Defesa & Geopolítica

Adesão da Ucrânia à OTAN é perigosa para Ucrânia e para Europa – Sergei Lavrov

Posted by

Os esforços de Kiev para se juntar à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) são perigosos para a própria Ucrânia e para a segurança da Europa, disse nesta quinta-feira o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, segundo a agência de notícias Interfax.

“Há alguns países ocidentais que querem manter a crise na Ucrânia e manter e aumentar o confronto entre Ucrânia e Rússia, incluindo por meio de provocativos esforços relativos a adesão à aliança atlântica”, disse.

O parlamento ucraniano aprovou na terça-feira uma emenda legislativa que propôs a renúncia ao status de país não-alinhado e que declarou o propósito de ingressar na Otan.

As remodelações foram propostas pelo presidente ucraniano, Petro Poroshenko, e incluem diretamente uma norma sobre a cooperação com a Otan “para cumprir os critérios necessários para ser membro desta organização”.

Poroshenko argumentou que a “agressão da Rússia à Ucrânia, a anexação ilegal da Crimeia e a intervenção militar nas regiões orientais obrigou a buscar garantias mais eficazes de independência, soberania, segurança e integridade territorial da Ucrânia”.

O porta-voz da diplomacia russa assinalou que a decisão do parlamento ucraniano “causou perplexidade”, porque foi adotada exatamente em um momento em que “se observam tendências positivas para a solução da crise no leste da Ucrânia”.

“Estamos convencidos que a guinada euro-atlântica na política interna e exterior do Estado ucraniano dificilmente ajudará o país a sair de sua profunda crise política e econômica”, ressaltou Aleksandr Lukashevich.

Com informações da Reuters e EFE

Fonte: Terra

shared on wplocker.com