11 Comentários

  1. Será que os americanos vão deixar sair do papel?! a Indonésia e a Turquia botaram dinheiro nesse projeto e os coreanos vão ter que se virar para fazer acontecer e ponto!

  2. Amigo a Turquia pulou fora deste projeto porque eles queriam ter a mesma porcentagem dos coreanos ou seja meio a meio a Coreia do Sul ofereceu somente 20% sem acordos eles pularam fora do barco.
    A Indonésia esta quase pulando fora da canoa furada, os coreanos prometeram que não teria problemas em desenvolver o projeto mas na realidade era mais papo furado de vendedor.
    E fácil dizer eu vou projetar um vetor de 4.5g mas eu preciso de ajuda financeira e tecnológica para fazer a coisa acontecer.

    • A Turquia tem seu próprio projeto com a SAAB. A Indonésia está em novas conversações com a Coréia pois o acordo anterior já foi concluído e está em discussão para definir os detalhes do novo acordo que será assinado entre as partes. O maior problema para este projeto sempre foi a turbina e o radar AESA. A turbina eles sabiam que não iam conseguir logo nem se deram ao trabalho de tentar algo por eles mesmos logo os fabricantes estão fazendo filha para vender ao país. O favorito é o fabricante europeu. Quanto ao radar o hardware está pronto afinal é uma peça de engenharia eletrônica e o país manda nessa área no mundo …. o problema é o software mas para ganhar tempo vão se associar a um fabricante ocidental … ou seja não é uma canoa furada …. possui desafios sim, mas transponiveis com muito dinheiro e esforço e o país tem os dois elementos disponíveis para tal. Já tem verba para os trabalhos do ano que vem e se dúvida trata-se de um dos maiores projetos bélicos do mundo devido à sua importância pois no momento é um dos mais promissores projeto novo de caça e assim que ficar pronto se tornará um produto que poderá influir na geopolitica mundial …. é por isso que o país não quer usar tecnologia gringa e desenvolve tudo sozinha para poder vender a quem quiser sem restrição.

  3. Mas as verbas para o KFX do próximo ano foram cortadas em 75%, saiu uma noticia hoje dizendo que o radar demoraria no mínimo 20 anos para desenvolver a partir de 2015, por incrível que pareça o hardware da antena não esta pronto falta dar o pulo do gato, fazer com que por exemplo um um smartphone tenha o mesmo desempenho de PC de mesa.
    O hardware que eles apresentaram como módulos de uma antena não da para ser utilizado em um projeto real pois falta integrar um monte coisa ao modulo e miniaturizar ele, agora eu não duvido que eles tenham a capacidade de copiar uma antena isto se conseguirem acesso a uma…
    Os coreanos ainda não conseguiram nem mesmo desenvolver uma antena Aesa para colocar em seus navios, que teoricamente e bem mais fácil de se fazer ja que não e necessário se preocupar muito com miniaturizar componentes.

  4. As verbas foram redimencionadas devido à surpresa da transferência de tecnologia. Para se adequar à nova situação adaptações foram feitas e as verba são aqueles necessários para o ano que vem pois precisam desenvolver as 4 tecnologias faltantes antes de iniciar produção dos protótipos, quando então as verbas voltarão ao patamar previsto. O país só inicia a produção do protótipo quando tiver 100% da tecnologia necessária e agora vão devotar esforços para a produção das tecnologias faltantes. Quanto ao radar sei que não está completo e estava faltando completar questões relacionadas com o resfriamento do radar e alguma coisa a mais, mas não me parece ser tão sério assim, afinal o país já tem radar aesa de uso naval e terrestre e precisa apenas adaptar para uso aéreo e isso era uma questão de tempo, mas nada que impossibilite a conclusão do radar, logo estranho a tua informação. Você poderia me informar a fonte de tuas informações?
    Por fim, segue link de video sobre os andamento do projeto no país onde se informa que o país tem capacidade de desenvolver as tecnologias faltantes.

    https://youtu.be/H78iSY66xOQ

  5. http://japanese.joins.com/article/608/207608.html

    Aqui diz que o radar vai demorar se for desenvolvido sem ajuda.

    http://japanese.joins.com/article/524/207524.html

    Neste artigo diz que se esta desenvolvendo o radar mas o prazo para concluir o desenvolvimento e muito apertado, assim sendo se propõe adquiri transferência de tecnologia estrangeira e concluir o desenvolvimento para se adequar ao cronograma do projeto.

    http://japanese.joins.com/article/597/207597.html

    Fonte diz que o IRST、EO TGP、RF Jammer, estes 3 sistemas eles tem capacidade de desenvolver internamente ate 2021.

    O Radar em terra Aesa foi desenvolvido em 2006 e um modulo para antena aérea ficou pronto em 2013 mas falta muito caminho ainda, se tudo ocorrer bem em 2019 se pretende testar em uma aeronave um prototipo de uma antena.

    No final diz que foi cortado o orçamento para o próximo ano.

    http://japanese.joins.com/article/751/207751.html?servcode=200&sectcode=200&cloc=jp|main|top_news

    Aqui diz que se pretende terminar o desenvolvimento ate 2025 de 2025 ate 2028 produzir um lote piloto e de 2028 a 2032 produzir em escala.

    E que se pretende nacionalizar 65% do projeto.

    Obs: Escolhi as fontes de um jornal coreano que traduz noticias em japonês, chinês, inglês e coreano, as mesmas noticias devem ter em inglês também.

  6. Shinigami,

    Agradeço os materiais de referência mas não consigo consultá-los. O motivo é que quando dou a ordem para que o site mude para outra língua ela vai para a página principal e o texto que você escolheu se perde.

    Tentei traduzir os textos no tradutor do google mas a tradução é péssima e não tenho paciência para brincar de adivinhação neste momento, mas pelo pouco que consegui entender parece que é o que você mesmo diz.

    Acho oportuno informar que sou coreano logo tentei ler o texto em coreano e inglês mas o problema mencionado acima me impediram de fazê-lo. Você pelo nome e os assuntos de interesse presumo que seja japonês ou de descendência dessa nacionalidade não? Prazer.

    Agradeço pelos materiais encontrados, e sim parece que há problemas com as 4 tecnologias faltantes, mas o pior cenário que elas demonstram é que o projeto poderá sofrer atrasos por causa da recusa dos gringos, mas não que o projeto se trate de uma canoa furada como você disse antes.

    O radar está ainda dentro do prazo de desenvolvimento e por causa da recusa dos gringos o país resolveu acelerar o cronograma adiantando os planos, o que isso quer dizer? O desenvolvimento do KFX estava planejado para ser realizado em etapas (3 para ser específico) sendo que o radar aesa de produção 100% local era para ser instalado no caça na segunda etapa, logo na primeira etapa iria ser utilizado um radar estrangeiro ou algo que fosse meio coreano e meio estrangeiro enquanto terminava-se o desenvolvimento do radar local para ser utilizado na segunda etapa como eu disse agora. Com o novo cenário o radar vai ter de ser terminado a tempo para ser instalado já a primeira etapa e isso quer dizer até 2020.

    Para atingir esse novo cronograma o país vai se associar a empresa estrangeira e dependendo da empresa escolhida as chances de atingir o cronograma terá maior ou menor chance de sucesso. No caso de escolher a Selex a chance são quase que absolutas afinal a empresa já tem radar aesa operando e deseja vender a tecnologia a um determinado custo e sob determinadas condições. O mesmo se aplica na escolha dos israelenses mas o radar deles não é tão bom quanto o captor, e por fim tem a SAAB que tem tecnologia para desenvolver o radar mais ainda não o fez. Esta empresa é a escolha mais estratégica pois a coréia terá toda a tecnologia envolvida, mas é a que apresenta maior risco de fracasso pois trata-se de projeto novo. Pelo que vi sobre o assunto em jornais coreanos, o país vai priorizar prazo e garantia de sucesso na escolha do fabricante e se for assim a Selex é a candidata mais forte. O que expliquei acima demonstra que o país é sério no que se refere ao projeto KFX e não pretende ver o projeto fracassar nem que isso requeira mais dinheiro.

    Pessoalmente acredito muito a seriedade da proposta do governo coreano quanto a este projeto pois existem inúmero exemplos de projetos armamentícios coreanos que começaram com a compra de tecnologia estrangeira e depois foram adaptados e desenvolvidos localmente tornando-se hoje tecnologia local. São exemplos disso o projeto de submarinos coreano comprado dos alemães, o projeto de helicóptero Surion que foi desenvolvido com assistência técnica européia, o projeto de radares 3D desenvolvidos com assistência russa, os tanques coreanos que foram baseados em tecnologia da norte-americana, o caça de treino T-50 desenvolvida junto com a lockheed martin, e outros, que foram desenvolvidos a partir de tecnologia estrangeira comprada e depois localizada.

    Quanto às demais 3 tecnologias, já disse que o país já produz esses equipamentos em outras áreas das forças armadas e vai adaptá-las para uso no avião, logo o prazo dado naquele artigo é defasado pois foram estabelecidas muito tempo antes, quando estas tecnologias ainda não estavam desenvolvidas no país.

    Desde que a questão da recusa gringa apareceu na mídia muita coisa tem sido dita a respeito das tecnologias faltantes no KFX, e cada um opina o que quer, mas se a seriedade de projetos anteriores serve de referência digo que o projeto KFX está em boas mãos e tem excelentes chances de dar certo. Fontes ligadas diretamente ao projeto dizem que podem atingir o fim almejado e a Indonésia acredita nisso e vai pagar para ver …..

    Logo, repito que a sua afirmação de que o projeto de caça coreano é uma canoa furada é incorreta, e que os problemas apontados são questões já previstas e que vão ser enfrentadas de forma realista e com ajuda estrangeira (se necessário) para chegar ao sucesso almejado.

    Sujiro a você que espere um pouco mais para ver o desenvolvimento do projeto e avalie novamente sobre a capacidade deste projeto ter sucesso ou não. Da minha parte tenho fé que sim e baseio isso em evidências de exemplos anteriores.

  7. Ops …. o projeto é para ser concluído em 2025 mas quanto ao radar parece que existe intenção de que seja desenvolvido até 2020.

1 Trackback / Pingback

  1. Vídeo: KF-X Stealth Fighter Simulation | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.