Adesão da Ucrânia à OTAN é perigosa para Ucrânia e para Europa – Sergei Lavrov

Os esforços de Kiev para se juntar à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) são perigosos para a própria Ucrânia e para a segurança da Europa, disse nesta quinta-feira o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, segundo a agência de notícias Interfax.

“Há alguns países ocidentais que querem manter a crise na Ucrânia e manter e aumentar o confronto entre Ucrânia e Rússia, incluindo por meio de provocativos esforços relativos a adesão à aliança atlântica”, disse.

O parlamento ucraniano aprovou na terça-feira uma emenda legislativa que propôs a renúncia ao status de país não-alinhado e que declarou o propósito de ingressar na Otan.

As remodelações foram propostas pelo presidente ucraniano, Petro Poroshenko, e incluem diretamente uma norma sobre a cooperação com a Otan “para cumprir os critérios necessários para ser membro desta organização”.

Poroshenko argumentou que a “agressão da Rússia à Ucrânia, a anexação ilegal da Crimeia e a intervenção militar nas regiões orientais obrigou a buscar garantias mais eficazes de independência, soberania, segurança e integridade territorial da Ucrânia”.

O porta-voz da diplomacia russa assinalou que a decisão do parlamento ucraniano “causou perplexidade”, porque foi adotada exatamente em um momento em que “se observam tendências positivas para a solução da crise no leste da Ucrânia”.

“Estamos convencidos que a guinada euro-atlântica na política interna e exterior do Estado ucraniano dificilmente ajudará o país a sair de sua profunda crise política e econômica”, ressaltou Aleksandr Lukashevich.

Com informações da Reuters e EFE

Fonte: Terra

17 Comentários

  1. 25 de dezembro de 2014

    Rússia romperá com a Otan caso a Ucrânia ingresse no pacto

    O vice-ministro de Defesa Anatoli Antónov advertiu nesta quinta-feira (25) que a adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) poderá provocar a ruptura total de relações entre a Rússia e o pacto militar do Atlântico Norte.

    Ao referir-se à saída de Kiev da condição de país não alinhado com a aprovação de um projeto de lei proposto pelo presidente Petro Porochenko, Antónov esclareceu que, por ora, não ameaça a segurança russa.

    Citado pelo portal multimídia Sputnik, Antónov explicou que no momento a decisão é política, mas afirmou que se a incorporação ao bloco chegar a se produzir, esse passo adquirirá caráter militar e então suporá a ruptura completa com a Aliança.

    O texto apoiado ontem por 303 deputados (77 votos a mais que os 226 necessários) expressa a decisão de que a Ucrânia continue a rota de entrada à Otan, e deve entrar em vigor 24 horas depois de sua publicação.

    Porochenko reiterou antes que o status de não alinhado não garante a segurança da Ucrânia e argumentou sobre essa base que deve ser recusado. Essa condição figurava na lei sobre os princípios de política exterior e as prioridades nacionais do país desde 2010.

    Porochenko prometeu que a união à aliança norte-atlântica dependerá de um referendo no qual o povo tomará a decisão definitiva.

    Ao mesmo tempo, o Comitê de Investigações de Rússia (CI) informou que um tal “capitão Volochin” é o primeiro suspeito de derrubada do avião de Malaysian Airlines na Ucrânia com 298 pessoas a bordo, segundo revelações de uma suposta testemunha.

    Sem identificar o nome da fonte por razões de segurança, Vladimir Markin, porta-voz do CI, confirmou na quarta-feira (24) o interrogatório em que a testemunha reiterou a versão oferecida previamente em declarações ao jornal Komsomolskaya Pravda.

    O ex-militar ucraniano afirma que um caça-bombardeiro Su-25 da Força Aérea desse país pilotado pelo tal “capitão Volochin” decolou no dia da tragédia de uma base fora da cidade de Dniepropetrovsk, a 400 quilômetros ao sul de Kiev, onde ele prestava serviço.

    A fonte, que reafirmou a autenticidade de sua versão na máquina detectora de mentiras, sublinhou que o aparelho estava armado com mísseis ar-ar R-60, algo incomum pois os rebeldes carecem de força aérea, e que ao aterrissar notou que já não tinha os foguetes.

    Para o denunciante resulta mais suspeito ainda, segundo o publicado até agora, o nervosismo de Volochin e sua expressão de que o alvo “se encontrava no lugar errado no momento errado” ao se referir supostamente ao voo comercial MH-17, no qual morreram 298 passageiros, incluída a tripulação.

    Markin disse que esta declaração é uma prova importante, mas não a única de que as Forças Armadas ucranianas estiveram implicadas no desastre do Boeing.

    Kiev reconheceu que o suposto Volochin serve como piloto na Força Aérea da Ucrânia, mas se apressou em acrescentar que no dia da queda do Boeing 777 o tal capitão não realizou nenhum voo.

  2. E dado que a queda do Voo MH17 está implicado nas tensões entre Rússia e OTAN, mais um desenvolvimento das investigações pelo lado russo:
    ———————————————-

    25/12/2014

    NÃO SE PODE IGNORAR NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE A TRAGÉDIA DE BOEING MALAIO, DIZ LAVROV

    As novas informações publicadas pela mídia russa sobre o acidente da aeronave de passageiros malaia no leste da Ucrânia não podem ser ignoradas, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov.

    “Estou convencido de que a própria verdade desbravará o seu caminho. É impossível fingir, fazer-se de ignorantes. Quando são colocadas perguntas perfeitamente concretas uma após outra, deverão ser respondidas”, afirmou Lavrov, falando no programa “Véspera com Vladimir Solovyov”, no canal de TV Rossiya.

    “Os fatos que estão agora silenciados, incluindo o depoimento da testemunha que estava trabalhando onde os aviões de combate operavam, esses fatos são muito teimosos. Nós já abrimos um processo criminal e esse processo não poderá ser ignorado”, especificou Lavrov.

    No dia da catástrofe do Boeing malaio na região de Donetsk o avião de assalto ucraniano Su-25 tinha levantado voo do aeródromo com mísseis ar-ar, mas retornou sem a carga de combate e o piloto estava muito assustado. Esta informação foi publicada pelo jornal Komsomolskaya Pravda que alega um certo funcionário desta base aérea, a que o periódico chama “testemunha secreta”.

    O avião que fazia o voo MH 17 entre Amsterdã a e Kuala Lumpur foi abatido em 17 de julho na região ucraniana de Donetsk. Todos os passageiros pereceram. A Holanda publicou o informe preliminar sobre a catástrofe do Boeing. Os peritos confirmaram que o avião se desintegrou durante o voo “por causa de danos estruturais provocados pela ação externa de numerosos objetos de alto potencial energético”. Mas a fonte destes objetos não foi especificada.

    http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_12_25/N-o-se-pode-ignorar-novas-informa-es-sobre-trag-dia-de-Boeing-malaio-diz-Lavrov-7146/

  3. Ao contrário…

    A adesão da Ucrânia a OTAN pode permitir a mesma utilizar essa organização como escudo, tal como já o fazem os Países Bálticos… Em outras palavras, tornar-se-á um território virtualmente intocável para os russos…

    Creio que a Russia não agiu com o devido tato nessa questão. Ao permitir que a situação na Ucrania se deteriorasse ao ponto em que chegou, os próprios russos acabaram por permitir que curso das ações ucranianas degringolassem para o atual status.

    O que quero dizer é: qualquer decisão que tivessem que ter tomado, acredito que deveriam ter tomado antes, enquanto a Ucrânia ainda não era essa concha de retalhos que é hoje… A essa altura, qualquer ação mais incisiva pode ser tremendamente prejudicial. Ainda é possível uma estabilização com alguns parâmetros favoráveis aos russos, mas eles vão precisar de muito jogo de cintura para controlar a força que essa situação gerou…

    Dois parâmetros dessa questão que considero irreversíveis: a) o que restou da Ucrânia, mais dia menos dia, será desmembrado ( o que pode favorecer os russos, se esses forem ágeis o bastante e estabelecerem uma aliança com o leste quando da fundação deste país ); e b) e o que ainda restar da Ucrânia após essa nova “partilha”, inevitavelmente penderá para o Ocidente. Acredito que todas as manobras a partir de agora devem partir dessas “previsões”.

    O ocidente, por outro lado, não creio que tenha interesse em manter a situação tal como está… Como já disse anteriormente, a Russia é hoje um mercado importantíssimo para a Europa. E a conta dos embargos já começa a pesar… Uma Russia com economia combalida definitivamente não interessa a ninguém. Afinal de contas, um povo russo com menos poder de compra fará com que a Russia deixe de ser interessante como mercado consumidor, o que pode afetar consideravelmente os investimentos já realizados pelo Ocidente no país. Por tanto, entendo que essa é uma situação que não perdurará por muito mais tempo.

    • os russos foram claros rr ,que primeiramente ficaria perigoso para a europa e para a ucrania e que eles primeiramente cortariam relações com a otan

      um ultimato para guerra mais claro que isso !!!

      ou você acha que os russos vao deixar um bando de nazistas dizimar a população ucraniana decendente de russos

      os russos deram foi uma intimada na otan com todos os verbos

      sobre deixar a economia russa ficar fraca , os governos europeus são paus mandados dos yankes não tem poder nem exércitos seus políticos vassalos

      sobre ucrania desmembrada ela já se encontra nesse estado ,pois os nazistas que tomaram o poder em Kiev com a ajuda dos estados unidos e inglaterra atacaram populações ucranianas de todos os estados e da própria capital que não compactuavam com seus atos ,para a ucrania não se dividir seria apenas possível se o governo nazifasci de Kiev caísse militarmente e a atitude do poronchenco rs é um sinal que isso pode estar próximo
      pois os russos não irão perder essa pois para eles a ucrania significa questão de segurança nacional

      • Pe de Cão,

        Independente do que os russos pensem ou deixem de pensar, a situação, como um todo, já chegou a um ponto em que não é possível reverter… Havia, no início, a possibilidade de se conter os ânimos e evitar a escalada para um conflito. Contudo, faltou tato também da liderança ucraniana, que não se apercebeu ou ignorou as forças em ebulição no seu próprio país.

        Ao contrário, as manifestações na Ucrânia contaram sim com adesão em massa da população; principalmente no oeste e centro do país, onde a população de ucranianos étnicos é maior.

        A quebra da União Soviética deixou cicatrizes profundas na Ucrânia, com uma economia arrasada. Independente de qualquer outro posicionamento de qualquer outro país, o povo da Ucrânia clamava sim por uma maior força nas decisões de seus governantes, no sentido de melhorar a situação economica de seu país; incluindo uma abertura economica maior para a Europa. Pode não parecer, mas os ucranianos são um povo com uma cabeça muito própria. Apesar das similaridades culturais com outros povos eslavos do leste, existem sim distinções claras…

        Por fim, se os russos cortarem seus contatos com a OTAN, isso somente fará com que mais e mais forças americanas e européias se dirijam para o leste da Europa… Enfim, será uma nova guerra fria…

      • rr o governo que levou um golpe na ucrania e era afinado ao lado mais dos russos
        esse governo se elegeu com 80 por cento dos votos na ucrania
        se você vai na paulista com 100 mil e pede o fim de qualquer governo esse sem mil não falam por todos que fizeram a eleições
        então eu acho que a ucrania levou um golpe e que os estados do leste estão lutando pelo seu pais ucrania e não contra quem foi la tumultuar o governo eleito foi os estados unidos e a CIA
        com toda certeza se os otan forem para fronteiras russas a russia ira nas fronteiras da otan e isso foi direto no recado que mandaram

  4. A como são bons esses russos só querem anexar o leste pacificamente. É só a Ucrânia abrir mão de parte do seu território que tudo terminará bem.

  5. A Rússia está pegando leve com a Ucrânia ainda. Quando a Ucrânia estiver em processo de entrar na OTAN é ai mesmo que a Rússia vai pegar pesado. Primeira coisa que a Rússia vai fazer é cortar todos os laços econômico com a Ucrânia, inclusive o fornecimento de gás e em seguida a Rússia vai ocupar a leste da Ucrânia, colocando pressão sobre Kiev. Mostrando para Kiev se entrar na OTAN perderá o leste do país. Os EUA e a Otan não vão poder fazer nada além de sanções. A maior riqueza da Ucrânia está no leste, se perder esse território corre risco de quebrar economicamente e nunca mais se recuperar.
    A segurança da Rússia está além de sanções…

    • BobSap,

      Aí é que está…

      Se os russos resolverem invadir o leste da Ucrânia, os americanos e europeus podem responder aumentando sua presença militar no leste da Europa, além da possibilidade ( mesmo que remota; remotíssima na verdade… ) de avançarem sobre o restante da Ucrânia…

      Como já disse anteriormente, a situação chegou em um nível em que não é mais possível reverter… Mesmo que amanhã um novo governo pró Russia se instalasse na Ucrânia, essa é uma situação por si só já deixou marcas profundas na região, além de no próprio país… Por tanto, qualquer movimento que os russos poderiam ter feito, deveriam ter feito antes que a coisa tomasse essas proporções.

      Enfim, se os russos resolverem marchar sobre a Ucrânia, todos os esforços para evitar uma nova Guerra Fria podem ir por água abaixo. E dessa vez, a Russia não tem mais o Pacto de Varsóvia com que contar… E terão americanos e europeus a poucas centenas de quilômetros de seu território… Podem, evidentemente, tomar a Ucrânia na hora em que bem quiserem ( afinal, estão em melhor posição para faze-lo ), mas os efeitos poderão ser catastróficos no médio/longo prazo, tanto militares quanto econômicos…

      É mais fácil se sentar a mesa e negociar com a nova liderança ucraniana, pois qualquer guerra a ser travada entre europeus e russos, poderá ser a ultima para ambos os lados… Já basta essa situação, que tanto desgaste vem causando as economias européias e russa…

      Quanto a segurança da Russia, a integridade do território russo está mais que garantida no seu arsenal e na sua ligação economica com os europeus. Aliás, a batalha que os russos tem que travar é outra: como diversificar sua economia, de modo a tornar-se um verdadeiro exportador de bens e serviços de auto valor, e assim conquistando verdadeira capacidade de dissuasão a nível global e verdadeira imunidade econômica.

      • RR onde voce esta? “esforco para evitar uma nova guerra fria vai pra agua abaixo” Ja estamos faz mais de um ano numa nova guerra fria. Creio mesmo estamos nas vesperas de uma Guerra nuclear. Os EUA estao provocando os russos, querem que eles dao um motivo para que os EUA iniciam o ataque, que sera nuclear.A forma das provocacoes, foram e continua sendo Ucrania, Siria (os avioes sirios que Israel destruiu recentemente estavam carregando armas russas que estes estavam entregando ao presidente ASSAD Foi um ataque provocativo,a qual os russos nao reagiram) Tambem faz parte das provocacoes a guerra economica financeira que ora se empreende contra Russia. A queda do rublo nao tem razoes economicas, se o mercado internacional fosse realmente livre, onde as leis economicas estivessem em operacoes. Russia tem um saldo positivo na sua balanca de comercio internacional, tem uma boa rfeserva de moedas estrangeiras, dolar incliuido, mas uma grande quantidade de ouro. Talvez a maior reserva de ouro do mundo.Enquanto os EUA e o pais mais endividado do mundo.O rublo esta sendo atacado, numa operacao envolvendo a CIA, (ja ouviram falar de Jim Rickard, Financial War-Guerra Financeira), envolvendo George Soros, um dos maiores especulador financeiro do mundo, operando em Wall Street, envolvendo o FED e o Departamento doo Tesouro do governo ianque.O objetivo e criar caos economicos na Russia e forcar Putin adotar medidas para salvar o rublo, mas que sao medidas impopulares, como por exemplo alta taxa de juro.Putinj, poderia reagir, utilizando meios que realmente ferisse economicamente o mundo Ocidental. Poderia,aproveitar a queda do rublo, e comprar, utilizando sua reserva de dolares e euro, todo rublo que aparecem no mercado e depois exigir que Europa pague em ouro, ou rublo, o petroleo, gaz, uranio e outros minerais, do qual Europa depende da Russia. Poderia suspender o pagamento de dividas externas que devem a bancos dos paises ocidentais. Dado o fato que esses bancos ja estao falidos desde 2008, so ainda nao fecharam as portas por causa dos dolares distribuidos gratuitamente, zero por cento de juro, que recebem do FED, se Putin declaraq a moratoria, o universo dos DERIVATIVOS implode, e os EUA e Europa entram na maior depressao economica de sua historia. Obviamente esta seria causa de guerra para os EUA. Por isso Putin vascila. Estao paralizados Tal qual avestruzes, meteram a cabeca na areia, suspenderam as nadegas, e pretendem que nao existe perigo nenhum. Quando eventualmente reagirem, se reagirem, sera tarde, so pode ser militarmente, numa guerra termonuclear.

      • E como Putin reagiu. Precisamente da maneira que os EUA espera vave-lo reagir e perder sua popularidade. Aumentou a taxa de juro para 17%. Nao sei se fiu um tiro no pe ou um tiro no testiculo. Poderia ter retirado o direito de individuos e organizacoes privadas converter rublos no mercado internacional. Mas os 17% fez pouco efeito. Vai ter que aumentar inda mais a taxa de juro, paralizara a economia, sua popularidade caira, e o espaco sera aberto para os quintas colunas se operarem.

      • JOJO,

        Ainda não estamos em uma nova Guerra Fria, posto que os canais economicos levados a efeito com a Russia após a quebra da URSS ainda existem. E ha interesse em preserva-los, pois a Russia de hoje é uma economia da qual a Europa depende.

        Quanto a guerra nuclear, isso não vai acontecer. E por um simples motivo: ela não terá vencedor… E ambos os lados sabem disso… Nem mesmo uma guerra convencional entre Russia e EUA é algo imaginável por agora ou no futuro previsível, pois essa representará uma custo que ninguém quer pagar…

        As armas nucleares hoje são pontos de equilíbrio militar; com efeito dissuasório. São armas de retaliação, que somente seriam usadas no último dos últimos casos… Por tanto, se “A” não mexer as suas, “B” também não mexe…

      • Repito estamos numa guerra mais fria que a anterior. Durante o periodo da primeira guerra fria, predominava se a ideia que uma guerra nuclear nao teria vencedor. MAD, significava uma guerra nuclear destruiria ambas partes conflitantes. Hoje os EUA esta seguro que pode vencer uma guerra nuclear se eles tomam a iniciativa do ataque. Eles necessitam justificativa. Dai a provocacao contra Russia. E nem Russia e o objetivo final dessa estrategia. E China. Destruir China agora, antes que ela cresca militarmente e o mundo volta as condicoes onde predominava o MAD.Alguns militares e diplomatas russos estao ciente disso, e so pesquisar, mesmo no Youtube. Mas, isto e minha opiniao, devido a base politica de Putin, a oligarquia, e o papel da imprensa russa, que e controlada por grupos estrangeiros, muito norte americanos, que as adquiriram durante o periodo de caos que surgiu apos o desmantelamento da Uniao Sovietica, existe uma forte corrente de opiniao publica que ainda mantem a ilusao que os EUA tem algo positivo a oferecer a Russia. Putin, creio tem que balancar entre as necessidade de defender Russia e nao perder sua base de apoio politico.Na verdsade ele pode ate ser assassinado.Ja tentaram mata-lo quando derrubaram aquele aviao malasio na Ucrania. Eu diria, que voce ainda esta influenciado pela midia nacional e internacional, que na verdade nao e livre e esta vendida para os interesses de Wall Street e da CIA.Um livro best seller na Alemanha agora, e a confissao de um editor de um dos jornais mais prestigioso da Alemanha, que disse que ele trabalhava para CIA, Nao somente ele, mas todos editgores de jornais de importancia no Europa e nos EUA trabalham para CIA. Recebem diferente tipos de subornos, para apresentar o noticiario de uma maneira positiva em relacao as atividades do governo norte americano.Eu nao perco meu tempo em ler imprensa do estabelecimento, nao leio jornais de esquerda cujaS fonteS de informacao sao esses jornaIS DO ESTABELECIMENTO. LIMITO HOJE A PESQUISAR A IMPRENSA ALTERNATIVA QUE SE ENCONTRA NA INTERNET.LEIO AS MAIS DIFERENTES FONTES DA MIDIA ALTERNATIVA, COMO TAMBEM ASSINO DOIS JORNAIS PARAS INVESTIDORES. ESTES NAO PODEM FAZER MUITA PROPAGANDA, PORQUE SE SEUS CLIENTES PERDEM INVESTIMENTOS QUE FIZERAM BASEADOS EM INFORMACOES, QUE NAO ERAM NADA MAIS QUE PROPAGANDA, ELES CANCELAM SUA SINATURA DESTES JORNAIS.

    • Houve nudanca na doutrina dos EUA, desde os tempos de Clinton.O artigo que voce, Marcelo citou e do Paul Craig Roberts, que nossos tupiniquins defensores incondicionais do privilegio exorbitante do governo norte americano de digitar centenas de trilhoes de dolares, dinheiro saido do ar, sem nenhum lastro, sem nenhuma vinculosdesse pais. com as atividades economicas dos EUA, para pagar as dividas publicas e particulares (as dividas dos banqueiros), tentam atacar sua capacidade intelectual.Craig Roberts, conhece a mafia de Wall Street, Nao so fez parte do governo de Reagan, foi conselheiro politico de dois senadores republicanos dos EUA, nao sei quantas vezes foi chamado para fazer depoimento sobre um assunto ou outro no Congresso dos EUA, editor do jornal Wall Street e outros jornais famosos dentro da comunidade financeira dos EUA.Tudo ele pode ser, mas ignorante ele nao e. Nao sei se posso dizer a mesma coisa de nossos tupiniquins. Estou com o Dr Roberts, quando ele diz que o governo russo esta dominado por economistas neoliberais, cuja ideoloogiqas pro americana, nao os permite imaginar um mundo onde os EUA nao e a potencia hegemonica e o dolar o dinheiro reserva mundial.

      • Ok, Jojo. Afinal, as razões que “justificaram” os únicos ataques nucleares da história mostraram-se completamente fúteis. Os precedentes históricos justificam a atual preocupação. Vou pesquisar o assunto.

1 Trackback / Pingback

  1. Adesão da Ucrânia à OTAN é perigosa para Ucrânia e para Europa – Sergei Lavrov | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.