Defesa & Geopolítica

Tianjin 2015: Rússia e China juntas em 2016 para o desenvolvimento de um Helicóptero pesado

Posted by

Russian_Air_Force_Mi-26_Beltyukov-696x436

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Leia também:

Novo helicóptero pesado Sino-Russo

Rússia e China avançam em projeto conjunto de helicóptero pesado

China e Rússia estão perto de finalizar um acordo para desenvolver conjuntamente um helicóptero cargueiro pesado no próximo ano, é o que afirmou Wu Ximing, projetista-chefe da Corporação chinesa Helicopter Aviation Industry, na ocasião da  terceira edição da Expo Helicopter China, que abriu nesta quarta-feira em Tianjin.

“O projeto está progredindo sem problemas, e estamos discutindo nossos termos e cláusulas com os nossos homólogos russos. As negociações devem ser concluidas antes do final deste ano e o desenvolvimento deve se iniciar já no próximo ano “, disse Wu Ximing.

A Produção do novo helicóptero será baseada na China, disse ele, acrescentando que os primeiros lotes de produção  serão equipados com o motor Ukraniano, a turbina Lotarev D-136.

“A Potência máxima de saída dos nossos motores e turbina existentes é de cerca de 1.000 kW, não são poderosos o suficiente para impulsionar o helicóptero cargueiro pesado. Os engenheiros chineses estão desenvolvendo uma de turbina de 5.000 kW que poderá ser utilizada pelas aeronaves no futuro “, disse ele.

Lin Zuoming, o presidente da AVIC, informou na terça-feira que espera que o helicóptero possa realizar seu primeiro vôo em torno de 2020.

Huang Chuanyue, engenheiro-chefe adjunto no Avicopter, ramo da AVIC destinada a produção de helicópteros, disse que a China concluiu em 2008 que ela precisa de um helicóptero cargueiro pesado na sequência de um devastador terremoto na província de Sichuan. A falta de tais aeronaves tornou muito difícil o transporte de suprimento e deslocação das força de resgate urgentemente necessários para zonas montanhosas afetadas pelo desastre, disse ele.

A China, em seguida, decidiu cooperar com a Rússia, que tem experiência e know-how na indústria de helicópteros, para desenvolver um helicóptero cargueiro pesado para servir aos propósitos principalmente civis.

Depois de vários anos de negociações, a AVIC e a Russian Helicopters assinaram um acordo de cooperação no projeto em Moscou, em Maio.

O helicóptero vai usar sistemas state-of-art de aviónica e materiais avançados da China, enquanto a Rússia será responsável pelo design aerodinâmico, engrenagem de transmissão e equipamentos de degelo“, disse Huang.

De acordo com a AVIC, a aeronave terá um peso máximo de decolagem de 38,2 toneladas e uma velocidade máxima de cruzeiro de 300 km / h. Será capaz de voar a altitudes de até 5.700 metros e possuir um alcance de 630 km. Huang disse que a aeronave será projetada para transportar 10 toneladas de carga, ou mais de 100 pessoas no interior da cabine, ou ainda, 15 toneladas em um içadas externamente.

Em comparação com Mil Mi-26 da Rússia, agora o maior helicóptero usado na China, a nova aeronave será mais adaptável a planaltos e regiões tropicais“, disse ele. “Isto é muito importante porque a China tem vastas áreas de planalto e terreno montanhoso, bem como muitas ilhas que são de difícil acesso por outros meios. Isso tem sido um problema extremamente grave porque a China é freqüentemente atingida por desastres naturais. “

A aeronave também será de extremo valor para a construção de infra-estrutura em terrenos montanhosos e nas ilhas. Huang disse que a China vai precisar de pelo menos 200 helicópteros de carga pesada nos próximos 30 anos e a demanda do mercado internacional chegará a cerca de 2.000.

Esperamos que esse helicóptero monopolize cerca de 25% do mercado internacional desta categoria“, disse ele.

Atualmente, os helicópteros cargueiros pesados em uso incluem os Americanos “CH-47 Chinook, Sikorsky CH-53E Super Stallion e Mil Mi-26 da Rússia. Os EUA e a Rússia continuam a atualizar esses tipos e aspiram manterem-se na posição dominante conjunta do mercado de helicópteros cargueiros pesados, disse ele.

Fonte: DefenceTalk

shared on wplocker.com