Dá para derrotar o ISIS? Lógico! Mas é difícil. Veja esta estratégia em 3 etapas

isis

Por GUSTAVO CHACRA

Dá para derrotar o ISIS, também conhecido como Grupo Estado Islâmico ou Daesh, responsável pelos atentados em Paris, Beirute (Líbano), Ancara (Turquia), Bagdá (Iraque) e contra o avião russo no Sinai (Egito)? Dá sim, claro. Vários grupos terroristas foram derrotados, como os Tigres Tâmil, no Sri Lanka, o ETA, na Espanha, o IRA, na Irlanda, e o Grupo Islâmico Armado, na Argélia, entre dezenas de outros. Muitos se enfraqueceram, incluindo a Al Qaeda. Afinal, a Al Qaeda de hoje não é nem sombra do que era no começo da década passada, com o 11 de Setembro, Madrid, Londres e Bali.

E como derrotar o ISIS? Não tem receita, não será simples e não será rápido. Basicamente, temos de dividir em três ofensivas distintas – como combater o ISIS em seu território, como evitar atentados do ISIS e como eliminar a ideologia do ISIS

Como combater o ISIS no seu território?

Sabemos apenas que a atual estratégia de bombardeios aéreos não vem dando certo. O ISIS, apesar de algumas derrotas, ainda mantém controle sólido de partes da Síria e do Iraque, incluindo Mossul, segunda cidade do país. Talvez seja necessário o uso tropas terrestres. Estas não precisam ser necessariamente americanas, embora o apoio logístico dos EUA seja fundamental. O ideal, para derrotar o ISIS na Síria, seria um acordo para estabilizar o conflito entre o regime de Bashar al Assad e outros grupos opositores, incluindo os radicais. As forças de ambos mais os curdos, com o suporte da Rússia, dos EUA, do Irã, da França, da Turquia e de países árabes, realizariam uma ofensiva por terra contra o ISIS.  Mas Assad? Sim, Assad. O regime dele não faz atentados em Paris, o ISIS faz. E, no Iraque, usar o Exército iraquiano, treinado pelos EUA, se reaproximar das tribos sunitas e continuar a aliança com os curdos. Obviamente, falar é fácil. Afinal, nesta coalizão, há muitos inimigos e derrotar o ISIS não é a prioridade de alguns deles. Mas, lembrando da Segunda Guerra, foi necessário se unir aos inimigos soviéticos para derrotar o regime nazista da Alemanha. O ISIS equivale aos nazistas neste momento. Assad, Irã e Rússia são os soviéticos.

Como evitar atentados?

Deve-se observar quem conseguiu bons resultados contra o terrorismo. O exemplo mais óbvio é os EUA. Os americanos, desde o 11 de Setembro, conseguiram evitar mega atentados no país. Já são 14 anos. A maratona de Boston não pode ser equiparada a Paris ou Beirute, por exemplo. Foi uma ação de dois irmãos, agindo como lobos solitários, e que deixou poucas vítimas fatais. De uma certa forma, a vitória parcial contra a Al Qaeda nos EUA (o grupo ainda atua no Yemen e na Síria) indica que a melhor receita para derrotar o terrorismo extremista islâmico é o reforço na segurança, um bom serviço de inteligência e trabalho em conjunto com muçulmanos moderados em suas instituições e mesquitas, os integrando à sociedade. O governo americano faz isso com sucesso.

Como combater a ideologia do ISIS?

O ISIS segue a ideologia wahabbita, que é uma vertente ultra extremista do islamismo sunita. É a mesma do Taleban, da Al Qaeda, do Boko Haram e do Al Shabab. No passado, esta ideologia era praticamente restrita à Arábia Saudita. Mas o regime saudita e seus braços no serviço de inteligência passaram a disseminar o wahabbismo ao redor do mundo por meio de mesquitas e madrassas. A partir deste momento, uma parcela crescente do islamismo sunita começou a se radicalizar. Outras vertentes mais moderadas do islamismo sunita, bem mais laicas, como as existentes na Síria e na Turquia, por exemplo, perderam força. Lembro que o primeiro atentado suicida cometido por um sunita ocorreu no começo dos anos 1990. Mas, neste caso, quem dissemina esta ideologia é visto muitas vezes como um aliado ocidental. Sem combater a ideologia do ISIS, surgirá outro grupo radical no lugar, assim como o próprio ISIS substituiu a Al Qaeda.

Fonte: Estadão

16 Comentários

  1. Se EUA e Russia deixarem suas vaidades e respectivas soberbas de lado , poderiam
    por exemplo, fazer uma ou várias operações utilizando forças especiais conjuntas
    tais como : SEALS e SPETZNAZ. E poderiam ter um grande sucesso.

  2. “Dá para derrotar o ISIS? Lógico! Mas é difícil.”

    estão enganados senhores..pra acabar com este grupo mercenário é muito simples…basta a Rússia criar seu 11 de setembro…realizar uma ataque de falsa bandeira em seu próprio pais para culpar a Arábia Maldita…o que não será muito difícil…já que estes estão por trás mesmo de terroristas que atuam na região da Chechênia…e logo em seguida ameaçar levar a Liberdade e a Democracia a aquele regime…salvar as jazidas de petróleo ameaçadas e os povos nativos oprimidos que habitam na região delas…e pronto…PLUFT…no outro dia como num passe de mágica..este “EL” milagrosamente terá sumido……viram como é simples… 😉

  3. Que reportagem mais tola, quem esta responde essas perguntas esta tentando enganar o leitor, dizer que os EUA/Otan estão fazendo um bom trabalho contra o EI, é desconhecimento o maldade.
    Em menos de um ano,a Rússia em conjunto com o Irã e as forças sírias fizeram muito mais que os EUA e seus aliados,que muitas vezes pioraram a situação fornecendo armas aos terroristas !

    O EI só sucumbira tendo as suas fontes financiadoras cortadas e com bombardeios aéreos, seguido de incursões terrestres para se ocupar territórios ,não se enfraquece esses facínoras lhes fornecendo armas e suprimentos !

    • olha a fonte o estadão vira-lata e psdb de carteirinha aquele mesmo que nasceu o pcc e que faz acerto e que nem fez nada quando a policia tinha falado que eles iria atacar

      o estado islâmico serve aos estados unidos e seus membros são apenas peões

      igualzinho o pcc que tem um bando de peao sendo usado por políticos e policiais batizados

      modo operante igual .

  4. Eles usam tática de guerrilha e sem medo de morrer, se isso entrou na mente e no espírito dos caras é muito complicado mesmo .
    Buscar informações usando os diversos serviços inteligências, infiltração, sabotagem, buscar os cabeças atuais e localizar os possíveis substitutos, cortar a logística de abastecimento de armas, munição, combustível, transportes , alimentos e água e fazer tudo isso tentando minimizar os efeitos na população civil .
    Agora já dentro de território Europeu só acreditando nas informações que pingam e ir buscar por antecedência .

    A Escritura diz : Quem terá pena de um encantador de cobras ?

    É isso aí, as companhias erradas agora se voltam contra você, foi o caso do Osama e agora do Estado Islâmico .

    Abs.

  5. Obviamente que a missão do Estadão não è informar, se assim fosse certamente saberíamos dos bons resultado que a ação Russa em conjunto com o exercito Sirio.
    O que lemos no temos foi a apologia à masculinidade superior dos americano que OBVIAMENTE são os mais indicados para derrotar o daesh ….

    • Opa, claro.Como fizeram no Afeganistão nas décadas de 80 e 90 certo?! Apanharam tanto que chegou a ser chamado de Vietnam russo!!

      • Esse ursinho só toma… to começando a ficar com dózinha dele… ele até parece o maluquinho… tomava tomava e não se sentia prosa… 🙂

  6. Cesar ( 16 de novembro de 2015 at 6:55 ),

    José ( 16 de novembro de 2015 at 7:52 ),

    A coalizão americana pode realmente estar longe de ser totalmente efetiva, mas tem conseguido sim resultados apreciáveis; notadamente no norte da Síria, apoiando os curdos ( e aqui, os americanos acertaram ). O apoio as operações curdas em Kobane foi exemplar, comparável ao apoio dos russos a ofensiva síria em Aleppo.

    Em verdade, o EI já perdeu cerca de 30% de seu território no Iraque, graças a cooperação com os americanos…
    http://eleconomista.com.mx/internacional/2015/04/13/ei-perdio-30-territorio-que-ocupaba-irak

    No que diz respeito ao resto, o autor está teoricamente correto…

  7. O texto do autor é um tanto simplista, mas aplicável…

    Apenas acrescento:

    Somente o Islã pode combater o Islã. Concordo que tem que haver bota no chão, mas se alguém tem que fazer alguma coisa de fato, são os próprios árabes. Aliás, tem o dever de faze-lo; já que essa é, no fundo, mais uma disputa interna de poder e influência dentro do próprio OM…

    E essa ofensiva não deve ser só na ponta da baioneta, mas na ideologia. É importante dar força as vertentes moderadas do Islã; e é nisso que o mundo Ocidental e a Rússia devem se concentrar… Ou se separa o óleo da água, ou não vai dar certo…

    Derrotar o EI evidentemente não é simples… E assim o é pelo simples fato de que a coisa cresceu demais… E mesmo que o movimento em si seja quebrado, será muito difícil destruir o ideal ( algo que eu creio ser virtualmente impossível a essa altura ), que poderá muito bem ressurgir em outros grupos… Contudo, ou se combate agora ou a coisa pode verdadeiramente adquirir proporções apocalípticas…

  8. Para derrotar ISIS é simples, basta os EUA, OTAN e Arábia Saudita parar de fornecer armas e dinheiro para esses grupos. Simples assim.

    A reportagem é uma droga. È uma reportagem para fazer lavagem cerebral no leitor.

  9. A raiz do problema é a religião mulçumana. Enquanto ela não for modernizada, ou mesmo extinta, o mundo terá que conviver com esses cínicos religiosos. Que usam desta religião como meio de conquistas políticas e administrativas para atingir seus desejos íntimos de poder.

    A maior farsa dos fiéis de Alá e Maomé é a de combaterem os indivíduos infiéis mas (grande contradição) viverem usufruindo os produtos e modernidades feitos por esses mesmos infiéis.
    Cínicos.! Falsos.! Mentirosos.!
    São contra o estilo de vida e organização social dos infiéis, mas vivem em muitas de suas cidades, países e se deleitando com suas conquistas materiais… Safados!

    Islamismo a religião hipócrita do planeta… Sistema político-religioso extremamente propício e adequado para qualquer pessoa (homem) carente de raciocínio ou cheio deste e ainda possuidor de mente criminosa.
    Percebam que diferente do socialismo-comunismo que carece de divindade (sistema ateu), o sistema islamita fazendo uso da licença-autoridade divina faz desta sua energia propulsora e sustentadora.

    Quem quer paz no mundo precisa abrir os olhos da humanidade para essa grande mentira. A comunidade mundial precisa combater essa idéia venenosa chamada Islã.

Comentários não permitidos.