Defesa & Geopolítica

Ecos da LAAD- Segundo Sputnik-Brasil mostra interesse em remessa adicional de helicópteros Mi-35 russos

Posted by

Numa reportagem editada hoje o Sputnik News (clique para ler), afirma que o Brasil estaria interessado no fornecimento de helicópteros Mi-35 adicionais, as informações, segundo o agência de notícias foi  comunicada pelo vice-chefe do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar Anatoly Punchuk aos jornalistas.

Segundo Punchuk

“Os brasileiros estão mostrando interesse, mas a questão do financiamento é bastante importante. Eles dizem que os Mi-35 lhes convêm muito. É cedo para falar sobre termos acordado alguma coisa, as negociações continuam”…

A declaração  não é muito esclarecedora, mas toca num ponto crucial para a defesa do Brasil, a questão orçamentária e de financiamento de novos sistemas de armas.

Recentemente declarou-se o interesse do exército brasileiro na aquisição de helicópteros de ataque, da continuidade dos financiamentos estratégicos da Marinha e de seus submarinos convencional e nuclear, das corvetas Tamandaré, bem como do programa KC390 e Gripen e dos veículos blindados do exército 4×4 e 6×6.

Muitos dos programas já possuem seus recursos alocados entretanto novos propostas novas, parecem não caber nos orçamentos da Defesa, pelo menos é o que sinaliza a atual administração de Brasília. Na eventualidade de assinatura de um novo programa de aquisição de armas passa naturalmente pela disponibilidade de novos recursos  e/ou financiamento praticável.

Portanto, seja quem for o fornecedor, o material e a sua utilidade para as Forças Armadas, fatalmente a questão financeira favorável e uma estratégia realista de despesas deve pautar a escolha ou não do produto. Dado o histórico controverso da aquisição de aeronaves Mi 35 esperemos que uma proposta favorável e realista seja analisada e que seja favorável para ambos os lados, caso venha a ocorrer.

17 Comments

shared on wplocker.com