Defesa & Geopolítica

Rússia planeja expansão do poder Naval

Posted by

Russia-Postpones-Signing-of-Borei-ContractSugestão: Dragão Vermelho- Taiwan
Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Rússia aparentemente está planejando um sensível alargamento da sua  frota naval.

E para tal planeja equipar-se com doze submarinos Project 955 “Borei” . Oito desses submarinos já foram encomendados no âmbito do plano naval 2020. Agora, mais quatro são planejados para incorporação a partir de 2020.
O Borei possui um casco compacto e integrado com exímia eficiência Hidrodinâmica para a redução do ruído de banda larga e possui o primeiro sistema jet Pump como propulsores  instalado em um submarino nuclear russo.

Os submarinos Borei medem aproximadamente 170 metros de comprimento. Eles podem atingir velocidade máxima submersa de pelo menos 46 km/h. Eles são equipados com uma câmara de resgate flutuante projetada para caber toda a tripulação. Bem menor que seus predecessores os submarinos da classe Typhoon, o Borei foi inicialmente previsto para o transportar cerca de 12 mísseis, mas são capazes de transportar mais4 devido à diminuição da massa dos SLBM Bulava para 36 ton  , o Bulava é uma versão modificada do ICBM Topol-M originalmente proposto Bark R-39. O custo de cada navio é de cerca de US$ 890 milhões, em comparação com o custo de uma classe Ohio SSBN que é de cerca de 2 bilhões de dólares por navio a valores de 1997.

Os Borei são submarinos de quinta geração, porém os seus sucessores, uma nova classe de navios  já está em desenvolvimento e vai transportar também mísseis de cruzeiro e mísseis Balísticos .

 A Rússia também está a construir submarinos nucleares de ataque Project 885 “Ash”. Estes são bastante grandes, possuem deslocamento quase submersa de menos de 14 kton. O submarino da classe Yasen é um submarino de ataque multiuso de propulsão nuclear. Ele é baseado nos submarinos da classe Akula e os submarinos da classe Alfa.YASEN

Projeta-se para substituir os submarinos de ataque da era soviética da Rússia, tanto os Akula como os Oscar .
O projeto Yasen é creditado como state-of-the-art. Presume-se que os submarinos nucleares da classe Yasen são armados com mísseis de cruzeiro.Lider

Porém para a década de 20 destes século, a Marinha Russa se dedicará a produção de pelo menos 12 navios classificados como Destroyers, mas que de fato tratam-se de cruzadores lança mísseis  do projeto por hora intitulado “Líder”. Esses navios serão imensos com cerca de 15 kton de deslocamento e serão equipados com sistemas lança mísseis universais para uma gama enorme de armas incluindo lasers. Acredita-se que haverá duas versões do navio um com propulsão nuclear e outro equipado com uma turbina a gás.Lider 2

Rússia está a desenvolver novos mísseis de cruzeiro hipersônicos classificados com o codinome “Zircon”.

Lider2

A Marinha Russa também efetua um amplo projeto de reconstrução e atualização de três cruzadores. Eles estão substituindo completamente as armas e sistemas de bordo para os três cruzadores Project 1164  o “Varyag”, “Marechal Ustinov” e “Moscou”.

Além disso dos cruzadores nucleares Project 1144, o  “Admiral Nakhimov” já foi submetido a modernização e está previsto para retornar ao serviço ativo em 2018. O próximo navio a entrar no programa de atualização é o Cruzador “Pedro, o Grande”.

Fonte: Asian Defence News

shared on wplocker.com