Dragão Vermelho- Taiwan
Tradução e adaptação: E.M.Pinto
Chen Wenguang um especialista internacional em assuntos militares, afirmou recentemente que prevê que a China encomendará seu primeiro super bombardeiro estratégico H-XX antes do ano de 2020.
Chen afirmou que não é nenhum segredo que a China deu início há alguns anos ao desenvolvendo do seu bombardeiro estratégico de longo alcance e afirma que os únicos segredos são os progressos dos desenvolvimentos tecnológicos.
Em sua declaração a mídia local chinesa, Chen declarou acreditar que o H-XX será um bombardeiro furtivo supersônico e com alcance de cerca de 10000 km.
Para ele, a arma combinará recursos eletrônicos e ECM moderna com mísseis de cruzeiro avançados como o recentemente testado míssil CJ-20.
Para Chen, esta aeronave será mais do que suficiente para proteger a China de qualquer ameaça vinda dos Estados Unidos. Com isso a China possuirá um poder dissuasivo pautado em lançadoras de armas nucleares a partir de terra, submarino e do ar e assim garantir a sua segurança nuclear.
As previsões lançadas por Chen são pautadas em dois argumentos principais:
- 1º A China se recusa a se juntar a Rússia no programa que visa melhorar o Bombardeiro estratégico Russo Tu-160, até porque, mesmo que bombardeiro estratégico possa ser encomendado a partir de 2025 (as primeiras aeronaves se destinarão a VKS- Forças Aeroespaciais Russas), a China não vai poder operá-lo antes de 2027, ou seja, tarde demais.
- 2º Embora ainda pouco creditado na mídia mundial, mas recebido com extremo alerta pelos militares americanos e russos, os sucessos da China no desenvolvimento das aeronaves J-20 e Y-20 e do programa de revitalização dos bombardeiros H-6K especialmente nas tecnologias de furtividade, radares e motorizações, permitiram a China deter domínio sobre materiais, projeto e construção de estruturas complexas para grandes aviões combate. Chen ressalta que a China não mais depende de restrições de componentes eletrônicos ou softwares.
De todos os itens necessários para o desenvolvimento de uma aeronave moderna, o único relativamente restritivo à China são os motores. Porém, Chen revelou que a China deu início aos testes do seu motor de Turbofan que equipará o H-XX e que tal campanha de teste será continuada ao longo dos próximos quatro anos. Por hora, a China pode lançar mão de motores Russos D-30KP-2 ainda que hajam atrasos no programa dos motores do Bombardeiro.
Chen acredita que quase todos os desafios necessários para o projeto já foram alcançados e que há apenas alguns detalhes e desenvolvimentos que serão levados até mesmo após os primeiros esquadrões de bombardeiros serem considerados operacionais como de costume em todos os programas militares mundo afora.
Segundo Chen, a rápida evolução no programa WS-20, os motores que equiparão o cargueiro Y-20 demonstram o apronto e capacidade da indústria chinesa em desenvolver sistemas complexos. Embora ainda em desenvolvimento o WS-20 segue suas campanhas de testes dentro dos índices desejáveis e que para a motorização do Bombardeiro não acredita que sejam diferentes.
Tais avanços nos programas recentes lhes confere a capacidade de desenvolver os motores, armazenagem, gerenciamento e operação de armas a partir de uma baia interna, ideal para um grande bombardeiro.
Pingback: Para especialista, China lançará seu bombardeiro estratégico H-XX antes de 2020 | DFNS.net em Português