Bagdá dá luz verde à Rússia para bombardear terroristas no Iraque

SputnikComo os ataques aéreos russos empurram os terroristas do Estado Islâmico (EI) da Síria para o Iraque, Moscou e Bagdá concordaram em atingir os jihadistas no Iraque, disse Hakem al-Zameli, o chefe da Comissão do Parlamento iraquiano para a Segurança Nacional e Defesa, informou a agência de notícias Fars.

Os militantes do EI não vão encontrar um refúgio seguro dos ataques aéreos russos no Iraque após o parlamento do país ter dado luz verde à Rússia para conduzir ataques aéreos contra alvos do EI no Iraque.

Segundo a Fars, al-Zameli destacou o fato de que a medida também vai cortar as rotas de abastecimento do EI do Iraque para a Síria.

A aprovação ocorre em uma altura em que os governos da Rússia, Irã, Iraque e Síria estão coordenando os seus esforços militares, visto que todos procuram destruir o EI. As quatro nações estabeleceram um Centro de Informações em Bagdá para coordenar as suas ações militares contra os terroristas, tanto na Síria como no Iraque.Em 30 de setembro, a Rússia lançou ataques aéreos contra alvos do EI na Síria na fronteira com o Iraque, conforme o pedido do presidente sírio, Bashar Assad. O ministro-adjunto da Defesa russo Anatoly Antonov disse antes que Bagdá não havia solicitado tal assistência.

A operação militar da Rússia tem sido amplamente elogiada pelos xiitas iraquianos. Por exemplo, os membros da Organização xiita Badr afirmaram que eles “saudariam” ataques aéreos realizados por russos no Iraque, tal como o papel crescente da Rússia na região do Oriente Médio, pois o modo como os norte-americanos combatem contra o EI “não é sério.”

Imediatamente após a campanha russa de bombardeio da Síria, as autoridades russas e iraquianas deixaram em aberto a possibilidade de expandir os ataques aéreos antiterroristas ao Iraque. No início deste mês, o primeiro-ministro do Iraque, Haider Abadi, disse que gostaria de contar com o apoio da Força Aérea russa nos combates contra as posições do EI no seu país, se os militares russos tivessem sucesso na Síria.

Fonte: Sputnik News

33 Comentários

  1. Vamos ver o NAVAL KALIBR mostrando para que veio
    .
    *********
    (…) Os Kalibr têm a capacidade de atacar navios de superfície, submarinos e alvos em terra. Dependendo da variante, os mísseis Kalibr têm um comprimento entre 6,2 e 8,22 metros e um peso que oscila entre os 1.300 e 2.300 quilos. Seu diâmetro é de meio metro. Eles podem recorrer distâncias de até 4.500 km, o que lhes permite atacar alvos a longa distância a partir do próprio território russo.
    .
    Em suas últimas versões, os mísseis Kalibr são subsônicos em quase toda sua trajetória e voam a muito poucos metros sobre o nível do mar para confundir sua interceptação. Eles aumentam esta velocidade a até três vezes a do som na fase final de seu vôo e são capazes de realizar ataques de alta precisão ao serem guiados pelo sistema de navegação via satélite russo GLONASS.(…)
    .
    ******
    .
    fonte: [ http://noticia-final.blogspot.com.br/2015/10/missil-russo-de-cruzeiro-naval-kalibr.html ]
    .
    .
    Não é a toa que o Urso é o novo xerife do pedaço … o Kid Vladimir não alisa bandido .. ele é o novo rei do gatilho .

    • “MarceloRj
      27 de outubro de 2015 at 11:14”

      Estados Unidos temem que Rússia corte cabos subaquáticos de Internet

      Submarinos e navios de espionagem russos estão operando agressivamente perto de cabos submarinos vitais responsáveis por quase todas as comunicações globais de internet. O movimento está preocupando militares e oficiais da inteligência dos EUA, que acreditam que os russos podem estar planejando atacar essas estruturas em tempos de tensão ou conflito.

      A grande preocupação dos Estados Unidos é que os russos cortem os cabos de fibra óptica em locais de difícil acesso para interromper instantaneamente as comunicações no Ocidente. No entanto, não há nenhuma evidência sobre qualquer corte de cabos e, por enquanto, tudo é apenas especulação e desconfiança dos militares e funcionários da inteligência norte-americanos devido ao movimento das forças armadas russas ao redor do planeta.

      Um exemplo dos movimentos que intimidam os Estados Unidos é o do navio-espião russo Yantar, que cruzou lentamente a costa leste do país norte-americano no mês passado a caminho de Cuba. Ele foi monitorado constantemente por satélites, navios e aviões norte-americanos, mas ainda assim o país teme as intenções do antigo rival.

      Além disso, o debate interno em Washington ilustra a profunda desconfiança dos Estados Unidos a cada passo da Rússia, uma lembrança negativa da Guerra Fria que permanece viva. Um diplomata europeu chegou a dizer que “o nível de atividade da Rússia é comparável com o que vimos durante a Guerra Fria”.

      Via The New York Times

      • China diz que liberdade de navegação “não deve ser usada como desculpa” para mostrar força

        WASHINGTON (Reuters) – A embaixada chinesa em Washington afirmou nesta segunda-feira que o conceito de liberdade de navegação não deve ser usado como desculpa para demonstrar força, reagindo aos planos dos Estados Unidos de navegar dentro de uma área de 22 quilômetros das ilhas artificiais que os chineses construíram no Mar do Sul da China.

        O porta-voz da embaixada, Zhu Haiquan, disse que os EUA devem “abster-se de dizer ou fazer algo provocativo e agir com responsabilidade na manutenção da paz e estabilidade regional”.

        “A liberdade de navegação e sobrevoo não deve ser usada como desculpa para demonstrar força e minar a soberania e a segurança de outros países”, afirmou.

        Uma autoridade norte-americana de Defesa disse mais cedo que a Marinha dos EUA planeja enviar um destroier de mísseis guiados à região das ilhas artificiais construídas pelos chineses no Mar do Sul da China na terça-feira.

        (Reportagem de David Brunnstrom)

      • EUA voltará a navegar perto das ilhas reivindicadas pela China

        A Marinha americana enviará mais navios de guerra para perto das ilhas artificiais construídas por Pequim no mar da China Meridional – informou uma fonte do governo nesta terça-feira.

        O navio lança-mísseis “USS Lassen” navegou a menos 12 milhas náuticas de uma das formações de terra clamadas pela China, no disputado arquipélago das ilhas Spratly, logo cedo nesta terça-feira.

        Esse movimento enfureceu Pequim, que convocou o embaixador americano e denunciou o que classificou como ameaça a sua soberania.

        “Vamos fazer outra vez”, disse a autoridade americana consultada pela AFP, que pediu para não ser identificada.

        “Navegamos em águas internacionais no momento e no lugar da nossa escolha”, acrescentou.

        O “USS Lassen” navegou por águas reivindicadas pela China, pelas Filipinas e pelo Vietnã perto do recife Mischief nas Spratly. Segundo a mesma fonte, a navegação durou pelo menos duas horas.

        A China disse que duas de suas embarcações seguiram o “USS Lassen” e, de acordo com outra autoridade americana, fez-se uma comunicação “de rotina” entre os Estados Unidos e os barcos chineses.

        O governo de Pequim reivindica direitos sobre a quase totalidade do Mar da China Meridional, onde realiza grandes obras que está transformando os recifes em portos, pistas e outras infraestruturas.

        Os Estados Unidos rejeitam essa reivindicação, alegando que a China não pode construir dessa forma uma soberania nessas águas estratégicas, pelas quais Pequim tem contenciosos com seus vizinhos asiáticos.

        Estados Unidos e vários países do Sudeste Asiático temem que a China assuma o controle de uma das rotas marítimas mais estratégicas do mundo, por onde transita um terço do comércio mundial de petróleo.

        Formado por cerca de 100 recifes e ilhotas desabitadas, o arquipélago das Spratly é reivindicado por Vietnã, Malásia, Brunei e Filipinas, todos aliados dos Estados Unidos.

        Washington defende uma solução negociada dos conflitos territoriais e, embora não tenha se pronunciado oficialmente sobre o tema, apoia os países do Sudeste Asiático diante do gigante chinês.

        Esse novo episódio de tensão entre China e Estados Unidos acontece uma semana depois que uma delegação da Marinha americana visitou o único porta-aviões chinês, em uma tentativa de aumentar a confiança entre os dois Exércitos mais poderosos do mundo.

        A MESMA IMPRENSA QUE CONDENA A CHINA POR CAUSA DE SUA EXPANSÃO MILITAR É A MESMA QUE APLAUDE OS EUA QUANDO FAZEM A MESMA COISA….QUE COISA NÃO….

      • A verdade é que nosso mundo não mais aceita uma potência que aspire ao domínio planetário a à palavra única. Ao insistirem por esse caminho, os estadunidenses provocarão, sim, um conflito nuclear de consequências catastróficas.

    • Essa reportagemzinha é bem fuleira, meu caro… superficial… fica só no “aguardemos”… a verdade é que as grandes nações belicistas estão é pondo os “baixinhos” pra brigarem enquanto vende armas para ambos os lados… negócio de BILHÕES… o resto é MIMIMI coitadista da esquerda folclórica… “carta estatal”… PUTZ !!!… prefiro ler as “entrevistas” da Playboy… 🙂

      • To com vc chefe, vamos negar tudo o que é dito mesmo. Não temos que concordar com esse negocio de previsão, de aguardemos, tudo, numa guerra, já esta definida por nós, não tem que aguardar coisa nenhuma. É tudo business, não tem nenhum interesse de estado nisso. Só negocio, ah! Que ócio, quer dizer é só negocio. Mas patrão, por ainda não colou sua opinião de hoje?

      • Aprenda Maquina, esse é o patrão, o mestre das dubiedades. Um verdadeiro reacionario anonimo, se vc quer pegá-lo, ele tem sempre uma porta aberta. Né grande mestre das fugas. Rsrsrs

      • Por falar em portinha, vc já cuidou da sua hoje ???… pode ser que esteja destrancada… olha o reacionário malvado debaixo da cama… BUUU… 🙂

  2. Não há como negar que os EUA outra vez tomaram um banho da Rússia em relação a sua política externa e poder de polícia.
    Antigamente os EUA conquistavam corações e mentes porque eram vistos como libertadores já hoje até o Trump e Blair já admitem graves falhas em suas ações.
    Já com o auto procamado poder de polícia falhou miserávelmente no oriente médio e seu mais grave efeito colateral é o ISIS.
    Tudo isso veio a calhar para Rússia que ganha com a opinião pública internacional e ganha força e respeito dos líderes regionais como Irã ,Iraque e Síria.

  3. Os Russos não precisam de aliados para resolverem seus problemas, enquanto que os USA nunca entraram em uma guerra sozinhos, a não ser quando se trata de países indefesos e desarmados.
    Os militares brasileiros deveriam, já que o Brasil faz parte dos BRICS, se aproximar mais da Rússia e aprender com eles como se faz. Assim se livrariam do complexo de inferioridade que tem em relação aos USA.

    • Os russos também atacam países defesas e desarmados… pelo que eu me lembro eles sempre contaram com o apoio da China e de Cuba.

    • Vietnan do norte e iraque de 1991 eram muito, mas muito mais fortes do que qualquer força que os russos enfrentaram desde a segunda guerra.

      • “JPC3
        28 de outubro de 2015 at 10:04

        Vietnan do norte e iraque de 1991 eram muito, mas muito mais fortes do que qualquer força que os russos enfrentaram desde a segunda guerra.”

        Não queira amenizar o fato por meio de retórica dissimulada….capitularam perante o inimigo… saíram vergonhosamente correndo de Saigon….perderam a guerra no Vietnã sem meias palavras…. Não que os monstruosos marxistas de lá fossem coisa que se preste…..muito ao contrário, praticaram genocídio em larga escala….mas isso não muda o fato do enorme fracasso estadunidense no Vietnã….Enquanto bananas assistirem filmes de Hollywood ouviremos tais absurdos….

      • deixa de ser4 discimulado hipócrita

        o vietna tinha lutado umas três guerras uma atrás da outra

        e o iraque permeneceu embargado por décadas

        e para de usar 12 Nicks diferentes

        o modo de escrever é o mesmo em todos os seus comentários

        senhor pinguim

  4. COM CERTEZA DEPOIS DESSA.. OS AMERICANOS E SEUS COMPARSAS DA OTAN NÃO VÃO MAIS INVENTAR OUTRA HISTÓIA DE PRIMAVERA ARABE…DESSA VEZ OS TERRORISTAS PATROCINADOS PELOS EUA E ARABIA MAUDITA VÃO DAR NO PÉ…

      • fantasia é você achando que a ucrania iria vencer a russia que iria essa ser a ponta de lança contra eles

        e na verdade acordou todos os russos de países das antigas republicas soviéticas

        eles agora sabem que sua turma de cityzem apátridas so querem o sangue deles em suas mãos

        e por falar nisso deagol o que você achou das manifestações na Alemanha contra a permanência americana na Alemanha

        aposto que não gostou pois imagina se seus heróis forem em bora não é

    • Nisso os americanos dão de 10 a zero seja nos russos ou qualquer outra nação. Duvida? Basta dar uma olhada no brasão com a águia, símbolo dos EUA. Se você prestar atenção vera que ela carrega em sua garra direita um ramo de oliveira, símbolo da paz, com a cabeça da águia virada para o lado direito e na garra esquerda um feixe de flechas, representando a força (ou poderio militar., como quiser). Bom, mas afinal o que isso quer dizer? Quer dizer o seguinte ” Negociaremos sempre a paz mas de uma posição de força” ou como dizia o Presidente Theodore Roosevelt,” fale sempre baixo e carregue um grande pedaço de pau escondido atrás, deixe a ponta aparecer de modo que o interlocutor o veja”!!

  5. Qualquer medida contra o lixo do Estado islamico e valida, alem do mais o Iraque e casa da mãe joana, todo mundo dá uma bombardeadinha lá.

  6. o que acontece no oriente médio é o que eles querem fazer no mundo alias o que sempre fizeram

    a istoria americana do norte é cehia de destruições de governos , com muitos pretextos diferentes ecológicos democracia comunismo

    drogas

    e por ai vai

    hipócrita e submisso é o apátrida que acredita que eles usam seu poder para ajudar alguém a não ser eles e seus aliados mais próximos

    hoje em dia nem seus aliados estão a comer migalhas que eles soltam

1 Trackback / Pingback

  1. Bagdá dá luz verde à Rússia para bombardear terroristas no Iraque | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.