Defesa & Geopolítica

Rússia e Índia chegam a um consenso sobre o programa PAK-FA FGFA

Posted by
t50a
Sugestão: Dragão Vermelho( Taiwan)
Tradução e Adaptação: E.M.Pinto
A Índia e Rússia chegaram a um consenso geral sobre o montante e divisão do trabalho durante a fase de pesquisa e desenvolvimento do projeto de avião de caça de quinta geração FGFA – PAK -FA.
Um contrato está sendo preparado e deverá ser assinado este ano, disse Yuli Slyusar, presidente da United Aircraft Corporation da Rússia (UAC) no Aero India 2015, em Bangalore.
“As partes da Rússia e Índia têm, concordaram com a participação de trabalho de cada um”, disse o executivo da empresa, mas se recusou a divulgar detalhes específicos desta fase.
O trabalho compartilhado de Hindustan Aeronautics Limited (HAL) tem sido uma questão controversa, uma vez que o projeto terá igual investimento entre a Índia e a Rússia e é provável que custe mais de US $ 30 bilhões, o que envolve cerca de 400 aeronaves. A Índia pretende adquirir cerca de 144 delas.
Mas a participação do HAL no trabalho tem sido limitada à estritos 13% até agora, o que para alguns críticos, não vai consistir em quaisquer ganhos tecnológicos sensíveis. Ambos os lados têm mantido discussões para resolver esta questão antes do acordo final.
O FGFA é crucial para a estrutura em evolução da Força Aérea da Índia, este aspecto foi recentemente reconhecido pelo Comandante em chefe da IAF. O anúncio final poderia vir ainda este ano com o presidente Pranab Mukherjee visitando Moscou em junho. O primeiro-ministro Narendra Modi  visitará a Rússia duas vezes em 2015.
shared on wplocker.com