EUA abrem caminho a novas sanções contra Venezuela

Os Estados Unidos e a Venezuela vão terminar o ano brigados. Frustrado com a recusa do Governo de Nicolás Maduroem promover reformas econômicas e principalmente políticas, o Governo norte-americano parece ter desistido de qualquer tentativa de aproximação, e o presidente Barack Obama decidiu, após meses de reticências, que não irá vetar medidas que acarretem sanções mais duras a altos funcionários venezuelanos.

O caminho para isso acaba de ser aberto: a Câmara de Representantes (deputados) ratificou na noite de quarta-feira um projeto de lei nesse sentido que já havia sido aprovado na segunda-feira no Senado. O texto segue agora para a esperada sanção de Obama.

“Não nos opomos a medidas adicionais propostas pelo Congresso”, afirmaram fontes oficiais, sob a condição de anonimato. “Se a Câmara de Representantes e o Senado aprovarem novas sanções [como de fato ocorreu], vamos nos coordenar com membros relevantes desse processo de implementação e acompanhamento”, disse uma dessas fontes, antes da votação.

O projeto de lei aprovado permite congelar ativos e bens de cerca de 50 venezuelanos em território americano. Essas pessoas – que também ficam proibidas de entrar nos EUA – são apontadas como responsáveis pela repressão dos protestos antigovernamentais que começaram em fevereiro em Caracas e pela a detenção e imputação judicial dos manifestantes.

“O povo da Venezuela pediu ajuda aos EUA e a todas as nações responsáveis para se proteger da brutalidade do regime de Maduro, fantoche de Cuba”, disse a congressista republicana Ileana Ros-Lehtinen, autora do projeto de lei. “Os EUA não podem ignorar suas responsabilidades, devemos ser a voz dos silenciados pelos regimes opressores”, salientou a parlamentar ao defender o projeto, que segundo ela transmite um “forte sinal” de Washington a Caracas.

Maduro, por sua vez, advertiu a Washington que, em caso de sanções, os políticos norte-americanos “ficarão em péssima situação”.

“Querem desafiar a Venezuela com sanções e ameaças. Acredito que, se vier a se impor a loucura do caminho das sanções, ficarão em péssima situação, porque quem mexe na tecla da moral do amor pátrio dos venezuelanos está brincando com a história”, disse o presidente venezuelano nesta semana. “Não aceitamos sanções imperialistas imponentes, é a pátria de Bolívar que vocês devem aprender a respeitar”, acrescentou.

Mas a paciência de Washington se esgotou. Durante meses, o Governo Obama, que depois da morte de Hugo Chávez anteviu a possibilidade de diálogo com Caracas, resistiu às fortes pressões de influentes parlamentares republicanos, mas também de democratas como o senador Bob Menéndez, que exigiam sanções que servissem de exemplo contra o Governo de Maduro. Mesmo quando os protestos sociais se intensificaram na Venezuela, deixando pelo menos 43 mortos e vários outros detidos, inclusive altos dirigentes da oposição, o Governo Obama resistiu a endurecer sua política.

O argumento oficial norte-americano era de que qualquer sanção corria o risco de ser “contraproducente”. Seu raciocínio: complicar mais ainda as relações bilaterais com esse tipo de medida punitiva poderia criar uma “distração” do verdadeiro problema, que é interno da Venezuela e deve ser resolvido pelos próprios venezuelanos. Além disso, Washington temia pelos esforços regionais na busca por uma solução negociada para esse conflito doméstico, especialmente a tentativa de mediação da Unasul entre Governo e oposição.

Ainda no começo de julho, os dois países fizeram uma tímida tentativa de “elevar”, ou mesmo recompor, suas maltratadas relações, com o envio de novos encarregados de negócios às respectivas embaixadas em Caracas e Washington.

Mas o Governo Obama nunca fechou totalmente a porta às sanções. De fato, também em julho Washington anunciou a revogação ou negação de vistos a “um grupo” de altos funcionários venezuelanos considerados “responsáveis ou cúmplices” por supostas violações de direitos humanos durante os protestos do começo do ano no país sul-americano.

A medida ficou aquém das sanções exigidas por alguns parlamentares – as que agora foram aprovadas –, mas era já um claro sinal da crescente impaciência do Governo Obama com a falta dos avanços democráticos por parte de Maduro.

“O Governo compartilha a preocupação do Congresso e de outros atores regionais e internacionais sobre a situação na Venezuela”, afirmou um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca ao EL PAÍS.

“Não guardamos silêncio, nem vamos guardar, frente às ações do Governo venezuelano que violem direitos humanos, liberdades fundamentais e normas democráticas”, acrescentou essa fonte por e-mail.

O Governo dos EUA salienta que essa “frustração” crescente não é exclusiva de Washington.

“Ninguém compreende por que a política na Venezuela não está mudando”, disse recentemente a jornalistas uma alta funcionária do Departamento de Estado, pedindo anonimato.

“Ninguém acredita que não deveria mudar, todos os países com os quais falamos, independentemente de seu alinhamento político, acreditam que deve mudar. Mas nada muda, e isso é muito, muito preocupante.”

___________________________________________________

Sanções, um “fator de irritação” entre EUA e América Latina

S. AYUSO

Os Estados Unidos afirmam não ser o único país da região “preocupado” com a falta de avanços no diálogo entre oposição e Governo na Venezuela e com a situação econômica do país sul-americano. Mas, para Michael Shifter, presidente da instituição Diálogo Interamericano, entre partilhar dessa preocupação e respaldar as sanções a funcionários venezuelanos existe uma diferença grande demais.

“É difícil imaginar que o gesto de Washington receba apoio de algum Governo latino-americano”, afirma o especialista do influente think tank de Washington.

Embora haja na região uma “preocupação disseminada” com o que ocorre na Venezuela e no Governo de Nicolás Maduro, “essas sanções serão consideradas contraproducentes para a busca por uma saída dessa crise profunda”, argumenta Shifter.

Para o estudioso, tal gesto poderia ter consequências agravadas para Washington: as sanções, afirma, poderiam ser um “fator de irritação” na Cúpula das Américas marcada para abril no Panamá, e também numa eventual tentativa de aproximação com Cuba antes desse evento.

As sanções “vão dificultar a criação de um ambiente harmonioso para a Cúpula das Américas, porque é um tema que divide os EUA e a América Latina, em vez de uni-los”, alerta.

Além disso, o Governo de Cuba, que tem em Caracas o seu principal aliado, “será muito crítico e se perguntará como sua relação com os EUA poderá melhorar caso Washington aplique sanções mais duras à Venezuela”.

Fonte: El País

27 Comentários

  1. Sempre é assim. Qualquer nação que não obedece as ordens dos EUA eles aplicam sanções ou incentivam a oposição com protesto para enfraquecer e desmoralizador o governo. No último caso ele inventam uma guerra na base de mentiras.

  2. Forma desonrada de vencer uma guerra………Guerras são vencidas com espadas e lanças e não com sal e arroz……….

    • KKKKKKKKKKKKKKKKK,otario,continue dando noticia do crime organizado petista , porque de esgoto vc entendo , deixe assuntos mais serios para os mais capazes , kkkkkkkk , nao se esqueça sua falecida grande prostituta mae russa utilizava guerra de arroz e sal,kkkk foram mestres nisso , os ucranianos foram suas vitimas favoritas , mas agora vem um merdinha petista criticar a AMWERICA por algo totalmente diferente,tentando imputar aos EUA coisas que sao corriqueiras em naçoes habitadas por merdinhas como vc !

    • Forma desonrosa de vencer uma guerra,kkkkkk,sru partido desconhece honra , utilizam a migalha de pao (somado ao crak) para cooptar o lixo brasileiro eh por causa desta atitude que temos vc ,pe de cao,cabeça de pinico ,julio brasiguaio e mais um monte de estrume BOIANDO nas redes sociais,kkkkkkkkkkk ,o brasiguaio eh o que mais boia !

      • Teropode pelo amor de Deus para e pença um pouco no seus comentarios tu em outro assunto chamou o povo Brasileiro de vira lata agora chama os seguidores do blog de estrume não sei qual o seu problema deve ser muito grave PARE PARA PENÇAR POIS TENHO CERTESA DE QUE POSUIS CAPASCIDADE PARA ENRIQUECER OS COMENTARIOS NO BLOG MAS NÃO TENHO CERTESA DE QUE É BRASILEIRO.

      • Oque dizr de alguem que utiliza o blog para destilar o odio contra judeus e americanos, oque dizer a quem posta noticiais mentirosas sobre o povo trabalhador e racional paulista ,dizendo que sao otarios por reelegerem o melhor governador que ja habitou este pais ,isso tudo motivado apenas por mesadas pagas por uma organizaçao criminoso que eh o pt, oque dizer sobre pseudos patriotas que querem a independencia de produtos e influencia americana e ao mesmo tempo fazem loby para que o pais seje empalado pela china e russia ao mesmo tempo (as pestes sao gulosas e promiscuas ), nao ha outra verdade a ser dita a estes bostas , manter a sobriedade ao retrucar as bestas eh perda de tempo , quanto ao viralatismo brasileiro ele se refere ao apego da massa as facilidades e a tendencia em cobiçar bens alheios( a maioria), nao eh uma alusao a mestiçagem , que alias as bestas sempre tentam dar aos comentarios ares racistas, basta uma olhada-le no meu circulo familiar e de amizade que a pecha de racista se desfaz rapidamente !

      • Não adianta vc tentar levar palavras civilizadas para o lagartão de pequeno encéfalo, com esse tipo de gente só lidando na linguagem que ele entende. Dá-lhe de relho no esquizo energumeno.
        Vc está praticando a politica da boa vizinhança que os estados praticam com a marginalia por isso eles ficam cada vez mais fortes. Sds.

  3. OS EUA PODEM TER SEUS DEFEITOS MAS NESSA CASO ELES TEM RAZAO SIM O GOVERNO VENEZUELANO VIRO UMA DITADURA DE ESQUERDA MATANDO O PROPIO POVO SIM!! A MIDIA DE ESQUERDA DO BRASIL ESCONDE ISSO!! AS AUTORIDADES VENEZUELANAS MERECEM SIM SANÇOES NAO A POPULÇAO MAIS POBRE

    • Que os Venezuelanos se resolvam.
      Se voce da aval a Americanos intervirem em assuntos internos de outro pais amanhã estara com a bandeirinha Americana na mão agitando-a freneticamente quando eles estiverem nos bombardeando e nos invadindo.
      Militares Brasileiros sempre alertaram nossa diplomacia de que temos o costume de darmos ouvidos e assinarmos embaixo tudo o que vem manipulado em foros internacionais.
      O Brasil a poucos dias se recusou assinar acordo contra o desmatamento produzido por Canada e EUA simplesmente porque se enquadrava em manipulação com outros fins embutidos.
      O mal do Brasileiro é ler as coisas e se influenciar por elas sem perceber suas entrelinhas.

  4. O regime venuzuelano encontra-se em dificuldade por duas razoes: ele insiste em manter as formas democraticas de goveerno, numa era quando o proprio desenvolvimento do capitalismo, epoca de grande monopolio/concentracao de capital/predominio do capital financeiro, fez democracia liberal uma forma de governo obsoleto. Segundo, continua em pleno Seculo XXi, querendo aplicar a velha Tese Stalinista “Socialismo Em Pais Isolado”, tese essa que provou ser nao so utopica quanto reacionaria com a implosao do Regime Sovietico. A saida do impasse em que se acha Venezuela so pode ser superada com a implantacao da Ditadura Proletaria, que coloca o internacionalismo proletario no centro de acao do seu governo e manda para o paredao os Quintas Colunas do Imperialismo.Se isso nao ocorrer, mais cedo ou mais tarde quem vai para o paredao, sera Maduro sua gente enviado la por esses mesmos Quinta Colunas. Compromisso entre o Fascismo e a Ditarua Proletaria Internaciomal? Sans chance.

    • Desisitindo da extrema direita e querendo migrar para o falido comunismo meu caro JOJO? Quanta incoerência da sua parte! E aquela frase de que haveria democracia na Venezuela? Seria de rir se não fosse uma piada de muito mal gosto com o povo Venezuelano que, sofrendo com a inepcia e incompetência do chavismo ora conduzido pelo beócio Maduro, sofre com a escassez de itens básicos como papel higiênico.

      E quanto à sua frase de que os “quinta colunas” devem ir para o paredão, já ganhou disparado o prêmio de asneira da semana.

      • Fidel/Guevara mandava mandava os Quintas Colunas para Paredao. O seu mestre Pinochet mandava os nacionalistas chilenos para o Estadio de Santiago. Eu eu so estava querendo dizer que se Maduro nao envia os seus Quintas Colunas para o Paredao, ele vai terminar num Estadio perfurado de balas. So isto.

      • Onde eu já escrevi aqui que apoio o que Pinochet fez no Chile meu caro JOJO bipolar extrema direita/ Comunismo? E para seu desgostos quem Fidel e Che mandaram para o Paredão eram opositores do regime que, por mais desprezíveis que fossem (e eram mesmo), mereciam um julgamento justo

    • No mais meu caro JOJO, A Venezuela ainda vai acabar sob o tacão de um governo Neoconservador, para seu profundo desgosto…

      • Venezuela sob um governo “neoconservador” Vc pode estar correto. Nossa Discordia e na questao de nomenclatura. Eu diria que os fascistas vassalos/quintas colunas da Venezuelar nao poderiam ser chamados neo-conservadores, pela simples razao que se eles depoem Maduro e destroem o regime Chavista, eles serao forcados pelos seus patroes, Cia/Wall Street/FMI impor um regime politico economico proximo daqueles apregoados pela escolar Austriaca de Von Mises e Hayek, abertura dos mercados internos, privatizacao das empressas estatais, desmantelamento do estado do bem social, cancelamentos de direitos adquiridos pelas massas venezuelana, politica essa que requerr um massacre da populacao operaria da Venezuela, que nem seu mestre Pinochet conseguia imaginar ser possivel.Essa politica economica “neo-liberal”, que Washington/Wall Street atraves de seus escribas, os neoconservadores exigem que os fascistas/quintas colunas venezuelano adotam no pais deles, nao e a mesma politica economica que esses neoconservadores/nazistas adotam nos EUA. La eles podem imprimir trilhoes de dolares para cobrir gastos com o Estado de Bem Social, mais os gastos militares, mantendo mais de 40% da populacao noFood Stamp (uma versao gringa do Sexta Basica do PT), impressao de dinheiro em tal quantidade que causa crise no mundo inteiro, porque o dolar, moeda de reserve intgernacional e constantemente desvalorizado, ocasionando crise financeiras mundo afora. Enfim essa defesa do Estado Social para a populacao gfringa pelos neo conservadores, fazem deles um Keynesianos, enquanto para o resto do mundo e politica de aperto de cinto a la Milton friedman, Hayek e Roberto Campos. Doravante eu concluo que os fascistas vassalos nao podem ser tachados de neoconservadores. Sao sim fascistas, quintas colunas, vassalos, entreguistas, cumprem ordens, enquanto os nazistas gringos, seus patroes, llhe dao ordens e por isso podem se auto denominar neoconservadores.Nao e uma relacao entre iguais. Um manda o outro obedece.Um vassal que nao obedece, termina como Noruega e Sadan Hussein terminou. Um sem a cabeca e o outro enterrado vivo em alguma prisao subterranean.

      • Eu não sou adepto de prosa prolixa tal como você meu caro JOJO bipolar extrema direita/comunismo, ainda mais quando tal verborragia serve apenas para deitar falação em cima arengas e retórica antiamericana barata, reproduzida de sites esquerdistas ou de panfletos de extrema direita. Mas vamos aos fatos:

        A Venezuela não possui um Estado de Bem Estar Social e sim um regime populista que compra a população com migalhas através do saque das receitas oriundas do petróleo. E a julgar pelo sucateamento levado a cabo na PDVSA, quando um governo Neocon assumir a Venezuela simplesmente não terá o que privatizar.

        No mais, apesar da sua Looonga prosa, você esqueceu aquela parte da BBC pedófila e de que em Wall Street só tem satanistas. E tem tambem a parte dos sionistas “trotskistas vira casaca”…rs!

  5. “Frustrado com a recusa do Governo de Nicolás Maduroem promover reformas econômicas e principalmente políticas, o Governo norte-americano parece ter desistido de qualquer tentativa de aproximação”.

    Li apenas está parte. E é tão ridiculo, que não merece comentário.

    Em tempo!

    O México encerrou, esta semana, a XXIV Cúpula Ibero-americana, que foi evento criado por mexicanos e espanhóis na década de 90, para tentar ampliar sua influência na América Latina. Foi um fracasso, marcado pela ausência de numerosos chefes de estado, entre eles os da Argentina, Brasil, Bolívia, Cuba, Nicarágua e Venezuela, por parte da América do Sul.

  6. O problema da Venezuela é discarado demais, diferenre de nós que somos socialistas enrustidos, a Venezuela apregoa anti americanismo abertamente, essas sanções já eram de se esperar, resta a Caracas retificar sua postura, pois apesar de eu ser contra a politica externa opressora dos EUA, caracas ta dando uma de maluco.

  7. Tem mais é que levar sanção esse cretino do Maduro. Quem sabe assim ele aprende a ser gente. Ainda é melhor que levar bomba na cabeça..rs!

  8. Notem que eles investem sempre contra grandes produtores de petroleo.Russia,Irã,Iraque,Libia,Venezuela e amanhã Brasil.

Comentários não permitidos.