Sanções / Rússia: Prejuízo causado à UE chega a um trilhão de euros

Sergei Glazyev

Se as sanções do Ocidente contra a Rússia continuarem em vigor, a União Europeia pode perder até um trilhão de euros, declarou o conselheiro do presidente da Federação da Rússia para a integração euro-asiática Serguei Glaziev.

Na opinião de Glaziev, as sanções afetam mais o desenvolvimento da própria Europa, cuja economia já agora perde seriamente no seu desenvolvimento à China.

Na próxima semana os ministros das Relações Exteriores dos países-membros da União Europeia irão discutir a questão de ampliação de sanções contra a Rússia, declarou terça-feira a chefe do serviço diplomático da União Europeia Federica Mogherini.

Qualquer alteração do status das sanções vai exigir uma decisão unânime dos países-membros da União Europeia, afirma o politólogo britânico Richard Connolly. A fim de revogar as sanções é preciso conseguir a estabilização da situação na Ucrânia. É possível que seja preciso também tomar medidas no plano de regularização mais ampla da segurança na Europa. Enquanto isso não ocorreu, muitos países-membros da União Europeia acusam desejo cada vez menor de apoiar quaisquer sanções, constata Richard Connolly. Estas tendências são especialmente patentes nos Estados da Europa Central, cuja opinião é bastante importante na União Europeia. A economia europeia atravessa agora uma época nada boa e o agravamento das relações com a Rússia durante os últimos nove meses apenas agrava esta situação.

Fonte: Voz da Rússia

Rússia: Sanções pressionam economia global

As sanções antirrussas exercem pressão sobre toda a economia global. É difícil calcular as consequências dos efeitos colaterais, declarou aos jornalistas o premiê da Federação da Rússia Dmitri Medvedev depois da conclusão da cúpula da ASEAN em Mianmar. Apontou que a situação nos mercados mundiais continua instável.

O premiê reputa que é preciso renunciar a sanções e levar as relações para o plano normal.

Afirmou que a normalização das relações não depende da Federação da Rússia pois não foi ela quem impôs as sanções: esta foi uma iniciativa dos seus parceiros. Medvedev declarou também que as medidas de resposta a sanções podem ser prolongadas por iniciativa do governo da Federação da Rússia, mas serão revogadas cedo ou tarde.

 

Fonte: Voz da Rússia

22 Comentários

  1. Uma europa enfraquecida, primeiro do ponto de vista religioso, depois do ponto de vista moral, e agora do ponto de vista econômico. Um prato cheio para os tarados de maomé.
    Quem sai ganhando com isso acha que está seguro depois do canal, ou do oceano.
    A Europa, a Rússia e os EUA precisam estar mais fortes que nunca, mas isso só aconteceria se eles jogassem no mesmo time.

    • “Uma europa enfraquecida, primeiro do ponto de vista religioso, depois do ponto de vista moral, e agora do ponto de vista econômico”

      Na Europa a militância secularista conseguiu até proibir as pessoas de desejarem “feliz natal”….Se isto não for intolerância eu não sei o que mais é…..Por trás da aura de sapiência que tentam exibir tem sempre um ditador sanguinário que tenta reprimir a expressão de ideias e impor sua militância ideológica…e os muçulmanos é que são os animais…rs…o que acontece a Europa atualmente é a consequência de uma sociedade cada vez mais abnegada dos princípios morais, éticos e religiosos..o distanciamento e a abnegação destes princípios e valores levam gradativamente a sociedade europeia ao abismo…ao obscurantismo completo…..são os frutos de uma sociedade cada vez mais secularista…distante e abnegada dos valores religiosos, éticos e morais.. cada vez mais influenciada e tomada pela a ideologia secularista que é incutida e disseminada sistematicamente naquela sociedade…caminham para uma sociedade de animais..onde o relativismo moral se firma como a base de sua sociedade……

  2. 1 TRILHÃO DE EUROS !!! Que “fumaço” ! Toma, agora pede para o Tio Sam reembolsar, ele vai é arrancar outro TRILHÃO e por no bolso dele !

      • Por favor, talvez a fonte seja confiável para você mas qualquer um sabe que assessorias de imprensa de um governo anti democrático não merece muito crédito.

        O que voz da Rússia faz é propaganda política pró-governo e antiamericana. Não tem mais credibilidade do que a revista veja, não precisa ser muito esperto para enxergar isso.

      • O que é democrático para você?

        Invadir países e matar inocentes com base em mentiras?

        Quanta credibilidade tem suas fontes confiáveis!

      • Então MIB você não parou para pensar que um trilhão de euros é quase metade do PIB russo e não tem como os embargos chegarem a esse número?

        Você pode acreditar cegamente em tudo que russos dizem, mas não espere que outros os sejam tão cegos como você.

      • É mais confiável que a VEJA sim, pode apostar e muito mais confiável que os manuais técnicos blackwindoniânicos.

        Mas tudo bem, acredito que eles não se importarão de pagar a conta do seu terapeuta… aquele evento do Su-24 apagando o Aegis… booooo 😀

        Bons sonhos!

      • As pessoas tão falando sério.

        Não precisa de manuais para saber que a Rússia está muito atrasada em relação aos EUA.

        Esqueça o blackwidow e apresente alguma informação útil pois de nada adianta ficar xingando esperneando.

        Sobre o que você entende mesmo?

      • Pior que não caro Deagol, o propagador desta perspectiva está levando em consideração o efeito cascata, prejuízos interligados, em todos os setores. Uma coisa a se ressaltar é que ele diz “poderá perder até” ou seja, ainda poderá perder, pois acordos podem ser quebrados, e tem que levar em consideração que ele está dizendo toda a Europa, e acredito que um trilhão realmente é muito, mas que uns 500 a 600 bilhões em dois a três anos ele vão perder vão. Sds

    • “Como são parecidos os radicais da esquerda e da direita. Dirá alguém que as intenções são dessemelhantes. Não. Mil vezes não. Um canalha é exatamente igual a outro canalha.”

      Nelson Rodrigues.

  3. Quer ser lacaio dos EUA! Que paguem o preço! Enquanto isso a China prepara mais uma rota da seda. Mais um contrato com os russos.

  4. Veremos os números: 1 trilhão de euros equivale a 1,253 trilhões de dólares. O pib da Rússia, 2013, foi de 2,017 tri de dólares. Dá mais da metade do pib. Levando-se em conta que as sanções foram apenas parciais, e em alguns países apenas “perfumaria”, e que as sanções são recentes… a conta não fecha. O número (um trilhão de euros) está evidentemente exagerado.

    • Depende da quantidade de tempo que os embargos estarão vigentes que o matemático utilizou para fazer essa projeção. Isto é relativo, e se avaliarmos por um período de 10 anos por exemplo, o déficit será muito maior que isso… Se a quebradeira continuar logo a UE não vai suportar a pressão e irá revogar as sansões.

  5. Pergunta quem precisa mais de quem,qual esta mais acostumado a enfrentar bloqueios e qual tem maior apoio real para sair da cituação,e qual que com seus proprios recurços e apoio de seus aliados não esta nem ai pra UE e seus aliados.NA MINHA OPNIÃO ESTE CONFLITO ECONOMICO JA ESTA GANHO E A RUSSIA É A VENCEDORA PARECE BRIGA DE CRIANÇA MAS TUDO QUE A RUSSIA QUERIA ERA COLOCAR OS EUA EM CHEQUE PERANTE O MUNDO E É O QUE ESTA ACONTECENDO SE OS EUA DEIXAREM A UE RESOLVER O PROBLEMA SOZINHOS OS RUSSOS FICARAM MAIS FLEXIVEIS PARA UMA SOLUÇÃO DO CASO UCRANIA não estou dizendo para isolarmos os EUA só que me parece que tudo esta do jeito que esta é por pura picuinha BRIGA DE CRIANÇA SÓ QUE ESTA CUSTANDO VIDAS E ISTO TEM DE PARAR ATE PORQUE SÃO OS GRANDES FAZENDO OS PEQUENOS BRIGAREM E SÓ FICAM ACISTIDO ESTA NA HORA DOS PEQUENOS TAMBEM CRESCEREM E ABRIREM OS OLHOS ESTAM SENDO USADOS DEEM UM BASTA.

  6. O fato é que a Europa, por alinhamento político, está apoiando os oligarcas corruptos da Ucrânia em detrimento das relações com a Rússia. Se esquecerem que quanto mais se coloca os Russos contra a parede mais eles crescem (principalmente o Putin). Erro clássico ao invés de trazê-los como aliados comerciais – e os chineses agradecem. Será que a Ucrânia vale o risco tanto assim?
    Talvez um trilhão de Euros seja exagerado demais mas que a conta dos prejuízos globais não é pequena, isso é fato.
    Abraços,

Comentários não permitidos.