Milhares fogem de Aleppo em meio a ofensiva

Aleppo, na Síria: ação do governo em torno de Aleppo e os avanços no sul e no noroeste ajudaram a torpedear as negociações de paz
Aleppo, na Síria: ação do governo em torno de Aleppo e os avanços no sul e no noroeste ajudaram a torpedear as negociações de paz

Sugestão Iuri Gomes

Beirute – Dezenas de milhares de sírios fugiram de um ataque russo que se intensificava ao redor de Aleppo nesta sexta-feira, e agentes de socorro afirmaram temer que a cidade pudesse logo ficar sob um completo cerco do governo.

O Irã relatou que um dos seus generais havia sido morto na linha de frente, dando uma confirmação direta do papel que Teerã desempenha junto com Moscou no que parece ser um dos ataques mais determinados nos cinco anos de guerra civil.

A ação do governo em torno de Aleppo e os avanços no sul e no noroeste ajudaram a torpedear as negociações de paz de Genebra nesta semana. A intervenção russa deu a iniciativa na guerra ao presidente Bashar al-Assad, revertendo ganhos que os rebeldes haviam obtido no ano passado.

Nos últimos dois dias, tropas do governo e seus aliados iranianos e libaneses cercaram totalmente a região rural ao norte de Aleppo e cortaram a principal rota de suprimentos entre a Turquia e a cidade, que antes da guerra era a maior da Síria. Ancara disse suspeitar que o objetivo era provocar a fome para subjugar a população.

Aleppo seria o maior ganho estratégico em anos para o governo de Assad, num conflito que já matou pelo menos 250 mil pessoas e desalojou 11 milhões de suas casas.

Imagens mostraram milhares de pessoas se aglomerando no ponto de cruzamento Bab al-Salam na fronteira turca. Homens carregavam bagagem nas cabeças, idosos e os que não podiam andar eram levados em cadeiras de rodas. Mulheres sentavam ao lado da rodovia com bebês à espera de autorização para entrar na Turquia.

A organização Anistia Internacional fez um apelo à Turquia para que o país deixasse entrar os que fugiam da recente onda de violência, após relatos de que a fronteira permanecia fechada.

“Parece que um cerco a Aleppo está prestes a começar”, disse David Evans, diretor para o Oriente Médio da organização humanitária norte-americana Mercy Corps, que afirmou que a rota de ajuda mais direta para Aleppo havia sido cortada.

“A situação em Aleppo é uma catástrofe humanitária”, declarou um porta-voz da oposição ainda em Genebra, depois das fracassadas negociações de paz. “A comunidade internacional precisa tomar medidas urgentes e concretas para lidar com isso.”

Fonte: Exame

5 Comentários

  1. Essa coalizão é muito forte, eles se completam.
    Hezbola , iran colocam o que a de melhor de seus botas pra linha de frente ao lado das forças sirias. Já a Russia da seu suporte de super potência com proteção aerea e de inteligencia.

  2. Como se não fosse esperado, a Rússia está determinada a retomar a ordem na Síria, e isso implica destronar todo pseudo governo instalado nas principais cidades inicialmente. Triste para as vidas inocentes que perecerão.

  3. Será que fui o único a perceber o tom de lamento do texto, com o possível cerco das forças insurgentes em Aleppo?
    A fonte é a Revista Exame, da Editora Abril…
    Elucidativo.

  4. BEM-VINDO AO FRONTPAGE

    Israel liberta 19 mulheres palestinas
    02 de outubro de 2009
    19 prisioneiros palestinos Lançado19 prisioneiros palestinos LançadoCerca de 19 prisioneiros palestinos do sexo feminino foram liberados a partir de uma prisão israelense em troca de uma fita de vídeo de um soldado capturado por combatentes de Gaza em junho de 2006.

    Um prisioneiro mulher XX será lançado, provavelmente na próxima semana, o escritório de Binyamin Netanyahu, o primeiro-ministro israelita, disse.

    Nour Odeh, relatando a partir da ocupada Cisjordânia, disse que os libertados na sexta-feira foram entregues à Cruz Vermelha após a sua libertação da prisão Hasharon.

    LEIA MAIS…
    A condição das mulheres e crianças palestinas nas prisões israelitas
    12 de outubro de 2009
    Download Reportar

    A condição das mulheres e crianças palestinas em prisões israelenses

    por Silvia Nicolaou-Garcia Pesquisador, Médio Oriente Monitor, MEMO, Londres Overview

    O tratamento dos presos palestinos em prisões israelenses não está em conformidade com os direitos humanos internacionais ou com as normas internacionais de direito humanitário. Este relatório examina como estas violações do direito internacional são acentuadas nos casos de mulheres e crianças detidas.

    Devido ao fato de que as mulheres e as crianças são sujeitos vulneráveis, são muitas vezes em risco de violência, abuso e negação dos seus direitos em todas as fases do processo de justiça criminal. 1 Os riscos enfrentados por crianças palestinas detidas estão a ter um impacto negativo sobre o seu desenvolvimento e violam os princípios de justiça juvenil estabelecida. Da mesma forma, há um total desrespeito das normas de saúde sensíveis ao género e de higiene para mulheres detidas palestinas, às vezes resultando em gestantes que são amarradas em seu caminho para hospitais para dar à luz. 2

    Este relatório faz uma distinção entre dois tipos de violações: aqueles que ocorrem durante o processo de julgamento, inclusive a recusa de julgamento justo e detenção administrativa, e aqueles que ocorrem durante a detenção e nas prisões, por vezes, chega a ser tortura.

    Antes de abordar estas questões de fundo, o relatório reconsidera obrigações de Israel sob a lei internacional, uma vez que uma compreensão do último tem uma incidência na qualificação da primeira.
    LEIA MAIS…
    Ocidentais padrões duplos: Israel contra o Irã
    10 de novembro de 2009
    Download ReportarIsrael Vs IrãPor Senussi Bsaikri Pesquisador, Médio Oriente Monitor, Londres Background O início do século 21 testemunharam o surgimento do que veio a ser conhecido como a “crise nuclear iraniana ‘. Seguiu-se a exumação das aspirações nucleares de Teerã, quando, em agosto de 2002, um grupo de oposição iraniano exilado chamado do Conselho Nacional de Resistência do Irã (NCRI) revelou detalhes confidenciais sobre o programa nuclear do Irã, incluindo informações sobre o enriquecimento de urânio e produção do composto químico Arak heavy-água.

    LEIA MAIS…
    Swine Flu alcança Gaza
    09 de dezembro de 2009
    Gripe Suína GazaO único benefício do bloqueio israelense da Faixa de Gaza tem de ânimo leve foi dito ser o seu confinamento do vírus H1N1 da gripe dos suínos. Restrições à circulação dentro e fora desta área densamente povoada, bem como limitações cada vez mais amplos sobre a importação de bens tão necessários fizeram com que o vírus foi mantida à distância até agora. No entanto, tem havido crescente temor de que o surgimento de apenas um caso poderia desencadear uma epidemia quando ele inevitavelmente encontra o seu caminho.

    LEIA MAIS…
    Dia 22 – IOF intensificar bombardeio e bombardeios nas cidades residenciais
    17 de janeiro de 2010
    Mesquita Taha completamente destruídoSábado, 17 janeiro 2009- DIA VINTE DOIS

    IOF continuou sua ofensiva contra a Faixa de Gaza para o 22º dia consecutivo, atacando abrigos da UNRWA, bem como médicos, defesa civil e equipes de mídia ; fósforo branco continuou a ser usado contra áreas residenciais. Na Faixa de Gaza, um aviões IOF bombardeado um poço de água do Município de Beit Hanoun, em Abu Ghazala trimestre do leste de Beit Hanoun, e os edifícios de apartamentos al-Karama e Mesquita Taha em Jabalya.

    LEIA MAIS…
    MAIS ARTIGOS …
    Apelo aos parlamentares Worldwide
    Apelo Urgente – Detenção Administrativa
    A colheita de lágrimas: agricultura palestina continua a sofrer como resultado de políticas israelenses impiedosos
    Ibrahim Hamid Solitary Confinamento Prisioneiro # 3

1 Trackback / Pingback

  1. Milhares fogem de Aleppo em meio a ofensiva | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.