Amazônia e Atlântico Sul: desafios e perspectivas para a defesa no Brasil

O Plano Brasil traz para seus leitores, mais uma vez, leituras recomendadas sobre a Geopolítica Nacional. Para o deleite daqueles que apreciam uma boa leitura e buscam novas informações sobre o cenário estratégico nacional e regional, apresentamos este estudo disponibilizado pelo IPEA, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada que através do Estado-Maior do Exército (EME), por meio do Núcleo de Estudos Prospectivos (NEP) do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx), reuniu um grupo de renomados pesquisadores das áreas de política e estratégia de defesa, relações internacionais, ciência política, economia nacional e internacional, e ciência e tecnologia com ênfase em segurança e defesa cibernéticas, a fim de discutir e apresentar estudos contemporâneos e prospectivos sobre a defesa nacional.

Boa Leitura e análise a todos!!!!

Clique Aqui para Download: Download Amazônia e Atlântico Sul: Desafios e Perspectivas para a Defesa no Brasil

28 Comentários

  1. a Amazônia precisa de patrulhamento por meio de VANTs , policiamento hidrográfico com lanchas como CB-90 e principalmente um satélite de monitoramento….

  2. A maior defesa da Amazônia brasileira seria o povoamento

    Mas os desgovernos do PSDBosta e da quadrilha chamada PeTê subornados pelos globalistas(depois vem retardado analfabeto politico chamando conservadores de entreguistas nesta joça) eles fazem exatamente o contrario, criam reservas em área de fronteira, não combatem ONG de “progressistas” (estes sim entreguistas por ideologia apátrida sem fronteira) inflamando populações indígenas locais nestas reservas a renegarem a identidade brasileira em nome de uma identidade local supremacista e revanchista (depois retardado chama quem e de direita de separatista) e expulsando produtores rurais de varias gerações de suas terras.

    Podem botar quantos militares vcs quiserem em um ambiente assim, sem o povo par lhes dar suporte eles apenas vão fazer “vigilância para o saque” das hienas.

  3. Bom dia.
    Excelente publicação. Vou usar em minhas aulas.
    Infelizmente, com esses cortes orçamentários, todo esse belo projeto será mais uma decepção para as Forças Armadas, que devem proteger o país com equipamentos defasados e poucos incentivos.
    Tudo de bom.
    Ronaldo Pedreira Silva.
    Aláfia
    ronaldoalafia.blogsot.com.br

  4. Em basicamente todas simulações de ameaças possíveis a França e a Inglaterra apoiando os EUA, tenso hein, temos que nos aparelhar e bem e pra ontem.

    • Por que raios sempre nos colocam contra estas nações e não contra a China que é quem tem os maiores interesses econômicos nas nossas commodities?

      • Boa pergunta Bardini!! Enquanto essa turminha esta muito preocupado com americanos e europeus dos quais queiram ou não fazemos parte como uma nação ocidental, cristã/judaica, capitalista e democrática a trolha acaba vindo do outro lado!!

      • Uma incursão chinesa não seria economicamente viável , simples assim!
        Os Chineses tem acesso ao Continente Africano pela metade da distância , tem acesso a Ásia e pacifico …não compensaria !

        Agora o mesmo não podemos dizer do Big Brother nem algumas potencias da Europa ….para eles compensaria e muito !

      • É que em 1964 eles apoiaram o golpe com a operação Brother Sam.

        A “operação Brother Sam” incluía enviar “uma força-tarefa naval, com um porta-aviões, quatro destróieres (contratorpedeiros) e navios-tanques para exercícios ostensivos na costa do Brasil”, além de 110 toneladas de munição e outros equipamentos leves, incluindo gás lacrimogêneo, para controle de distúrbios por avião.

        Isso sem falar em outros golpes que eles deram pelo mundo.

      • Excelente material estratégico, de altíssima qualidade e factual. Todo congressista e jornalista brasileiro o deveriam estudar.

        E…
        Não se trata de se ser anti-americano, ou contra esse ou aquele país. Mas de se conhecer a verdadeiras intenções das nações, principalmente as mais poderosas e sedentas de Poder… Sob o risco de sermos permanentemente ludibriados por Cantos de Sereias.

        Para quem até hoje não sabe em que se baseia a estratégia mundial americana, e acaba sendo por demais ingênuo sobre os perigos internacionais, recomendo a leitura de uma única página desse livro: pág.445.

        Há mais revelações explicitas, para não deixar dúvidas, sobre os riscos que corremos, por exemplo do que pensam e escrevem certos europeus sobre nossos recursos naturais, porém é só ir ali em cima, abrir o arquivo e ler.

        Este material não se trata de opiniões dos autores, mas de extenso trabalho de fundamentalização. Se alguém ainda ficar com dúvidas do mar de piranhas que navegamos, então sinto muito, a cegueira mental é abundante em vc.

  5. A Amazônia precisa é que parem de entrega-la a índios que servirão apenas como desculpa para que ONGs internacionalistas a explorem… como o molusco petista fez na RAPOSA SERRA DO SOL, ENTREGANDO praticamente um país a especulação internacional e impedindo que brasileiros já possuidores de terra na região usufruíssem do que é NOSSO… e tem gente que defende essa corja SOCIALISTA ENTREGUISTA…

  6. “””””””A ocupação de bases na Guiana e na Guiana Francesa pela FM tornará a
    defesa de Roraima e do Amapá praticamente inviável. Se a Guiana permitir o
    uso de seu território pela FM ou o sobrevoo de aeronaves hostis para atacarem
    o Brasil, o país se verá obrigado a atuar no território guianense. Há claros indí-
    cios de preparação de áreas de concentração de forças nas Antilhas, em ilhas
    dos Estados Unidos, Holanda e Grã-Bretanha. Na Guiana Francesa, também
    foram identificados os mesmos preparativos. As forças nacionais deverão atuar,
    portanto, em duas áreas estratégicas distantes entre si, além de se precaver nas
    regiões Sudeste e Central.”””””

    É amigo, vai no papo de PARCEIRO ESTRATÉGICO.

    • A dois anos atraz meu caro paramilitares estrangeiros a serviço do interesse de corporações estrangeiras e do governo Peruano estavam matando nativos Peruanos que fugiam para o Brasil.Adentraram nossas fronteiras e estavam matando tambem nossos nativos com a conivencia de nosso governo federal que não permitia que nosso Exercito intervisse e que levou 1 mes para enviar um helicoptero da PF ao local que sobrevoou 3 vezes para avisar que pousariam e para todos se esconderem e depois foram embora.A matança prosseguiu e o nosso governo depois de muita gritaria pela internet levou mais 1 nmes para enviar um destacamento de sua milicia chamada FNS que tinha ordem explicita de não poder ausentar-se de um raio de 500 metros do posto da FUNAI e ficou assistindo aos tiroteios e as matanças.
      Meu caro que protege,defende e assiste não so a Indios mas a ribeirinhos tambem chama-se Exercito brasileiro e não governo federal.
      Então constatamos que : Basta comprometer nossa Amazonia com o interesse externo que a podemos destruir e matarmos todos os nossos nmativos que o mundo não se importa.
      Nenhuma ONG nenhum governo estrangeiro nenhuma midia estrangeira se importou com o que estava acontecendo no Acre e quye so veio a publico pela insubordinação de dois sertanistas e um mateiro que se recusavam a obedecerem ordens de Brasilia e que fazendo uso da internet pediam socorro e ninguem lhes ouvia.
      Na epoca eu postei todo esse evento aqui no PB.
      Pesquise nesse jornal A VOZ DO ALTO ACRE.
      Coisas que acontecem em nossas fronteiras so chegam aqui a nosso conhecimento quando vazam de jornais locais porque tudo o mais o governo e a grande midia fazem o jogo de corporações e de governos externos.
      Nossos militares não são perfeitos são seres humanos como todos nós mas uma coisa que eles nunca foram e jamais serão é traidores.

    • Existe uma mafia oculta que sempre governou e que governa o Brasil.
      Todos fizeram e fazem o jogo dela.Lula fez o jogo mas é burro e foi ganancioso demais.
      A Madame esta batendo de frente contra a Mafia Oculta e esta pagando o preço.
      Neste pais não existe nada capaz de acabar com essa Mafia Oculta so nossos militares.
      Eles ja a calaram uma vez dando uma banana para a manipulação internacional e para o governo Americano tambem e todos ficaram caladinhos.
      Eles querem subjugar o Brasil usando de orquestrações que nos levem a nós mesmos nos fracionarmos e nós mesmos entregarmos tudo de bom grado.
      Eles não querem enfrentarem nossos guerreiros,são covardes e tem medo.

  7. Oh que bela iniciativa.Tragam de novo aquele Almirante palestrante na FIESP que ao final de sua palestra alegou que a China se agiganta navalmente para vir nos tomar o pré-sal.
    Mas quem quer nos tomar o pré-sal mesmo heim ! Quemk nem reconhece nossa soberania nas 200 milhas nauticas heim ! Quem os traidores querem entregar a Petrobras heim !
    Então em defesa do interesse Brasileiro vamos facilitar para que as raposas retornem o galinheiro e como afirmou aqui no PB uma vez um celebre comentarista contemporaneo “VAMOS LHES DAR TUDO O QUE ELES QUEREM.QUEM SABE ASSIM ELES NOS POUPEM”.

  8. maluquinho vc falou tada a verdade,se nao fazer o jogo dos senhores do mundo a coisa fica preta.a dilma ta pagando caro por isso, o joao gorlard pagou caro so fer a historia.perço que vcs ler sobre o niobio brasileiro que e assaltado e o brasil nao pode fazer nada.abraços

  9. Os Brothers dos yankes certamente reconhecem e apoiam seu direito a reivindicarem a Amazonia como área internacional, afinal é tudo pela boa causa, deles. O Brasil, dos brasileiros devem buscar os pontos estratégicos desse território brasileiro, e buscar todos os meios de prepará-los para defesa, armando-as de todas as formas como puder, até nuclear, para defendê-lo. A Amazonia é a ultima fronteira de tesouros desconhecidos (do publico) do planeta. E é principalmente do Brasil e do futuro do Brasil.

  10. Quem está dormindo que acorde.
    Leia a pág. 445 do trabalho acima.
    Só esta já esclarece muita coisa.
    Não sou contra ninguém… que cada um faça por merecer seus desejos… porém, sem invadir e roubar o que não lhe pertence.

    • Pow meu caro li a pagina 445 ela nao esclarece nada e todo o trabalho nao passa de supunhetaçoes curiricantes a ulularem o passado.

1 Trackback / Pingback

  1. Amazônia e Atlântico Sul: desafios e perspectivas para a defesa no Brasil | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.