Armada nuclear enviada por Trump à Coreia do Norte tomou o rumo contrário

Todos participaram da narrativa do engano. Os almirantes, o secretário de Defesa e até o presidente.

A Administração Trump viveu nesta terça-feira um momento constrangedor ao se descobrir que a frota nuclear de dissuasão que supostamente se dirigia à Península da Coreia para mostrar os dentes ao regime de Pyongyang nunca tomou essa direção, mas navegou no sentido contrário.

O disparate, mantido durante 10 dias sem retificação e finalmente revelado pela mídia norte-americana, enlameia a credibilidade da cúpula militar, incluindo o secretário de Defesa, Jim Mattis, e põe em dúvida o rigor de sua estratégia em um dos conflitos mais voláteis e delicados do planeta.

A ordem era clara. O almirante Harris Harris anunciara que o porta-aviões nuclear Carl Vinson e seu poderoso grupo de combate se dirigiam de Cingapura para a Coreia. Era 8 de abril e dois dias antes os Estados Unidos haviam bombardeado o regime sírio. Energizados pelo ataque às tropas de Bashar al-Assad, os militares explicaram que o deslocamento naval tinha como objetivo responder à Coreia do Norte, cuja corrida “temerária, irresponsável e desestabilizadora” para conseguir um míssil intercontinental com capacidade atômica a havia transformado no “perigo número um da região” Em 11 de abril, o antigo tenente-general Mattis confirmou publicamente a missão e no dia seguinte o próprio presidente insistiu em que havia sido “enviada uma poderosa armada”. A possibilidade de um ataque preventivo se agigantou.

O mundo começou a tremer. A escalada da tensão era alimentada por Washington e Pyongyang. As armas estavam sobre a mesa. Tudo se encaixava. Exceto um detalhe: o porta-aviões, segundo The Washington Post e The New York Times, se achava naquele momento a 5.600 quilômetros da Península Coreana e navegava em direção contrária, especificamente no rumo do Índico para participar de manobras conjuntas com a Marinha australiana.

Ninguém teria sabido se a própria Armada não tivesse divulgado na segunda-feira uma série de fotografias tiradas no dia anterior do navio cruzando o Estreito de Sunda, entre Java e Sumatra. A mais de 5.000 quilômetros de seu teórico destino.

Agora, algumas fontes militares afirmaram que não se corrigiu a tempo o itinerário da frota, prefixado para as manobras conjuntas, e outras indicaram que se quis dar tempo à China para que pressionasse a Coreia do Norte. De qualquer modo, o porta-aviões, desta vez, sim, se dirige à Península Coreana. E chegará a seu destino na semana que vem. Supostamente.

JAN MARTÍNEZ AHRENS

Foto: Porta-aviões Carl Vinson, no Golfo Pérsico. AFP

Fonte: El País

Um oficial da defesa afirmou à AFP nesta terça-feira que os navios permanecem ao largo da costa da Austrália. Uma foto da Marinha mostrava o ‘Vinson’ em frente à ilha indonésia de Java no fim de semana.“Eles vão zarpar para o norte através do Mar do Japão nas próximas 24 horas”, declarou o oficial, que não quis se identificar.

http://www.planobrazil.com/eua-enviam-mais-porta-avioes-para-as-costas-sul-coreanas/

 

 

36 Comentários

  1. Donald Trump é uma graça

    rs rs

    Ele é engraçado demais… deve estar tentando driblar a imprensa suicida dos EUA

    Enfim, voltem pra casa e acabem com essa besteira

  2. Todas essas alegações de que os USA irão à ruína se isso ou aquilo acontecer seriam válidos se o padrão ouro de referência monetária ainda fosse válido, o que não é verdadeiro desde 1944. Hoje todos os países do mundo lastreiam suas respectivas moedas em dólar (daí o padrão dólar vigente hj). O FMI utiliza uma bolsa de moedas, com dólar, iene, libra e euro. Cogita-Se a adição da moda chinesa (renmimbi) em breve.
    Portanto senhores, enquanto as trocas monetárias internacionais continuarem a serem feitas em dólar, os USA continuarão onde estão. E se ele cair, leva o resto do mundo junto (china e Japão inclusos).
    Sem a criação de novo padrão monetário que possa rivalizar com o dólar, isso não passa de falácia (ou devaneios).
    Ah, e a maior reserva de ouro do mundo se encontra nos EUA (caso o dólar fraqueje)

    • A capacidade de anipular capitais e mercados fazem dos EUA um caso impar quanto a econômica. De fato as memas regras que se aplicam a nós não fazem sentido para eles.

    • Isso já está mudando. Russia, China, Irã e até a Turquia já fazem negócios sem usar o dolar como moeda de pagamento.
      Os USA podem ter a maior reserva de ouro do mundo, mas é insuficiente para pagar a sua dívida interna e externa.
      É inevitável, os impérios surgem e com o tempo enfraquecem e acabam.

    • Mas isso so dura enquanto os EUA tiverem estabilidade politica e economica. A moeda é uma candidata a ser o lastro monetario do mundo no futuro. Tem uma politica externa muito mais sobria que a dos EUA e é o maior comprador de titulos de divida do mundo, o que cria uma dependencia dos demais paises assim como tem os EUA juntamente com o fato da China ser o maior parceiro comercial de boa parte dos paises do mundo inclusive o Brasil. A China só nao faz isso agora pq precisa de um cambio desvalorizado para exportar e essa manobra valorizaria muito sua moeda.

      • Desculpe o abandono do padrão ouro pelos EUA ,sobre protesto e campanha contra do General DEGaulle !

  3. No meio oeste americano se encontra uma das maiores mina de ouro DO MUNDO a céu aberto… Carlin Trend tem 5Km de largura e 40Km de comprimento e já produziu mais ouro do que qualquer outro ponto de mineração nos EUA. Situa-se no extremo oeste de Elko County no estado de Nevada…
    Os Estados Unidos estão hoje em 4° lugar na produção de ouro no mundo… são produzidas anualmente 211.000 quilogramas do metal precioso nos EUA… mas eles tem hoje, sozinhos, 75% das reservas mundiais de ouro…

    • Acontece que os yankes vivem em uma sociedade consumista, não há ouro que consiga sustentar por muito tempo o consumismo deles.
      Os USA impuseram o “padrão dolar” ao mundo enfraquecido pela guerra porque as suas resevas de ouro não eram suficientes para sustentar o “sonho de consumo americano”.
      E para mudar o hábito da população vai demandar muito tempo e conflitos.

      • Sr. farias … o Fort Knox pode ter qualquer coisa… até disco voador menos ouro .. cogitasse até dentro do congresso americano a existência de ouro naquele forte .. imagine então no resto .. o coitado que se passa por zé ninguém realmente só está fazendo aqui nesse momento .. rsrsr .. jus ao nicname que usa .

      • rsrsrssrsrssss… vc leu isso onde, meu caro apedeuta ???… em qual revista do mundo geek vc se alimenta dessas teorias conspiratórias ???… bem que vc queria que isso fosse verdade… o ouro hoje, não tem valor somente como lastro, antes como condutor na indústria de micro circuitos… rsrsrsrssrssss…

    • Tem tbm as maiores jazidas de titanio. Sao sem duvida um pais riquissimo. Mas tbm sao os q mais gastam. 11 porta avioes nucleares e 60 cruzadores. 2000 caças de primeira linha. Bases pelo mundo todo. A conta nao fecha. Nes a Uniao Sovietica que nao sofria com preços internos tentou algo parecido.

      • Relojoeiro para se ter uma ideia .. os EUA é uma imensa empresa S/A … dizem que até o Banco Central deles é uma empresa privada de sociedade anônima … o povo americano nem um congresso que nem se quer realmente represente tal povo …. más na verdade só representa um conglomerado mafioso de capital especulativo como é a AIPAC.
        .
        A única coisa que o tio Sam tem e que pode chamar realmente de seu ..é uma dívida impagável de mais de US$ 14 tri.. um imensa bolha financeira que vai estourar em questão de tempo .. uma bolha maior que a bolha que fica entre as duas orelhas dos coitados que batem palmas a MATRIX americana . 😉

      • “Relojoeiro
        19 de abril de 2017 at 9:14

        Tem tbm as maiores jazidas de titanio”

        ???????…pois eu vi num antigo documentário/programa do history channel sobre o black bird que para produzir ele tinham que na época arrumar titânio contrabandeado da própria união soviética…rs…via países dos arredores…pois o black bird era feito de uma liga a base de titânio…também ouvi dizer que o norte/Amazônia do nosso pais é que tem uma das maiores reservas de titânio e inclusive de urânio também…

  4. Rapaziada do blog … o tio Sam pode-se chamá-lo de qualquer coisa, desonesto,covarde,corrupto,vigarista,terrorista,entidade satânica,FDP … qualquer coisa menos burro … como fala o joanzinho ex-petista descartado do ParTido e hoje virou spexslista em tecnologia russa da década de 60 do século passado … hahaha.. o tio Sam é muito “inteligententissississíiimo ( mentiroso ) … rsrsr .. se não vejamos.
    .
    Os EUA por perto tem diversas bases militar, na Coreia do Sul, no Japão,em Guam.. isso sem falar dos submarinos que juntos podem bombardear a Coreia do Norte sem necessitar de porta-aviões por perto… como diz o ditado popular..rsrsr .. “gato escaldado tem medo até da chuva” … o Vietnam e o atoleiro no Afeganistão e no Iraque irá pensar o tio Sam 300 vezes de mandar coturno em solo norte coreano.
    .
    O pior que pode acontecer de um bombardeio aéreo dos americanos, as coreias e o Japão voltarem a idade da pedra lascada …. e sabemos que essa “extrateurgica” de só bombardear e não invadir … o resultado é a incerteza… basta vê isso na Líbia e na Síria .

    • Lucena, as armas nucleares norte-coreanas são uma bala de prata de uso único. A primeira que for usada abre precedente para retaliação em igual medida (um conceito primário). Quem você acha que tem mais artefatos, a KN ou um único submarino nuclear norte-americano?
      A KN não usará suas armas nucleares, porque não pode. Se o fizer (e eu já disse isso) seu território será transformado na maior mina a céu aberto de isotopos radioativos do mundo.
      Meia dúzia de malucos jogaram aviões em prédios nos EUA, matando alguns milhares de cidadãos seus. Por isso eles invadiram 2 países e fizeram guerra por mais de uma década.
      O que acham que farão se alguém ousar atacá-los com um artefato nuclear?
      Os norte koreanos não são inconsequentes.

    • Satyricon ..você mesmo lembrou bem a atuação do filhote da CIA o Osama Bin Laden no atentado às torres Gêmeas no ataque de 11 de setembro.
      .
      Irei pega esse gancho que você me deu e acrescento mais coisas ainda nele … os EUA e a Rússia mostraram para o mundo que existe mais de uma maneira de lançar uma bomba atômica um no outro que não seja por via de avião, navio, submarino e mísseis .
      .
      Não sei se você sabia .. que até canhão com granada de cabeça explosiva se coloque nele um artefato nuclear… e assim se pode lançar uma bomba atômica ..e até granada nuclear pode ser levada por um homem .. isso se pode .
      .
      Satyricon .. o grande medo dos EUA, é um dia um grupo terrorista como as crias fundamentalistas do tio Sam ;o Estado Islâmico e/ou Al-Quaeda ; venham ter acesso a um artefato nuclear….Osama Bim Laden não era dono dos aviões que derrubaram as Torres Gêmeas .. más os cabras que pilotaram tais aviões, estes eram os agentes dele… os aviões .. eles arranjaram por lá nos EUA .. uma ogiva nuclear hoje .. é muito menor que um Avião de passageiro .
      .
      Satyricon.. não sei quantas bombas atômicas a Coreia do Norte tem .. se tem mais ou menos que Israel ( 200 segundo o que se fala ), más com certeza eles tem muito menos que os EUA .. e sabemos como pode terminar um ataque dos EUA somente com bombardeio sem invasão .. fizeram isso com a Líbia e tempos depois .. os terroristas do Estado Islâmicos estavam jogando e até recentemente .. bombas químicas na Síria matando crianças .. imagine se forem bombas atômicas através de homens bombas ! ?
      .
      Satyricon .. lembrando que a Coreia do Norte tem armas Químicas e bacteriológicas ( vírus ) .. os Sul coreanos e nem os Japonese com certeza não irão pagar para vê .
      .
      Satyricon … nem falei do fator China … essa sim tem mais bala atômica na agulha que a Coreia do Norte .. ai os americanos irão pensar 300 vezes para encarar o dragão .. o tio Sam pode até ganhar uma guerra em cima do Dragão .. más é um tipo de luta que o ganhador fica aleijado e neguem quer ficar aleijado … nem mesmo o fodão do tio Sam .

  5. O dia que somente uma Bomba Nuclear for detonada nos EUA ,por qualquer meio ,inclusive por ação terroristas ,seu Povo Cagão ,ficará enlouquecido ,,serão capaz de fugirem para o México . Tudo para eles é muito bonito ,quando a desgraça é nos outros ,esperem !!

  6. Amigos,

    Primeiro: a economia chinesas está umbilicalmente ligada a economia americana… Os investimentos em solo chinês dependem de dinheiro americano. E o consumidor americano é o maior comprador de produtos chineses… Logo, desvalorizar a moeda americana seria a bancarrota chinesa… Simples assim…

    Segundo: enquanto os americanos liderarem a produção de tecnologia, então serão eles o topo da cadeia produtiva, em corporações que são hoje verdadeiros “monstros”, inseridos nos mercados mais variados do mundo e de diversas formas… Definitivamente, a esmagadora maioria de toda a tranqueira que existe tem alguma tecnologia desenvolvida nos EUA ao longo de sua cadeia produtiva. E é aí que está o dinheiro; isto é, produção e comercialização de tecnologia.

    Isso tudo, por tabela, é o que coloca o dólar onde está… E não pra menos, chineses, russos e quem mais tenha dinheiro, investem o que não tem em criação de cérebros…

    Num mundo onde não se pode mais trocar tiros por qualquer coisa, conhecimento se torna o meio maior para o poder… e para o dinheiro…

      • MAQUINA.
        O que o Trump defendia em sua campanha era olivre comercio igual e se declarava contra o atual modelo globalista que na verdade é apenas globalismo.
        Globalização sim,Globalismo não !
        Esta mesmo dificil a compreenção destas coisas né ! E certamenmte levaremos decadas de discusões e defesas né !
        Todomundo defende o proprio interesse.
        Ele temideias nacionalistas necessarias mas abrir conflito contra o fiador da nação dele podera ser suicidio.

    • Meu caro voce esquece-se apenas dde apreciar a paisagem que esta atraz do espelho.
      Hoje os EUA não sobrevivem economicamente sem os emprestimos,aplicações e investimentos Chineses em territorio Americano.
      A idiotia Tupiniquim entreguista traidora pensou em dar as costas a China e entregar tudo de bandeja a seus senhores Yankes. E agora esta como uma canoa a deriva.
      China e Brasil teem muita coisa em comum ! Os dois são os maiores alvos de cobiça einveja do planeta e se complementam perfeitamente em interesses mutuos o que não é o mesmo caso EUA,China !
      Brasil e China estão na mesma canoa furada e poderiam serem o divisor na geopolitica e geoestrategia.
      Meu caro assim como o narcotraficante não sobrevive sem o dependente quimico,o cafetãotambem não sobrevive sem a descarada putinha.
      O momento é do Brasil enxergar a realidade e ter postura soberana e independente pois gigantes se chutam e se mordem para se chuparem por traz das cortinas.
      Em um conflito nuclear ambos os lados seriam atingidos.
      So existem dois dementes capazes de utilizarem bombas atomicas,o demente Judeu e o demente Norte Coreano. E agora apresenta-se um terceiro demente,o demente Yanke.
      Omundo e a humanidade querem a mesmas coisas,paz e trabalho.

  7. Aliados silenciam e chineses debocham de gafe dos EUA com porta-aviões

    Reuters 10 horas atrás

    PEQUIM (Reuters) – Os aliados dos Estados Unidos na Ásia silenciaram nesta quarta-feira diante da confusão a respeito de um porta-aviões que deveria estar a caminho da Coreia do Norte para uma demonstração de força e na verdade estava finalizando exercícios de treinamento na Austrália.

    Mas muitos chineses foram às redes sociais fazer piada com o assunto.

    “O imperialismo americano é um tigre de papel”, disse um usuário do Weibo, a versão chinesa do Twitter.

    “O porta-aviões estava andando durante o sono”, disse outro.

    Relaxa caboclada…como eu já cansei de dizer aqui…Cão que ladra não morde… 😉

    Em Rio que tem Piranha, Jacaré nada de Costas…hihihihi…. 😛

  8. Todo mundo achando que a Corea do Norte é um peixe morto sem darem-se conta que a mesma em caso de conflito tera assessoria cibernetica da Russia e da China . Simplesmente as nações mais avançadas no momento em Cyberwar.
    Enquanto estamos aqui debatendo nossos pontos de vista em territorio Americano teem insonia e muitos acordam borrados.
    Cresce vertiginosamente a venda de fraudas geriatricas no comercio Americano e poderiamos estar levando vantagem acrescendo exportação de farinha de mandioca,banana e goiaba,que são conhecidamente rolhas naturais.

Comentários não permitidos.