Defesa & Geopolítica

Rússia e Índia iniciam conversações sobre interesses no T-90MS

Posted by

T90MS

 

Leia Também

MBT Brasil: Uralvagonzavod T-90MS Tagil

 

E.M.Pinto

A Índia iniciou conversações com a Rússia para a compra do carro de combate principal T-90MS. Uma comitiva indiana presente na RAE-2015 (Russia Arms Expo 2015) feira militar russa que ocorre entre os dias 9-12 de Setembro de 2015 em Nizhny Tagil Russia trata desse assunto em particular.

Segundo uma fonte do Ministério da Defesa Indiano, as negociações estão em curso e há a possibilidade da assinatura de um novo contrato com novas condições de modo a  fornecer à Índia o modelo mais moderno do MBT russo T-90, a variante T-90 MS (clique aqui para saber mais sobre o T-90MS). A mesma informação foi confidenciada ao Plano Brasil por um representante da Uralvagonzavod (UVZ).

A fonte cita a intenção do Exército Indiano em adquirir pelo menos 300 novos carros de combate os quais serão distribuídos por seis regimentos de cavalaria posicionados na região de fronteira entre a China e a Índia.

O T-90MS é a mais poderosa arma blindada russa com capacidade operacional, entretanto, ainda não foi exportado a nenhum país. No passado, conversações entre Índia e Rússia sobre a produção do veículo acabaram não se concretizando em função de desacordos quanto aos direitos de produção do veículo.

Ao mesmo tempo, a Índia apostava suas fichas no seu projeto de MBT Arjun II, cujo desenvolvimento tem enfrentado inúmeros percalços e seus atrasos os tem colocado em uma posição de obsolescência frente aos novos MBT de 4ª Geração.

A possibilidade de coprodução da nova variante T-90 MS é vista por alguns especialistas como a melhor solução para o GAP que se aproxima para a arma blindada indiana que já se encontra desatualizada frente aos novos avanços chineses e Paquistaneses neste setor.

Informações não confirmadas dão conta do interesse indiano no projeto T-14 Armata, aquele que se projeta como o futuro MBT russo, mais que ainda encontra-se em desenvolvimento.
Por hora, o T-90MS seria a solução mais pragmática para o exército Indiano, pois a nova versão congrega inúmeras qualidades e características incorporadas aos projetos mais modernos dos MBT 4ª Geração.

O T -90MS é protegido pelo novíssimo sistema ERA Relikt embora esta variante de exportação seja equipada com o Shtora APS na configuração oferecida pela UVZ. Porém, este elemento também pode ser adicionado ao contrato indiano, caso venha a se concretizar.

shared on wplocker.com