Bandeira da Rússia estará no desfile dos 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, no Rio

© Sputnik/ Alexei Danichev

Por determinação do Ministro da Defesa, Jaques Wagner, a bandeira da Federação Russa estará presente na sexta-feira, 8 de maio, no desfile militar comemorativo dos 70 anos do fim da II Guerra Mundial. Como de hábito, o desfile será realizado junto ao Monumento Nacional aos Mortos na Segunda Guerra Mundial, no Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro.

A presença da bandeira russa neste desfile, segundo o Ministro Wagner, citado na coluna de Ancelmo Gois, no jornal “O Globo”, é uma forma de atender aos apelos de uma campanha e de uma petição pública que vêm sendo veiculadas na Internet, visando ao hasteamento da bandeira da Rússia no Monumento, ao lado das bandeiras de Brasil, França, Grã-Bretanha e Estados Unidos. Isto porque a Rússia é sucessora direta da extinta União Soviética, o país responsável pela vitória sobre os nazistas, conforme é atestado por inúmeros historiadores internacionais.

A bandeira da Federação Russa será empunhada pelo pelotão dos fuzileiros navais, responsável pela condução dos pavilhões de todos os 45 países igualmente considerados vitoriosos no maior conflito mundial do século XX.

O Monumento Nacional aos Mortos na II Guerra Mundial foi idealizado pelo Marechal Mascarenhas de Moraes, comandante da FEB, Força Expedicionária Brasileira, cujos integrantes, popularmente conhecidos como pracinhas, combateram na Frente da Itália durante a II Guerra Mundial.

Os organizadores da campanha pretendem continuar com seus esforços para que a bandeira da Rússia tenha seu lugar de modo permanente à frente do Monumento, ao lado das bandeiras dos países aliados na Guerra.

Fonte: Sputnik News Brasil

 

15 Comentários

  1. a que tudo indica daqui a algumas décadas a Rússia terá sido do eixo, os estadunidenses os primeiros a irem ao espaço e os Chineses os responsáveis pelo o genocídio em larga escala dos Nativos Norte Americanos nos séculos passados segundo os historiadores e livros de historia do ocidente….

    • Já escutei a tese de que Comunistas apoiaram os nazistas.
      Que comunistas e nazistas são quase a mesma coisa.
      E a melhor, de que sem o comunismo jamais haveria nazismo, portanto, a culpa pela 2 guerra é dos comunistas.

      Não é piada!

      • “RatusNatus
        6 de maio de 2015 at 13:29 ”

        estão vendo só o que eu digo…

        “Uma Mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade.”

        Joseph Goebbels

        “Torne a mentira grande, simplifique-a, continue afirmando-a, e eventualmente todos acreditarão nela”

        Adolf Hitler

        Nunca seja um escravo dos padrões que plantaram em você…Ninguém é mais escravo do que aquele que se considera livre sem o ser…Todos somos prisioneiros mais alguns de nós estão em celas com janelas e outros sem……….

  2. Que a Justiça se faça com a história .
    .
    Os sionistas vão ficar pau da vida com o ministro MD do Brasil….rsrsrsr
    .
    .
    Muitos dizem que se a Alemanha Nazista ganhasse a guerra; massacres com a do Holocaustos e cidades destruídas como com Varsóvia ou Lenigrado .. tudo em ruína .. sistema opressor e policialesco nas cidades …. direitos individuais não existiriam .. políticas de segurança seria intrusiva na vida dos cidadãos como a GESTAPO e seria implantadas no mundo todo ..muitos campos de concentração pelo mundo todo ….Eugenia …. segregação raciais ou/e sociais no mundo todo … o mundo iria falar a língua deles …..etc …etc ..
    .
    .
    .ESPERA AI … !!!!! ?? ….estamos falando de quem ? …. da Alemanha nazista ou dos EUA sionista ?

  3. Agora sim, os trilogiopatas vão ter uma crise e abirobar de vez

    A propósito, tem trilogiopata pirando o cabeção com a superioridade do armata

    Hnhuahuhuahuhuauhahuauhuhauha

    Trilogiopatas piram

  4. É o cúmulo saber que a bandeira russa, não estava entre as 45 homenageadas, chega ser surreal isso !

  5. essa historia estar muito mal contada,….(.nada contra a bandeira ) mais ainda continua mal contada.

  6. Quanta besteira, ateh a bandeira do CV, CUT ,MST e outras quadrilhas tremulam no rio e em todo brasil , basta uma bandeira com a estrela de DAVI aparecer no desfile ou no entorno que a bandeirinha russa ira parecer um confetizinho de carnaval ou uma bandeirinha de festa junina !

  7. O texto dá a entender que a Russia, sucessora da União Soviética, foi “o país responsável pela vitória sobre os nazistas, conforme é atestado por inúmeros historiadores internacionais”, como se fosse o único.

    Na realidade a União Soviética foi um dos países responsáveis pela derrota do nazismo, abastecida com armamentos americanos inclusive.

    Além disso, não se deve esquecer que pouco antes do início da guerra, foi assinado o pacto Ribbentrop-Molotov de não agressão com a Alemanha que também permitiu a partilha da Polônia.

  8. FRC apenas para aclarear os fatos mais de 2/3 do exercito alemão estava envolvido no front russo, incluindo ai gigantescas unidades de cavalaria, infantaria e artilharia, pesquise sobre a Batalha de Kursk, a maior batalha entre tanques da história.

    Se e somente se a antiga URSS tivesse sido dominada pelo poderoso exercito alemão, assim como foram as grandes potencias europeias incluindo a França dominada em menos de 1 mês de combates, Hitler teria se apossado das gigantescas reservas de carvão minerais estratégicos e petróleo o que lhe forneceria meios para enfrentar as investidas do front ocidental.

    Da mesma forma se a URSS tivesse caído perante a investida alemã, não teríamos o desembarque na Normandia, pois a única estratégia real do dia D não foia retomada da França, mas sim possibilitar que americanos, franceses e ingleses chegassem a Berlin antes dos soviéticos, o que não ocorreu, porém em função do dia D foi possível evitar-se que Stalin dominasse toda a Alemanha, redesenhando todo o mapa europeu.

    Vale lembrar que os aliados ocidentais tentaram efetuar a rendição alemã em território dominado, posto que na data de 07/05/45 fpi assinado o termo de rendição na cidade de Reims, porém por exigência de Stalin um novo termo foi assinado em Berlin na data de 08/05/45, sendo que por ter sido assinado após a meia noite horário de Moscou os soviéticos e posteriormente os russos comemoram o Dia da Vitória na data de 09/05/45.

    Quanto as armas ocidentais, cabe lembrar que com exceção dos bombardeiros americanos entregues as centenas aos soviéticos, a URSS produzia grande parte de seu equipamento militar, inclusive caças de excelente performance como o Yakolev, Lavochin entre outros, assim como seus próprios veículos de combate, incluído o melhor tanque da SGM o T-34, sem contar que a imensa maioria das armas pessoais eram produzidas localmente.

    Desta forma, muito do que ouvimos falar da Segunda Guerra Mundial foi escrita por historiadores americanos, franceses e ingleses e geralmente tentam enaltecer e expandir a ideia de que a SGM foi vencida quase que exclusivamente por ingleses e americanos.

  9. Boa noite rprosa

    Independente de simpatias ideológicas é impossível não reconhecer a importantíssima contribuição da URSS à vitória aliada, porém, houve sim uma grande contribuição ocidental através do fornecimento de um cerca de 18.700 aeronaves (P 39, Hurrricanes, C 47, entre outros), 2.000 locomotivas e 11.000 vagões ferroviários e milhares de caminhões. Vide a relevância dos comboios marítimos no atlântico norte, que se tornaram um dos principais alvos dos U-boot alemães.

    Quanto à invasão da Normandia, inicialmente Churchill havia proposto um ataque a partir dos Balcãs, mas Stalin não aceitou e a aprtir daí foi acertado, com o aval de Roosevelt o ataque ao litoral francês.

    No mais, bom post o seu.

    Att..

    • FRC apesar de muitos historiadores relatarem como ajuda americana ao esforço de guerra, na realidade em 1940 e 1941, os EUA patrocinaram o denominado Lend Lease, fornecendo armas e outros equipamentos a alguns países que se encontravam em guerra, ou seja na realidade foi um empréstimo onde de um total de $ 50,1 bilhões a Inglaterra recebeu 31,4 bilhões dólares, a URSS 11,3 bilhões dólares, França 3,2 bilhões e China US $ 1,6 bilhões.

      Entre as aeronaves americanas que voaram sob a insignia da Estrela Vermelha temos cerca de 9000 P-39, 2400 P-63 Kingcobra, 2400 P-40, 200 P-47, 30 B-24, 2800 Douglas A-20, 860 B-25, 180 Catalina 19 O-52 e 700 C-47, além de 2952 Hawker Hurricane e 1300 Spitifire fornecidos pela Grã Bretanha.

      Assim ainda que os números sejam impressionantes este fornecimento de ajuda no esforço de guerra foi um excelente negócio para os americanos, posto que segundo s termos do Lend-Lease a nação que recebesse os equipamentos militares cedidos por Washington poderia utiliza-los sem pagar nada porém quando da devolução ou da destruição deveriam restituir o valor a Washington.

      Não digo que a “ajuda” americana não foi importante, ao contrário possibilitou que a então URSS, que ainda se recuperava da PGM e da Revolução Vermelha pudesse enfrentar a poderosa Força Aérea Alemã, sendo que, segundo alguns historiadores nas primeira semanas de batalha a então URSS perdeu mais de 80% de suas aeronaves, que eram basicamente aviões oriundos da PGM, fato que deve ser agravado ante o expurgo efetuado por Stalin nas Forças Armadas russas, sendo que a força aérea por ser reduto da aristocracia foi a mais afetada, chegando ao absurdo de generais e almirantes acusarem a força aérea russa de incapaz.

      Desta forma, em que pese os enormes desafios enfrentados o povo soviético se levantou e defendeu sua pátria com orgulho e honra, merecendo sim um lugar de destaque na verdadeira história da SGM

Comentários não permitidos.