Defesa & Geopolítica

SEGUNDO Jane’s IRAQUE QUER COMPRAR ARMAS DO BRASIL

Posted by

Em visita ao Brasil, ministro do Iraque demonstra interesse em armamentos brasileiros

Super-Tucano-A-29B-Imminent-Fury-IF-Phase-I-1

O Iraque, que na década de 1980 foi um grande parceiro comercial do Brasil, quer restabelecer à conexão. Em visita a Brasília, o novo ministro de defesa do Iraque, Ibrahim Al-Jaafari, se reuniu com seu colega brasileiro Jaques Wagner, na presença do chefe do Departamento de Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Carlos Ceglia, e do embaixador iraquiano no Brasil, Adel Al Kurdi. para discutir uma possível compra de armamentos de fabricação nacional, segundo aponta a agência Jane Defence Weekly.

Guarani5001

Al-Jaafari desembarcou na capital no último dia 2 e trouxe consigo o discurso de que Bagdá gostaria de ver o Brasil alinhado ao lado de potências que ajudam a combater o Estado Islâmico (El). A aproximação, no entanto, não é vista com bons olhos pelo Itamaraty, que teme que uma aproximação do Brasil com o Iraque neste momento possa gerar algum tipo de retaliação do El durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016.

img_alac4g

Segundo a reportagem, o Iraque tem interesse nas aeronaves de ataque Embraer A-29 Super Tucano, blindados de transporte de pessoal do tipo VBTP-MR Guarani, de tração 6×6, viaturas leves Agrale Marruá, 4×4, baterias Astros 2 de foguetes de saturação, armas anti-tanque Gespi Alac de 84 mm e radares de defesa aérea tática Bradar M60 SABER. A venda do pacote de armas ao Iraque, conduto, ainda precisa de aprovação da presidenta Dilma Rousseff. O veredicto deve ser divulgado somente na segunda metade de 2016.

marrua

Fonte: Jane’s

shared on wplocker.com