© AP Photo/ Saurabh Das
A colaboração entre Rússia e Índia aparentemente vem se tornando incômoda para os Estados Unidos, e Washington tenta incrementar suas relações no setor de defesa com o governo indiano.
“Estamos buscando fazer mais em termos de exercícios militares e treinamento conjunto com nossos colegas indianos”, disse o embaixador dos Estados Unidos na Índia, Richard Rahul Verna, segundo o especialista.
A estratégia americana pode ser considerada como uma resposta à maior cooperação entre os países do grupo BRICS (Brasil, China, Índia, China e África do Sul). De fato, Moscou e Nova Deli vem aos poucos aumentando seus laços no campo militar ao longo dos anos. O Kremlin já afirmou seguidas vezes que valoriza sua “parceria estratégica privilegiada” com a Índia e expressou confiança na possibilidade de ambos países aumentarem suas relações econômicas e políticas.
De acordo com o Serviço Federal Russo para Cooperação Militar-tecnológica (FSMTC), em 2014, Nova Deli foi a maior compradora de armas russas, adquirindo o equivalente a US$ 4,7 bilhões em armas e equipamentos militares.
Além disso, projetos militares conjuntos de Rússia e Índia incluem a fabricação de uma quinta geração de aeronaves de combate, tanques T90, sistemas Smerch de lançamento múltiplos de foguetes e mísseis supersônicos Brahmos.
O grupo BRICS, apoiado pela experiência e poder militares da Rússia, vem crescendo como ator global autossuficiente — não apenas uma aliança econômica.
Crispin Rovere, especialista australiano em relações na região Ásia-Pacifico, sugere que “no longo prazo, uma coalizão anti-EUA formada por China, Rússia e Índia não pode ser descartada.”
Ao tentar fortalecer as ligações com a Índia, os Estados Unidos aparentemente tentam uma jogada dupla: enfraquecer o sucesso diplomático de Moscou na Ásia e intensificar as contradições entre Nova Deli e Pequim.
Entretanto, de acordo com Crispin Rovere, a estratégia não parece rumar para o sucesso: embora existam certos atritos entre China e Índia, uma competição entre os dois países “certamente não seria nada comparado à competição que existe entre a China e os Estados Unidos.”
Por outro lado, a Rússia continua como “único parceiro estratégico” da Índia, enquanto os três países — Rússia, Índia e China — “têm uma grande preferência por uma ordem mundial multipolar e a diluição da hegemonia americana.”
Pingback: Colaboração entre Rússia e Índia incomoda EUA | DFNS.net em Português
Aquela imagem do Obama assistindo uma para militar em Nova Deli onde ele só via armas Russas passando na sua frente …rsrssr… virou mais um tema para zoar com a cara dos americanos …hahahahah … o cara parecia com a do pateta …hahahah
.
.
http://www.mofolandia.com.br/tres_patetas/moe2.jpg
http://www.mofolandia.com.br/tres_patetas/moe2.jpg
.
.
https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/9a/74/0b/9a740b513fe849c3beab347c732847e8.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-9hdHGv5gszg/T1DXI41_-JI/AAAAAAAAAdE/iUWFy6eZQNA/s1600/larry_fine.jpg
Cooperação entre americanos e indianos só tem aumentado depois que os embargos contra a índia foram baixados.
Inclusive os americanos venceram os russos em 6 ou 7 concorrências seguidas.
C-17
C-130
P-8
Apache
S-70
Chinoke.
Como você pode ver a Rússia perdeu, por motivos técnicos, praticamente todas as licitações em que os ocidentais participaram.
Na verdade, esse texto é mentiroso pois foram os russos e chineses que demonstraram preocupação com o aumento da cooperação entre Índia e EUA, principalmente nas áreas militares e energéticas e de serviços.
QUEM FOI QUE TE PERGUNTOU …? …eu te perguntei alguma coisa ?
É só não escrever bobagem que eu não preciso te responder.
mas a índia faz o correto depois que o embargo caiu ele compra produtos sim dos estados unidos
mas achar que alguém que te embargou é confiável isso é mais quinhentos
exemplo ele o grosso do contrato é russo ,e aposto que muito do que eles compram dos americanos pode ser trabalhado depois com os russos
então você deagol comemora superficialmente
apenas isso
Deagol, parabéns pela lucidez.
,.. Há tempos q eles procuram atrair Nova Déli o a esfera de influência deles..pode até ser…vai demorar…Quem viver verá. Sds. ;-).
o obama, criou toda essa situação, é agora se arrependeu ?. affs..
http://aviationweek.com/defense/opinion-brazil-not-rushing-gripen-project
Matéria boa comparando as iniciativas de defesa de india e Brasil.
Alguém poderia traduzir para a galera….
Me parece que cai como uma luva para aquelas bruxas desesperadas que só veem o fim do mundo sob o governo do PT.
Os quase extintos tentam transferir para o IMPERIO aquilo que na verdade eh uma preocupaçao russa , a aproximaçao do IMPERIO com os INDUS ameaça o comercio de armas russas com a india , se nao fosse a escolha passada americana ,preferindo o paquistao a india , a russia nao teria vendido nem fraudas sujas aos indus , a russia deveria agradecer ao paquistao a oportunidade que tiveram para vender tranqueiras para a india , agora a vida boa acabou , a INDIA tem GRANA e nao sofre o boicote americano , terao que disputar mercado com a mais formidavel naçao armamentista da galaxia ,chuuupa russos !