EUA nunca serão exportadores de petróleo

Os países produtores de petróleo do Oriente Médio continuarão atendendo boa parte da demanda global por energia, uma vez que o óleo e o gás de xisto produzidos nos EUA serão consumidos localmente, afirmou nesta segunda-feira (13) o economista-chefe da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol.

“Os EUA nunca serão exportadores de petróleo por causa da demanda doméstica”, disse Birol durante conferência na AIE, que tem sede em Paris. “O principal endereço para exportações continuará sendo o Oriente”, acrescentou.

Birol também afirmou que a Arábia Saudita, o maior produtor mundial de petróleo, continuará tendo um papel fundamental na região. A produção do Irã, que vem sendo prejudicada por sanções adotadas pelo Ocidente em função do programa nuclear de Teerã, deverá crescer se as atuais negociações entre iranianos e as potências mundiais levarem a um acordo final, previu.

A crescente produção de óleo e gás de xisto nos EUA reduziu as importações do país, gerando um excedente nos mercados globais. Como resultado, os preços do petróleo recuaram cerca de 50% desde junho do ano passado.

Estadão Conteúdo

Fonte: Sputnik News Brasil

45 Comentários

  1. (…) A crescente produção de óleo e gás de xisto nos EUA reduziu as importações do país, gerando um excedente nos mercados globais. Como resultado, os preços do petróleo recuaram cerca de 50% desde junho do ano passado. (…)
    .
    .
    A pedra filosofal dos EUA não foram aquilo que a mídia ocidental cantava como a coisa mais maravilhosa do mundo !
    .
    Muita gente que apostou alto perdeu muito dinheiro … a “cocada preta” ficou azeda. 😉
    .
    E os sauditas no começo estavam em parceria com os EUA ( CIA ) nessa guerra financeira contra a Rússia más que mais tarde o parceiro de crime deu-lhes uma rasteira… uniram a fome com a vontade de comer .. sanearam com os russos achando que a economia russa entraria em crise em seis meses e até aqui, o único que entrou em crise foi o projeto Xisto americano.
    .
    .
    *******************
    .
    OS 45 ANOS FINAIS DO IMPÉRIO ANGLO-SAXÃO.
    .
    a entrevista com William Engdahl é interessante, porque se trata de conhecido crítico da “Teoria do Pico do Petróleo”, que pessoalmente sempre me pareceu muito razoável e influente nos processos globais.

    O mais interessante é que, apesar de partir de premissas quase diametralmente opostas, Engdahl chega a conclusões semelhantes, em alguns pontos idênticas, sobre o futuro dos processos globais.
    .
    (*)fonte: [ redecastorphoto.blogspot.com.br/2015/04/os-45-anos-finais-do-imperio-anglo-saxao.html ]
    .
    .
    (..)

    GM – Por que os EUA permitiram declínio tão acentuado nos preços do petróleo no final do ano passado, se levou a uma drástica redução do investimento na produção do petróleo de xisto? Não poderiam, em vez disso, usar as conexões que têm com os terroristas, para organizar ataques aos campos de petróleo no Iraque, Nigéria, Angola, Argélia e outros países?
    .
    .
    FWE – Sobre a questão do petróleo: a estratégia do Departamento de Estado dos EUA e daCIA é que a Arábia Saudita derrube os preços do petróleo, em primeiro lugar para pressionar Rússia, Irã e Venezuela. Não acho que tenham considerado qualquer efeito sobre o petróleo de xisto nos EUA, pelo menos inicialmente. Nunca subestime a estupidez das figuras chaves em Washington, tampouco a superestime. Acho que, nesse caso, o mais provável é que tenha avaliado que ExxonMobil, Chevron e British Petroleum conseguiriam sobreviver a seis meses de preços reduzidos. A indústria do petróleo de xisto, nos EUA são empresas médias e pequenas. O Big Oil nos EUA foi empurrado para o fundo do palco. Ano passado, a Shell definiu o investimento em petróleo de xisto como o maior erro da empresa, e saiu, antes de os preços caírem.
    .
    É possível que logo recomecem os ataques terroristas à infraestrutura e à capacidade de produção do petróleo. A estratégia de Washington é quebrar a Rússia. Essa é a missão da facção do complexo militar–industrial, Lockheed-Martin, Boeing, Raytheon, General Dynamics, etc. e bancos de Wall Street que querem destruir a Rússia por motivos geopolíticos.
    .
    Em termos geopolíticos, com a volta de Vladimir Putin à presidência, a Rússia passou a recusar-se a ajoelhar e rezar como vassalo do “ocidente”. A Rússia recusa-se a envolver-se em qualquer questão que afete a segurança do país, como mísseis de defesa e ataque nuclear preventivo aos EUA. (..)

    • QUEM ACOMPANHOU A EMPIRICUS NO FINAL DE JANEIRO, DEIXOU DE GANHAR 50% COM A PETROBRÁS.
      .
      Quer ver o que o “sabichão” da Empiricus, cuja onipresente propaganda polui 11 entre cada dez paginas de Internet, dizia no dia seguinte àquele 30 de janeiro? Está no G1:
      .
      (*)fonte: [ tijolaco.com.br/blog/?p=26280 ]
      .
      .
      (…) “Para Felipe Miranda, analista da Empiricus Research, a tendência é que o valor das ações da Petrobras caia ainda mais, e que a empresa emita mais ações para cobrir o “rombo”: “o petróleo cai, cria ambiente de estrangulamento financeiro, e isso implica mais queda”, diz. Para ele, não é uma boa comprar ações da estatal, mas sim de vender, e o quanto antes, melhor.” (…)
      .
      .
      .
      (…) E os espertos compraram, porque só os bobos se entregam ao terrorismo dos urubus do mercado. (…)
      .

      .
      ****************
      .
      E os coitadinhos dos inocentes capitalistas de Providence …heim ? …
      .
      E as pobres velhinhas da bolça de Wall Street ….agora vão ter que ganhar dinheiro jogando bingo …. o risco que corre é menor do que na bolça especulativa de Wall Street .. hahahah

    • Tem muita gente que perdeu mesmo muito dinheiro com o petróleo. Teve gente inclusive que perdeu todo o FGTS acumulado em 5-10-15-20-25 e até 30 anos por ter acreditado no governo e comprado ações da Petrobras. A Empresa tinha boas intenções, mas o governo, claramente não. Afinal, era dinheiro dos outros, mesmo.
      Antes eles tivessem investido nas empresas que exploram o gás de xistos na América do Norte. Lá ninguém perdeu dinheiro, ao contrário, ganharam muito. Mas como o preço do combustível caiu muito, devido o excedente no mercado, as empresas diminuíram o investimento. O rítimo caiu sim, mas o lucro continua.

      • Pois é … vendeu na hora errada caindo no conto dos analistas economicos da GLOBO e da VEJA … Hahahah quem manda serem trouxas … bolça de valores sempre foi um mercado de risco onde se perde ou se ganha … só que o conhece sabe como ganhar neste tipo de investimento.
        .
        Aliás o governo brasileiro, por incrível que pareça … segue fielmente as doutrinas capitalista . 😉 …. por mais comunista que este possa aparecer para alguns .. rsrsr…

      • “” um mercado de risco onde se perde ou se ganha”””

        Os riscos são calculados e não tem como calcular uma roubalheira gigante que quase quebrou a empresa.

        Só na sua cabeça para achar que todo mundo pode esperar cinco anos até a empresa valo.

      • Sim, existe … Hahahah …
        .
        .
        Eu acho que você fez papel de trouxa nas mãos dos especuladores…. inocente. 😉

      • Maluco!!! Agora eu vejo porque te chamam de pastel de vento.
        Não foi a Globo ou Veja, otário, foram os balanços divulgados pela Petrobras. As propagandas do Lulalelé e seu “Autosuficiência” em petróleo.
        E esses otários que você fala, são algums milhões de trabalhadores honestos e colocaram sua possível aponsetadoria nas mãos desses gangue que está no poder.
        Larga mão dessa cartilha do século passado e acorda para vida real.

      • As ações da Petrobrás subiram de preço na ordem de 40%;

        Após descerem muito na onda dos escandalos, elas estabilizaram e passaram a subir…

        Pudera, é uma petroleira que exibe mais de 700.000 barris/dia extraídos; óleo de ótima qualidade…

        Quem foi na onda do “Empiricus” se ferrou. Não deixa de ser irônico um “grupo de consultores” não apontar a vantagem de se comprar ações que tenha caído muito… Pois, quem comprou as ações na baixa ganhou 40%…Caso do George Soros, que como sabemos não entende nadinha de mercados de capitais…

      • Vamos ver até onde a “alta”da Petrobrás se sustenta, especialmente diante do aprofundamento da operação Lavajato

      • (…)Maluco!!! Agora eu vejo porque te chamam de pastel de vento.
        Não foi a Globo ou Veja, otário, foram os balanços divulgados pela Petrobras. As propagandas do Lulalelé e seu “Autosuficiência” em petróleo. (…)
        .
        Sr. Criatura dos infernos
        .
        .
        Como disse , essa rapaziada que assiste os comentário econômicos dos speshixlistas com os da GLOBO e da VEJA, realmente entrarão pelo cano …Hahahah
        .
        Então para você, inocente dos infernos;o fato do balanço da PETROBRÁS tenha sindo negativo não foi o único motivo pois, para os especialistas de verdade, isso é um assunto interno e que o governo brasileiro,o principal acionista da PETROBRÁS, iria resolver, como por exemplo, aumentando os preços do combustível.
        .
        UM dos fatores que ajudou com que os papeis da PETROBRÁS caísse na bolça, foi o fator externo, onde o governo brasileiro não pode atuar, aliás esse fator derrubou todos os papeis de todas as petroleira, inclusive aquelas americanas que apostaram alto no XISTO,
        .

        Não sei se lá no inferno, vocês estejam informado como se encontra o preço do barril do petróleo no mercado internacional .. rsrsr … esta do jeito que o teu padroeiro gosta . Hahahah..

      • “Então para você, inocente dos infernos;o fato do balanço da PETROBRÁS tenha sindo negativo não foi o único motivo pois, para os especialistas de verdade, isso é um assunto interno e que o governo brasileiro,o principal acionista da PETROBRÁS, iria resolver, como por exemplo, aumentando os preços do combustível.”

        Amigo Vermelho dos infernos, como se pode ver o Pastel de Vento entende que “contabilidade criativa” pode mascarar o rombo da Petrobrás causado pela malversação petralha. Pior: defende que todo mundo pague pela bandalheira da quadrilha petralha

      • Infelizmente, a única solução que havia para evitar isso seria a privatização da Petrobras. Ou, como camufla esse governo socialista, “concessão da Petrobras” .Só assim ela escaparia da pilhagem do governo.
        E antes que alguém bote sua diarréia pela boca, fica a informação de que a iluminada está privatizando a frota da Transpetro! Lembra do carro chefe do renascimento da indústria naval? A renovação da frota da transpreto? Pois é. A frota está sendo vendida. E os sindicatos feudais estão caladinhos. Vai todo mundo se ferrar as custas de defender essa doutrina paleolítica. E tem mais. Vão vender as Brasken também. Privatizar. Lembra dessa palavra? Outro carro chefe da campanha dos iluminados contra o governo do FHnistão. Pois é, a Brasken também vai rodar. O bom disso tudo, é que privatizando, se tira as tetas dessa corja.

      • Evitar o quê, Melkor?

        Nestes últimos 12 anos a Petrobras empreendeu o maior crescimento da sua história. Mais de 300%.

        A queda do valor de mercado da Petrobras acompanhou aquele que se deu com todas as petrolíferas. Todas!

        O programa de desinvestimento é uma escolha estratégica da empresa em concentrar investimentos nas plataformas, ou seja, na extração.

        Não sou favorável a venda de navios da Transpetro, mas esta subsidiária regularmente vende navios quando estes atingem certa idade. Os navios a serem vendidos, na sua maioria, possuem mais de 15 anos de uso. Lamentavelmente algumas unidades novas serão alienadas, mas isso faz parte do esforço de desinvestimento.

        Não nada de errado com o planejamento da Petrobrás, pois concentrar-se na extração do Pré-Sal é correto, um movimento óbvio.

        E navios… Bah! Mais tarde se encomenda outros… Novos.

      • Como que com a descoberta do presal e o petróleo batendo alta histórica a empresa desvaloriza 50%, em quatro anos.

        Acho que isso não aconteceu com as outras.

        Porque era aproximadamente 50% que ela tinha desvalorizados muito antes de ter começado o escândalo.

      • O pelego em seu papel usual de sabujo do ParTido no poder. Mas cadê que ele fala alguma dos 3,5 bilhões de dólares pegos junto ao agiota chinês?

      • Sobre o que vc disse mais acima, O petrólo brasileiro não é de ótima qualidade. Nosso óleo é em geral pesado. Temos bons óleos, em Urucu, por exemplo, mas isso não é regra. Por isso importamos óleo bom para misturar e facilitar o refino. Devido a “qualidade” nosso petróleo é mais barato que o barril de brent.
        Não sei de onde você tirou a informação de que o valor da Petrobras acompanhou o valor da queda das demais. Dá para citar uma? As grandes operadores reduziram os investimentos em algumas regiões mas isso não quer dizer que elas perderam valor de mercado. Exxon-Mobil, Shell, BP, por exemplo, estão muito bem, obrigado. A Shell inclusive acaba de pagar 217 “bilhões” pela gigante britânica BG, Bilhões. E a nossa Petrobras, ao contrário, está vendendo ativos, alguns deles, resultados de péssimo negócio, como Passadena. Não se engane, o preço do barril no mercado internacional não é o que está afetando a Petrobras, ela não depende das exportações, e os combustíveis não despencaram no Brasil, ao contrário, subiram. O governo está fazendo uma campnanha jogando a culpa para “seres” que estão querendo destruir a empresa. Os “seres” não estão contra a Petrobras, estão apenas denunciando o saque feito, a pilhagem, cuja investigação indica que pode chegar ao governo federal.

      • Melkore.

        Parece que o objetivo dos colegas é inocentar os corruptos e incompetentes e culpar a mídia pelos probelams da Petrobras.

        Quem tem ações da Petrobras sabe muito bem que isso não é verdade.

        Já tinham desvalorizado aproximadamente 50% e os acionistas já estavam indignados antes da Globo e da Veja começarem as denúncias.

      • Enquanto muitos brasileiros “expertos” caiam no conto do vigário (todos que se julgam muito sabidos, já que entraram na bolsa de valores, um mercado onde sabidamente é entendido como de risco, por que é assim visto no mundo, inclusive no país que criou esse tipo de mercado, por saberem todas as variaveis envolvidas na consolidação dos grupos empresariais), jogada de profissionais. Sabidamente manipuladores, como no que acometeu a nossa Grande Petrolífera, quando transformaram uma ação criminal num jogo de interesse politico com o precipuo fim de enfraquece-la e retirar suas prerrogativas de indutora no processo de comercialização do pré sal, no puro intuito de converte-lo num ativo estrangeiro, de quebra firmando ainda a cultura de nossa incompetência em gestão ( como gostam uma boçalidade interna, descomprometida com a preservação de nossos tesouros e interesses), um mega investidor manipulador mundial, o Americano Geroge Soros (quase como sempre tem um americano na jogada) vai lá e compra milhares dessas ações, dando lições que o expertos brasileiros se recusam a aceitar. Agora, o Soros já deve estar esfregando suas mãos, a empresa, com segurança de um estado a lhe apoiar, já está lhe dando dividendos. Enquanto nossos expertos seguidores de feiticeiros, por que aprendizes não são, apenas imprecam palavras de ordem contra o governo, esquecendo como sempre da própria incompetência. Talvez por isso prefiram terceirizar a administração brasileira aos States, julgam todos por si.

      • Como já discutimos outra vez, Soros pode esperar dez anos para as ações valorizarem.
        Enquanto isso, os acionistas normais não podem pois precisam do dinheiro para pagar contas.

        Ações podem ser um negócio de risco, mas quando alguém compra está dando um voto de confiança para empresa, e não espera que ela afunde por corrupção e incompetênica dos administradores.

        Corupção e incompetênica absurda, nã estão previstas nos riscos.

        Quem compra ações espera que a empresa tenha responsabilidade e compromisso.

        Se fosse uma empresa americana que roubasse os acionistas??

        Sds.

      • Dizer que é um negócio de risco não justifica ou miniza o que os políticos e administradores fizeram.

        Então eu lhe peço dinnheiro emprestado, não pago e ainda digo que você assumiu o risco?

        Ou digo:
        Não se preocupe, te pago daqui a três ou quatro anos?

        Você aceitaria numa boa?

        Não dá, caro Julio.
        Sds.

      • Parece que os colegas não veem problema nenhum em roubarem e desperdiçarem o dinheiro dos outros.

        De certo, se o PT confiscar metade da poupança deles entenderiam qual é problema.

    • parabéns lucena !!!

      sobre os estados unidos ter ou não ter o mundo inteiro esta em cima de vários tipos de minerais de jazidas de todas as espécies

      mas a força de um povo se mostra em explorar esse recurso

      E A PETROBRAS consegue fazer com êxito

      já os estados unidos além de não explorarem corretamente suas jazidas pois compram mais do que conseguem fazer

      fez um tal de gás de xisto poluidor de lenções freáticos !!!

      e tem mais outra um pais que fala de ecologismos dos outros mas produz carros que fazem apenas 4 km com um litro em pleno século de economia que estamos passando é coisa de sionista dentro de empresas fortes americanas so afunda aquele pais
      mas sabe lucena quem acreditou na veja e na grobo tem mais é que se F mesmo !!!

      a petrobras é nossa !!! passaporte para o futuro financiador da forças armadas e da amazonia azul

      pode chorar a vontade mas chora no Cantareira ,mas é mais fácil aceitadilmavez !!!!

      • Eis o resultado de 12 anos de educação sob o tacão do lulopetismo: Ignorância e ódio

        O Futuro do país agradece…#SQN

      • Minha cara, de onde você tira essas suas afirmações? O que o Pé de Cão faz não tem nada de anormal a não ser defender um ponto de vista recheado de nacionalismo, coisa que deveria ser bem vista por qualquer brasileiro.
        Se a questão dele defender um ponto de vista politico diferente do seu for o que te ofende, bom minha cara, aí o problema deixa de ser dele por manifestar seu contentamento com o governo atual de forma clara. Você me desculpe, mas acredito, ao ler as palavras dele, nada ofensivas a qualquer brasileiro, que está faltando a você um pouco de espirito democrático, já que a unica coisa para se divergir no caso dessas palavras são suas posições politicas, quem nem se pode dizer isoladas, podem até estar um pouco defasadas, mas é seu direito manifestar seu contentamento democraticamente. Não há ofensa nenhuma nisso. Sds.

  2. não creio que isso seja verdade. os EUA possuem gigantescas reservas de petroleo é de gás, alem do xisto betuminoso. que seria suficiente para abastecer toda a europa, o problema é que a politica do governo americano(obama) estar fazendo com que os paises europeus sejam dependentes do gás russo…..

  3. Ao invés de criticarem os corruptos e incompetentes preferem criticar os acionista que foram roubados, precisam do dinheiro, não podem esperar anos e não acreditam mais empresa.

    Os que ganharam dinheiro ilicitamente, para fazer compras em miami porque aqui tem muito imposto são protegidos, e os que foram roubados e precisam pagar contas são os trouxas?

    Se fosse uma empresa americana roubando brasileiros os coemtários seriam exatamento o oposto, e com razão.
    Mas apenas porque foi o “partido” agora tentam desviar o foco.

    Os caras são roubados e defendem os ladrões, só isso.

    Isso é um absurdo…

    • Agora a Petrobras reduz os investimetos, pede dinheiro emprestado para o Banco da China ( que é melhor para a China ), e o povo brasileiro vai se individar, ter que pagar juros e correção, e as pessoas ainda acham isso ótimo!

      A “nossa empresa” pega dinheiro emprestado para pagar o dinherio que ela roubou de nós mesmo?

  4. Meu caro Deagol, vou abrir seus questionamentos e opiniões para responder em partes:
    1) Você diz “Como já discutimos outra vez, Soros pode esperar dez anos para as ações valorizarem. Enquanto isso, os acionistas normais não podem pois precisam do dinheiro para pagar contas”.
    – Te respondo o seguinte: Acionistas normais não devem recorrer a bolsa de valores se precisarem delas para pagarem suas contas, por que esse mercado é sabidamente um mercado onde você corre o risco de perder seu dinheiro, por mais que a Petrobrás venha com apoio governamental, o que por si só deveria servir como apoio a segurança de seus investidores, ainda assim ela está sujeita a diversas variáveis, não só econômicas como também de expectativas já que trabalha com um insumo que até pouco tempo atrás duvidavam de sua existência no Brasil, portando isso deveria dizer alguma coisa. Que quer negocio seguro deve se dirigir a caderneta de poupança e outros instrumentos que assegurem uma retirada mensal, com seus juros diminutos. A bolsa é definitivamente para os que tem paciência e prescindem de recursos imediatos para fazer frente a suas contas. É o que dizem os especialistas em mercado.
    2)Ações podem ser um negócio de risco, mas quando alguém compra está dando um voto de confiança para empresa, e não espera que ela afunde por corrupção e incompetência dos administradores.
    – Sobre isso digo que mercado de ações se baseia não só em confiança em empresas por que se fosse não haveria mercado de ações já que nenhum empresário sabedor da lucratividade de seu empresa ou grupo se abriria para o mercado, quando o fazem, o fazem pela mais absoluta necessidade de captação financeira, para, eles sim, apostarem que ampliando sua força econômica sejam capazes de alavancar seu empreendimento, coisa que nem sempre acontece, para os investidores é sempre um salto no escuro. Empresas como a Petrobras são diferentes, possuem alguma segurança que só um governo pode emprestar, mas mesmo assim trabalham com fatores que nem mesmo o estado pode garantir, como por exemplo fatores externos, economia mundial, manipulações e interesses sobre o tipo de insumo que trabalham. Portanto mesmo o governo assegurando não deve ser encarado por profissionais como um negócio de curto prazo. Quando no curto prazo se tem lucro saúda-se, quando no curto prazo vem o prejuízo aguarda-se, para a volta do lucro, ou perde-se se não há capacidade econômica, nem cultural para entender as regras desse mercado.
    3)Corrupção e incompetência absurda, não estão previstas nos riscos.
    Quem compra ações espera que a empresa tenha responsabilidade e compromisso.
    Sobre isso devo te dizer que se engana, a não ser que você esteja dentro dos quadros da diretoria administrativa da empresa, para assegurar sua total confiança em seus gestores, sob pena de pagar o preço dessa confiança, que está fora se garante apenas na confiança da severidade legal, nada mais. Há sim risco para investidores de haver essa ocorrência. Imagina meu caro. Muitas empresas privadas, cujos recursos deveriam ser muito bem controlados por seus donos ou principais acionistas, sofrem desse mal, humano diga-se de passagem. A esse resta a não ser a justiça para tentar reaver suas perdas, esperar que o acionista não tenha risco nisso é quer ser ingenuo e brincar com o próprio recurso.
    4)Se fosse uma empresa americana que roubasse os acionistas??
    Poderia ou não ser fechada, assim como seus empresários controladores. O mercado financeiro americano é um exemplo, lesaram milhões de americanos e até onde se sabe (e ficamos sabendo de alguns de outras áreas de atuação que foram em cana, como a Enron por exemplo), mas até onde nos é dado conhecer nenhum foi preso, na realidade o tesou americano cobriu os prejuízos dos golpistas por que eles faze parte do status quo de manutenção do poderio econômico americano. Então os States, hipócritas, como querem no Brasil, elegem alguns inimigos para encobrir outros estratégicos, a seus interesses.
    Mas eu quero ver todo e qualquer criminoso, principalmente os de colarinho branco tendo as penas mais severas do país, por que entendo serem esses os indutores da pior cultura criminosa a se incutir na cidadania, que costuma vê-los como inofensivos, as vezes até gente boa, enquanto destroem, as vezes boas ideias e ideais.

  5. Continuando meu caro, Deagol a seus outros questionamentos.

    1)Dizer que é um negócio de risco não justifica ou minimiza o que os políticos e administradores fizeram.
    – Mas claro que não, mas os acionistas devem usar do bom senso e da razoabilidade, indo aos lugares corretos para buscar justiça para suas perdas, e punição para os mal feitores. Não usarem de argumentos oportunistas quando a verdade factual ensina que em assuntos desse tipo existem fóruns adequados para se buscarem as responsabilizações. Nesse caso fazer uma micelânia por conta de interesses da politica, pode até parecer que trará solução, e até poder ser que traga, mas sendo momento oportuno, sem negar aos que pensam diversamente o direito a sua determinação.
    2) “Então eu lhe peço dinheiro emprestado, não pago e ainda digo que você assumiu o risco?” Ou digo: Não se preocupe, te pago daqui a três ou quatro anos?
    – Meu caro, você caba de mostrar que entendeu direitinho o principio das bolsas de valores, quando elas perdem a possibilidade de entregar os dividendos. Mas, sinceramente, com sua cultura isso você já deve saber.

    Você aceitaria numa boa?
    -Meu caro, isso dependeria de minha capacidade financeira, se eu tivesse bastante para apostar e esperar, faria isso sim. Como não sou magnata prefiro investimentos mais seguros, poupança por exemplo, que não me exponham a risco que não terei capacidade de suportar.

    Não dá, caro Julio.
    – Se você tem consciência do significado do chamado mercado de ações, tem que estar preparado. Sds.

  6. Ainda meu caro Deagol.
    1)Parece que os colegas não veem problema nenhum em roubarem e desperdiçarem o dinheiro dos outros.
    Com todo respeito meu caro, mas, eu pelo menos, não me importo, quando por imperícia. imprudência, incompetência ou vaidade, aqueles que qualifico como expertos se tornam vitimas de sua própria arrogância. Mas quando há um negocio legal, amparado por normas legais, como falei antes, há sempre o fórum apropriado para se buscar as perdas. Agora não tem forum adequado quando o interesse e pela anarquização, para dela colher dividendos, na verdade uma ação maquiavélica tão perniciosa, pelo poder de causar confusão e desviar do caminho correto, que deveria também ser criminalizada, mas sabemos que não é.

    De certo, se o PT confiscar metade da poupança deles entenderiam qual é problema.

    Meu caro, certamente se o PT fizesse o que o Collor fez, teria todo o meu apoio, por que justamente são instrumentos econômicos que geram contratos de segurança bem diferentes, como já disse anteriormente também. Sds.

Comentários não permitidos.