Análise: Em busca da estratégia de Obama no Iraque

Barack Obama fala sobre a ação no Iraque em 9 de agosto | Foto: AP

Obama usa perspectiva de ação militar maior no Iraque para encorajar união política no país

O presidente americano Barack Obama disse que os Estados Unidos têm um interesse estratégico em não permitir que os militantes islâmicos do grupo autodenominado Estado Islâmico (EI) – grupo anteriormente conhecido como Isis – estabeleçam um califado no Iraque e na Síria.

No entanto, até agora, ele só definiu a intervenção americana no norte do Iraque – tanto militar quanto humanitária – em termos limitados.

A relutância de Obama em relançar uma ação militar no Iraque é compreensível por uma série de razões, mas, para alguns de seus críticos, é uma mensagem confusa que ressalta a falta de uma estratégia.

O presidente, por sua vez, afirma que tem um plano de longo prazo.

A Casa Branca calculou suas ações estritamente para proteger as vidas de cidadãos americanos e as de milhares de yazidis e outras minorias iraquianas que fugiram após os avanços recentes dos militantes do EI.

E, apesar do aumento no número de ataques aéreos americanos, isso ainda não parece um esforço total de destruir as capacidades militares do grupo.

Yazidis presos

No curto prazo, os ataques já permitiram que forças curdas no norte do Iraque retomassem duas cidades – Gwer e Makhmur – do controle do EI.

Correspondentes dizem que o reforço aéreo americano pode reverter a maré no conflito: por exemplo, interromper o avanço do EI sobre a importante cidade de Irbil e conter a ameça sobre um grupo étnico refugiado no Monte Sinjar.

Yazidis se refugiados na cidade de Dohuk em 7 de agosto | Foto: Reuters

Situação de Yazidis, que fugiram após o avanço do EI, impulsionou ação militar dos EUA

Aviões estão entregando mantimentos às pessoas presas nas montanhas, fornecendo alívio momentâneo à sua situação.

No entanto, os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e outras potências também tem discutido como retirar essas pessoas das montanhas e levá-las a um lugar relativamente seguro.

Alguns comentaristas sugerem que criar um “corredor de segurança” ou até mesmo uma espécie de “abrigo seguro” requer a presença de soldados estrangeiros em solo iraquiano.

Obama, porém, descartou o reenvio de soldados americanos ao país. Outros países também ficarão receosos de enviar forças de proteção dessa maneira.

Relatos dizem que milhares conseguiram escapar das montanhas, talvez com a ajuda das forças curdas. Isso pode aliviar os estrategistas ocidentais.

Mas se isso é uma solução de longo prazo para proteger os que fugiram, é outra questão.

A questão curda

Últimos acontecimentos

Na noite deste domingo, forças de segurança e milícias xiitas leais ao primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, foram deslocadas para locais estratégicos em Bagdá.

A movimentação aconteceu depois que o primeiro-ministro anunciou na televisão que processará o presidente, Fuad Masum, por violar a constituição.

Al-Maliki disse ainda que quer seu terceiro mandato como primeiro-ministro, mas após eleições inconclusivas em abril, o parlamento não chegou a um consenso sobre sua indicação e o presidente se recusou a intervir.

Em Washington, um porta-voz do Departamento de Estado americano disse que os EUA apoiam o presidente Masim.

Horas antes, forças curdas no norte do Iraque disseram ter reconquistado as cidades de Gwer e Makhmur, que estavam em poder de militantes do EI, com o apoio militar aéreo dos EUA.

E quais são as chances de que o poder áereo dos Estados Unidos seja eficiente da maneira como está sendo usado agora? Os estrategistas da defesa americana certamente esperam que seu reforço dê vantagem às forças curdas e iraquianas no solo.

Mas outro cálculo importante na frágil estrutura da política iraquiana – e nas aspirações curdas por maior autonomia – é até onde deve-se atender aos pedidos curdos por mais armas e ajuda militar para vigilância e inteligência.

Não há dúvida de que os curdos são atores importantes nessa situação, talvez especialmente para Washington.

Obama também deu a entender que os ataques aéreos podem continuar por algum tempo. Existe até a possibilidade de que eles aumentem, mas ele condiciona isso a que os políticos divididos do Iraque deixem de lado suas diferenças sectárias e se unam diante da ameaça do EI.

Este é claramente o elemento crítico da estratégia e das esperanças de longo prazo da administração Obama. O presidente enfatizou a ideia de que não há solução militar no Iraque, mas a perspectiva de uma assistência militar maior dos Estados Unidos está claramente sendo usada como uma maneira de encorajar movimentos políticos, a reconciliação e a mudança.

A força do EI

Soldados curdos na cidade de Mosul em 10 de agosto | Foto: EPA

EUA diz que não enviará soldados por terra ao Iraque – deixando os soldados curdos combaterem o EI

Mas isso será suficiente? Mesmo com mais unidade e mais ajuda americana, será que as forças do governo iraquiano conseguirão impedir os avanços do EI – coisa que até agora não conseguiram fazer?

Os combatentes do Estado Islâmico sem dúvida confundiram os adversários com seu sucesso militar, como o próprio Obama admitiu.

Depois dos avanços iniciais, muitos disseram que eles se desgastariam. Mas isso não aconteceu. E há um debate sobre que tipo de ameaça o EI representa agora.

O grupo estaria se comportando mais como um exército convencional, à medida que consegue mais armas? Ou ele ainda pode ser considerado uma insurgência incomum? Ele seria uma ameaça “híbrida”? E como isto afeta a maneira de lidar com a situação?

Obama afirmou que, para enfrentar o autodeclarado “califado” do EI, Washington precisa ter parceiros em solo, que possam preencher as lacunas. Mas a pergunta mais importante é se parcerias eficientes de fato poderão ser criadas no Iraque ou, da mesma forma, na Síria.

Fonte: BBC Brasil

7 Comentários

  1. Que estratégia?!?! Ele ñ tem nenhuma, está secando gelo, se fizesse um acordo c os Persas p enviarem tropas, e ele atacaria pelo ar…aíh sim seria uma estratégia séria e válida, são responsáveis pela meleca q fizeram n Irak…a coisa vai piorar, e torço q piore tbm p os nefasstosss dos Ssauditass…Quem viver verá.Sds. 😉

  2. Sabem para que serve um artigo em que a maioria do parágrafos possuem apenas duas linhas? Para nada! Então vamos falar do que realmente importa que é a caca deixada pelos EUA na região.

    “A Casa Branca calculou suas ações estritamente para proteger as vidas de cidadãos americanos e as de milhares de yazidis e outras minorias iraquianas que fugiram após os avanços recentes dos militantes do EI.”.

    E porque não fez estes cálculos quando centenas de muçulmanos estavam sendo dizimados? Cadê aquela “sólida base moral” tão proclamada nesta administração, justificando todas as ações estúpidas de apoio as oposições armadas na Líbia, Egito e Síria, oposições estas que se sustentam em fundamentalismo religioso? Pesos e medidas aplicados de forma muito diferente. Só faltam querer que todos sejam tolos o suficiente para cair na bobagem de acreditar que jogando bombas do céu o ISIS/EI irá sair correndo de medo de onde está.

    O fato é que os EUA não querem nem saber de envolvimento com o ISIS/EI pois se fizer terá de gastar mais dinheiro que não tem. O único país com alguma possibilidade de interferir no conflito, até para salvar os Peshmagar, são os iranianos. E estes também não mostram lá muita disposição para limpar a sujeira deixada para trás pelos EUA depois de uma década de ocupação do Iraque. E podem esquecer quem pensa que a Arábia Saudita vai se meter nesse rolo. No máximo estão rezando a Alá para que os doidos do ISIS/EI (que eles financiam) peguem todo aquele armamento tomado do exército iraquiano e dirijam-se para a Síria que é bem longe da fronteira saudita.

    Mas é bunitinho ver na TV 20 mil litros de água sendo lançados de um C-17. Dá para enganar milhões de pessoas e fazer parecer que está fazendo algo. Pra quem gosta do JN é um prato cheio… apesar de mau cheiroso.

  3. Estão mais perdidos que cego em tiroteio. E essa carga aérea não passa de uma satisfação a comunidade internacional, como quem diz: – fizemos a merda mas consertamos. Que não vai resolver nada, senão pela determinação dos povos contrários, onde antes, mal ou bem, havia um país.

  4. Isso Obama, mira o Oriente Medio, tenta melhorar a sujeira que teus antecessores fizeram por la, ate porque com a esculhanbada que teu cumpadre Jhon Kerry sofreu em Miammar ( ministro chinês colocou os EUA no devido lugar, e rechaçou de forma direta e voraz a posição do Ministro dos EUA e ainda teve apoio de países asiaticos) tuas vontades por lá esbarrarão na China que agora governa aqueles mares.
    ” A aguia enfraquece, o dragão só cresce.”

Comentários não permitidos.