Defesa & Geopolítica

Apesar das proibições impostas pelos EUA a China obtém tecnologias sensíveis de Israel

Posted by

top secretTradução e adaptação: E.M.Pinto

O website de US Mundial Policy Journal publicou um artigo em 14 de janeiro de 2015 sobre a a compra pela China de armas e tecnologia avançadas de Israel.

Desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre Israel e China, Israel forneceu  a China tecnologia sofisticada e precioso know-how profissional para as corporações privadas através de cooperação não-oficial, mas agora veio ao público a afirmação da existência dessas negociações comerciais bilaterais. Os Estados Unidos tem dificultado a exportação de armas e tecnologia de armamentos de Israel de maneira vigorosa, mas não conseguiu parar a exportação de tecnologia de uso duplo militar e civil para a China.

Isso porque, a China adota uma política pragmática que separa o comércio da política. Algumas pessoas se surpreendem que a China seja capaz de manter boas relações com Israel e com o seu inimigo número 1 o Irã. No entanto, a China tem seus próprios interesses para cuidar e não se envolve em suas relações geopolíticas.

Seus interesses estão na obtenção de armas avançadas e tecnologia de armas de Israel, a fim de obter o que quer, a  China mantém silêncio sobre o que Israel faz no Oriente Médio enquanto os EUA e a Europa têm se mantido em acusar os caminhos de Israel para lidar com a Palestina. Isso faz com que a China seja mais aceitável para Israel.

Atualmente, Israel tornou-se o segundo maior fornecedor de sistemas de armas para a China, perdendo apenas para a Rússia.

Alguns especialistas acreditam que as boas relações entre a China e Israel e seus inimigos podem ter alguma influência positiva na prevenção de conflitos diretos entre eles. No entanto, a China só pode fornecer algum tampão político insuficiente, Israel ainda carece substancialmente da ajuda Americana para garantir a sua segurança.

Fonte: Huanqiu

shared on wplocker.com