Aliados criticam EUA em meio a ofensiva russa na Síria

Mandel Ngan / AFP

Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, abaixa a cabeça em prece em Washington, dia 04/02/2016

Barack Obama:

Andrei Netto, doEstadão Conteúdo

Paris — Ao anunciar na semana passada que deixaria o Ministério das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius ignorou o acordo de cessar-fogo na Síria e saiu atirando em seu maior aliado. Em uma crítica incomum no meio diplomático, o chanceler francês atacou a “falta de engajamento” dos Estados Unidos na guerra, acusando Washington por sua suposta “ambiguidade” em relação ao conflito. “Há muitas palavras, mas ações são outra história”, reclamou.

A insatisfação com a omissão militar da Casa Branca, tornada pública em Paris, é cada vez mais comum em Londres, Berlim, Istambul e em capitais do mundo árabe, como Riad, inconformadas com a sequência de vitórias do regime de Bashar Assad, com o apoio explícito da Rússia de Vladimir Putin.

Às vésperas de completar cinco anos, a guerra da Síria deixou o país destruído, facilitou a divisão do Iraque e desestabilizou o Oriente Médio, desencadeou maior crise migratória desde a 2ª Guerra, escancarou as portas para a emergência de um novo grupo terrorista com capacidade de atingir o Ocidente, o Estado Islâmico, e, de quebra, alimentou partidos de extrema direita na Europa. Não bastasse, está reforçando o poder da Rússia e do Irã em uma das regiões mais sensíveis do mundo.

Para um número crescente de diplomatas e de analistas em geopolítica, a suposta omissão do governo Barack Obama é uma das grandes responsáveis por esse cenário. A maior crítica diz respeito à decisão do presidente americano de limitar seu envolvimento militar na Síria.

Depois de se recusar a intervir em 2013, quando o uso de armas químicas pelas tropas de Assad foi comprovado pela ONU, a Casa Branca viu seu maior rival militar no mundo, a Rússia, assumir a tarefa – mas em favor do regime. Com isso, grupos rebeldes considerados moderados, como o Exército Livre da Síria (ELS), perderam terreno e estão na iminência da derrota.

Para aliados como Fabius, faltou iniciativa a Obama para reagir diante do que estava em jogo na Síria. Um dos principais alvos de críticas é o secretário de Estado John Kerry, cuja posição pró-acordo de paz resultou em sucessivos fracassos, enquanto a Rússia organizava sua estratégia.

Um dos momentos recentes mais lembrados entre especialistas é a conferência do secretário adjunto de Estado dos EUA, Antony Blinken, em Londres, em outubro. Em seu discurso, Blinken analisou as chances da Rússia em sua ofensiva militar na Síria, afirmando que o Kremlin buscaria no curto prazo uma saída política, aceitando o afastamento de Assad do poder. Seu principal argumento era que o custo econômico, político e securitário da intervenção russa seria insustentável.

“No melhor dos cenários, ela evitará que Assad perca, mas não o fará vencer. Não há possibilidade de vitória militar”, disse o diplomata. “A campanha de bombardeios indiscriminados da Rússia não resulta em nenhum ganho no terreno.”

Três meses e meio depois, todas as previsões de Blinken, do Departamento de Estado e da Casa Branca se mostraram erradas. As tropas de Assad estão retomando o controle de Alepo, o maior reduto dos rebeldes moderados na Síria, e nunca a perspectiva de uma vitória do regime foi tão concreta.

Essa situação deixa aliados regionais em perigo. Grupos rebeldes que atuam no interior da Síria estão recebendo menos suprimentos e, com isso, perdendo poder de fogo. A Turquia, que apostou todas as fichas na queda de Assad, é cada vez mais mera observadora do conflito, arca com 2,5 milhões de refugiados em seu território e ainda viu grupos curdos ganharem poder no norte sírio, no Iraque e em seu território.

A Jordânia recebeu advertências da Rússia para que parasse de deixar passar armas para a Frente do Sul, grupo armado secular que desafiava o regime. Já a Arábia Saudita viu os grupos que apoia, como a frente salafista Jabhat al-Nosra, serem encurralados no norte, além de constatar o avanço de seu arquirrival xiita, o Irã, em quatro capitais da região: Bagdá e Damasco, Sanaa e Beirute.

Em um cenário de apatia americana e de sucesso da Rússia, aliados começam a rever suas estratégias. Ontem (13), o chanceler turco, Mevlut Cavusoglu, afirmou que seu país e a Arábia Saudita estariam dispostos a conduzir uma operação terrestre na Síria.

Para especialistas europeus como Kadri Liik, do Conselho Europeu para Relações Exteriores (ECFR), a estratégia de Moscou, ao contrário da de Washington, é clara. “Agora está ficando evidente que a Rússia repete o que fez há um ano em Donbass, na Ucrânia: uma escalada militar para impor negociações nos termos que Moscou considera favoráveis”, entende a especialista. “Em qualquer circunstância, uma contraofensiva para recuperar terreno contra Assad prolongaria a guerra.”

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Exame

34 Comentários

  1. Que o obamis é o MAIOR traidor do povo americano eu nunca tive dúvidas… também SOCIALISTA dito democrata… tinha que dar nisso… agente eurasiano travestido de islâmico…

    • Ele é infiltrado para destruir o legado de avanços que a Tradição Ocidental propiciou aos países capitalistas. que nem a búlgara infiltrada aqui

  2. Esse jogo é xadrez …. não é boliche ..rsrsr…. como se sabe, os melhores jogadores de xadrez estão na Rússia, para saber jogar tal jogo se usa muito a inteligência e Estratagema ..já o boliche,é coisa de desocupado e inocentes e não precisa muito usar os cérebro …. só os músculos . 😀

    • Lucena, na boa:
      Ou você nunca jogou boliche e acha que é necessário ser “musculoso para ser jogador de boliche”, ou, você tentou jogar boliche por si mesmo e ao não conseguir jogar bem por absoluta falta de um professor habilitado se tornou despeitado com relação ao esporte.

  3. Que a Síria de Graças a Deus pela inoperância dos EUA, caso contrario ela já seria uma nova Líbia,por sinal esteve muito perto de se tornar.
    Sds

  4. Os EUA errou em diversos pontos, o maior erro foi querer recriar na Rússia um inimigo tendo a China no encalço preparada para tomar o posto de maior potência do mundo. Na questão síria fica evidente a hipocrisia deslavada dos EUA, totalmente desprezível, já que o movimento que causou a perturbação da ordem governamental foi apoiado e financiado pelos EUA, não obstante investiram pesado na Ucrânia para desligá-la da Rússia, chegando ao ponto de utilizar neo nazistas para levar a cabo seus planos, destruiram a economia ucraniana com seus planos, e depois querem culpar Moscou? é muito desprezível, e pra piorar não conseguem nem ao menos levar seus planos a uma conclusão, levando uma surra histórica da Rússia em diversas frentes, e a Síria será a principal delas.

    • Arc,

      Que neo nazis na Ucrânia…? O único movimento mais radical evocado pelos ucranianos foi o de Stepan Banderas, que não era nazista, apesar de ter lutado inicialmente ao lados dos alemães… Bandeiras do Exército Livre da Ucrânia foram vistos em meio as multidões em protesto; e só… O resto é propaganda…

      A instabilidade ucraniana foi causada por uma corrupção desenfreada e desequilíbrio de contas… O “ódio” a Rússia é consequência do apoio que eles estavam dando a esse governo essencialmente corrupto ( não que novo seja muito diferente; e tanto que também conta com o asco de boa parte dos ucranianos ), além de outras motivações históricas…

      Por fim, o que os americanos fizeram foi se aproveitar muito bem de uma situação, estendendo sua mão aos ucranianos… E terminou que conseguiram o que queriam, isto é, suporte a um novo governo pró-Ocidente. Se vai ter resultado duradouro, isso é outra história. Mas a queda da Criméia pode muito bem ter endoçado a posição americana e deixado os lados claros…

      Quanto a Síria, acho que ainda é cedo pra dizer quem ganhou o que ali… Assim como foi para os soviéticos, aquilo pode muito bem virar um novo Afeganistão…

      • RR, discordo plenamente, a mídia ocidental tentou acobertar os movimentos de extrema direita que golpearam o governo eleito da Ucrania, vale citar que esses movimentos foram diversas vezes denunciados por Moscou, e diversas fontes confirmam tais movimentos, o passar do tempo não apaga que os EUA utilizaram as ferramentas que tinham em mãos para derrubar o governo aliado de Moscou, e se os ucranianos estavam infelizes que demonstrassem isso nas urnas e não com golpe, que ainda vale citar que foi apoiado por magnatas de grandes corporações norte americanas, inclusive o CEO da Ebay. Para relembrar, algumas das centenas de fontes disponíveis na internet.
        Na Síria tudo está muito claro : Arábia Saudita e outros países ocidentais investiram no Daesh para que este derrubasse o governo de Assad (situação parecida com a de Kiev ), e devido ao rompante russo foram pegos de surpresa, e hoje estão vendo Assad se manter no poder e não poderem fazer muita coisa devido a presença russa.

        http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/34188/eua+e+dono+do+ebay+financiaram+oposicao+ucraniana+indicam+documentos.shtml

        http://www.ocafezinho.com/2014/03/07/bbc-admite-neonazistas-lideraram-revolta-contra-governo-ucraniano/

        http://jornalggn.com.br/noticia/o-ressurgimento-do-neonazismo-na-ucrania-negado-pela-midia

      • ARC, vc quer mais EXTREMA DIREITA que PUTIN ???… se esclareça, por favor… até o JOJO comunista sabe disso… ele vive apregoando isso por aqui… acorda, gente !!!… e nazismo não é didireita, filho… é ideologia coletivista… logo, é dizquerda, meu caro… tá ficando difícil contrapor a salada de frutas que esse povo faz… entediante… e colocar fontes como “ocafezinho” é de matar, caro ARC… é pedir para darmos risadas… menos, muito menos… 🙂

      • Posso citar outras fontes que vc julgue “segura”, até porque por conta de serem FATOS, não faltam fontes que ratifiquem o cerne do que tratei.
        Concernente ao extrema direita, digitei errado, quis dizer…” movimentos APOIADOS PELA extrema direita” fazendo alusão aos conglomerados ocidentais que os apoiaram.

      • Hmmm Sr.OTAN para ser Nazista não necessita ter lutado na segunda guerra mundial ao lado de Hitler.Então Skin Reds não são nazistas né kkkk O senhor desconhece tambem o crescimento neo-nazista desenfreado inclusive em nações do bloco OTAN né !
        Desconhece a arquitetonica suastica no predio do comando da USNAVY e outras tantas evidencias na maquina Americana kkkk.
        Como deve desconhecer tambem o neo-nazismo praticado pela nação pseudo vitima Israel.
        Esse mundo Ocidental de pseudos bonzinhos exemplos da liberdade pregador de humanitarismo é mesmo uma graçinha kkkkkk

      • Eu não devia te esclarecer porque vc é um péssimo aprendiz… mas vou deixar a dica novamente… quem financia essas gangs “neonazistas” mundo afora são exatamente aqueles que financiam azisquerda… perceba que ambas são aglomerações de coletivistas… só por ai se pode perceber a origem deles… iguais aos mascarados que atrapalham as manifestações no Brasil… todos recebem seu pão com mortadela de partidos esquerdistas como psol, pc do b e outras trincas malévolas… ENTÃO, deixe de vomitar sandices… simbologia não explica tudo… financiamento sim… leia Dugin… está tudo lá… ESTRATÉGIA DAS TESOURAS… não seja preguiçoso… estude… NEONAZISTA MESMO É PUTIN… se esclareça… veja a orientação geoestratégica e política que ele recebe e põe em movimento… veja o NACIONALISMO EXACERBADO que ele pratica… deixe de ser crédulo em propagandas e estude fontes primárias… BOBÃO… 🙂

      • \\\\não birrinho quem financia tudo o que tem de radical hoje no Brasil é a maçonaria internacinal bancada é claro por extremistas protestantes e illuminatis.
        Fala pra dentro do teu pinico pois em assuntos de informação de estado,segurança nacional tu é um zero a esquerda.

      • Maluquinho, não adianta, a retórica dos alinhados a ideologia dos EUA rege que tudo o que não se dobra deve ser excomungado e ser visto como errado. por isso odeiam Putin e seu ministério, que são reconhecidos por desarticular os famigerados planos de Washington em diversos países.

      • ARC, leia DUGIN e para de falar bobagens… lá tá tudinho o que o NAZISTA PUTIN apregoa e pratica… não que eu seja contra… até gosto de algumas políticas russas moralizantes… mas dai dizer que são os americanos os culpados por tudo de mal que acontece no mundo é estar idiotizado por lavagem cerebral… tá na hora de acordar, filho… PAÍSES E GOVERNOS TEM INTERESSES… o resto é FLAxFLU…

      • Em momento algum eu disse que a Rússia não tem interesses, só que sou claramente contra a hegemonia norte americana, que agrediu e agride povos e destruiu nações inteiras a bel prazer, somente para manterem seu posto. O ideal multi polarista defende que a constante disputa por influência pelos diversos polos produz o equilíbrio necessário ao crescimento global, e cada polo serve de restrição ao outro quando há conflito de interesses, e todos tem poder na mesa de negociações para enfim não acontecer a zona que até a alguns anos acontecia. Talvez seja necessário vc tentar analisar mais a fundo o cerne de alguns comentários, pois os meus são baseados em doutrinas muitos bem estudadas e fincadas e , e o multipolarismo é uma delas, que inclusive os EUA só não aceitam pois o nascimento de outras potencias rivalizantes ocasionará a perda de sua atual influencia, e que ele corte custos para se adequar a nova realidade em que eles não serão mais ” os donos do mundo”. Por esse e por outros motivos sou a favor de uma Rússia forte, pois são o polo político mais estável ante a hegemonia americana, não tenho tempo para supertrunfo, é o caminho para o multi polarismo que defendo.

      • Agradeço a indicação do tema, e aconselho que vc tbm leia sobre o multi polarismo, até porque estamos na fase de implementação do mesmo, esse será um tema muito abordado nas próximas décadas.

      • Vc, MAIS DO QUE NINGUÉM, deve saber que isso não passa de RETÓRICA russa… ou vc já se esqueceu da URSS ???… ELES NÃO MUDARAM NADA, só a tática… ainda são IMPERIALISTAS… vc vai ver… de multipolaristas não teem nada… saudações…

      • Por isso sou fã deste cara meu caro Arc : “A religião apóia-se na idéia de que a natureza tem um Mestre, que este mestre ouve preces e orações, que este mestre pune e recompensa, que ama a adoração e a lisonja e odeia os bravos e os livres.”
        ― Robert G. Ingersoll

  5. Artigo que reflete o desespero da midia prestituta que trabalha para CIA/mossada. Obamas esta paralizado, porque o Pentagono. esta dividido na questao Siria/Iraque, Um grupo de militares do alto escalao das Forcas armadas dos EUA sao favoraveis a Assad e exige que Obamas corte seu apoio ao ISIS e outros terroristas islamicos e sao.contra uma escalacao do conflito contra Russia. Obamas. e seu circulo, os neoconservativos. George Soros, a CIA nao controlam aqueles grupos de militares do de alto escalao. Dai a paralisia. Quanto as reclamacoes do governo frances, outro choro de quem esta desesperado. Um governo social democrata que nunca viu outro futuro, senao como agentes de Wall Street, ve sua cova sendo aberta. O fim da hegemonia ianque baseado no dolar como moeda internacional e tasmbem o fim da Social Democracia como forca politica.

  6. Que jornal tendencioso. Aparentemente critica a (in)ação dos EUA, mas os apresentam como fiel da balança, além de “ver” a situação sob a ótica daquele país. Apresenta o sucesso russo, por si, como coisa ruim. Reclama mais ações dos EUA. Como se os verdadeiros responsáveis por essa desgraceira toda não fossem precisamente eles…jornal de M.

  7. Pessoal,

    Obama está sendo político… Só isso…

    Foi eleito sob a promessa de reduzir a participação amerinaca no cenário internacional, com a retirada de tropas do exterior e um envolvimento americano mais sutil na condução de outros países, e dedicar-se a política interna… E ele, meio que aos trancos e barrancos, está fazendo isso, mesmo sob o risco de se tornar o governante americano mais fraco desde Carter…

    E ocorre que, ao faze-lo, cede invariavelmente espaço para russos… É aquela tal história: o vácuo e poder sempre é ocupado por alguém…

    • RR. so nao concordocom o vacuo de poder, a RUSSIA só entrou nessa por que estao querende sitia-la,fechando o cerco de mais, muito perto da sua fronteira , fez com que ela, se levanta se antes de virar como a maioria dos países ocidentais cadelas dos U S A. nao vejo no PUTIN(russia) esta ambiçao desenfreada por poder e interesses em riquesas( ROUBAR) de outros países que existe nos americanos e europeus

      • MAGINA !!!… 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 … PELAMORDEDEUS !!!… russo que não gosta de poder e riquezas… DESCONHEÇO… 🙂

      • paradigma,na boa se eu tivesse o menor respeito pela sua pessoa eu começaria um assunto contigo, mas como nao tenho entao, boa noite

    • Obama realmente foi um péssimo presidente, mas diante dos ultimos presidentes ele foi mediano…o castigo do Reagan no inferno deve ser assistir televisão com assuntos geopolíticos globais e as decisões dos presidentes destes ultimos anos.

      • Realmente… deve ser um inferno ver uma grande nação deixada de herança ser destruída por dentro por bandidos… tanto lá como aqui… saudações…

1 Trackback / Pingback

  1. Aliados criticam EUA em meio a ofensiva russa na Síria | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.