mais detalhes sobre o anúncio do presidente Maduro, os representantes de um grupo de países amigos vão fazer uma declaração oficial.

C. E. CUÉ / M. MARTÍN / N. AFONSO

Foto: Chanceler brasileiro Aloysio Nunes (C), em visita à Argentina em março. CHANCELARIA ARGENTINA

Fonte: El País

 

32 Comentários

    • Realmente o Brasil está muito bem representado com o Aloísio 300 mil fingindo ser um Ministro de Relações Exteriores.
      Os golpistas brasileiros também afirmaram que eleições diretas, aqui no Brasil, era golpe.
      PARA ELES, OS GOLPISTAS, tudo que envolve a decisão do povo é golpe, democracia são eles no poder assaltando e vendendo o Brasil, o povo não pode decidir nada.

      • Deixa de falar sandices meu caro Ilya-Relojoeiro-Farias-Professor-Xarliane! Aluísio Nunes enquanto Ministro das relações exteriores está certíssimo em condenar a patranha de Maduro, que quer convocar uma Assembleia Constituinte ao arrepio do poder legislativo…..

        No mais você apenas reitera a sua profunda ignorância acerca do “livrinho”. Primeiro porque como já foi caudalosamente demonstrado aqui o impeachment seguiu todos os trâmites constitucionais, o que afasta a risível alegação de que foi “gópi”. Ademais, como o próprio “Livrinho” impõe, nos dois últimos anos de mandato, no caso de vacância do cargo de Presidente da República, deve-se fazer eleição indireta no Congresso Nacional e não eleição direta. Mas a gente sabe que vocês querem casuísticamente a antecipação das eleições para que o Iluminado de Garanhuns possa se eleger antes de ser tornado inelegível por sentença judicial de segundo grau.

        Isso mostra que golpistas são vocês!

      • Golpe e a lei de imigração feita por esse sujeito aloisio 300 mil nunes

        Esse é. O golpe mas para todo. Governo lixo tem que arrumar desculpas ou confusões com outros países nesse caso com a venezuela

        Pois isso é. Uma cortina. De fumaça para esconder a entrega de terra a estrangeiros
        Doar a petrobras
        Abdicar da soberania no caso de alcantara
        E etc etc e tal quem lebrar de mais coisas desse governo golpistas e tosco acrecenta ai

  1. se até a OEA do Almagro que é de esquerda tá dizendo que tem golpe na Venezuela, acho que não precisa falar mais nada.

    • Golpe é tentar derrubar um presidente eleito pelo povo sem que os eleitores possam se manifestar. Virou moda, a direita não consegue eleger o presidente e tenta tomar o poder na marra.
      Porque não esperam as próximas eleições e derrotam o Maduro? simples porque pelo voto eles perdem novamente, assim como vão perder em 2018 aqui.

      • Deixa de ser desonesto Ilya-Relojoeiro-Farias-Professor-Xarliane! Quem está causando o caos na Venezuela é o imbecil do Maduro que desrespeita a autonomia do poder legislativo (com maioria oposicionista conquistada NAS URNAS) e fez de tudo para embaçar o seu funcionamento!

        Como se vê quem está desrespeitando a vontade das urnas na Venezuela é o Maduro e não a oposição. E ele sabe que para se manter no poder precisa dar um golpe de Estado

      • S-88

        ele sabe, é puro TEATRO !

        tem que justificar a mortadela que recebe dos comunas aki do Brasil.

      • e mudar a constituição na calada da noite não é golpe ?

        prender seus adversários políticos por meros protestos nas ruas, só pra impedir de concorrer nas eleições não é golpe ?

        deturpar as urnas pra ganhar as eleições como suspeitam a própria OEA tbm não é golpe ?

        vcs vermelhinhos adoram dar lição de moral sobre golpe, mas não falam dos seus golpes.

        Então para com essa falsidade, esse teatrinho barato, não vai colar meu caro.

      • Alessandro , isso tudo que você disse , para a esquerda é apenas a aplicação da tal ‘DEMOCRACIA’ nada mais !!!

      • Aqui no Brasil já passou da hora de mudar essa constituição que protege político corrupto e permite​ essas ratazanas de aumentar o próprio salário.

      • Golpe também é fechar o legislativo, passar o poder do mesmo para o Judiciário e tentar (mesmo que de forma falha) privar a liberdade de expressão de seu povo, igualzinho o que Maduro fez na Venezuela

      • O governo existe para servir o povo e não o povo para servir o governo, esse governo golpista interino no Brasil tem os piores níveis de desaprovação dá história, isso sim é golpe, nem mesmo foi eleito pelo povo, chegou ao poder através de maracutaias.

  2. não é atoa que o meio artístico principalmente o de dramaturgia tá cheio de socialistas de araque, tenho que reconhecer, são ótimos pra fazer um teatro fajuto rsrs…

    • HAHAHAHA…mas é muita cara de pau viu rapaz …nunca vi tanta falta de vergonha na cara e cinismo assim…a que ponto chegamos gente…e enquanto isso o nosso direito a aposentadoria vai sendo desmantelado para abrir caminho para previdência privada de banqueiro vagabundo se instaurar em todo o pais e nos extorquírem até o fim de nossas vidas…

  3. É gorpi,o grande e iluminado lider tà sendo vítima da CIA,dos neoliberais e dos marcianos da àrea 51 a serviço dos States,mas os esquerdoPaTas vão gritar é gorpi,é gorpi ele foi eleito pelo povo,é gorpi.
    Os assassinatos eles nem comentam né,o povo venezuelano não aguenta mais essa aventura e loucura bolivariana,o problema é que là as FAs estão mega compradas e corrompidas,quem poderá salvar o sofrido povo venezuelano?

  4. Não é a toa que os comedores de alfafas estão tão alvoroçado …afinal não é por menos … isso ai é um verdadeiro tapa na cara da hipocrisia dessa gente ridícula com seus falsos moralismo barato … eles mesmo se ridicularizam perante a opinião pública internacional e não é também por menos; que eles vem perdendo credibilidade moral …rsrsr … como se tivesse alguma moral.
    .
    Basta vê no que se tornou o VAZ-JATO e seus anti-heróis e seus santos de pau-oco… como esse ai …mais um corrupto criticando os malfeitos dos outros … pode ?

    • O povo venezuelano estão nas ruas de Caracas para defender as suas demandas sócias que o atual governo na Venezuela não consegue atender pelo simples fato do Maduro ser incompetente… e quem estiver no lugar dele terá que atender .
      .
      Se me lembro muito bem … no braZil pós golpe .. muitos daqueles que foram para rua no dia da greve geral …também foram para rua defender o Golpe de 2016 .. e hoje os hipócritas ( os 4% ) … estão chamando muitos daqueles que lhes ajudaram a bater panelas …de vagabundo … realmente é impressionante … como esse mundo dá voltas .. heheheh.
      .
      O interesse dessa gentinha ( pessoa de caráter pequeno ) que se diz que se importa com o povão … realmente não tem preço mesmo essa importancia … , não por que seja imensurável seu valor … más porque o respeito dessa gente hipócrita que de uma hora para outra vem com esse papinho de irmã de caridade para com o próximo .. HAHAHAH .. isso não Ecxiste ! .. HAHAHAH.. .. basta vê a folha corridas do xanxeler do brazilzinho dos golpistas … o famigerado Pit Bull … e a forma como são tratado os imigrantes pela essa gentinha ? …rsrsrs .. especialmente as de cor como os haitianos? …. realmete nessa gentinha …. são compostas de fuleragarens mesmos 😀

      • Vamos ver o resultado das eleições, países sérios existem eleições diretas, o governo não é tomado na marra como no Brasil, isso sim é democracia, que vença a maioria.

  5. Incrível o cinismo dos vermelhinhos quando falam da lava jato e o pouco caso com relação ao povo venezuelano que está sofrendo horrores a meses. Pra esta raça podre que se rotula de mais sábios e entendidos em tudo que os outros , todos que se danem em detrimento dos seus deuses sagrados do PT e o resto da quadrilha. Não defendo partido algum e muito se fez no Brasil na era Lula o que não lhe da direito de nos assaltar. Basicamente todos, principalmente os maiores, partidos teem seus podres ,seus corruptos(no meu caso aguardo ansioso a prisão de Aécio,Renan e mais alguns ), falta patriotismo no senado e na camara( lugares onde isso deveria ser obrigatório) . Ver tanto comentarista defendendo uma raça miserável de ladrões,usurpadores q por ganancia deixaram o país chegar na situação que está é decepcionante, mas gosto é igual b…da cada um tem a sua.

  6. esqueçam a Venezuela pois tudo que esse governo golpista no brasil faz é lesar nossa pátria
    lesar a pátria e seguir a risca o que os estados unidos mandam
    qual a vantagem para nos ficar dando palpite na Venezuela se no brasil a lei de imigração ira acabar com a soberania nacional

    o fronte é INTERNO

    o que adianta falar de esquerda e direita se é um congresso golpista que esta fazendo as leis para você perder sua aposentadoria , para você perder o seus direitos adquiridos
    para poder vender terras a entrangeiros
    para vender a petrobras para estrangeiros
    para vender a amazonia azul para estrangeiros vulgo pre sal
    para ano que vem começarem a falar de internacionalização da amazonia igual na época FHC
    e eles iludem o povo em esquerda e direita
    99 do povo desaprova esse governo
    pois os institutos que medem e fazem pesquisas são da mesma emissoras da mídia corrupta entreguista que no governo temer aumentaram em 600 por cento o valor recebido pelo governo federal

    eles falaram que 87 por cento NAO APOIA temer , na realidade 99 NAO apoia esse vampiro

    quem protestou contra a corrupção com a camisa da cbf tem que aceitar que foi usado e sair as ruas novamente

    pois o golpe nunca foi na dilma mas sim no brasil e brasileiros

    esqueçam esquerda direita pois não terá mais o brasil depois que eles fizeram tudo que querem

    e para quem espera as forças armadas desculpa eles estão ACOCHAMBRADOS !!!!!

    • Desde 64 estão acochambrados pelos EUA. Politicos e militares. Isso aqui semrpe será um quintal, e quem ousar fazer algo pelo país ou pelo povo, ou morre, ou vira “bandido”. essa conversinha de ameaça comunista ja deu.

Comentários não permitidos.