Força Aérea Argelina assina compra de 12 Caças Bombardeiros Su 34 FullBack

Sukhoi_Su-34_flight_display_at_2015_MAKSE.M.Pinto

Em uma entrevista publicada pelo jornal russo Vedomosti no dia de Ano Novo, o Diretor-Geral da Novosibirsk Aircraft Production Association, Sergei Smirnov Chkalov anunciou que a Argélia finalmente ordenou a compra de  12 caças bombardeiros russos Su-34. O pedido encerra assim, uma negociação que já durava quase oito anos.

A Força Aérea Argelina encomendou os caças bombardeiros Sukhoi Su-34 Fullback diretamente do fabricante aeronáutico russo Aircraft Production Association de Novosibirsk e as aeronaves vão substituir uma frota envelhecida de caças MiG-25 da era soviética. As aquisições são parte de um programa de modernização em curso.

Smirnov não deu muitos detalhes, mas afirmou que a  Força Aérea Argelina também está negociando a compra de versões atualizadas de caças  Su-24.

Em Dezembro de 2015 o especialista militar russo Igor Korotchenko disse à RIA Novosti que, as operações do Su-34 em missões de combate reais na Síria ajudariam a empresa russa a alavancar negócios e despertar  potenciais compradores para o caça na África, Europa Oriental e Oriente Médio. A oportunidade de operação serviria para avaliar o seu desempenho e decidir sobre a oportunidade de adquiri-lo ou não.

Vários países africanos, incluindo Uganda e Nigéria, travam uma guerra contra o Boko Haram e poderão se juntar a Argélia como compradores do Su-34. O bombardeiro também poderia reforçar a Força Aérea da Etiópia, que ainda opera uma grande frota de envelhecidos Su-27, disse Korotchenko.

Além destas nações africanas, o Su-34 também tem atraído o interesse do Iraque, Uzbequistão e Turquemenistão, enquanto o Cazaquistão já opera um esquadrão completo que adquiriu recentemente da Rússia. O Su 34 é equipado por dois motores turbo-fan Saturn AL-31F e é um caça-bombardeiro de quarta geração, criado a partir da estrutura do Su-27.

O seu desempenho impressiona pela sua capacidade de carga e alcance operacional de 4 000 km sem paradas e, uma velocidade máxima de até 2.200 km/h. Seus principais armamentos incluem um canhão 30mm GSH-301 e vários míssil terra-ar e ar-ar , mísseis de cruzeiro, ar-superfície, anti-navio, anti-radiação, além de bombas guiadas e pods de guerra e ataque eletrônicos.

30 Comentários

  1. ,..E uma porrada cara do BRASIL(FAB) agr eles vão causar terror aos corsários iangleses. Já eramos p termos uns 25 caças Su’s 35″S” enquanto ñ vem o cacinha gripen NG (Nova gozação), vamos ficar no máximo c uns 45 gripen e uns 259 Su’s td isso p ontem isso é caça de verdade…Sds 🙁

    • Olha eu acho que o NG dá conta do recado, até acho muito bom caça – adequado as nossas necessidades e possibilidades – mas que esse SU 34 é um avião que serviria (muito bem) para a FAB ou a própria MB eu não tenho duvida. Apenas uns 12 desses devidamente armados já nos daria uma projeção no Atlântico Sul bem significativa. Mas sonho é sonho.
      Sds.

      • concordo com vc ! para a MB seria uma excelente aeronave para interdição naval . O poderio estratégico aumentaria e muito e com os misseis certos o atlantico sul poderia ficar bem protegido . mas necessitaria pelo menos de 3 esquadrões

    • “alan leopodo
      6 de janeiro de 2016 at 14:47

      puts !!! que inveja . a fab poderia ter a mesma quantidade”

      a única coisa que vcs verão na fab quando este atual governo for derrubado, será o cancelamento do programa gripphen NG e o entubamento de f-16 sucateados/superfaturados/chipados do grande ferro velho do deserto dos eua nesta republiqueta de bananas..

      • Se o FX2 fosse prioridade para o atual DESGOVERNO, meu caro ESQUERDALHA, já o teriam aprovado no primeiro mandato da mula de nove cascos… deixa de ser cínico e mal intencionado… só novatos caem nessas suas enganações, goebbels do altiplano… 🙂

      • Olha, sou contra muita coisa do governo petista, que teve graves erros, mas o FX-2 estava para ser solucionado Paradigma na escolha do Rafale (me dói a alma lembrar que deixamos de ter o Rafale…) mas aí o Sarnakozy fez aquele besteirol e deu no que deu.

  2. A cada aquisição deste nível a FAB se torna mais obsoleta do que já é, é de provocar pena, ver tanto disparidade de poder entre uma nação de envergadura economica médio-fraca da Argélia estar acima da nossa 7° economia global.

  3. Gostaria de ser um avestruz agora e enfiar minha cabeça na terra de tanta vergonha que sito do meu país.
    Essa aquisição mostra uma mudança de postura da Força Aérea Argelina os interceptadores Mach 3 Mig-25 darão lugar aos caças-bombardeiros Su-34 que é mais uma aeronave de ataque do que caça. Não tenho dúvidas que o conflito na Síria serviu de vitrine para o Su-34 e certamente ajudou nessa escolha.
    Mais um país dito de terceiro mundo com uma economia mais fraca que a nossa se mostra disposta a comprar e manter uma aeronave de ataque pesada do porte do Su-34 e os bananas do sul ainda acreditamos no caos logístico ,parafusos alienígenas, péssimo pós venda russos e outra insanidades e afins.
    Feliz 2016

  4. Senhores; não vejo motivo para tanta inveja rsrsrs, mesmo que a cambada governamentista quisecem comprar uns 24 desses bico de pata, os nossos militares de quatro estrelas não aprovariam a compra, pois para eles aeronaves de combates só se for dos yankes. Esse é o brasil, esses são nossos militares.Só que eles esquecem de uma coisinha: Em uma guerra de verdade, até um prego é uma arma, não importando sua origem.

  5. Aprendi que quando a violência te alcança, mudam as prioridades. O pior inimigo ESTÁ AQUI DENTRO. Este é que precisa ser combatido.

    Um país que não tem COMPETÊNCIA para dar segurança ao cidadão comum não merece ser protegido por SU-34, Gripen, F-5 ou o que quer que seja.

    Quero mais que a FAB se lasque; tem mais é que voar de teco-teco.

    • “alan leopodo
      6 de janeiro de 2016 at 14:47

      puts !!! que inveja . a fab poderia ter a mesma quantidade”

      “Arc
      6 de janeiro de 2016 at 15:05

      A cada aquisição deste nível a FAB se torna mais obsoleta do que já é, é de provocar pena, ver tanto disparidade de poder entre uma nação de envergadura economica médio-fraca da Argélia estar acima da nossa 7° economia global.”

      “Novo Brazuk
      6 de janeiro de 2016 at 17:18

      Gostaria de ser um avestruz agora e enfiar minha cabeça na terra de tanta vergonha que sito do meu país.”

      ~~

      Haaaa caboclada…mas atualizar/modernizar nossa defesa pra que né?!…sendo alguns foristas daqui como o ilustre senhor RR estamos muito bem servidos com o material excedente de ferro velhos ocidentais que sempre recauchutamos por aqui….segundo RR & Cia com isto nossas forças estão funcionais e com um mínimo de dignidade…estão respeitáveis…impondo respeito ao mundo…….

      nossas nações amigas do ocidente guardarão muito bem o nosso nióbio e pré-sal….e suas Ongs cuidarão muito bem de nossa Amazônia e de suas riquezas naturais né caboclada?!..nossa soberania e interesses estão asseguradas por eles… 😉

      ~~

      “Eraldo Calheiros
      6 de janeiro de 2016 at 18:39

      os nossos militares de quatro estrelas não aprovariam a compra, pois para eles aeronaves de combates só se for dos yankes. Esse é o brasil, esses são nossos militares.”

      http://www.youtube.com/watch?v=OHripp8JteE

      senhores..infelizmente a corrupção e o viralatismo fazem parte da cultura/mentalidade da maioria do povo deste pais…e com uma sociedade assim não se torna difícil fincar cabresto nela……é o destino deste pais mesmo ser uma republica de bananas …esta é a realidade dos fatos…nua e crua……Cada povo tem o pais que merece…

      https://www.youtube.com/watch?v=16fHgK-px7U

      https://www.youtube.com/watch?v=1WHsjYb0nYs

      https://www.youtube.com/watch?v=xZqjJ_qr_8w

      • “Cor Tau 18 de julho de 2011 at 0:30

        O Brasil nunca perde a oportunidade de perder uma oportunidade”

        a anos atrás..eu fui o primeiro a usar esta expressão por estes blogs militares..e mais uma vez ela se repete ..e se repetira por muitos anos…porque é cultural…é a mentalidade…povo que não se respeita e não se da ao valor jamais será respeitado ou valorizado seja por quem for….não é a toa que países como o Paraguai e a Bolívia nos tratam como vira latas…e merecido mesmo..

        ~~

        “giancarlos argus dos anjos vieira
        6 de janeiro de 2016 at 13:54

        ,..E uma porrada cara do BRASIL(FAB) agr eles vão causar terror aos corsários iangleses. ”

        “no Brasil gasta-se mais com Copa do Mundo porque aqui, como na decadente República Romana, o que importa é pão e circo” Cor Tau 18 de julho de 2011 at 1:18

        É um pais desejoso de ser reconhecido como igual no concerto das nações mas que tropeça sucessivamente em sua baixa auto-estima…………Esta na Educação o “remédio” para o atraso deste pais………..O trabalhador brasileiro é sinônimo de garçom ou peão de construção civil….Nossa única profissão exportável mesmo assim não qualificada pela educação formal é como todos sabem a de jogador de futebol………….Vencer este complexo de inferioridade reforçado pelos sucessivos escândalos de corrupção nos quais o governo brasileiro esteve envolvido nas últimas décadas só poderá ser satisfatoriamente resolvido através da educação………..Manuel Bomfim…….

      • Onde, quando e como eu falei isso…?

        O único ponto que eu bato é que se desenvolva ou modernize o equipamento que resulta em melhor custo/benefício… Se não for, nem mexe que é perder um dinheiro que pode ser vital em outras áreas.

        No mais, me poupe… E larga a mão desse proselitismo enfadonho e barato… Se eu estivesse aqui fazendo coro pra comprar qualquer coisa russa ou chinesa, mesmo que não fosse o que o País projetou como necessidade, você não estaria falando nada…

        Pois pra mim, não interessa de onde vem. O que interessa é que funcione e seja o que as FAs pretendam e possam operar a contento…

        Ou vai me dizer agora que os Sea Hawk são sucata e não prestam pra nada, ou que não podemos fazer blindados Guarani nem adquirir EC725 porque resolveram manter tanques M60 ( que nem você deu a entender num outro post )…?

      • senhor RR…deixe de ser cínico…tome vergonha nesta sua cara sujeito….pare de ficar fazendo lobby aqui de sucateamento de nossos meios..pare de ficar defendendo cinicamente sucateamento e desmantelamento de nossas forças armadas…só quem faz proselitismo aqui é o senhor..além de até defender/tentar justificar sempre as atrocidades e crimes promovidos por estes países corsários do ocidente..…como diz o ditado..No homem maduro, as paixões estão a serviço da inteligência; No homem imaturo, a inteligência está a serviço das paixões….

        “Para a sua imaturidade de querer me derrubar com palavras, eu mostro apenas o meu sorriso, Ele acaba com qualquer um, principalmente com você.” Enéas

        https://www.youtube.com/watch?v=-mKzZ-zmrkk

        “_RR_

        3 de maio de 2015 at 11:14

        Meu querido Maquina…”

        E Homem que chama os outros de “querido”, mija agachado…

  6. Excelente notícia para a Rússia!! Mais dinheiro para a Rússia!! Pra desespero da americanalhada enraivecida rsrsrsrs….

    😀

  7. Todo mundo está ultrapassando o Braziu Puthenphia da esquerdalha….viva a presidenta competenta , o mundo tá em crise né?! ninguém tá comprando nada né?!
    Eu não sei como um cara consegue defender o PT e ainda dormir!

  8. … garçom traz a garrafa!!!
    .
    Hoje eu vou beber à Argélia…
    .
    Eita que essa noite vai ser longa…
    .
    Um bom final de semana a todos.
    .
    konner

  9. Será mesmo que a Rússia vendera o SU34 para a Argélia eu tenho minhas dúvidas.
    É justamente na Argélia onde se encontra o ativismo hacker-terrorista mais atuante e perigoso.
    Russos podem terem defeitos mas não costumam venderem material de ponta a países instáveis.

1 Trackback / Pingback

  1. Força Aérea Argelina assina compra de 12 Caças Bombardeiros Su 34 FullBack | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.