A última de “los Hermanos”: “Cristina Kirchner culpa Brasil por queda de PIB argentino”

fundos_abutres-_argentina_-_enrique_marcarian_-reuters_1NOTA DO PLANO BRASIL, por Gérsio Mutti: Já diz o ditado: “O pior cego é aquele que não quer ver.” A arrogância da Argentina não tem limites. Se a Argentina fosse mais comedida nas suas ações, teria procedido nos últimos anos como fez o Brasil, quando na década de 80 do Século XX encontrava-se em dificuldades com o pagamento da sua dívida externa.

À época muitos desses papéis tinham virado lixo nas bolsas de valores pelo mundo afora. Sabiamente o último Governo Militar e os governos civis subsequentes, na surdina, passaram a comprar esses papéis brasileiros que ninguém queria, já prevendo que numa futura renegociação os bancos iriam impor no reescalonamento da dívida  externa brasileira o preço de face dos papéis “micados”.

Qual foi a surpresa dos banqueiros internacionais quando esse reescalonamento aconteceu e tomaram conhecimento que os atuais detentores desses papéis “micados” eram tão somente o Governo Brasileiro e na condição de detentor único dava o assunto por encerrado, ou seja, os atuais credores aceitavam os papeis pelos valores “micados”. A divida externa brasileira que estava na ordem dos US$ 80 bilhões de dólares, permaneceu nesse patamar, mas com um novo reescalonamento mais alongado no tempo; consequentemente, o fantasma da dívida externa brasileira desapareceu  do cenário econômico internacional. Hoje o Brasil tem reservas suficientes, algo em torno de US$ 400 bilhões de dólares, que quitariam por cinco vezes essa dívida.

Anos depois o mesmo está acontecendo novamente, mas dessa vez com a Argentina, que, tudo indica, não deu a mínima sobre o fato dessa possibilidade vir acontecer no futuro.

O futuro chegou e o previsível tornou-se uma hidra de muitas cabeças.  Fundos abutres compraram esses papéis “micados” e agora querem o valor de face.

Eis a causa de toda essa loucura, que, diga-se de passagem começou no açodamento de sempre de LOS HERMANOS ARGENTINOS.

Cristina Kirchner culpa Brasil por queda de PIB argentino

FELIPE GUTIERREZ
DE BUENOS AIRES, 08/08/2014

A presidente Cristina Kirchner disse que a recessão pela qual a Argentina passa não é isolada de outras nações e citou o baixo crescimento do Brasil como uma das razões pelas quais seu país teve dois trimestres seguidos de recuo econômico.

“O Brasil tem crescimento previsto de 1,3% em 2014 e é o nosso principal sócio comercial”, afirmou em discurso, aludindo à projeção do FMI. Ela citou um desempenho ruim da indústria automotiva brasileira e disse que isso tem efeitos nas exportações argentinas de autopeças.

Cristina afirmou que estava respondendo a críticos que dizem que o impasse da dívida e o calote técnico vão ter efeitos na economia do país.

Sobre esse tema, a presidente afirmou que seu colega americano, Barack Obama, poderia interceder pela Argentina, pois teria a prerrogativa de intervir em decisões de juízes americanos.

O juiz Thomas Griesa, de Nova York, congelou os pagamentos argentinos a parte dos credores enquanto o país não fechar acordo com todos que têm títulos de sua dívida.

Segundo Cristina, há um precedente do próprio fundo NML, que derrotou a Argentina na Justiça dos EUA: “Quando o mesmo fundo ‘abutre’ quis embargar os fundos do Congo, um deputado republicano interveio”.

RECURSO

Mais cedo, o governo argentino informou que o país havia entrado com uma ação na Corte Internacional de Justiça, em Haia, contra os EUA.

A professora de direito internacional da Universidade de Buenos Aires Sandra Negro explica que o ato é uma instância preliminar. Os EUA não aceitam a jurisdição da corte internacional, que não dispõe de meio coercitivos para aplicar suas decisões.

Nesta sexta (08/08/2014), haverá audiência convocada pelo juiz Griesa, às 16h (hora de Brasília) em Nova York, para tratar das “recentes declarações” do governo argentino.

Fonte: Folha de São Paulo 

28 Comentários

    • RSRSRRSSSRS… gozadas a parte, CADÊ os pentelhos esquerdinhas de sempre que querem por que querem fortalecer o brics com essa nova potencia emergente chamada Argentina… RSRSRSRSSRS… TOMA cambada de otários… é isso que ganha esquerdopata que não tem o pé na realidade… só facada nas costas… quem acha burro não compra cavalo… e o Brasil nessa política idiota de carregar esses país administrado mal e porcamente por aquela louca decadente… já chegou a hora de darmos um pé no rabo dos hermanos e trata-los dentro da lei reciprocidade… simples assim… FORA MERCOSUL IDEOLÓGICO… não serve para nada além de se tornar um ralo por onde escorre o NOSSO dinheiro…

      • Os DIREITALHAS esquecem que a seu tempo não cresceram nada, venderam as joias da família e aumentaram a dívida. Aliás, para que fizeram a dívida mesmo? Se eram tão bons, certamente não precisariam endividar o país. Quando em nossa história tivemos reservas monetárias próximas de 400 bilhões? Quando fomos a sétima economia do planeta? O MERCOSUL é o maior parceiro comercial do Brasil e está apenas começando, logo serão incorporadas novas nações. A manchete, como sempre, não condiz com o texto. Existe uma imensa distância entre culpar o Brasil pelo mau desempenho de um lamento pela situação da economia global, que reflete no crescimento das nações, por consequência do Brasil. Mas aqui é uma marolinha, por causa do PT, por se aplicada a receita tucana, seria um tsunami.

      • Imbecil,a divida interna foi multiplicada por20 apos o 19 dedos, nao banque o espertinho, isso estah a 2000 anos luz da sua capacidade !

      • Japa, espero que vc esteja dormindo em uma King Size, pois, do jeito que a coisa vai, se tiver sonhando em uma caminha de campanha, o tombo vai ser grande em 2015… esse sonho de verão chamado mercosul NON ECZISTE de fato… só na cabecinha de alinhados ideológicos como vc, caro sindicalista cor-de-rosa… 🙂

  1. É esse o principal parceiro no Mercosujo?
    Tá na hora de cortar o cabo dessa âncora porque ela ficou presa no fundo.
    O contribuínte já perdeu muito dinheiro na tentativa do governo brasileiro em salvar esse Mercosujo que já perdeu sua razão original de ser para se tornar mais um sindicato socialista.
    Quer saber por quê os argentinos são tão arrogantes? É porque até poucas décadas enquanto a América Latina afundava em todos os medidores possíveis, à excessão do da corrupção, a Argentina tinha um IDH comparável ao dos EUA. Os Argentinos não precisavam nem de visto para irem aos EUA. Não havia mendigos nas ruas e os índices de violências eram baixos se comparados ao restante do continente. Sabe que período foi esse?
    O pai de um amigo meu viu tudo isso desmoronar em um período de apenas 8 anos. Os muros das casas foram subindo, mendigos aparecendo, violência aumentando, economia ladeira a baixo, e o resto que todos conhecem.

  2. São tão “hermanos” que fazem de todo tipo de peripecias na fronteira para boicotar nossos ´produtos, agora tão reclamando de que? nos apunhalam pelas costas direto no “Merdasul” agora vão virar putinhas chinesas.

  3. A presidente argentina não esta nos culpando por seu infortúnio , apenas citou a queda das exportações argentinas para o BRASIL,como uma das causas da baixa do PIB argentino, que é perfeitamente normal já que vivemos em um mundo globalizado !

    Não vamos procurar chifre na cabeça de cavalo, não vamos ser iguais aqueles que combatemos,tripudiando em cima da catástrofe argentina!

      • Mimimi infantil, adoram sensacionalismos postados pela vozrussa e agora ficam fazendo biquinho so porque sao contrariados nas suas esperanças,kkkkk,oooooo coitadinhos ,a geraçao 19 dedos eh digna de pena ( de reptil) !

    • É isso mesmo César Pereira.

      E vamos ser honestos aqui: o Brasil deu calote nos anos 1980, principalmente por conta das políticas econômicas irresponsáveis instaurados durante o regime militar.

      CA-LO-TE!!!

      O país não recomprou (sic) títulos de sua dívida, mas trocava por outros mais novos com juros absurdos. A exceção foram os “C Bonds” que possuíam também juros nas alturas, e tudo isso sendo feito com aquela forcinha generosa e indispensável do FMI. Qualquer outra versão sobre isso é uma ofensa a inteligência alheia.

    • É muita sacanagem, montada para leitores de títulos.
      Realmente tem um grupo de prega uma animosidade com a Argentina quase inexplicável a não ser por questões de fundo pessoal. Talvez por solidariedade ao grupo jornalístico de lá que teve que se enquadrar as normas comerciais vigentes em países, que para esses proprietários são, considerados de primeiro mundo. E lógico que isso impacta em influencia sobre a cidadania. Mas essa é só uma demonstração de que a critica a essa mídia corporativa não é de graça. Sds.

    • Ahhhhh ,ta bom , entao fica combinado que tudo eh sensacionalismo da imprensa e bla bla bla, realmente vcs nao sao iguais aqueles que vcs combatem,kkkkk, quando a esquerda brasileira nasceu ,os tres reis magos levaram de presente : maconha ,vasilina e pedra umi ,kkkkkk,como podem ser tao bundas mole ,os idiotas assim sao culpados da falencia moral do estado , esta turma deve gastar uma grana alta com veterinarios ,kkkk ,por isso sao todos mansos e mochos,kkkkkkkk,chuuuuupa entreguistas ,sorte deste pais bosta eque na argentinaduroc reina o mesmo bestialismo, se a coroa charmosa (minha paixao) cristina a louca ,for substituida por alguem que nao seje ungido com vasilina , o brasiu coco vai ter problemas muito maiores com o lixo portenho (a velha nao ) !

      • A REAL, que vc acabou de bater na cabeças desses boçais é dura demais para eles ingerirem… são bestas ideológicas para as quais está separado o inferno da burrice esquerdopata… mesmo que lhes lancem na cara a mais CRISTALINA verdade eles continuarão a manter a cabeça enfiada na terra… são uma múmias paralíticas, como dizia o saudoso Prof. de mitologia Aquiles Arquelau… não há ressurreição intelectual para essa gentalha… 🙂

      • Fala meu querido dinossauro cor de rosa… que bom que você está feliz… depois da copa pensei que você ia ficar tristinho… 🙁

        Hoje você está bem risonho né… sinal de ontem rolou um clima “azul e verde” por aí, correto! ??

        Continue assim meu querido… todo mundo aqui quer te ver feliz! 🙂

  4. Caras, esse Argentinos são n calo, q se danem pra lá, vamos fazer um tratado de livre comercio c à UE e Aliança do pacifico e p ontem, traíras, só estão ferrando c n empresas ao erguerem barreiras protecionistas , contrario ao protocolo de formação do Mercosul…TRAÍRAS… Sds. 🙁

  5. Considero a Argentina o Brasil “ontem”… estão fazendo as mesmas besteiras que o Brasil fazia a 30, 40 anos atrás… as mesmas políticas protecionistas que, naquela época, ferravam com a gente! A mesma arrogância política que tínhamos então, têm eles hoje!

    Pagamos nosso preço para sair do buraco (ainda estamos pagando, e caro!)… e não há outro jeito… eles também vão ter que sacrificar muito e pagar pra sair! 🙂

  6. ALIANÇA DO PACÍFICO E MISÉRIA NO MÉXICO

    Para os que adoram citar as “maravilhas” da Aliança do Pacífico, o México, que, nunca é demais lembrar, cresceu a metade do Brasil no ano passado, é o único país da América Latina em que o salário mínimo está situado abaixo da linha de pobreza. A informação é da Cepal, que fez um estudo sobre a base de remuneração vigente nos países da região e sua influência no combate à desigualdade.

    As principais conclusões do estudo são que, em países como a Argentina, o Brasil, o Chile e o Uruguai, salários mínimos mais fortes, aumentados progressivamente, além de não prejudicar a criação de empregos, melhoram a distribuição de renda, fortalecem o consumo e o mercado interno, combatem a desigualdade e aumentam a formalização dos trabalhadores.

    http://altamiroborges.blogspot.com.br/2014/08/alianca-do-pacifico-e-miseria-no-mexico.html#more

    • Falecimento, vc deveria ter vergonha nesta cara encardida, o valor de compra do salario minimo brasileiro eh pior doque era em 1996 , entao esse papinho so cola em cabeças de bostas iguais as sua , a distribuiçao de renda aqui no brasiu eca so fez nivelar por baixo as coisas , vc certamente nada de braçada em dinheiro publico , pergunte a um aposentado ou a uma pensionista oque acham do minimo mentiroso ,se nao fosse o crescimento chines e o apetite por commodites dos mesmos , o seu brasiu diarreia ja estaria pior doque em 1987, AQUI NAO PICA_PAU ,AQUI EH ARUEIRA ,AQUI SEU BICO ENTORTA !

  7. folha de são Paulo ridícula como sempre trabalhando para os interesses estrangeiros

    grupo gaf pig e por ai vai

    • Muda o disco… ninguém mais cai nessas bobagens… só vc, o PHA e o turquinho do IG vomitam essas bobagens… eles para terem prateia… e vc ???… porque é tonto mesmo… 🙂

  8. Isso é propaganda interna, feita com certo cuidado para não enfortecer os brasileiros, “na real” isso não é nada mais que desespero do governo Argentino. Muito pior (aliás, muito pior mesmo) é o que alguns brasileiros dizem do Brasil.

    Força Brasil!

Comentários não permitidos.