Ecos da LAAD- Segundo Sputnik-Brasil mostra interesse em remessa adicional de helicópteros Mi-35 russos

Numa reportagem editada hoje o Sputnik News (clique para ler), afirma que o Brasil estaria interessado no fornecimento de helicópteros Mi-35 adicionais, as informações, segundo o agência de notícias foi  comunicada pelo vice-chefe do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar Anatoly Punchuk aos jornalistas.

Segundo Punchuk

“Os brasileiros estão mostrando interesse, mas a questão do financiamento é bastante importante. Eles dizem que os Mi-35 lhes convêm muito. É cedo para falar sobre termos acordado alguma coisa, as negociações continuam”…

A declaração  não é muito esclarecedora, mas toca num ponto crucial para a defesa do Brasil, a questão orçamentária e de financiamento de novos sistemas de armas.

Recentemente declarou-se o interesse do exército brasileiro na aquisição de helicópteros de ataque, da continuidade dos financiamentos estratégicos da Marinha e de seus submarinos convencional e nuclear, das corvetas Tamandaré, bem como do programa KC390 e Gripen e dos veículos blindados do exército 4×4 e 6×6.

Muitos dos programas já possuem seus recursos alocados entretanto novos propostas novas, parecem não caber nos orçamentos da Defesa, pelo menos é o que sinaliza a atual administração de Brasília. Na eventualidade de assinatura de um novo programa de aquisição de armas passa naturalmente pela disponibilidade de novos recursos  e/ou financiamento praticável.

Portanto, seja quem for o fornecedor, o material e a sua utilidade para as Forças Armadas, fatalmente a questão financeira favorável e uma estratégia realista de despesas deve pautar a escolha ou não do produto. Dado o histórico controverso da aquisição de aeronaves Mi 35 esperemos que uma proposta favorável e realista seja analisada e que seja favorável para ambos os lados, caso venha a ocorrer.

17 Comentários

  1. Realmente, 12 helicópteros é muito pouco para a Amazônia, pelo menos uns 36 já serviriam bem às necessidades da força.

    • Os gastos militares como esta aquisição deveriam ser considerados como gasto em segurança publica pois estes aparelhos servem para combater o crime naquela região.

      Então acaba entrando como um gasto militar enquanto na verdade não é !

  2. Acho esses helis muito bons, pelo menos nunca vi ninguém dizendo o contrario na internet.
    Acho eles perfeito para a região amazônica pela sua autonomia, robustez e capacidade de armamentos, acho que seria muito viável mais dois lotes de 12 unidades alocadas em duas bases, sendo uma em manaus e outra em Roraima, pois acho que nosso sossego pode acabar por essa região.

    Abs

    • Bom, durante os Portões Abertos da Base aérea aqui em Brasília, e estava exposto, conversei com o piloto, realmente falou bem da máquina, porém já o pós venda e sua aplicação dentro da dotrina da FAB, segundo ele não é das melhores. Como a maioria de nós aqui realmente não conhece bem a doutrina da Força aérea, fica difícil dizer. O esposo de uma paciente minha, que trabalhou no projeto de compra me disse que a preferência da FAB era o Mangusta italiano, mas por questão de balança comercial a escolha caiu no modelo russo.

      • Em outra postagem, calei a boca de uma sabe nada, que como você repete a ladainha do pós venda ruim, com a declaração do esquadrão POTI, que conseguiu 100% de disponibilidade em rampa.

        Como é possível um esquadrão de 12 aeronaves manter um índice altíssimo de disponibilidade, sem spare parts?

        É cada uma…

        Você não sabe nada. Cala-te!

      • É que vc tocou na pleura dele… rsrsrssrs… esse ai é russófilo de pai, mãe e parteira… rsrsrsrssss…

  3. “Ricardo André
    6 de abril de 2017 at 20:25

    Bom, durante os Portões Abertos da Base aérea aqui em Brasília, e estava exposto, conversei com o piloto, realmente falou bem da máquina, porém já o pós venda e sua aplicação dentro da dotrina da FAB, segundo ele não é das melhores.”

    mas é isto que eu não entendo…são estas coisas que eu ainda não consigo entender…se é porcaria e o pós venda é tão ruim assim como apregoam tanto então porque compram e continuam comprando desta gente?!…porque ainda teimam em gastar milhões de dólares com estas tranqueiras feitas na Rússia se são imprestáveis e de qualidade ruim como tanto apregoam?!..porque ainda continuam como o segundo maior exportador mundial de armamentos?…

    • Onde está sendo dito que o Mi-35 é imprestável e de qualidade ruim?

      Ele só disse que o pós venda é ruim, segundo o piloto.
      Notícia que já saiu aqui, inclusive, com as palavras e os nomes das pessoas envolvidas.

    • Eu acho que helicóptero de ataque é coisa para o EB e para a MB, mas teria que ser um verdadeiro helicóptero de ataque e não esse dos príncipes da FAB.

    • Caro amigo, pelo contrário , ele falou bem da máquina mas não do pós venda. Cada um tem sua opinião….

  4. eu acho o equipamento militar russo bom, mas segundo VÁRIAS fontes o pós-venda deles (leiam com atenção filhotes bast#$¨¨%, PÓS-VENDA) é ruim ! e não sou eu q estou dizendo.

    tem uma grande diferença entre dizer q o equipamento russo é ruim, e o PÓS-VENDA (manutenção, entrega de peças etc)

    se pudesse eu faria um desenho, mas não tem como.

    Reitero, eu acho o equipamento militar russo BOM, eles fazem muito com pouco, eu admiro isso neles.

  5. Eu gosto do Mi-35, robusto, bem armado e blindado, cuja família Mi-24,25,35 participou de inúmeros combates, guerras e conflitos como ainda nos dias de hoje participa, gostaria que fosse um Apache, um Tiger ou Z-10 enfim poderia ser qualquer um desses tem suas qualidades e defeitos mas como o ponta pé inicial de um helis de ataque no Brasil foi com o Mi-35 que se trabalhe com ele crie-se uma doutrina própria dos brasileiros e se adquira mais unidades pois é uma necessidade urgente, inúmeros países na América Latina o utilizam dessa maneira mais unidades para FAB o EB o escolhendo como seu hélis de ataque e a MB também o escolhendo até para operar em apoio ao CFN no Porta Helicóptero que virá da Inglaterra, com essas aquisições em bom número é mais os outros operadores do modelo na AL poderia força os Russos a definitivamente estabelece na AL uma central de logística e apoio da Família Mi-35 na América Latina.

  6. Eu acho que a FAB deveria transferir seus 12 Mi-35 para o exército.

    O EB, além dos 12 Mi-35 deveria adquirir mais 1 ou 2 lotes, totalizando 24 ou 36 helicópteros de ataque.

    Sobre pós venda, é coisa antiga e que JÁ MUDOU.
    A doutrina SOVIÉTICA era produzir equipamentos para TEMPOS DE GUERRA. O produto não era feito para durar 30 anos, porque em COMBATE duraria dias, semanas ou no máximo alguns meses.
    O reparo de peças não era feito nas bases.
    Os reparos eram feitos nas fábricas. Demorava mais, etc.
    A doutrina era possuir SOBRESSALENTES nas bases.
    TROCAR o equipamento defeituoso por um novo e voltar IMEDIATAMENTE para a guerra.
    O equipamento defeituoso seria consertado NA FÁBRICA ou mesmo SUBSTITUÍDO por um novo.

    A diferença dessa doutrina em relação ao modelo ocidental eh que os vetores russos voltavam a combater mais rápido DESDE QUE se tivessem os sobressalentes.
    E os produtos se tornavam MAIS BARATOS para produzir. Pois eram projetados para durar menos.

    Um país pobre que comprava equipamento soviético e não possuía dinheiro para ter estoque de sobressalentes, tinha dor de cabeça na hora de consertar um equipamento.

    Com o passar dos anos, os russos mudaram a doutrina e HOJE produzem equipamentos com vida útil SIMILAR aos ocidentais.

    Mas a mídia eh uma MÁFIA.
    Quanto mais demonizarem os equipamentos russos, mais dinheiro os ocidentais ganham.
    Tem muit matéria PAGA. E tem muita opinião “especializada” cheia de PRECONCEITO.

    Eu não sei se mudou, mas RECENTEMENTE a aeronave da FAB com maior disponibilidade era exatamente os MI-35.
    O resto eh muito preconceito, “interesses” e na maioria falta de conhecimento. Simplesmente “alguém” diz e muitos acreditam…

  7. Mi,-,35 noturnos ,seriam uma ponta de lança para Brasil na região norte.
    Mas com a crise da carne fraca,temer no poder ,aí atravesso td camaradas.

Comentários não permitidos.