Defesa & Geopolítica

Esforço Indiano para a nova Aronave AWACS

Posted by
AWACS INDIATradução e adaptação: E.M.Pinto
A concorrência está por vir e ela estende-se ao fornecimento de seis jatos de fuselagem larga para o programa AWACS da Índia, um esforço que que pretende fornecer inicialmente à Força Aérea Indiana,  seis plataformas de alerta e controle aéreo antecipado.
Na imagem em destaque, apresentada pelo Live Fist, um modelo que o DRDO exibiu aom público pela primeira vez, descreve o sistema proposto como sendo baseado em uma plataforma Airbus A330 integrado a uma antena de 10 metros incorporada ao radome.
Segundoo Live Fist, o DRDO não perdeu a ironia. Há uma razão para isso: quando o programa foi retomado alguns anos atrás, a DRDO havia realizado um estudo interno e decidiu que o jato Airbus era o que eles queriam, a escolha baseou-se em parte na seleção do Airbus A330 MRTT pela IAF para ser o seu  novo avião reabastecedor, apesar do próprio DRDO rapidamente deixar claro que o campo para widebodies era irrestrito e que a DRDO abriria uma concorrência para a apresentação de propostas para os tais seis jatos. E é isso que ele começou fazendo em março do ano passado.
O DRDO em seguida, emitiu uma solicitação de proposta em outubro de 2014. E, como com o programa de substituição de Avro, um único concorrente se apresentou. Novamente, a partir do Airbus A330. A competição inicialmente parecia que poderia potencialmente ter sido um face-off entre o Airbus A330 (A Airbus respondeu à RFI)  e o Boeing 767, embora este último tenha optado por não responder ao RFI.
Da Rússia a United Aircraft Corp., também poderia ter enviado a proposta do novo  Il-76MD-90A equipado com antena como uma plataforma potencial para o AWACS, embora ainda não esteja claro se ele ainda tem alguma chance.
De qualquer forma, a situação agora é de que a fonte é única, muito parecido com o lance Airbus / Tata para a substituição Avro. Um Cientistas sênior do Centro para Airborne Systems (CABS) com quem falei (Shiv Aroor Editor do Live Fist) aqui no Aero India 2015, disse que a fabricação da antena de 10 metros progrediu bem, e que poderia haver novidades a respeito do Data link, sistemas de comunicação e eletrônicos ainda este ano.
Segundo o Live Fist a IAF pretende operar pelo menos 15 aviões AWACS. Atualmente, possui apenas três plataformas PHALCON, aeronaves baseados Il-76 e em breve deve receber mais outras duas.
shared on wplocker.com