Defesa & Geopolítica

Crise na Ucrânia faz ONU pedir a Índia que envie novamente seus Helicópteros para a missão de paz no Congo

Posted by

UN Indian Air Force (5)As Nações Unidas tem procurado o retorno de helicópteros da Força Aérea da Índia para a missão de manutenção da paz no Congo, quase três anos depois de Nova Delhi retirar seu contingente aéreo devido às necessidades internas indianas. A questão foi discutida entre o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon e o Ministro das Relações Exteriores Indiano Sushma Swaraj em Nova Délhi capital indiana nesta segunda-feira.

UN Indian Air Force (1)
Entre os anos de 2010 e 2011 o governo indiano foi diminuindo gradativamente seu componente aéreo da Força Aérea Indiana (helicópteros Mi-8/17 Hip e Mi-25 Hind) na Missão da ONU no Congo devido à necessidade de uso domestico dos mesmos. Em substituição ao contingente Indiano a Ucrânia enviou helicópteros de Transporte Mi-8 Hip e de ataque Mi-24 Hind (18º Destacamento de Helicópteros do 3º Regimento de avião/8º Corpo de Exercito da Ucrânia) para compor o componente Aéreo da MONUSCO. Porem devido à crise que assola a Ucrânia a operação dessas aeronaves esta ficando comprometida devido à dificuldade de manutenção das mesmas deixando de apoiar as tropas da ONU.  A ONU espera que a Índia possa enviar um novo destacamento Aéreo ao Congo.  A Índia é um dos maiores contribuintes do mundo para as operações da ONU no qual fornece homens e material na maioria das missões da ONU. Atualmente a índia emprega cerca de 3730 militares na MONUSCO alem de contribui para 10 das 16 missões da ONU no Mundo.  .

 ?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

NOTA DO EDITOR: Se caso o pedido da ONU se concretizar a Força Aérea Indiana muito provavelmente enviara a MONUSCO seus Helicópteros Mi-17V5 recém-adquiridos da Rússia e os Mi-25 Tamam (helicopter multi-mission optronic stabilised payload HMOSP) modernizados por Israel. Os helicópteros de transporte Mi-17V5 irão cumprir uma gama de missões dentre elas transporte de cargas e tropas SAR/CSAR. Já os Mi-25 Taman serão empregados em missões de Apoio Aéreo Aproximado (Ap Ae Aprx) (Close Air Support – CAS), escolta e ataque dentre outras missões de apoio às tropas da ONU no Congo.

UN Indian Air Force (3)
Fonte: defencenews.in

shared on wplocker.com