Defesa & Geopolítica

Laços entre Rússia e China é necessário para manter equilíbrio de poder no mundo

Posted by

© AP Photo/ Carlos Barria

A cooperação entre a Rússia e a China é necessária para manter o equilíbrio de poder no mundo, segundo disse o vice-ministro chinês das Relações Exteriores Cheng Guoping nesta segunda-feira, em entrevista coletiva.

De acordo com o diplomata chinês, as relações russo-chinesas chegaram a um novo nível de desenvolvimento e a próxima visita do presidente Xi Jinping a Moscou vai facilitar ainda mais a cooperação entre Pequim e Moscou. O líder chinês fará uma visita de três dias à capital russa, entre os dias 8 e 10 de maio, durante a qual participará do Desfile do Dia da Vitória em 9 de maio a convite do presidente russo, Vladimir Putin.

“A cooperação e a coordenação entre a China e a Rússia são necessárias para manter o equilíbrio de poder internacional e preservar a ordem mundial do pós-guerra. A participação dos líderes dos dois países em eventos mútuos dedicados ao 70º aniversário da vitória na Segunda Guerra Mundial indica que a Rússia e a China, como os maiores países do mundo e como membros das Nações Unidas, têm a intenção de manter a ordem internacional”.

De acordo com o vice-ministro chinês, Xi Jinping planeja se reunir com Putin e com o primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, bem como com veteranos da Segunda Guerra Mundial, com especialistas russos que trabalham na China e com jornalistas. Ele também irá colocar uma coroa de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido em Moscou.

Espera-se que durante a visita de Xi Jinping, uma série de acordos bilaterais sejam assinados nos setores de energia, aviação, pesquisa espacial e finanças. Além disso, Moscou e Pequim deverão discutir as possibilidades de uma maior cooperação, e particularmente o projeto de recriação de uma Rota da Seda.

Cheng Guoping acrescentou que uma “boa relação de trabalho” e uma “amizade pessoal” entre o presidente Xi Jinping e o presidente Vladimir Putin compõem “uma base política importante para as relações bilaterais”.

Fonte: Sputnik News Brasil

 

shared on wplocker.com