A Infantaria de Marinha venezuelana ( Infanteria de Marina bolivariana – IMB) recebeu oficialmente os veículos blindados de combate de infantaria VN-18 (Norinco ZBD05), viaturas blindadas de transporte de pessoal 8×8 VN-1 (ZBL-09) e carros de combates anfíbios VN-16 (ZTD05) produzidos pela China North Industries Corporations (Norinco). A Cerimônia de incorporação foi realizados no dia 8 de Outubro na base naval “CA Agustín Armario” em Puerto Cabello e contou com a presença do Ministro da defesa ( Ministro de Poder Popular para La Defesa e Comandante del Comando Estratégico Operacional dela Fuerza Armada Nacional Bolivariana) General de Exercito Vladimir Padrino López e do comandante da Marinha Venezuelana (Armada de la República Bolivariana de Venezuela) Almirante Franklin Asdrúbal Monplasier juntamente com seu respectivo estado maior .

eículos blindado de assalto anfíbio VN-18 são equipado com uma torre KBA-105 Shkval (de origem ucraniana) portando um canhão de 30 mm KBA-2 (ZTM-1), uma metralhadora coaxial de 7,62mm e dois lançadores ATGM Hong Jian-73C. Sua blindagem pode suportar impactos de calibre 12.7 mm.
Alem de representantes da NORINCO ( China North Industries Corporations) fabricante dos veículos. Os veículos Foram apresentados para as autoridades presentes onde realizaram demonstrações de navegação, flutuabilidade, armamento/tiro, embarque e desembarque e de rodagem. O destaque ficou a cargo do blindado de assalto anfíbio VN-18 em sua versão de recuperação/Socorro. A quantidade de veículos que foram adquiridos não foi revelada pelo comando da infanteria de Marina Bolivariana.

VN-18 Versão Socorro dotada de guindaste giratório e guincho de lança: o guindaste está montado num suporte localizado no lado direito da viatura. O veículo transporte equipamento de solda: a está equipado com unidades de solda autógena e elétrica para reparo e manutenção de emergência. O motor, transmissão de força, lagartas e suspensão são iguais ao do VN-18 padrão incluindo sua capacidade Anfíbia.
Segundo o Ministro da defesa General Vladimir Padrino durante os próximos meses será realizada a entrega de novos lotes de veículos procedentes da China como os Sistemas de lançamento múltiplo de foguetes SR-5 podendo disparar foguetes de 122 e 220 mm, peças de artilharia, morteiros 120/81 mm, munições , simuladores para treinamentos de tripulações assim como todo o material de apoio, peças de reposição, sistemas de comunicação, munição e armamentos.. Segundo o Ministro da defesa com o recebimento desse material a Infantaria de Marina Bolivariana se convertera em umas das mais bem equipadas forças do gênero na região.

Vista traseira dos veículos blindados anfíbios VN-16 (Carro de Combate Anfíbio) e VN-18 (transporte de tropas) da Infanteria de Marina Bolivariana. Reparem (em uma rara imagem) as escotilhas dos Hidrojatos abertas. Graças a esses hidrojatos os mesmos são capazes de alcançar velocidade de 45 km na água
Contrato Chinês
Estes equipamentos fazem parte de um acordo firmado entre governo da Venezuela e o governo Chinês que foi assinado em 2012 dando inicio ao Projeto de Aquisição de Armamentos para a Atualização e reorganização da Infantaria de Marina Bolivariana. As viaturas blindadas VN-1 (ZBL-09) 8×8 foram recebidas em dezembro de 2014, veiculo de combate Anfíbio VN-18 (ZBD-05) armados com canhão 30 mm, carro de combate VN-16 (ZTD05) equipados com canhão 105 mm foram recebidos recentemente em agosto deste anos. Este ano também foi recebido caminhões Táticos 4×4 e 6×6 Noth Benz serie 2629, Caminhão Taian TA4360 trator pesado alem de ATGM Hong Jian-73D e munição para os blindados. Em breve também será recebido Sistemas de lançamento múltiplo de foguetes SR-5 podendo disparar foguetes de 122 e 220 mm, sistemas de morteiros autopropulsados CS / SM4 de 81 mm (montados em viaturas 4X4) e CS/ SM4 120 mm (montados em viaturas blindadas 6×6) além de viaturas CS/VA1 4X4
90 Comments