Snowden revela plano de espionagem britânico na Argentina

Citando ex-analista da NSA, jornal argentino divulga programa de vigilância do Reino Unido para garantir soberania nas Ilhas Malvinas. Presidente Kirchner, ordena desclassificação de documentos sobre a guerra.

Um relatório publicado nesta sexta-feira (03/04) na página argentina de notícias Todo Noticias (TN), citando documentos vazados pelo ex-analista da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), Edward Snowden, detalha um elaborado plano de espionagem conduzido pelo Reino Unido contra autoridades argentinas entre 2006 e 2011.

A vigilância teria sido implementada numa tentativa de garantir a segurança das Ilhas Malvinas, buscando informações “sobre interceptações e operações de intervenção ou outras manobras” por parte do governo argentino. Chamadas pelos britânicos de Falkland Islands, o arquipélago é controlado pelo Reino Unido desde 1833. No entanto, em 1982, forças argentinas tentaram ocupar as ilhas, resultando numa curta, mas sangrenta, guerra sobre o Atlântico Sul.

Segundo a publicação do TN, os documentos mostram que uma força-tarefa do serviço de inteligência britânico conduziu um programa de espionagem de “longo prazo e de longo alcance”, denominado de Operação Quito. O programa incluía esforços em interceptar comunicações de líderes militares e políticos argentinos.

“Os novos documentos, nunca vistos antes, expõem como as mais secretas forças-tarefa [do Reino Unido] usaram um jogo sujo e lançaram sistematicamente desinformações numa ofensiva cibernética”, escreveu o TN. “O objetivo: impedir que a Argentina recupere as ilhas.”

Snowden, que trabalhou como analista para a NSA, vive no exílio na Rússia desde 2013, quando ele começou a vazar informações para jornalistas sobre programas de vigilância em massa conduzidos pelos EUA contra seus aliados, incluindo a chanceler federal alemã, Angela Merkel, e o governo brasileiro.

Kirchner ordena desclassificação de documentos

Cristina Kirchner participa de homenagem aos 33 anos do início da Guerra das Malvinas, em Ushuaia

As Ilhas Malvinas voltaram às manchetes na semana passada, quando o secretário de Defesa o Reino Unido, Michael Fallon, anunciou planos para gastar 180 milhões de libras esterlinas (cerca de 268 milhões de dólares) para combater a “intimidação contínua” da Argentina nos próximos dez anos.

Em visita à autodeclarada capital das Malvinas, Ushuaia, também nesta sexta-feira, a presidente a Argentina, Cristina Kirchner, afirmou ter ordenado a desclassificação de documentos secretas referente à Guerra das Malvinas. O ministério da Defesa tem agora um prazo de 30 dias para divulgar o material. Kirchner foi a Ushuaia para discursar em cerimônia em homenagem aos 33 anos do início da Guerra das Malvinas, que vitimou 649 soldados argentinos e 255 britânicos.

Apesar da derrota em 1982, Buenos Aires não desistiu na reivindicação sobre o controle do arquipélago, que fica a aproximadamente 400 quilômetros da costa do sul da Argentina. Num referendo realizado em 2013, 99,8% dos habitantes das Ilhas Malvinas votaram a favor da permanência do arquipélago como território britânico. Buenos Aires não reconhece o referendo.

PV/afp/ots/rtr/dpa

Fonte: DW

43 Comentários

  1. Esse Snowden cada vez mais chafurda no ridículo, e tudo isso apenas para tentar ressucitar seus 15 minutos de fama que por sinal já acabaram faz tempo. No mais, os britânicos estão absolutamente correto em tomar toda e qualquer precaução para manter sua justa soberania sobre as Falklands. O resto é mimimi de esquerdopata vira-lata bolivariano latrinoamericano.

      • 😀 😀 😀
        .
        (…) Você com revólver na mão é um bicho feroz (Feroz)
        Sem ele anda rebolando e até muda de voz (…)
        .
        .
        😀 😀 😀

    • Snowden assegurou o seu nome na luta contra o imperialismo.

      A única coisa ridícula é aliar-se aos imperiais.

      • O senhor como de costume não perde uma chance de se humilhar com seu discurso esquerdopata meu caro Ilya. Que triste isso não!?

      • Quando toca em Escalibur a Tirolesa surta kkkk
        Porque você não contesta o cara com argumentos ao envés de expelir intenso fluxo mestrual pela veia bostérica.
        Gosta que respeitem suas ideias mas não respeita as opiniões dos outros.
        Voce esta no Brasil e não na UK ou EUA e aqui no Brasil intolerancia é repudiada e classificada como crime.
        KD sua cadelinha Yanke que sente-se poodle britanica para granhir se urinando juntinho contigo.

      • Que ideia o cidadão expôs aqui salvo viralatismo de esquerda, que ao que tudo indica você se tornou adepto Maluquinho? Snowden não é herói de nada, é apenas um idiota útil para os russos. E as Falklands são, de fato é de direito, britânicas. Resto é chororô de vira-lata esquerdopata Adepto do foro de SP

      • Vira latas é quem quer uma subserviência ao império… seja ele britânico que estadunidense!

        Brasil não deve se alinhar com ninguém, mesmo que seja com os BRICS, onsde são somente acordos em varias areas, como o fim do dolar, mas isso não alinhamento mas sim estar do lado do futuro da humanidade!

        Valeu!

      • Você Tirolesa esta de pepékinha depiladinha de saber que não te nhô ideologias e tanto comunistas e capitalistas pra mim não passam de potenciais adversos.Então mude seu proselitismo para contestar-me pois cadelismo não me toca em nada.

  2. Esse Snowden, ainda tem informações de muita coisa,como pode se dar isso,ele deve ter consigo milhões de bites de informações,pois a cada dia ele solta novidades !
    Incrível ainda estar vivo !

    • Sr.César Pereira
      .
      .
      Se a Inglaterra é tão poderosa parante a Argentina então, porque será que os britânicos ficam tão polvorosos com as relações entre os argentinos e russos ou chineses ?
      .
      Já que os ispefshialistas de platão vivem dizendo que os britânicos são os bam bam do pedaço …rsrsrsr … tem muito sionistazinhos de meia-chinela que só vive contando vantagem aqui sobre os anglo-saxões ma´s quando vem informações sobre as Malvinas,até os bobis arrancam da cabeça . 😉

      .

      • Se borram de medo de terem que gastar o que não podem gastar.
        Sabem inclusive que o quadro geopolítico hoje é bem diferente e não se criaram com nossos militares em 82 agora mesmo que não se criarão e o posicionamento regional segue o Brasil e muitos locais hoje estão muito bem armados para expulsarem esses corsários do Atlântico Sul.
        Vai jogar bombinha atômica,pago pra ver.

  3. Eu já acho que Snowden abriu a goela nesse caso com um empurrãozinho da Rússia … a China pediu rs rs rs … claro.
    Apesar de possuírem míssil tresdents, navio e subs crasse num sei o que, avião roial não sei das quantas , eles , os britânicos se borram demais … fala a verdade.

    • Acho que o idiota do Snowden revelou essa informação ou porque foi coagido pelos “bonzinhos” russos ou porque, como já disse, luta contra o ostracismo.

      • Ele tem todo um leque de avantajados supusitorios para introduzir estrategicamente quando necessário no furingo de Americanos e Ingleses.
        Compra um estoque maior de fraldões Tirolesa você vai precisar e ainda não viu é nada kkkkkkkk

    • senhor stadeu…não é só os eua que promovem movimentações obscuras mundo afora…ações como o ocupe Wall Street não passaram de orquestrações Russas contra os eua a fim de desestabiliza-lo…assim como o Snowden não passou de um agente/espião Russo recrutado para o mesmo fim….lógico que manterão em segredo uma coisa destas…. né… 😉

      • De onde você tirou isso Maquina kkkkkkk
        Foi manipulado pelo Anonimous meu caro e embora se dizem internacionais o cérebro e o coração deles é Americano.
        O que essa manifestação Punk poderia causar ao sistema Americano a ponto de derruba-lo.Nada !
        Entre eles la são bolsistas meu caro.Deem-lhes bolsas e gratuidades e voltam para casa.

  4. “Os novos documentos, nunca vistos antes, expõem como as mais secretas forças-tarefa [do Reino Unido] usaram um jogo sujo e lançaram sistematicamente desinformações numa ofensiva cibernética”, escreveu o TN.

    “O objetivo: impedir que a Argentina recupere as ilhas.”

    Será que o Snowden vai revelar que “os Tornados Britânicos bombardearão o território Argentino”? rsrsrsrsrs

    😀

    • “”os Tornados Britânicos bombardearão o território Argentino”””

      Não precisa, se os ingleses quiserem usam seus tomahawks block IV.
      Mas não será necessário, provavelmente a China e a Rússia não vão ajudar a argentina durante uma guerra contra os ingleses.
      Certeza não existe, mas as chances são muito pequenas…

      E os seus Su-35 que a argentina iria comprar? Onde estão?

      Não perca seu tempo.

      • Amigo Deagol, os Tornado GR-4 da RAF usam o Storm Shadow que possui alcance de mais de 300km. Ou seja, podem atacar o território argentino sem precisar sobrevoar o mesmo! Como sempre a Carolzita quebra a cara!

      • Você e sua diarréia heim cadelinha Yanke.
        Não produz um argumento que preste apenas vomita a merda que come.

      • Vomitar a cariça que como é uma especialidade sua Maluquinho, especialmente agora que andas comendo carniça esquerdopata Do Foro de SP.

      • Não é não Tirolesa.
        Cago e ando pra tudo e apenas me importa o interesse Brasileiro.O resto foda-se.

    • Sr.Warpath
      .
      .
      Para cada U$ 1 que os argentinos gastão para recompor a sua força armada, os britânicos gastão o triplo ou até mais que isso para adiar o inevitável … as MALVINAS e todas as ilhotas daquela região será da Argentina.
      .
      Quanto mais os argentinos gastão com a sua segurança mais os britânicos gastaram para se assenhorarem daquilo que não é deles … e quero que os britânicos gastem mais e muito mais ainda !!
      .
      .
      Sempre haverá para os ingleses, a sensação de um argentino cafungando no cangote dele. 😉

      • O mundo de fantasia do pastel de vento vira-lata, terceiro mundista e esquerdopata não resiste à história e aos fatos. Mas o pastel não tem culpa afinal é o subproduto do sistema educacional Lulopetista!

  5. O que mais me revolta nisso tudo e que o governo inglês acusou a argentina de colonialismo e eles fazem o que

    • E qual é o colonialismo exercido pela GB nas Falklands heim meu caro João Cândido? Seria o mesmo dos franceses na Guiana Francesa?

  6. Porque ele não ficou na China e preferiu a Rússia ? Pelo conteúdo das informações que tem ! O próprio Putin quando lhe deu asilo declarou que todo o conteúdo que ele tem não pode ser divulgado.
    Sempre em momentos chaves,ex. a decisão do FX2,a partilha do pré-sal,informações eram divulgadas mela do o caldo Anglo.
    Curiosamente não foram mais divulgadas informações do Brasil e porque heim ? Sera que já fecharam eles como aqui estão fechando para emposarem o Temer !
    Agora começam a divulgarem informações a respeito da Argentina.
    E da Venezuela eles não tem nada ? Claro que tem !
    Então percebesse todo um jogo bem jogado.

      • Quem é você para chama os outros de vassalismos cadelinha sionista. 😉
        .
        Alem de cadelinha dos yankes, você nunca perde essa sua pose de hipócrita … hahahah..

      • Kkkkkkk TS esquizofrênica ta bostérica latejante kkkk
        A rainha careca vai colocar saquinhos de chá usados pela corte em recepções a subservientes oara otarios como voce fazerem turismo e ejacularem analmente “Oh esse foi bebido por Barata Osama” kkkk pagando é claro ingressinhovem libras ou folar.Não serve euros.

  7. Snowden está delatando parte dos gastos dos britânicos com a proteção dos colonos ingleses nascidos na AS, nada de anormal, do mesmo modo que tem custos manter e reverenciar a dispensável monarquia do pais, cada vez vai ficar mais caro manter sua última colônia no mundo, quanto menos comum e usual mais caro é.

    • Sr. Edison, vou aproveitar a oportunidade dada por suas palavras para fazer uma afirmação sobre o Snowdem. Guarde.
      Ele será, num futuro não muito distante, um herói americano. Guarde o que estou escrevendo. Ele será reconhecido como um defensor da historia daquele país, que foi forjado por homens de bem que queriam um país livre de segredos de corte, serem livres para terem uma democracia baseada em igualdade e transparência para seus cidadãos. Coisa que foi se perdendo com o tempo, manipulando e descaracterizando o sentido democrático, como aqui, para criarem uma aberração, que mistura centralismo, imperialismo e tirania, disfarçado de liberdade e democracia. O próprio povo americano já intui que suas instituições foram corrompidas por dentro sendo eles, tão orgulhosos de sua história, as principais vitimas. Sds.

  8. Chora Tirolesa
    Tirolesa chora
    Chora Tirolesa
    Os kelpers vão embora
    Kkkkkk
    Chupa no talentinho Tirolesa que sai coalhada

1 Trackback / Pingback

  1. Snowden revela plano de espionagem britânico na Argentina | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.