36 Comentários

  1. Esse fuzil é um FAL recauchutado com ferrolho rotativo, calibre 5,56 mm e um monte de plástico. A IMBEL, depois de quase trinta anos tentando fazer um fuzil nacional só conseguiu entregar essa porcaria que mantém boa parte dos defeitos do FAL. Defeitos estes perdoáveis no FAL, um projeto com mais de sessenta anos no costas, mas não em um projeto dito novo, com todo o conhecimento operacional acumulado na indústria nas últimas décadas. Os russos pegaram o projeto básico do AK-47 e conseguiram fazer um excelente fuzil, o resto do mundo pegaram o projeto básico do M-16 (está em domínio público) e fazem excelentes senhas (M-4, HK-416, etc), mas a Imbel, depois de trinta anos, não consegue sequer fazer um fuzil que preste.

    • Sabe o que é pior, essa bagaça de FAL recauchutado custa mais de 6 mil reais! Só pra efeitos de comparação, o US Army pagou algo em torno de 700 dólares pelos seus M16, fazendo uma conta de padaria rápida, com os mesmos recursos o US Army compra três excelentes fuzis de assalto, enquanto que o EB compra um “piece of junk”. Ai tem nego que diz que o problema das Forças Armadas brasileiras é falta de recursos, mas por essas e outras se vê que o problema é outro…

    • Nem botão safa pane tem!! Milhões do dinheiro dos contribuintes para um projeto com essa falha??? Imperdoável!!!

  2. Bom dia a todos !

    Foxtrot, Empalador e Lemes. Sou militar, sargento armeiro do EB, minhas credenciais são conhecidas por foristas e especialistas como o meu amigo Nelson Düring, Expedito Bastos e meu grande amigo Roberto Lopes. Mas não quero comentar sobre mim mas sim do despreparo dos senhores e a completa falta de capacidade de só assistir um vídeo! Se não conseguem fazer isto como podem ter a pretensão de comentar algo sobre o Imbel IA2 ?

    Um de vocês fala desvantagem do nosso fuzil em comparação com o AR15, outro faz comparações absurdas com outros tipos de armamentos…vejam abaixo as suas incoerências!!!!

    Uma pergunta: Algum de vocês já operaram os referidos armamentos ou só nos joguinhos de moleques nos game boys? Pois quanto a mim não precisa nem pairar a tal duvida…

    Ferrolho rotativo como o AR 15 (2,02 minutos)

    EM 7,21 adiante comparativo entre o A2 e o AR15 desvantagem para nosso fuzil em comparação com o americano, mas o oponente estava com dispositivo de alça e o nacional não!

    Desvantagem na troca emergencial de cartucho

    • claudio bom dia tbm sou sargento FN voce esta correto no que fala alguns do senhores nunca foram militares so sabem criticar como eu sempre digo tem a sindrome do cachorro vira lata se compramos de fora reclamam se fazemos reclamam realmente nao dar para entender eles pensam que nao sao feitos testes. um exemplo se o chile comprasse nosso fuzil iam dizer que o chile sempre acerta eo brasil nada realmente e dificil.adsumus a todos.

      • Até que enfim alguém com celebro apareceu, tive a oportunidade de manusear a carabina IA2 e todos os meus amigos de ESA e AMAN fora meus amigos da pm-sp só tem a elogiar o IA2

    • Moreno, não jogo e nem nunca joguei essas porcarias de joguinhos de que você fala. Não tenho tempo nem disposição, trabalho muito para pagar os impostos que são desperdiçados nesse tipo de porcaria que o senhor tanto defende. Sim, já atirei com o FAL nos três anos que passei no EB, como disse acima, para um projeto com sessenta anos nas costas não dá pra reclamar dele. Que ele tinha defeitos crônicos que o fabricante resolveu em suas novas armas não tem como você ou outro negar. Quantas vezes já vi o FAL falhar por não trancar o totalmente ferrolho? Um monte! E a solução sempre era a desmontagem parcial dá arma. Agora, que essa porqueira de ia-2 não passa de um FAL recauchutado, do qual a Imbel não teve sequer o interesse ou a competência para fazer o que a FN o fez e tirar os defeitos que todo mundo já está careca de saber, também não tem como negar. Só não vê quem não quer. Se você não se incomoda em ver seus impostos sendo mau utilizados é problema seu. Você deve ser daqueles que aplaudem e da vivas a bandalheiras como o Prosub, os ec-725 e outras bandalheiras do gênero com a desculpa de serem “nacionais”. Da minha parte, quero mais que a Imbel e seus dirigentes ex-militares pendurados em cabides se explodam. Estou cansado de ser explorado e ter que ver gente batendo palmas por qualquer coisa que os espertos passam uma demão de tinta verde e amarela e dizem que por isso vale a pena pagar mais caro por um produto de má qualidade.

      • Pára de chôro ! Até porquê o fuzil tem quem ser bom para quem vai usar ! E não para forista civil que diz ter atirado por três anos com o FAL !. Imagino que deu doze tiros por ano e fica pousando de especialista de fuzil de assalto ! Vai tratar esse complexo de vira-lata !

      • E eu pensando que a mortadela tinha acabado! Pelo jeito você guardou a sua por tempo de mais e quando comeu ela estava estragada. Filho, não tenho que dar satisfações para babaovo. Se tem alguém com complexo de alguma coisa aqui, parece que é você que não consegue juntar duas palavras sem proferir alguma asneira.

  3. Eba, finalmente alguém com credencial para falar do FUZIL IA2!!!
    Na realidade nós deveríamos ter uma matéria fazendo comparações e termos pessoas da área que conhecem estes fuzis.
    Ai, sim teremos uma boa informação.
    Eu acredito o seguinte.
    Que o preço do IA2 está super inflado, isto é verdade. Mas, tem que ver a questão de impostos governamentais, estaduais e municipais. Além disso tem que ver que a IMBEL tem produção limitada, não é uma empresa americana que produz e vende até para CRIANÇA.
    Eu sempre vejo comentários depreciativos contra a empresa ESTATAL, que a IMBEL só produz PORCARIA, e a TAURUS só FERRARI.
    Seria bom, ver as pessoas fundamentar seus questionamentos e não apenas publica-los.

  4. Longe de mim,querer falar mal do IA2,mas tem sim falha gritante nele e que năo é de agora que muitos criticam e que pode ser bem complicado no combate, a falta do safe pane ou da alavanca de manejo solidària.
    Pros que entendem bem mais do que eu,seria possivel corrigir tal falha?

  5. Boa noite senhor Cláudio Moreno, como é especialista vou sanar algumas dúvidas quanto ao fuzil de assalto IA2.
    O IA2 possui alavancas de manejo amb destras?
    Eliminando assim a necessidade de desenvolver versões especiais para atiradores canhotos.
    Possui a capacidade de troca do cano rápido e fácil no campo de batalha pelo atirador?
    Possui coronha ajustável e telescópica, facilitando sua utilização por atiradores de estaturas diversas?
    Possui carregador transparente? dando assim maior consciência situacional da munição ao atirador.
    Pois essas características estão presentes em vários fuzis de assalto moderno em uso e ou desenvolvimento mundo a fora; tais como SCAR; BERETA ARX160 etc..
    Realmente o senhor tem razão, não sou especialista em fuzis de assalto mas ou bom em cálculos, projetos, adm de empresas ; comercio etc..
    E a Inbel, não é uma empresa lucrativa, muito menos estratégica para o EB; pois a mesma não fabrica nada de estratégico para o mesmo ( exceto os rádios e meios de comunicações).
    Pergunto ao senhor, qual metralhadora leve ou pesada a mesma já fabricou para o EB?
    Qual lança granadas, canhões diversos etc..
    Ou seja uma variada gama de armas de tubo essenciais ao EB!
    Com todo respeito ao senhor e ao EB ( minha força do coração, porém sou realista a certas realidades do mesmo), é natural que defenda essa instituição ligada a sua força.
    Mas está sendo partidário e irrealista, pois até hoje esse fuzil não despertou interesse de nenhum cliente externo e muito menos aos internos ( CFN, BINFA, MB, FAB).
    Pois como quase todos os produtos da Inbel,é mal acabado e nada ergonômico ( ou seja sua integração Homem Máquina é péssima).
    Pode até ser que o mesmo seja eficiente, porém está muito aquém de projetos de mesma época !
    Baseada nessas observações e que se baseiam nossos relatos, não em achismo e por experiência em jugos eletrônicos.
    Passar Bem !!!

    • Cuidado que as polianas, deslumbradas, que vivem no mundo de Oz começarão a sentar fogo nas verdades que relatou. A Imbel ou se enquadra e torná-se independente dos recursos do Estado ou é melhor encerrar as operações. A culatra quase desarmando quando do disparo é a coisa mais bizarra que já vi. Alguns vão dizer que ajuda a assimilar o impacto.

  6. As imagens em slow-motion mostram um excesso de movimento da culatra, oque no meu ponto de vista dificulta a recuperação da mira pelo combatente, pois a massa de mira oscila muito. Lembro que a Argentina mesmo tendo uma excelente pistola Bersa de fabricação nacional, optou por comprar um lote de pistolas Beretta Storm F e fuzil AXR160 que serão localizados. Eu penso a Imbel um lugar para dar morada a militares da ativa e da reserva. É uma indústria bancada pelo contribuinte que deveria entregar equipamentos melhores. O IA2 não é ruim, mas está longe, mas muito longe do estado da arte de fuzil de assalto.

    • Cara em slow -motion o AK sai da mao do atirador ,da duas piruetas no ar e se o cara bobear ele dispara contra o peito do atirador , meu , nao force a barra , o MINIMO que uma naçao com as dimensoes e pretençoes do BRASIL deve fazer eh produzir ao menos suas armas portateis , que venham as melhoras , que haja verbas para seus desenvolvimentos , daqui a pouco vao querer terceirizar as forças armadas , falam em industria de defesa naciuonal e as poucas que realmente sao nacionais recebem criticas ferozes inrraciveis e com forte cheiro de LOBY extrangeiro !

      • Cara não force a barra você. A França está substituindo seus FAMAS por HK. As Forças especiais americanas utilzam FN e mesmo aqui temos M16 com os os fuzileiros e HK na Aeronautica. Chega de passar a mão na cabeça da indústria nacional que só produz porcarias superfaturadas, ou vc não lê jornal? Que se dane a Imbel, que não consegue produzir um fuzil ambidestro e caríssimo. Esta culatra rebatível é terrível, mal projetada e manufaturada. M4, HK, todos com culatra telescópica, mas temos que manter a doutrina do guerreiro da selva. É brincadeira.

      • Ja atirou com o AK 47 , com o FAL ,com o M16 , eu ja tive esta experiencia e particularmente acredito que 80% da eficiencia destas armas sao de responsabilidade de quem esta atirando , eh tudo uma questao de SIMBIOSE , se vc absorver a maquina permitindo que ela seja parte de vc , tudo fluira normalmente , agora tem cara ai falando de queda na lama , encher de areia , trocar cano , puts queque isso ? Ja a culatra rebativel ,tanto faz , ha pouquisimas ocasioes para utiliza-la rebatida , quando os pes tocarem o chao ela eh voltada para a posiçao de operaçao , veja bem , o antigo fal rebatido tinha praticamente o comprimente do IA2 , ja eh uma evoluçao , quanto a culatra telescopica , ela fragiliza demais o fuzil , estas armas praticamente sao semi -descartaveis , ou seja , quem tem grana pode descartala assim que houver quebra na trava telescopica , mas estamos falando de brasil ,o IA2 ja esta otimo , e VIVA a INDUSTRIA nacional ! Anotem ,os fuzileiros migrarao para esta arma tambem !

  7. Sou St do antigo BMA e atual BMSA e teve vários cursos da Imbel no Batalhão e podemos ver a qualidade do fuzil principalmente a precisão do armamento.
    Tem muitos que estão opinando que nunca viu ou atirou com o fuzil e estão comparando com outros que só viram no YouTube.

    • Exato, só quem tem que marchar quilômetros e mais quilômetros sabe a diferença que um fuzil como o IA trás.

      • Pois é, mas que tal você marchar com um fuzil que além de ser mais leve que o FAL (só faltava a Imbel conseguir fazer um fuzil 5,56 mais pesado que o FAL!), Que também fosse uma arma no estado dá arte e não uma recauchutagem mal feita 5,56 mm do FAL, com todos os defeitos de um projeto com sessenta anos nas costas? Qualquer um que passou a vida andando de carroça, no dia que ganhar um Fusca vai achar uma maravilha. Mas ainda assim vai continuar sendo um Fusca vendido a preço de Corvette e entregando a qualidade de um Fusca.

      • Conheço um fusca 1.6 que deixa qualquer carro 1.6 no aperto , gostei da comparaçao o IA2 eh um fusca , pau pra toda obra , deserto ,selva , pantano e ainda tira onda na cidade , se alguem quizer me presentiar com este IA2 aceito de coraçao , assim nao vou precisar adquiri-lo lah em Assunçao ,kkkkkk

      • Cada qual com seus fetiches! Se você acha legar pagar preço de ferrari pra andar em fusca, problema seu. Mas como também sou obrigado a pagar por essa bandalheira, infelizmente acaba sendo meu problema também. Ter que ver meus suados impostos gastos para manter uma fábrica (fábrica mesmo, industria pesquisa e desenvolve novos produtos. A imbel só sabe recauchutar produtos de terceiros) ineficiente e perdulária, que só existe para garantir um cabidezinho para oficiais do exercito quando forem pra reserva. Me deixa muito incomodado sim. Mas fazer o que? Esse é o arremedo de nação que vivemos.

  8. Por isso que o Brasil esta esse lixo, politico rouba o povo vai e vota nele, um fabricante de armas fornece pistola que dispara sozinha para a policia e tem pessoas que pedem que esta mesma empresa forneça fuzil para o exercito, fecha a porta ai o ultimo

    • Mas vc ta errado , a pistola boca- nervosa que dispara ate quando esta dormindo nao eh fabricada pela IMBEL meu caro , se informe melhor pra depois destilar veneno contra a industria nacional !

  9. FOXTROT sobre o IA2:
    “Possui a capacidade de troca do cano rápido e fácil no campo de batalha pelo atirador?”
    Estamos falando de fuzis de assalto, correto ? Então cite 01 (um) único fuzil de assalto mono-calibre, como o IA2, que venha com esse cano sobressalente para ser transportado pelo atirador e permita essa troca a que vc se refere, “no campo de batalha”. Lembre-se: “fuzil de assalto mono-calibre como o IA2”.

  10. Caro Selvatico91 , armas como fuzis, metralhadoras etc..
    Ocorre o desgaste, como todo material quando há uso excessivo.
    Sendo assim meu caro, em uma batalha o combatente não terá a oportunidade de pedir o adversário uma pausa para ir a sua base trocar o cano de sua arma kkk.
    Mas como no Brasil se pode e imagina tudo, bem provável que contaram com essa possibilidade.
    Mas vou citar apenas um FN F2000 Belga, está bom para o senhor ???

Comentários não permitidos.