Defesa & Geopolítica

Vídeo: Darpa revela o conceito XS-1 o SPACE Shutle não tripulado e recuperável

Posted by

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1zh0Adx” standard=”http://www.youtube.com/v/zM_IcHbeyrU?fs=1″ vars=”ytid=zM_IcHbeyrU&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep6593″ /]

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

A DARPA concedeu os contratos para três equipes das empresas interessadas em desenvolver protótipos de um veículo lançador de satélites reutilizável que poderia colocar satélites em órbita a custos menores, em prazos mais curtos e cuja manutenção seja mais fácil e barata.

XS1Denominado Experimental Spaceplane, ou simplesmente  XS-1, o programa tem como objetivo desenvolver, um avião hipersônico não tripulado modular capaz de voar em altitudes suborbitais e transportar ummódulo dispensável para implantar um satélite em órbita baixa da Terra e depois retornar.

As equipes concedidas nos contratos para Fase 1 do programa são a Boeing, que trabalha com a Blue Origin; Masten Space Systems, que trabalha com a XCOR Aerospace; e a Northrop Grumman, que desenvolve um programa junto com a Virgin Galactic.

A  Fase 1 do projeto é destinada a avaliar a viabilidade do programa  XS-1, como as equipes de desenvolvimento de um modelo de demonstração que visa identificar as principais tecnologias e planos de redução de riscos para o desenvolvimento e, eventualmente, o vôo-teste do XS-1 .

Os militares usam diversos satélites, mas alguns lançamentos tem que ser planejados anos antes da desativação dos satélites em órbita ou mesmo aqueles que serão ativados, isto pode custar centenas de milhões de dólares. 

Mesmo pequenas cargas podem envolver meses de planejamento e custos significativos. O Pentágono quer maior flexibilidade no lançamento de pequenos satélites de vigilância e outras tarefas e espera ser capaz de fazê-lo por menos dinheiro. O XS-1 seria uma maneira de conseguir isso. 

Os objetivos do programa incluem o desenvolvimento de um avião que pudesse voar até 10 vezes em 10 dias, ser capaz de atingir velocidades superiores a Mach 10, e entregar cargas entre 1500 e 2500 kg por um custo não superior a US $ 5 milhões por vôo.

Fonte: DARPA

15 Comments

shared on wplocker.com