Novo fuzil de assalto para mergulhadores de combate da Rússia

Os mergulhadores de combate vinculados ao Ministério da Defesa russo receberam recentemente um novo rifle de assalto ADS. Ao contrário das armas de fogo usadas anteriormente, este fuzil foi desenvolvido especificamente para um cartucho igualmente eficaz quando acionado sob a água ou em terra.

“O rifle [anterior] APS e a pistola SPP-1 foram criadas para um cartucho tipo “flechette” de 5,6 mm e vários centímetros de comprimento. Debaixo d’água, ele age como um arpão: tem trajetória de disparo em linha reta e perde velocidade sob a pressão da água.

No entanto, em terra, após vários metros de voo, começa a girar e desvia de sua trajetória”, disse uma fonte da indústria de defesa à Gazeta Russa.

O novo cartucho PSP para o rifle de assalto ADS tem calibre de 5,45 mm e pesa 16 gramas. Em terra, atinge velocidade inicial de até 330 metros por segundo.

Segundo a fonte da Gazeta Russa, os projetistas criaram uma “plataforma” especial na ponta do cartucho, que – quando a bala é disparada debaixo d’água – cria uma bolha de ar cheia de vapor (tecnicamente conhecida como “cavitação”). Graças a isso, a bala voa com alta velocidade e precisão ao longo da trajetória definida.

Paralelamente, essa munição manteve suas características de combate quando utilizada em terra. Além disso, em termos de peso e tamanho, é idêntica às munições usadas no mais recente rifle de assalto russo AK-12, que pode entrar em serviço antes mesmo do final de 2016.

Alcance do ADS

Configuração para uso em terra

O novo rifle tem comprimento de 60 cm e peso de 4,6 kg. O carregador fica situado atrás do gatilho em uma configuração conhecida como “bullpup”.

Configuração para uso submerso

Em terra, o fuzil tem um alcance de cerca de 600 metros (2.000 pés), enquanto que, aos cinco metros de profundidade, tem um alcance efetivo de 25 metros (80 pés).

NIKOLAI LITÔVKIN

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Gazeta Russa

1 Comentário

  1. Enquanto alguns fazem lobby, outros estão mesmo trabalhando pesado para obter resultados!

    E é por isso que os EUA estão sempre tentando conter a Russia. Por que se não o fizerem, eles perdem o posto mesmo!

Comentários não permitidos.