Tecnologias da navegação: Conheça as vantagens e aplicações dos propulsores a jato d’água

Facilidade na execução de manobras rápidas e segurança pela ausência de hélices cortantes favorecem adoção do sistema para fins civis e militares. Vantagens da tecnologia desenvolvida na Nova Zelândia serão apresentadas na LAAD Defence & Security 2017 como alternativa às tradicionais propulsões a hélices.

 

São Paulo, março de 2017. A dificuldade de navegar em águas rasas motivou o neozelandês William Hamilton a desenvolver, nos anos 1950, uma solução que transformaria a indústria náutica. Mais de meio século após sua criação, o propulsor a jato d´água se consolida pelos atributos que o destacam como vantajosa alternativa de navegabilidade tanto para fins civis quanto militares.

O sistema de propulsão a jato funciona através da captação da água que, uma vez pressurizada, promove o deslocamento da embarcação. Esse movimento otimiza a energia exigida pelo motor, o que favorece a redução no consumo de combustível. Além disto, a ausência de hélices, eixos de sustentação, suportes e lemes reduz o arrasto hidrodinâmico, o que melhora consideravelmente o desempenho da embarcação e contribui para menos manutenções.

Quando comparado aos sistemas tradicionais de propulsão à hélice, o jato d’água também se destaca pelo conforto. Por gerar menos vibrações e ruídos a bordo, bem como os odores característicos de motores de dois tempos, o sistema pode ser muito bem empregado em iates e lanchas cabinadas. Comumente associado a veículos aquáticos de velocidade, tais como jet-skis e jet boats, que exigem maior manobrabilidade, o propulsor a jato d’água também é adotado por embarcações com finalidades não recreativas, tais como embarcações militares de salvamento, combate a incêndio, praticagem entre outras aplicações.

Alinhado ao fundo do casco e isolado por uma tela de proteção, o propulsor a jato d’água permite a navegação tanto em águas profundas quanto em regiões litorâneas rasas sem a exposição de partes cortantes, o que garante a segurança de pessoas e da vida marinha. Tal característica, somada à agilidade proporcionada pelo jato, favorece a adoção desse sistema pelas Forças Armadas e demais Órgãos de Segurança.

Unidades da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Polícia Federal e Corpo de Bombeiros já contam com essa tecnologia que tem otimizado diversas operações, como missões de resgates e vigilância de fronteiras e da Bacia Amazônica, além do controle e combate a incêndios. “As características encontradas nesse sistema, tais como facilidade de deslocamento e execução de manobras rápidas, somadas à segurança pela ausência de hélices cortantes favorecem a adoção do propulsor a jato d’água não somente por embarcações civis, como também militares”., explica Mark Rodriguez, Gerente da Hamilton Jet para a América Latina. Pioneira no desenvolvimento de propulsão a jato d’água, a Hamilton Jet conta com mais de 15 modelos desenvolvidos para diferentes aplicações náuticas.

Ainda de acordo com Rodriguez, a opção pelo jato d’água pode ser muito vantajosa. Para tanto, é preciso contar com um criterioso estudo de engenharia que observe, principalmente, a finalidade da embarcação. “É essencial fornecer ao construtor do barco a maior quantidade possível de informações, tais como finalidade de uso, áreas de operação, tipos de equipamento que irá carregar, desempenho necessário, além de preferências técnicas, caso haja. A partir daí, realiza-se um estudo de engenharia que deverá apresentar as alternativas mais viáveis em termos de motor e propulsão. ”, conclui.

Hamilton Jet

Hamilton Jet foi a pioneira no desenvolvimento de propulsão a jato d´água, em 1954. Desde então, sua tecnologia tem sido aplicada para fins comerciais e de defesa em todo o mundo. Os jatos d’água são desenhados para barcos de combate em regiões litorâneas rasas, patrulhas, resgates e controle e combates a incêndio. Além disso, os produtos oferecem uma alternativa confiável e eficiente às hélices convencionais para barcos de rios de grande porte, com 80m de comprimento.

Com mais de 60.000 unidades instaladas em todo o mundo, a Hamilton Jet representa o que há de mais avançado em tecnologia de propulsão a jato d’água, disponível para uma ampla variedade de barcos de alta velocidade e de patrulhamento, balsas rápidas de passageiros, barcos de combate ao fogo, navios de pesca, embarcações para lazer, entre outros. Para mais informações acesse: http://www.hamjet.co.nz/

Sobre a New Zealand Trade & Enterprise (NZTE)

 

A New Zealand Trade & Enterprise (NZTE) é a agência para o desenvolvimento do comércio internacional da Nova Zelândia. Sua atividade principal é oferecer suporte para que os negócios do país gerem alianças estratégicas e fomentem relações comerciais em nível internacional. Por meio de uma rede de mais de 50 escritórios, a NZTE conecta os empreendimentos da Nova Zelândia ao mundo, compartilhando oportunidades, conhecimento, experiência e contatos.

Participação na LAAD Defence & Security 2017

Com o suporte da New Zealand Trade & Enterprise (NZTE), agência para o desenvolvimento do comércio internacional da Nova Zelândia, a Hamilton Jet, ao lado de Propspeed®, Pacific Aerospace, Spider Tracks e Tait Communications apresentará sua mais completa linha de propulsores a jato d´água. Internacionalmente reconhecidas pelo emprego da tecnologia de ponta com competitivo custo-benefício, as participantes reúnem soluções que asseguram melhor desempenho em atividades navais e de segurança e defesa, comprovadamente eficazes para redução de custos e aumento da eficiência tanto para fins civis quanto militares.