Defesa & Geopolítica

Os desafios da UE em 2015: Grécia pode cair novamente

Posted by

A crise do euro, que muitos na Europa acreditavam estar superada, pode voltar com toda força em 2015. Caso o partido radical de esquerda Syriza, que aparece na frente nas pesquisas de opinião, vença as novas eleições na Grécia, a confiança dos mercados financeiros seria fortemente abalada.

“Os gregos sabem muito bem que impacto teria um resultado errado das eleições”, advertiu sem rodeios o presidente da Comissão Europeia.

O banco de investimentos Goldman Sachs é mais claro em sua análise: “Se um governo dominado pelo Syriza colocar em prática a sua ameaça e não pagar mais as suas dívidas, entrando em confronto com os credores internacionais, então o BCE seria obrigado a manter os bancos gregos fechados durante dias”.

Atenas deve ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e a diferentes instituições europeias um total de 250 bilhões de euros. Uma tragédia grega também teria, evidentemente, efeito sobre outros países altamente endividados.

Os prêmios de risco para os títulos do Chipre, Itália, Portugal e talvez também da França poderiam vir a aumentar. E isso, por sua vez, seria um veneno para os orçamentos públicos. Destinados a investimentos, eles não suportariam uma carga de juros mais alta.

Fonte: DW.DE

2 Comments

shared on wplocker.com