Novo canal interoceânico de navegação da Nicarágua será aberto em 2019

Fonte: Gazeta Russa

Ajuda russa à Nicarágua é resposta à expansão da OTAN

A cooperação com os países da América Latina é uma orientação proveitosa para a Rússia, que ganhará estratégica e economicamente se participar da segurança do novo canal interoceânico da Nicarágua, garantem os analistas do Instituto de Estudos Internacionais da China.

“Fatores econômicos desempenham o seu papel, mas a questão da segurança é mais importante. Do ponto de vista geopolítico, o aumento da presença militar dos EUA junto às fronteiras da Rússia obriga o país a reforçar sua influência na América Latina”, diz o secretário-geral do Centro de Pesquisa da Organização para Cooperação de Xangai, Chen Jurong.

Segundo ele, a proposta russa de reforçar a cooperação com os países latino-americanos é uma reação natural à expansão da presença da Otan no Leste Europeu, junto às fronteiras russas. “Desde os componentes de defesa antimíssil balística na Europa aos exercícios militares nos Países Bálticos, já que as ações da Otan estão dirigidas contra a Rússia”, continua o analista.

Os trabalhos de construção do canal interoceânico na Nicarágua começaram em dezembro de 2014. O projeto, cujo custo é estimado em US$ 50 bilhões, tem como principal investidor a empresa chinesa HKND.

A nova hidrovia de ligação do oceano Atlântico ao Pacífico está prevista como alternativa ao Canal do Panamá, localizado a 600 quilômetros.

Publicado originalmente pela agência de notícias RIA Nóvosti

Fonte: Gazeta Russa

21 Comentários

  1. Nada mais natural. Quizeram botar o guizo no gato deu nisso, vão acabar aranhados e com o guizo na arelha. Rsrsrsrsrsrs.

    • E de quebra uma base russa na região e bem estratégica …perto dos EUA e ao lado do Panamá.
      .
      Imagine se a Venezuela deixar que coloque também uma base russa por lá, ai os americanos entram em histeria …

      • E o México que fez tudo que o seu vizinho( EUA ) mandou … que belo exemplo em segurança contra narcotráfico .. rsrsr… aliás este pais fez a besteira de implantar a terceirização … um verdadeiro disastre social … a precarização em todas as formas … o mesmo que o congresso coXinha quer aqui no Brasil.
        .
        Um caus social e de segurança assola aquele país… o risco do México de ser ucranizado é maior do que a do Brasil. triste para os mexicanos … eles não merecem o que os coXinhas mexicanos de lá fizeram com aquele país.
        .
        *******************
        .
        OFENSIVA DO NARCOTRÁFICO PÕE EM XEQUE O CORAÇÃO DO MÉXICO.
        .
        O narcotráfico voltou a pôr o México em xeque. Desta vez foi em Jalisco, o quarto Estado do país em população e riqueza, e das mãos da última criatura surgida do inferno da criminalidade: o cartel Jalisco-Nova Geração.
        .
        (*)fonte: [ brasil.elpais.com/brasil/2015/05/02/internacional/1430535028_370123.html ]
        .
        .
        (…) O ataque pegou de surpresa as forças de segurança no começo de um feriado na qual o México deixa praticamente de respirar. Com dezenas de efetivos posicionados estrategicamente, o cartel se fez presente nas estradas e avenidas principais, bloqueando 39 pontos mediante o incêndio de carros e ônibus. Enquanto milhares de pessoas fugiam dos focos de tensão, atacou bancos, postos de gasolina e lojas, manteve quatro enfrentamentos diretos com as forças de segurança e até derrubou um helicóptero militar, com 18 pessoas a bordo, causando a morte de três soldados e deixando 12 feridos. (…)

      • É, o México está igual ao Brasil do PT!
        Dominado pelo crime, incompetência e pela corrupção…

        O PT não faz o que os americanos mandam mesmo assim está na M.

        Estranho né?

        Você passou o fim de semana inteiro brigando na Internet?
        Isso é o que dá não ter amigos e nem namorada.

        A vida do cidadão é ficar em casa destilando raiva e recalque…

        Que infeliz, isso sim.
        Coitado.

  2. eu gostaria de ver essa obra em imagens 2019 é muito rápido !!!

    e ainda tem uns desinformados sobre investimento chinês no brasil se contratar para fazer usinas nucleares com tecnologia russa em pouco tempo teremos geração da energia não sendo apenas hidrelétricas pois o brasil apesar da oposição ainda cresce em vários setores

    chupa que é de lula

    faz o seguinte yankes vai para cuba !!!

    • Em 2019 o LULA estará lá prestigiando a inauguração dessa grande obra como presidente do Brasil . 😉
      .
      E eles sambem disso … deve ser por isso que estão espumando pela boca que nem vira-latas … hahahahah..

      • Se com mais essa notícia eles não entenderem a constrção do porto de Mariel.

        Aí, nem Jesus salva!

        PS: Não vai ter mais choradeira sobre os Médicos Cubanos?

    • A China hoje aposta em todas as tecnologias nucleares. São 6 futuras tecnologias e a China tem protótipo de todas.
      Russa ou GE estão todos vendendo para os chinas.

      Ali a necessidade fala mais alto que ideologia.

      Temos que comprar uma AP1200 da GE, talvez uma russa, para variar.
      E desenvolver NOSSAS opções. Odebrecht está aí para isso. Se pagar eles bancam os 20% de risco!

  3. na verdade os russos é chineses já sonhavam em expandir sua influência na america latina a mais de 40 anos atrás, o problema é que eles sempre tiveram a repressão da severa segurança americana,
    mas agora que o esquerdo/obama estar no poder, liberou geral 😛 uhu….

    • Sr. Lure, para sua tristeza acabaram-se as bandeiras ideológicas. Os Yankes venceram. Rsrsrsrs. Agora o que vale é a concorrência, os mercados. De uma certa forma acabar com as bandeiras ideologicas trouxe benefícios ao mundo, por que liberou muitos países antes tutelados por suas elites compradas pelos dólares estadunidenses, Esses perderam a justificativa, a motivação controladora, e os cidadãos a não verem mais motivos para a tal fidelidade, por deixaram de ver a Russia, assim como a China, como inimigos da propriedade. Se a própria capital do capitalismo liberou geral, como se manter a visão retrograda. Só em mentes recém libertadas, aprisionados no túnel do tempo, como aqueles japoneses presos em uma segunda guerra imaginaria, resgatados de algumas ilhas, sobreviventes, no fim do seculo XX, como o Sr.. Esses, perderam também o poder de chantagem a seus povos que viram que a Russia e a China jogam no mesmo tabuleiro capitalista que os yankes. Isso deu novo impulso a soberanias, e apesar do sr atribuir ao Obama, em sua alucinação anti-Obâmica, isso vem de muito tempo antes dele.

      • Sr. Lure, não existe esse negocio de expansão Russo-chinesa na América do Sul, me desculpe lhe tirar mais essa ilusão. A Russia e a China fazem exatamente o que os States fazem, concorrem, e concorrem entre si também. São parceiros nas questões de estado mas são concorrentes na questão do capital. Sei que é dificil para muitos brasileiros reconhecer essa situação tão envolvidos que estavam no ponto de vista, reserva de mercado, yanke, mas agora acabaram as argumentações ideologicas, agora a luta e pelo maior espaço economico. Lógico que não somo ingenuos a ponto de acreditar que não existam ingredientes de estrategia de estado no avanço das empresas, ponta de lança de interesses de paises. Mas aí nada diferente do que os yankes sempre fizeram. Hoje, o sr. Pode até nem querer compra roduto Chines, ou mesmo Russo, por questões de foro intimo, por questões de sua avaliação sobre qualidade, mas como falei, hoje eles não deixam de estar em mercados por questões ideológicas, como antes. E então os investimentos desses paises, essa invasão, como o sr se refere, passa a ser comercial por que oferece opção de parceria, mesmo que isso se de entre países. Tirarão proveito aqueles que melhor souberem encaminhar seus interesses. As empresas tanto da China, quanto a Russia, estarão atuando sob contratos, cabendo aps países soberanos e as empresas avaliarem a continuidade dessas parcerias. A opção, por sí só, é uma benção, por ela inibe os arrogantes e os arroubos de supremacia em que, quase, todos os dominadores, ainda mais quando monopolizam, se permitem ser e ter. Sds.

  4. Ja ouvi comentarios feitos por engenheiros e arquitetos, que devido o terreno, esse canal sera muito dificil de ser realizado. Problema de abastecimento de agua, etc. Que custaria muito mais do que o orcamento projetado. Nao sendo nem engenheiro, nem arquiteto, ao posso dizer nada. Mas ouvi que China iria construer dois portos, nas entradas desse canal, um no Atlantico outro no Pacifico,e tambem um aeroporto internacional. Poderia esses dois portos e aeroporto se transformarem em nases navais e aerea chinesa no chamado “quintal norte Americano”?Um umperialista more outro ocupa o espaco.

    • Em engenharia não existe “não pode ser feito”. O que existe é “quanto custa”.
      Seja o que for, a China tem $$$ para pagar… se for do seu interesse…e eu acho que é.

    • Saia sim, como estão sendo entregues todas as obras do PAC, eventuais atrasos, pode procurar que vai encontrar pena de tucano aparelhado no MP, no TCU, na Mídia e no próprio executivo.

  5. Isso acrescentará em muito o poder logístico americano, todos sairão beneficiados dessa grande empreitada.

    • kkkkk, não acrescenta nada aos EUA.
      Eles já tem seu canal e farão de tudo para impedir esta construção.
      Vão com 100% de certeza tentar um golpe de estado!!!

1 Trackback / Pingback

  1. Novo canal interoceânico de navegação da Nicarágua será aberto em 2019 | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.