Protótipo do caça J-11D testa radar AESA

J-11D Prototype (AESA) (1)Sugestão: Dragão Vermelho-Taiwan

Texto e adaptação: E.M.Pinto

 A china da novos sinais de seu frenético desenvolvimento tecnológico ao apresentar o protótipo do caça J11D equipado com um novo radar de varredura eletrônica (AESA). Uma série de imagens disponibilizada na rede mundial  demonstram o  protótipo do caça J-11D equipado com um radar AESA acomodado no interior de sua cúpula cuja principal característica é a inclinação do “nariz empinado” para cima. Segundo analistas militares, esta característica melhora o desempenho no uso dos mísseis de quinta geração PL-10 (WVR) e Pl-12 / PL-15 (BVR). Entretanto, os militares chineses afirmam que o caça será também otimizado para operar mísseis YJ-12 que são mísseis de cruzeiro anti-navio supersônicos.

 

aesa_radar_generations
Especula-se no entanto que o radar testado no J-11D seja ainda melhorado em relação ao do J 16 pois teria sido otimizado para o ar para o combate aéreo.

O J 11D surgiu na mídia como um desenvolvimento surpresa. Seu protótipo voou pela primeira vez em 29 de abril de 2015 e é considerado o último caça da linhagem russa “Flanker” a ser desenvolvido e produzido sobre licença pela Shenyang Aircraft Corporation (SAC).

A SAC já produziu mais de 200 Su-27 e J-11 resultantes da licença de produção do J-11A e da versão modernizada doméstica J-11B, a qual recebeu melhores motores e radar, bem como melhorias aerodinâmicas e redução de massa total.

É possível que as melhorias das outras variantes dos Flanker chineses mais modernos, como as introduzidas nos caças embarcados J-15 e no   J-16  tenham sido aplicadas ao J-11D.

 A atualização mais visível do J-11D é a sua característica cúpula de radar AESA inclinada para,  bem como uma maior utilização de compósitos e revestimentos furtivos na fuselagem.  Outra característica destacável é o reposicionamento do buscador infravermelho (IRST) que foi transferido de estibordo da cabina do piloto, para acomodar uma sonda de reabastecimento retrátil.

Apesar de não visíveis, o J-11D também recebeu novos e reforçados pontos duros para acomodar as mais avançadas armas do inventário chinês, os mísseis PL-10 , PL-21 e YJ-12.J-11D Prototype (AESA) (2)

Embora duramente criticada e desacreditada a indústria de defesa da China de fato está alguns passos a frente do que se propaga especialmente nos meios de comunicações ocidentais. No que se refere a radares AESA a China é pioneira na utilização de radares AESAS embarcados em Aeronaves AWACS, ela se tornou proficiente em construir radares AESA, tais como aqueles encontrados nas aeronaves KJ-2000, nos Destroyers Type 052D, nas baterias de mísseis de defesa Anti Aérea HQ-9 emais recentemente nos radares para caças.

Segundo informações do próprio PLA o caça J-16 é equipado com um radar AESA cuja antena é equipada com cerca de 1.760 elementos de emissão e recepção. Especula-se no entanto que o radar testado no J-11D seja ainda melhorado em relação ao do J 16 pois teria sido otimizado para o ar para o combate aéreo.

As atualizações do J-11D permitem-lhe extrair o máximo proveito dos novos recursos como por exemplo, o reabastecimento aéreo a partir de um Il-78 estendendo-se tanto o tempo de patrulha aérea como o alcance do caça. O radar AESA oferece vantagens sobre os modelos mais antigos, é mais resistente contra interferência eletrônica e oferece maior resolução quando busca aeronaves furtivas, além de tudo isso, o PLA afirma que este modelo possui um maior alcance de detecção.

Os datalink do J-11D lhe permitem partilhar os seus dados de radar com outras aeronaves e navios chineses. A maior capacidade de carga oferece a possibilidade de uso de novas armas de longo alcance cuja tecnologia de compartilhamento de informações propicia o guiamento por outros sistemas como o AWACs KJ-500  à maiores distâncias.

Porém, apesar de todas as afirmações positivas a cerca do J-11D apontarem para uma aeronave especialmente interessante, os recentes rumores da compra chinesa do Su-35, o modelo russo mais moderno, deixam-nos numa posição questionável, pois frente as vantagens expostas, o J11D é mais atualizado em termos eletrônicos que o Su 35 que por sua vez é equipado radar de varredura eletrônica passiva (PESA) uma tecnologia mais antiga e, geralmente, menos flexível.

Qual seria então o papel que o J 11D desempenhará no PLAAF? escolha pelo Su 35 limitará a posição do J-11D frente à PLAAF ? O J 11D é uma bancada de testes tecnológicos? ou ainda, o J 11D é uma promessa para um período posterior?  

19 Comentários

    • Nova realidade: Rússia e China desafiam supremacia naval dos EUA
      .
      A Rússia e China têm alcançado notável sucesso em seus esforços para desenvolver as suas marinhas, o que representa um desafio à supremacia naval dos Estados Unidos num momento em que a Marinha dos EUA está tentando se adaptar às mudanças da segurança internacional. Quem afirma é o chefe de Operações Navais dos EUA, almirante John Richardson
      .
      (*)fonte: br.sputniknews.com
      .
      (…)”Pela primeira vez em 25 anos, os Estados Unidos estão enfrentando um retorno à concorrência de grande potência. A Rússia e a China têm avançado as suas capacidades militares para agir como potências globais”, afirmou em um relatório intitulado “Projeto para a Manutenção da Superioridade Marítima”. (…)
      .
      .
      ******************
      .
      Quem diria .. aos poucos …a tecnologia XING LING e a tecnologia russa do século passado da década de 60 …. já está deixando muito general americano … se refugindo para debaixo da cama .. cuidado com o ricardão esquerdalha general … Hahahahaha …. 😉

  1. Um enorme avanço, pois apesar da capacidade dos radares PESA da China, um radar AESA dará uma capacidade mais eficiente de destruir o alvo.

  2. (…) Porém, apesar de todas as afirmações positivas a cerca do J-11D apontarem para uma aeronave especialmente interessante, [ os recentes rumores da compra chinesa do Su-35 ], o modelo russo mais moderno, deixam-nos numa posição questionável, pois frente as vantagens expostas, o J11D é mais atualizado em termos eletrônicos que o Su 35 que por sua vez é equipado radar de varredura eletrônica passiva (PESA) uma tecnologia mais antiga e, geralmente, menos flexível.(…)
    .
    “[ os recentes rumores da compra chinesa do Su-35 ]” — Não se trata de rumores – Link: http://br.sputniknews.com/defesa/20151119/2808417/Russia-assinou-acordo-de-2-bi-dolares-para-venda-de-aeronaves-Su-35-para-China.html
    .
    Contudo, há alguns rumores na impressa especializada de que o interesse da China no Su-35 não é bem na plataforma como um todo, mas, nos motores AL 41 F1S/117S que ele possui.
    .
    Segundo estes, a Rússia não demonstrou interesse em vender os motores avulsos, logo, só poderiam ter acesso ao mesmo, levando todo o conjunto.
    .
    Vejam bem, não estou afirmando nada, nem é meu este raciocínio.
    .
    Ainda segundo os defensores desta opinião, a intenção da China é melhorar suas capacidades em relação ao desenvolvimento de seus motores de fabricação própria para o J-20 e o J-31.
    .
    Saudações,
    .
    konner

    • Konner, a China até hoje não conseguiu desenvolver um turbofan aeronáutico compatível com aeronaves de quarta ou quinta geração. Aliás, sequer conseguiu copiar o ALF -31, um motor dos anos 80.

      • Na verdade, todos os J-11d utilizam o motor indígena WS-10a que é comparável à versão AL-31 FN3. Sendo esta a mais atual disponível para exportação. Especula-se inclusive que o MTBO desses motores é superior aos russos, devido ao conceito de produção “ocidentalizado” da China.

      • Na verdade esse motor tem apresentado problemas muito sérios de confiabilidade, com inúmeros lotes tendo sido recusados pela PLAF, o que levou os chineses a continuar importando motores russos.

    • A questão é quanto tempo a China vai levar para “clonar” o motor Russo, aparentemente fazer semicondutor é mais fácil que usinar metal.
      Sds

      • Tá nada…

        Não haveria porque iniciar uma engenharia reversa partindo do zero.
        .
        Esta seria apenas em peças e partes ‘novas’, não em todo o motor, isto eles já dominam. Seria apenas para refinar os conhecimentos já obtidos, nada tão demorado como partir do zero.
        .
        Saudações,
        .
        konner

    • É o Brasil puftência laureado pela gentalha esquerdopata… é como cabeça de bacalhau, dizem que existe mas ninguém nunca viu… 🙂 🙂 🙂 …

1 Trackback / Pingback

  1. Protótipo do caça J-11D testa radar AESA | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.