As duas principais economias da América Latina e do Caribe têm que cooperar mais

O presidente do México Enrique Peña Nieto ao lado de Dilma Rousseff

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, receberá em maio a presidente Dilma Rousseff, uma ocasião que servirá para estreitar as relações econômicas com o Brasil, informou nesta segunda-feira a chancelaria mexicana.

A presidente brasileira visitará o México no fim de maio, explicou a subsecretária de Relações Exteriores para a América Latina e o Caribe, Vanessa Rubio, à emissora Enfoque.

No início do mesmo mês – de 7 a 9 de maio – o presidente mexicano também receberá a visita de seu colega colombiano, Juan Manuel Santos.

Durante um encontro particular na Cúpula das Américas no Panamá, Peña Nieto e Dilma “acordaram que as duas principais economias da América Latina e do Caribe têm que cooperar mais, têm que se aproximar mais”, relatou a subsecretária.

“É preciso haver um relançamento da relação”, indicou Rubio, afirmando que o encontro com Dilma terá um enfoque muito importante na economia.

Em 2014, o Brasil, a primeira economia da América Latina, cresceu apenas 0,1%, completando seu quarto ano consecutivo de pequena expansão, enquanto o México cresceu 2,1%, também longe dos 3,9% previstos pelo governo no início do ano.

Com um intercâmbio de mais de 9 bilhões de dólares em 2014, o Brasil é o primeiro sócio comercial do México na América Latina.

AFP

Fonte: Terra

4 Comentários

  1. vejam mexico esta no tratado da cordilheira ,mas o brasil é o seu maior parceiro na américa latina

    o chile esta no pacto da cordilheira ,mas o brasil também é seu maior parceiro latino

    tem que ter orgulho de ser além do irmão mais velho dos latinos o mais forte de todos quem é brasileiro é quem não é cabela voa !!!!

    coxinhas , chora no Cantareira que esta precisando alias chamar esses caras de coxinha´, a realidade são idiotas inúteis usados pela imprensa sionista para execução de agendas estrangeiras anglo-saxões

  2. Eu sou ocidental, e apoio o Ocidente com um Brasil sendo a ULTIMA linha ocidental. Mas isso não quer dizer que apoie o modelo de vida americano,sou mais fã do modelo de vida europeu, com um estado presente e assistencialista!

    Dito isso pra clarear e voltando ao tema da postagem, ainda serão necessárias varias décadas, senão seculos, pra América Latina deixar de ser anti-americana, a ingerência unida a varias intromissões diplomáticas e ditaduras sanguinárias levou a maioria do continente a uma posição contraria aos USA.

    E agora vendo que o império começa a ruir será necessário que os USA mudem postura tática, pois se fossem ainda como eram antes, fortes e intocáveis, NADA MUDARIA,

    A América latina começa a se converter pro lado da China e da Rússia, isso é claro a alguns anos, é mesmo a hora de mudar postura pois a força e a ingerência já não está mais funcionando como antes, estão se joga na diplomacia mais branda, e tem que ser assim mesmo, estão certos os americanos em fazer assim, mas não esperem resultados rápidos, vai levar muito tempo ainda pra AL olhar para os USA como exemplo ou AMIGO.

    E os BRICS só irão piorar as coisas pra eles, parece que todas as guerras dos últimos anos custou caro pra eles, pois outras nações passaram a abrir os olhos, e fez foi piorar a situação em todos os níveis, a AL viu que pra roubar riquezas são capazes de invadir nações e destruir países inteiros, como vimos no Iraque, Líbia e Síria, mas é bom lembrar que não foram só os USA que fizeram isso, os Europeus da OTAN ajudaram e muito também!

    Vamos ver se essa diplomacia nova vai além das aparências e procure fortificar laços no continente…. talvez nenhum de nós que está lendo essa mensagem ainda estará vivo pra testemunhar a postura dos latinos com os primos ricos do norte!

    Valeu!

  3. Como disse, em seu leito de morte, Porfírio Dias “Pobre México. Tão longe de Deus e tão perto dos Estados Unidos.”

Comentários não permitidos.