Fornecimento de 40 sistemas antiaéreos S-300 ao Irã está valendo – Putin revoga proibição da venda

O chanceler da Rússia, Sergei Lavrov, irá em breve comentar a decisão do presidente Vladimir Putin de revogar a proibição da venda dos mísseis S-300 ao Irã.

Nesta segunda-feira (13) o presidente russo assinou o decreto que revoga a proibição dos sistemas de lançamento de mísseis S-300 ao Irã.

“O decreto revoga a proibição de deslocamento no território da Federação da Rússia (inclusive por transporte aéreo), saída do território da Federação da Rússia à República Islâmica do Irã e também transferência à República Islâmica do Irã fora dos limites da Federação da Rússia com o uso de naves marítimas e aéreas portando bandeira de Estado da Federação da Rússia de sistemas de lançamento de mísseis S-300”, reza o comunicado oficial.

Uma fonte no Ministério das Relações Exteriores da rússia informou que o ministro Sergei Lavrov irá comentar em breve esta revogação.

O contrato que previa o fornecimento de 40 sistemas S-300, do valor aproximado de 800 milhões de dólares, foi assinado pela Rússia em 2007. Mas as sanções impostas contra o Irã em 2010 provocaram a suspensão do contrato.
De acordo com Hassan Hanizadeh, cientista político e redator-chefe da agência noticiosa iraniana Mehr, comenta que este decreto caracteriza a parte russa como parceiro seguro:

“O decreto de Vladimir Putin foi muito aplaudido no Irã. Este passo demonstra a independência da Federação da Rússia na toma de decisões políticas e demonstra também que Moscou cumpre as obrigações que assumiu, o que a carateriza como um parceiro fiel e seguro”.

Para Hanizadeh, trata-se de “uma nova página na cooperação russo-iraniana na área da defesa”.

Hossein Sheikholeslam, conselheiro do parlamento iraniano para Assuntos Internacionais, também acredita que a revogação da suspensão de entrega dos S-300 significa maior parceria entre Rússia e Irã que tem como finalidade a estabilização regional:

“Hoje é um dia realmente destacado nas relações russo-iranianas. Não é nenhum segredo que o subconsciente do povo iraniano estava preocupado especialmente pela suspensão do fornecimento dos S-300. Muitos desistiram de acreditar que a Rússia era confiável. Portanto, hoje apraz-me muito saber que a Rússia decidiu: a gente deve cumprir a promessa e cumprir as condições do contrato. A Rússia é confiável de verdade. Agora, os norte-americanos e os seus aliados não irão poder prejudicar o equilíbrio regional e ditar as suas condições da posição da força”.

Fonte: Sputnik News Brasil

EUA: Momento errado para a Rússia vender sistemas S-300 ao Irã

© Sputnik/ Mihail Mokrushin

O Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou, nesta segunda-feira, que a decisão da Rússia de suspender o embargo à venda de sistemas antiaéreos S-300 ao Irã não viola sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU ao Irã, mas vem em um momento errado porque o Irã está desestabilizando o Oriente Médio.

A decisão da Rússia de suspender o embargo à venda de sistemas de misseis antiaéreos S-300VM ao Irã não viola as sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU a Teerã, mas os Estados Unidos se opõem à medida porque, segundo seu Departamento de Estado, o Irã vem desestabilizando o Oriente Médio. A declaração é da porta-voz do Departamento, Marie Harf.

“Acreditamos que, dadas as ações desestabilizadoras do Irã em locais como Iêmen, Síria ou Líbano, este não é o momento para vender este tipo de sistemas a eles”, disse Harf em entrevista coletiva. “Em termos de sanções do Conselho de Segurança, é do meu entendimento que a venda não constituiria uma violação”, completou a porta-voz. Harf observou, entretanto, que os Estados Unidos têm preocupações “quanto a itens independentemente se serem violações ao Conselho de Segurança.”

Nesta segunda-feira, o Presidente Vladimir Putin assinou um decreto suspendendo o embargo imposto em 2010 à venda de sistemas antiaéreos S-300VM, ou Antey-2500, ao Irã. O sistema de mísseis de curto e médio alcance é um dos sistemas mais avançados usados pela Rússia contra mísseis intercontinentais e aeronaves.

O embargo de 2010 cancelou um contrato assinado em 2007 para a venda do sistema ao Irã — de acordo com a Resolução 1929 do Conselho de Segurança da ONU, que proíbe o fornecimento ao Irã de armas convencionais, incluindo mísseis e sistemas antiaéreos, tanques, helicópteros de ataque, aviões de combate e navios.

Nesta segunda-feira, o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse que a decisão de 2010 foi voluntária e não baseada em requerimentos legais impostos por sanções da ONU. Lavrov observou que o desenho do acordo nuclear alcançado entre potências mundiais e o Irã tornou desnecessário o embargo.

A Rússia supostamente cancelou o acordo em 2010 sob pressão dos Estados Unidos e de Israel, que se opunham a fornecer ao Irã sistemas de defesa avançados que poderiam combater ataques de Israel ou dos EUA.

Nesta segunda-feira, o secretário de Estado americano, John Kerry, telefonou a Lavrov para manifestar a insatisfação dos Estados Unidos com a venda dos sistemas S-300. A Casa Branca, por sua vez, negou-se a comentar detalhes específicos das conversas entre EUA e Israel.

O Ministério da Defesa do Irã e a Organização de Indústrias Aeroespaciais responderam ao cancelamento do acordo em 2010 lançando uma ação judicial no valor de US$ 4 bilhões contra a russa Rosoboronexport em uma arbitragem internacional em uma corte de Genebra, na Suíça, em 2011. Lavrov afirmou nesta segunda-feira que o processo, ainda em andamento, e a perda da receita de 2010, pesaram na decisão russa de suspender o embargo ao Irã.

Fonte: Sputnik News Brasil

Irã se empolga com a suspensão do embargo russo à venda de sistemas antiaéreos S-300

Figuras públicas iranianas expressaram grande entusiasmo e esperança de melhores relações com a Rússia após a proibição da venda de sistemas de defesa antiaérea S-300 ter sido suspensa por decreto presidencial nesta segunda-feira (13).

“Agora os americanos e seus aliados não serão capazes de abalar o equilíbrio da região e ditar as suas condições a partir de uma posição de força”, disse o legislador iraniano Hossein Sheikholeslam, assessor do presidente do comitê de relações exteriores iraniano, em entrevista à Sputnik.

Segundo ele, a decisão de permitir o fornecimento dos S-300 significa que se pode confiar na Rússia. Até agora, o embargo à venda dos sistemas antiaéreos era um “espinho profundo” nas relações com Moscou, de acordo com o legislador iraniano.

O diretor da agência de notícias Mehr, Hassan Hanizadeh, também disse à Sputnik que a mudança foi recebida com grande entusiasmo no país.

“O decreto de Vladimir Putin foi recebido com grande entusiasmo no Irã. Este passo demonstra a independência da Federação Russa na tomada de decisões políticas e mostra a fidelidade de Moscou nos compromissos que [o país] assume, mostrando ser um parceiro de confiança.”

Hanizadeh acredita que o levantamento do embargo está ligado ao acordo nuclear iraniano alcançado recentemente em Lausanne, na Suíça.

“Parece que agora podemos falar de uma nova página na cooperação de defesa russo-iraniana. Esta cooperação deve beneficiar a região do Oriente Médio, onde a estabilidade tem sido gravemente abalada”, disse ele.
Tanto a Rússia quanto o Irã evitam adotar uma política externa agressiva e são favoráveis à paz na região – objetivo que, segundo Hanizadeh, será confirmado com o cumprimento dos contratos de fornecimento dos S-300.

O contrato para a exportação dos sistemas russos de defesa antiaérea foi originalmente assinado em 2007, mas em 2010 o então presidente Dmitry Medvedev suspendeu o acordo, cumprindo assim as sanções do Conselho de Segurança da ONU contra o Irã, impostas em meio às preocupações internacionais com o programa nuclear desenvolvido pela república islâmica.

Fonte: Sputnik News Brasil

36 Comentários

  1. vão latir…vão chorar….vão prender a respiração..vão rolar no chão ….mas não farão nada no final…como não fizeram na Síria…como não fizeram no Iran…como não fizeram na Georgia…e como não fizeram na Ucrânia/Crimeia… porque quem pode…PODE….quem não pode…se SACODE…

    • Israel bombardeia a síria na hora que quer, mesmo ela tem tedno diversos sistemas modernos como Pantsir e Buk-M2.

      O que tem a ver Geórgia e Ucrânia?

      • aham… deve ser por isso que Israel Putenphia nem liga quando os Russos ameaçam de vender sistemas S-300 e mais sistemas Buk-M2 e Pantsir para a Síria….

        Eh…. vão ser anos de terapia pra vc encarar a realidade de que os EUA/OTAN não bate de frente com a Rússia e que Israel sequer tem coragem de encarar o Irã.

        No mais, replico a frase do Alm. William Gortney, comandante do Comando Norte dos EUA:

        “Os russos desenvolveram uma capacidade militar muito mais capaz do que a União Soviética tinha”, disse Gortney, acrescentando que Moscou adotou uma nova doutrina estratégica que está sendo demonstrada pelas provocações.
        “Ao mesmo tempo, eles estão nos enviando mensagens”, disse ele a jornalistas no Pentágono. “Eles estão dizendo, indiretamente, que eles são jogadores de alcance mundial, com sua aviação de longo alcance.”

        Isso sim é opinião a ser levada a sério. O resto é chororo de perdedor… 😀

      • De qualquer jeito a frase não torna a Rússia mias poderosa que a OTAN?
        Tentar convencer alguém disso é inútil, só abrir o google.

        Não entendo essa sua necessidade de responder sem pensar.

        A Rússia é 1/5 da OTAN.

      • Warpath,

        Qualquer país sério reclamaria quando um adversário se arma… É um movimento natural…

        “”…EUA/OTAN não bate de frente com a Rússia…””

        Depende de onde… A Rússia impõe algum receio ali, na sua vizinhança. Fora dele, a conversa tem se mostrado outra bem diferente…

        “Os russos desenvolveram uma capacidade militar muito mais capaz do que a União Soviética tinha”

        É natural que as habilidades russas evoluam. Afinal de contas, Putin pôs ordem na bagunça que era a Rússia. E é um fato que os russos estão desenvolvendo sistemas cada vez mais avançados. Mas melhor não levar isso ao pé da letra, pois depende muito do contexto no qual o almirante falou. Em épocas de tensão, esse tipo de declaração é comum, visando principalmente alertar políticos… Pode ter certeza: nunca você vai ouvir um almirante americano falando que a marinha russa é ruim ( e não é mesmo; os novos projetos de fragatas, por exemplo, são muito interessantes e bem atuais )… Eu nunca ouvi… 😉

      • A Geórgia tentou dar uma de machona com os Russos, pois na época, eram os Republicanos que comandavam os EUA. Pensaram que os EUA interveriam caso os Russos respondessem a qlq ataque da Geórgia, afinal, era o machão do baby Bush Republicano que comandava o país.

        Só que o resultado todos nós vimos! 😀

        Os Russos responderam pesadamente ao ataque Georgiano e de quebra, reconheceram a independência de um território litigioso, outrora sob domínio Georgiano!! 😀

        E onde estavam os Republicanos mesmo? Onde estava o baby Bush mesmo? 😀

        Foram pra caminha, igual agora, no evento da Ucrânia. E olha que na época, a Rússia nem tinha começado a receber novos equipamentos e a modernizar suas forças convencionais!

        Eh…. como li por aí: “Em toca de urso, águia não faz ninho”.

        😀

      • Warpath,

        No mesmo dia em que as tropas russas cruzaram a fronteira georgiana, veio o protesto dos americanos… Dias depois, veio a mediação da União Européia e os russos forçaram um acordo de paz, no qual acordaram se retirar da maioria das posições conquistadas ( algo que cumpriram de fato )… Fora isso, diria que os russos tiveram a vantagem de estarem mais próximos, o que inviabilizou uma ação imediata… No mais, russos não são lá muito dados a intervir diretamente fora de seu entorno ( os líbios e os sírios que o digam )…

        “”Foram pra caminha, igual agora, no evento da Ucrânia””

        Foi só os americanos posicionarem tropas no leste europeu e começarem manobras no Mar Negro e no Báltico que todo mundo se sentou pra conversar em Minsk… Enfim, é aplicação real Soft Power… Os russos também são mestres nesse jogo…

  2. Por essa o jacuzinho não esperava ..rsrsrs
    .
    IAF acostumados em bombardear Palestino que utiliza estilingue como arma anti-aérea é bem diferente quando se tem um S-300 . 😉
    .
    Ai é onde a jeripoca canta ..Heheheh.
    .
    E por falar em covardes …
    .
    ******************
    .
    Abbas :HAMAS NEGOCIA SECRETAMENTE COM ISRAEL,MATANDO O PROJETO PALESTINO
    .
    O presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, acusou o movimento islâmico de oposição Hamas de fazer negociações separadas com Israel sobre a proclamação de um novo Estado na Faixa de Gaza sob seu controle.
    .
    (*)fonte : [ br.sputniknews.com/mundo/20150413/734946.html ]
    .
    .
    (…) “A essência do projeto é um estado em Gaza, a autonomia da Cisjordânia e a retirada parcial israelense da Cisjordânia. O resto das terras permanecerá sob controle israelense. As questões de Jerusalém e dos refugiados não são sequer discutidas”,(…)
    .
    .
    *****************
    .
    Parece que o bom filho a casa retorna, para quem não sabe o Hamas foi uma criação israelita ( o lado nazista ) em coluio com a Irmandade Islâmica para se opor a OLP de Arafat.
    .
    Hamas com ideias sunitas e hoje anda de braços e beijinhos com o EI, também sunita; e este por tabela tem o apoio da lavanderia de Jacó ( Israel ).
    .
    Ultimamente se vê movimento secreto do grupo terrorista Hamas em direção ao governo sionista de Israel, como disse o filho sempre a casa retorna.
    .
    Descoifo que esse Hamas não passa de um agente duplo pró-nazi-sionista atuando dentro do estado de Israel.
    .
    Aqueles foguetinhos de U$ 20 que este grupo terrorista joga em Israel e onde só cai em regiões desérticas ( graças a D’us ) só faz barulho e susto.
    .
    Dando a Israel pretexto para invadir a Cisjordânia e/ou a faixa de Gaza e assim se apropriar de mais terra.
    .
    Toda vez quando isso acontece, a poderosa IAF e o seu exército ao estilo da SS nazista, invade a Palestina e as suas crianças servem de escudo para o Hamas,
    .
    Já para mim, é um teatro macabro … uma forma de se fazer limpeza étnica naquela região… o Hamas segura as vítimas para que o soldado israelita não erre o tiro. 😉

    • CORREÇÃO
      .
      .
      ( …) Parece que o bom filho a casa retorna, para quem não sabe o Hamas foi uma criação israelita ( o lado nazista ) em coluio com a IRMANDADE MUÇULMANA para se opor a OLP de Arafat. (…)
      .

      • CORREÇÃO II
        .
        .
        (…) Descoifo que esse Hamas não passa de um agente duplo pró-nazi-sionista atuando dentro do estado da PALESTINA ( ..)

    • .
      EXEMPLO BRAZUCA : INTERVENÇÃO MILITAR JÁ , SÓ QUE NÃO COMIGO , OBRIGADO !
      .
      .
      Abrimos um espaço para este vídeo pois ele simplesmente resume o brasileiro, que funciona mais ou menos como aquele cachorro que late, late, late correndo atrás do caminhão, mas quando ele para, o cão simplesmente não sabe o que faz e nem porque latia.

      O que você verá aqui amigo leitor, é mais um modo de demonstrar que o brasileiro está apenas gastando seu tempo na rua, não vamos generalizar, mas uma GRANDE porcentagem de brazucas está lá gritando à todo pulmão aquilo que nem sabe e nem quer saber como funciona, apenas quer mudanças.
      .
      .
      VÍDEO
      .
      .
      http://verdademundial.com.br/2015/04/exemplo-brazuca-intervencao-militar-ja-so-que-nao-comigo-obrigado/

      • Caro helveciofilho, permita me dar um depoimento pessoal,eu vivi a ditadura militar e creio que muitos que aqui comentam também viveram, e eu não tenho saudades nenhuma da ditadura,as coisas não eram maravilhosas como alguns dizem, você não conseguia ter um simples telefone,você comprava um quilo de feijão que vinha cheio de torrões e restos de palha,os supermercados eram precários, havia a censura que camuflava tudo,criando a fantasia de um pais que vai pra frente !

        Como podemos aceitar que alguém seja jogado no cárcere, simplesmente por discordar das coisa, por exigir algo tão natural ?

        Isso sem falar na máfia que negava ao pobre os cursos superiores e tantas coisas que hoje temos acesso e nos parece natural !

        Enfim eu poderia falar de um monte de coisas ruim patrocinadas pela ditadura,por isso serei sempre contra isso, serei sempre a favor da DEMOCRACIA !

      • Sr César Pereira,
        .
        As experiências com os militares no poder no Brasil, deixou muitos brasileiro traumatizados e inclusive .. até também, muitos militares brasileiros, o senhor pode ter certeza.

    • U$ 800 mi por 40 sistemas S-300. O sonho de muitos batalhões de defesa anti-aérea e o pesadelo dos pilotos de caça-ataque. Eu queria ver esses bichos com a bandeira do Brasil. Melhor ainda, o S-400/S-500.
      Mas o governo brasileiro achou melhor juntar mais outros $200 mi e comprar 3 sistemas Pantsir S-1 por $1 Bilhão. Três (03) sistemas. Kkkkkkk. Definitivamente esses caras jogam contra o país. Não é a toa que todo mundo lá fora comenta o quanto essa tal “compra de tecnologia” é uma piada. Os Russos estão rindo até a orelha.

      • Com certeza não é o preço certo, meu caro.
        Esse valor apresentado é um erro de pelo menos um zero a menos.

      • Sr.criatura dos infernos
        .
        Antes de ser implantado uma ditadura comunista no Brasil ..tststs ..como era a doutrina em termo de defesa aérea no Brasil ?
        .
        O EB, por exemplo, só depois veio ter outra visão da sua responsabilidade no que se refere a sua participação em defesa aérea praticamente agora ….; antes era basicamente a cargo da FAB com os seus mirage e F-5.
        .
        O senhor poderia dizer que tipo de equipamento o EB usava para a defesa ante-aérea , antes deste pais se transforma em uma ditadura comunista ? 😉
        .
        O EB infelizmente só agora acordou para isso assim como para as ciberguerras … tenho certeza que se fosse com o FHC, as nossas forças armadas estava no tempo da pedra lascada ou melhor das hipóteses, usando os ferros velhos dos ianques comprados a preços de novos … hahahahah…

      • Não existe doutrina de guerra no Brasil caro Helvécio, o que existe aqui é putaria, futebol e cerveja, as demais coisas são fúteis, extinguíveis e obsoletas. Sds

      • helvecio,

        Os primeiros Iglas chegaram ao Brasil em 1994/1995…

        As fragatas Type22 brasileiras ( vindas na mesma época ), salvo engano, vieram equipadas com o sistema SeaCat ( hoje usam o SeaWolf )…

        Em 1996, o CFN recebeu sistemas Mistral ( francês ) e passou a opera-lo em conjunto com radares Girafe ( suecos ).

        Antes disso, no final dos anos 70, foram incorporados quatro sistemas Roland II, que eram o “estado da arte” quando foram adquiridos. Foram desativados em 2001, sem substitutos até aqui… Eles constituíram uma base de doutrina anti-aérea para o EB a sua época. A questão foi que não houve continuidade… Os anos 80 em particular foram economicamente difíceis…

    • helvecio,

      “”Aqueles foguetinhos de U$ 20 que este grupo terrorista joga em Israel e onde só cai em regiões desérticas ( graças a D’us ) só faz barulho e susto.””

      Não é bem por aí… Mesmo com todo o aparato de defesa, as vezes algum passa ( como não poderia deixar de ser ) e acerta zonas habitadas…

      http://noticias.terra.com.br/mundo/oriente-medio/foguete-palestino-mata-crianca-no-sul-de-israel,23c2a83994ef7410VgnCLD200000b2bf46d0RCRD.html

      http://www.diariodosudoeste.com.br/mundo/2015/04/resposta-do-hamas-mata-tres-israelenses-ao-norte-da-faixa-de-gaza/1312350/

  3. Simplesmente justo, pois independente do Irã ter seus defeitos como estado patrocinador de movimentos “terroristas” (e escrevo dentro de aspas pois se fossem tão terroristas os EUA não teriam negociado com a Al Qaeda, já que são os grandes vilões do 11 de Setembro) eles precisam ter a capacidade de se defender dos ataques e ditames da Arábia Saudita e até mesmo de Israel. Vale ressaltar que foi fornecido um sistemas e defesa e não e ataque o que não tem nenhum fator provocativo envolvido na retomada das vendas, mas sim um primeiro passo de apoio ao país por parte da Russia, e com esse volume de S-300 as FA’s adversárias pensarão muitas vezes mais antes de sobrevoar o espaço aéreo iraniano.

  4. A Rússia esta contra atacando,aqueles que lhe acossam, essa decisão foi também um recado aos seus adversários,agora só falta a França querer entregar os Mistrais com a condição que a Rússia não entregue os s-300 ao Irã,do jeito que as coisas vão !

  5. Eu sabia que isso iria acontecer, o Irã vai comprar o que o bolso e fornecedores permitirem.

    Esse fornecimento estava congelado, mas acredito em breve haverá notícias de aquisições para força aerea.

    Mesmo se tratando de uma arma de defesa e os F-35 que serão entregues à Israel, o Netanyahu vai dar “chilique”.

  6. ,.O Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou, nesta segunda-feira, que a decisão da Rússia de suspender o embargo à venda de sistemas antiaéreos S-300 ao Irã não viola sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU ao Irã, mas vem em um momento errado porque o Irã está desestabilizando o Oriente Médio.
    ==== Estamos cumprindo c n acordos , esperamos q se cumpram os feitos tbm a por outros países c a Rússia,isso foi p a França. E o Irã comprou 40 , bem diferente de certos países…e mudou td a balança de poder na região..A Arabia Maldita q se cuide…o Urso se vingando dos Sauditas…merecem. Sds. 😉

    • É meu caro, sua percepção foi perfeita. A Russia não vai perder nenhuma oportunidade de dar o troco a seus adversários. Esses que tem provocado os Russos de todas as maneiras, inclusive financiando terrorristas dentro da própria Russia. Eles estão vem aguentando essa situação sem se rebaixarem, mas promovendo parcerias em diversas partes do mundo todas estratégicas, aguardando como no caso do Irã a virada do jogo. Eles tem paciencia. Sds.

  7. A Rússia sabe jogar xadrez muito bem! Liberam a venda dos S-300 até que a França “seja autorizada” a entregar os Mistrais e os EUA parem de dar suporte aos insurgentes na Síria.
    Bingo…. vai ter iraniano chupando o dedo daqui a pouco… 🙂
    Abraço

  8. quantidade boa ne!!! vai ser da versao s-300 antey
    e pelo jeito vai vir mais comprars pela parte iraniana de outros equipamentos

  9. ,..O Urso sacaneando os Sauditas e o Irão posando de forte c os judeuSS. Rayde aéreo nos céus Persas tornou-se coisa de kamikases..Ninguém + vai aventar um atake aéreo ao Iranianos e quase q fatal. .Q dureza.Trágico.Qto a Pindorama…Quem viver verá. Sds. 😉

Comentários não permitidos.