Defesa & Geopolítica

Novo Super Material: China assume a vanguarda nas estruturas de blindagens

Posted by
new-graphene-material

A Esponja demonstrando suas propriedades físicas, imagem do Artigo científico original.

Sugestão: Dragão Vermelho
Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Cientistas chineses desenvolve novo super material leve como uma “pena” e mais resistente que o aço. Obviamente dentre todas as aplicações possíveis,  o novo material será largamente empregado em dispositivos e sistemas militares de blindagem para veículos, aeronaves e tropas sem sacrificar a mobilidade.

O material semelhante a uma espuma foi criado a partir da produção de minúsculos tubos de grafeno  formados em uma estrutura celular que possui a mesma estabilidade de um diamante, o estudo conduzido por pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências ‘Shanghai, Instituto de Cerâmica se destaca perante à comundiade internacional.

graphene

Representação gráfica de uma folha de grafeno

O Grafeno, é uma folha extremamente fina de carbono com propriedades extraordinárias e tem atraído grande interesse dos pesquisadores nos últimos anos, A china é hoje o maior produtor mundial de dispositivos a base de grafeno e também lidera junto com os Estados Unidos a vanguarda em produção científica advinda desse material.

Clique aqui para acessar ao artigo referente ao mercado mundial de produção de grafeno.

O material desenvolvido pelo instituto chinês, não encontra similar em nenhum outro produto desenvolvido em qualquer lugar do mundo. É cerca de 207 vezes mais forte que aço e sua massa  é capaz de conduzir calor e eletricidade com uma eficiência muito alta. Nos ensaios laboratoriais este material suportou uma força equivalente a 40.000 vezes o seu próprio peso sem dobrar, segundo a última edição da revista, Advanced Materials.

Um pedaço da espuma de grafeno resiste ao impacto de um golpe de uma força de mais de 14.500 libras por polegada quadrada – quase tanta pressão quanto a vivida na maior profundidade de oceano, as fossas marianas à cerca de 10,9 km, no local conhecido como Challenger Deep, ao largo da costa da ilha de Guam EUA.

A equipe de investigação de Xangai, disse que o seu material recém-criado poderia resistir a choques externos mais do que outros materiais de grafeno reportados anteriormente. Também poderia ser esmagado a apenas 5 por cento do seu tamanho original e ainda retornar à sua forma original permanecendo intactas as suas estruturas após  o processo ser repetido por mais de 1000 vezes.

maxresdefault

As propriedades do novo material já estão em avaliação pelos institutos militares que vislumbram uma enormidade de aplicações que se estendem desde armaduras compostas para blindados, proteção para partes críticas em aernaves  superfície de coletes a prova de bala  até aplicações em construções civis.
Entretanto, detalhes sobre, custos e viabildiades de produção em escala não são mencionados no artigo e a sua viabildiade prática ainda deve ser provada ao longo dos anos. Porém, com esta descoberta, a China assume a vanguarda mundial no tocante a materiais Super Resistentes para aplicações militares, mantendo-se pela primeira vez na primeira posição global em tecnologia nanoestruturada de materiais aplicáveis à blindagens especiais.

shared on wplocker.com