Ecos da Ucrãnia: Itália e Rússia rompem a cooperação no projeto S-1000

S 1000E.M.Pinto

Segundo nota divulgada pela agência russa de notícias Itar-Tass, Itália e Rússia deixaram de ser parceiros no desenvolvimento dos submarinos do projeto  S-1000, parceria que havia sido firmada entre o grupo industrial italiano Ficantieri e o escritório de projetos navais russo  Rubin.

A medida teria sido tomada em função dos agravamentos das sanções européias impostas a Rússia nesta semana.
A situação é considerada grave frente ao nível em que a parceria se encontrava, especialmente para a Rússia que almejava o desenvolvimento de submarinos litorâneos para modernização da sua atual frota de submarinos SSK.

O consórcio italiano possui renomada capacidade no projeto e construção destes navios vide o projeto U-212 desenvolvido em conjunto com a Aleman HDW.

Politicamente há um imbróglio sem precedentes, pois a combinação de técnicas de construção do casco e sistemas eletrônicos foram desenvolvidos em conjunto pelos parceiros e em tese, ambos teriam direitos de exploração dos sistemas caso alguma exportação de sucesso venha a ocorrer.

A rússia foca num potencial para esses navios especialmente na Ásia e Oriente Médio.  O navio que só teria em tese, dois outros concorrentes o Francês Andrasta da DCNs e o alemão U-212 da HDW era visto como o de maior potencial de exportação em função de questões políticas e econômicas destas nações em relação a Rússia.

S1000

O S-1000 seria um pequeno submarino com um comprimento de 56,2, deslocamento 1.100 toneladas, porém seria bastante armado para as suas dimensões. Possuiria 6 tubos de torpedo para até 14 torpedos ou mísseis anti-navio.

Foi projetado para operar em águas rasas com profundidade de até 12 m  e seria capaz de mergulhar até 250 m, Com uma tripulação bastante reduzida de apenas 16 tripulantes e expansão para outros 12 comandos o navio faria uso de inúmeros sistemas automatizados o que reduziria os custos operacionais. 

Supunha-se que ele seria equipado com sistema de propulsão independente de ar (AIP). Com o cancelamento da parceria no projeto não se sabe se russos e ou italianos terão interesse e ou capacidade para desenvolver este navio individualmente.

39 Comentários

  1. xiiiiiiiiiiiiiiiiiii , jaja teremos russos passando fome ou entao se vendendo aos chineses,kkkkkkk , a sorte deles eque podem imitar a coreia do norte e utilizar suas armas atomicas para chantagear o mundo capitalista ,kkkkkkkk ,chuuuuuuuuuuupah que nao eh de uva ,aioaioaioaioaioaioaio ,ainda tem capachos como o ilya que tem a paixao aumentada toda vez que sofre empalamento,kkkkkkkk

    • Vamos ver muito esse termo “se vender para os chineses” qu significa também “droga, os russos ainda tem os chineses” …levando se em conta que a Russia passa hoje o que a China passará amanhâ, a relação dos dois é mais como “irmão mais novo e irmão mais velho”.
      A proposito, estamos falando dos EUAs e da UE juntas contra um unico país, não esqueça.
      Mais cedo ou mais tarde a China com certeza vai entrar na jogada.

      • É nada, a China nunca vai deixar escapar o comercio que tem com Japão, EUA e Europa p/ ficar do lado russo, é capaz deles mesmo invadir a Rússia. Só vc olhar p/ balança comercial chinesa e ver o que representa esses mercados.

        Nesses últimos meses mais de 75 bi de dólares saíram da Rússia, que elevou a taxa de juros p/ tentar conter a sangria. Já já a classe média russa começa a reclamar.

      • Nao ha nada de irmaos nesta relaço ,a china eh oportunista ,ela darah um apoio moral aos russos mas torcendo para sua anquilaçao , serah mais vantajoso para os chineses o acesso aos bens naturais russos ,economizarao em transportes e de quebra terao europa e EUA consumindo suas produçoes , nao se esqueça a etnia HAN se julga o supra sumo entre os da raça mongolica ,dificilmente irao olhar com olhares de irmaos para caucasianos ,isso eh fato , o socialismo tenta escconder esta realidade de forma hipocrita e mentirosa mas, a realidade eh cruel e menos fantasiosa !

    • por LUCENA
      .
      .
      Toperinha;
      .
      .
      Essa Russia ai ….a que fazia parceria com a Itália, não é a mesma que faz submarino de 5° geração ? … 😉
      .
      Quem está perdendo nessa jogada ? … são os russos ou são os italianos ? … rsrsrsr … é isso que dá quando se tem o rabo preso … hahahah … A Itália nste episódio, está igual ao Brasil no tempo da ditadura de 64 nas mão dos EUA .. 😉
      .

    • Britânicos avaliam prejuízo de eventual embargo europeu de armas à Rússia
      .
      O eventual embargo de armas europeu contra a Rússia terá um efeito irrelevante, informa hoje, dia 27 de julho, a agência Associated Press, citando um relatório publicado na revista militar britânica Jane’s Defence.
      .
      (*) fonte: noticia-final.blogspot.com.br
      .
      .
      ( … ) Segundo os cálculos feitos por analistas, em 2013 os países da União Europeia exportaram para a Rússia produtos de caráter militar no montante de $ 583 milhões, valor que representa menos de 1% do orçamento militar da Rússia. De notar que, deste montante, $ 521 milhões cabem ao pagamento feito à França por conta da aquisição de dois porta-helicópteros tipo Mistral.
      .
      De acordo com os analistas da Jane’s Defense, a maioria dos atuais contratos de fornecimento de armamentos ocidentais à Rússia foi firmada durante o curto período de 2010 a 2012 em que a Rússia convidou o Ocidente a colaborar na modernização de seu exército.
      .
      Em 2012, a Rússia renunciou a essa estratégia.
      Em caso de embargo, a Rússia não perderá tão-pouco seus maiores mercados de exportação, já que nenhum dos dez principais importadores de armamentos russos faz parte da União Europeia. ( … )

  2. Na verdade chega ser insignificante alguns comentários, sabemos que o prejuízo foi para ambos os lados, pois a Russia tinha laços comerciais com a Italia muito além da perspectiva limitada de alguns, e isso significa que logo logo eles irão sentir, pois bem ou mau, o projeto pode ser renomeado e procurado fornecedores dos equipamentos que são italianos, mas o fato da Itália ter aceito quebrar tal acordo vai resultar em prejuízos terríveis para uma das economias mais frágeis da Europa.
    Trágico ver alianças que demoraram muitos anos para se consolidarem se desmanchar e causar prejuízos ainda inestimáveis por conta do retardamento mental de políticos estadunidenses,e para os italianos tenho algo a falar com muita certeza…..os franceses (e até alemãos) agradecem 😉 .

    • A questão ARC é que embora produzam excelentes submarinos convencionais, os russos não possuíam expertise na produção de submarinos para águas rasas, como é o caso da Itália. Assim, a meu ver o prejuízo maior é dos russos.

      • HMS há perda russa sim, mas a maior perda não é deles, pois os acordos que a Italia tem com a Russia vai alem deste mero submarino, e isso será muito ruim pra italia uma vez que eles estão estagnados economicamente falando, e expertise para esse tipo de submarino muitos outros tem a oferecer e França é um deles, que com certeza quererá substituir a Italia nesse entrave e aumentará ainda mais a balança comercial com a Russia ( que já é gorda ) por esse e por outros motivos a Italia cometeu um erro fatal. Sds

      • Se assim fosse a Itália, certamente, não romperia como os russos, pois teria muito a perder… FATO…

      • Sabemos que em breve virá a tona o porque que os italianos ” romperam” ( pois na vdd houve adiamento da continuidade dos trabalhos em conjunto ) pois assim como ficou claro a retaliação americana ao BNP ( banco francês ) por conta do Mistral, acredito que alguem vai vazar as intimidações norte americanas na Italia. Novamente reforço minha tese…
        ” Enquanto a águia luta pra enjaular o urso, o dragão afia suas garras.”
        Sds

  3. A Itália sai perdendo, e muito…
    Quem manda ser um poodle?

    A Rússia tem recursos. Acaba de assinar um acordo monstruoso de fornecimento de gás para a China que lhe renderá mais de 450 bilhões de dólares nos valores de hoje!

    A Itália tem o quê? Está endividada e quebrada.
    Nem projeta mais submarinos, afinal, o U-212 é um projeto alemão!

    Esta é a segunda tentativa russa de levar adiante uma parceria com os italianos… A primeira com o Yak-130 deu no que deu…
    Pois…

    Tenho informações que o LINCE Iveco subiu no telhado na Rússia, bem como os Centauros…

    Quem está perdendo por ser um poodle?

    Não fará falta para os russos.
    😉

    • Também acredito que quem perdeu mais foi a Itália.

      “os russos não tem tecnologia de “águas rasas””… por favor… desenvolver uma “vela” menor para o submarino é tudo que precisam… controles precisos de navegação e manobra eles já tem… e nunca caia no erro de supor que, porque eles não alardearam, eles não têm… isso é suicídio.

      Bom seria ma parceria russo-francesa para melhorar o Scorpene que, sinceramente, não me convence… máquina de precisão, como submarino, tem que ser com Rússia ou EUA, e Alemanha pra cima… Kockums, etc.

      Esse S-1000 seria muito, mas muito mais jogo para nós que o “famigerado” escorpene… a barra norte do Amazonas é um “mar”… não se vê margem em lugar algum em volta… e a profundidade, ao que me lembro, vai de 12 a uns 18 metros… citando um exemplo… outro, poderíamos patrulhar “dentro” das baías…

      Ainda sonho com parcerias de desenvolvimento militar russo-brasileiras… o Pak-FA té de vento em popa… apesar das abobrinhas que muitos disseram… e AINDA seria perfeito para fazer PAR com o Gripen…

      Expandir projetos como dos caminhões Urais, entre outros às terras tupiniquins seria um grande ganho!

      Quanto a dita “QUEBRADEIRA”… com o fortalecimento do BRICS, adquiri-se a independência da influencia americana… e justo com países que sempre primaram por isso… por não serem cachorrinhos na coleira dos EUA… por isso qualquer cuidado é pouco… se puderem sabotar o “bloco” eles vão tentar!

      • “desenvolver uma “vela” menor para o submarino é tudo que precisam… controles precisos de navegação e manobra eles já tem…”… se os russos já possuem a tecnologia, porque então se associaram aos italianos nesse projeto ???… vc também está supondo… os italianos, nesse quesito, e tudo leva a crer, estão a frente dos russos… por isso que digo que quem perde é Moscou…

    • Concordo plenamente, o problema é limitar-se a enxergar somente esse submarino nessa relação Italia-Russia, a balança entre eles vai além, e com a quebra deste contrato a Italia se opoe a Russia e provavelmente sofrerá as consequencias disso, pois estão numa situação economica delicada, e como sempre o imperialista dos EUA não fornecerá suporte financeiro para sanar ou amenizar o prejuizo desta quebra de aliança, pelo contrario, ainda é capaz de falar “se vira nos trinta” . Sds

  4. do not break, and priostonavlivayut indefinitely! I think when the Ukraine all parties to return to finish this work

    ___

    não quebram, e priostonavlivayut indefinidamente! Eu acho que quando a Ucrânia todas as partes para retornar para terminar este trabalho

    “No primeiro semestre era para ser realizada a próxima reunião do grupo de trabalho russo-italiano, mas a pedido da Itália, é adiado indefinidamente”, – disse o Diretor Geral da CDB “Ruby”.

    Segundo ele, esta queda está agendada a próxima reunião anual da comissão russo-italiano em matéria de cooperação técnico-militar, que deve passar nos Apeninos.

    “Se isso se concretizar, isso significa que a situação está de volta ao normal, e estamos ansiosos para continuar a cooperação com parceiros italianos”, – disse Villeneuve.

    Projeto comum para a realização de um pequeno deslocamento diesel-elétrico submarino foi lançado pela empresa italiana “Fincantieri” (Fincantieri) e CDB ME “Rubin”, em 2004, S-1000 é projetado para operação em condições tropicais, entre as ilhas, principalmente em águas rasas. O conceito – eficácia de combate de alta, facilidade de operação e baixo custo. A tripulação do barco – 16 pessoas, além de 6 unidades especiais. Comprimento – 56,2 m, o diâmetro externo do casco de pressão – 5,5 m, deslocamento submerso – 1.100 m, profundidade máxima – mais de 250 m, velocidade máxima – mais de 14 nós.

  5. correto quem falou que o que mais perde é a italia

    pois algem ouve sobre alguma exportação de submarinos italianos ????

    com frequência você ouve exportações de submarinos russo ,que venderam vários aos vietnamitas

    então o que se resume desse texto

    aos mocotrevas mocorongos que erraram

    vamos a lição

    primeiro a italia é um pais que esta passando pelo que o brasil a uns 25 anos passou

    a italia tem políticos como Berlusconi que parece o maluf rsrs essa italia da máfia da corrupção não consegue mudar o governo

    que faliu o pais e fez ele entrar na lista dos países quebrados da união europeia

    até o papa esta falando que tem que ser combatido a máfia pois estão atacando até a santa FÉ

    governos fracos resultam em dominação americana que além de bases militares domina os italianos também no psicológico

    ate a população italiana esta diminuindo culpa de um governo fraco e piegas .

    a russia segue em frente é uma potencia

    ao invés da italia ter comercio com varias potencias ela é obrigada a ser apenas um refém yanke , culpa de governos entreguistas tipo esses da posição aqui no brasil

    bate na madeira três vezes para eles nunca mais voltarem rs

    • Não adianta… vcs, ESQUERDOPATAS, não se ateem a fatos críveis, parando um pouco para pensar… a disfunção erótica ideológica não lhes permite esse gesto de independência psíquica… são como cães adestrados… só sabem atacar sem refletir… TRÁGICO… para vcs, caro pé de burro…

  6. O BRASIL poderia entrar nesse projeto c os Russo, + c certeza n governante ñ vão ousar, uns medrosos, e ñ kerem melindrar os iankss. Um sub capaz de operar em águas rasas de até 12m e mt bom, estarímos na frente,talvez, até em n rios.. Dominador x dominados..Terrível. Sds. 😀

    • Concordo com você, mesmo tendo um governo que ousa mais que outros que tivemos, ainda estamos muito atrelados a grupos que preferem o país que embasou o sionista agressor. Gente que sempre preferiu manter o país na toca para não correr riscos no teatro mundial.

    • Como entrar $ Os russos estao justamente neste projeto com os italianos porque nao dominam a tecnologia deste tipo de sub e o brasiu teve que abrir os culos para os franceses em troca de um aprendizado meia boca , neste caso especifico o urso pinpao e a banana-eternamente-de-pijama ficariam dando cabeçadas ,isso eh fato !

  7. Ja em Marco deste ano, Jim Willie www,jackass.com, estava dizendo que a GASPRON iria cortar o fornecimento de gaz para Italia e Polonia, como primeira etapa do contra ataque russo as provocacoes norte americana. Dizia tambem que os russos nao iria fazer nada contra Ucrania, a nao seer garantir a base militar na Crimea., porque Putin estaria seguro que o regime imposto pela CIA na Ucrania nao iria durar 1 ano. que por volta de setembro esse regime comecaria implodir. Os nortes americanos nao somente roubaram toneladas de oiuro do governo ucraniano, mas tambem bilioes do dolares do Banco Central que foram transferidos para bancos na Suissa, deixando Ucrania praticamente sem orcamento. Os nortes amwericanos roubaram bilioes do tesouro ucraniano, e agora vem o FMI emprestando em juros altissimo, uns milhoes de dolares.Para completar o caos na Ucrania nao houve plantacao na agricultura ucraniana, assim neste ano nao havera colheira. O povo la iria passar fome.Os paises endividados sao os norte americanos e os europeus com com excessao da Alemanha e outros paises nordicos. O resto sao paises em depressao economic, apesar da das falsificacoes dos dados economicos pelos governos destes paises,Situacao bdesesperada sao as situacoes dos europeus leste, oeste e sul, com excessao dos nordicos, como ja disse, e desesperada e a situacao economica dos norte americanos.Esses americanofilos que dizem Russia esta para passar fome, esquece que ao contrario desses paises em depresdsao economica Russia mantem saldo positivo nas suas transacoes economicas. Estao se livrando dos papeis sem fundo, seja dolar, seja titulos do tesouro norte americano e os substituindo por ouro. O futuro esta no BRICS. Alemanha vai anunciar sua adesao a este e sua saida da OTAN.Quando chegar o inverno, veremos como Europa do Oeste, Sul e Leste vao reagir quando nao houver gaz para esquentar seus aquecedores Esses americanofilos, engolidores das desinformacoes propagadas pela midia, faz eu rir. nao mais me preocupo em responde-los, porque eles vao ter a respostas dados pelos proprios desenrolar dos acontecimentos

    • Isso serve para vc também, JOJO… veremos, se quem vai chorar não serão os russófilos… isso já aconteceu antes, em 1989… e vc tava lá pra chorar junto com os deserdados do PCR enquanto eu ria muito ao ver os alemães derrubarem o muro da ignomínia… 🙂 🙂 🙂

      • zoinho de catarata acho que se hoje os estados unidos soubesse que a uniao soviética depois de acabar em menos de 20 anos estaria fazendo um banco e levando todos para o seu lado

        aposto que eles os yankes iriam querer continuar com a guerra fria até hoje

        a prova disso é os estados unidos querendo fazer a guerra fria ovamente

        a uniao soviética fingiu de morta ela e a china comunista e estão comento o toba do seu coveiro anglo sionista

        a russia se livrou de varias republiquetas que so faziam peso

        mas o interessante é que quando os estados unidos entrou na ucrania aquele povo que se dizia anti russo esta lutando peito a peito contra os nazistas

        e se deixar muitas outras começam a lutar

        chora zoinho de catarata , todo mundo sabe que é você quem nunca acertou nada em geopolítica rsrs

        para de se enganar !!!
        vai ser melhor para você assumir que é um leigo !!!

    • E o que dizer de russófilos imbecis como você JOJO, que consome toda sorte de asneiras de sites Pró-Rússia controlados pelos oligarcas amigos de Putin propagandeiam. Pena que elas não se sustentam no mundo real..rs!

      • Mas ele tá prosa…. recebeu o apoio incondicional do… pé de couve… RSRSRSRSRSRSSR… o nascimorto do analfabetismo PETRALHA by “méqui”… exemplo a não ser seguido… 🙂

  8. pobre da italia…pobre da europa…não é a toa que a alemanha e a frança estão pulando fora deste barco que é a união europeia para os Brics…pois sabem bem que vai afundar…a idade das trevas esta voltando a europa.. 🙂

  9. Segundo alguém anunciou com toda pompa e ciircunstância o negócio dos Linces da IVECO teria subido no telhado na Rússia…..

    Pois bem….

    Como tudo na vida, azar de um, sorte dos outros. Azar dos pobres infantes russos que ao invés da Macchina italiana, terão de se virar com o “fodástico” GAZ Tiger. Sorte dos separatistas chechenos, que não precisarão fazer muito esforço para imobilizar a referida viatura. Basta colocar um catolé na estrada que o bichinho vai pelos ares. Ou pegar emprestado o “Rojão de 12″do Pé de Cão…rs!

    • Tira leite sabe nada…
      Com blindagem nível 5, que protege contra munição 7,62x39mm, um Gaz Tigr salvou a sua tripulação sendo alvejado por RPG-7 e munição 7,62x54mm.
      A blindagem dos GAZ Tigr atuais é a 6A, que proetege contra munição 7,62x51mm.

      Como veículo o Tigr se mostrou melhor que o LINCE na neve, na lama de degelo, Rapustitsa, em nos testes em pistas de obstáculos.
      Ganhou no piso uma blindagem anti-fragmentos que lhe oferece proteção de nível III, 8KG de carga explosiva.

      E a indústria russa não para de produzir novos produtos, como o KAMAZ TYPHOON entre outros…

      Basta ver no Plano Brasil…
      E digo mais… O Exército Brasileiro vai de Sherpa, Tupi… Achou o LINCE uma bosta!

      Vái tirar leite, vai…

      • Complementando:

        http://bit.ly/UZlQ8o

        http://bit.ly/UZmbbd

        http://bit.ly/1seU99W

        Comparar Iveco com Tiger é sacanagem! 🙂 Tenho respeito pela Iveco… mas os russos constroem com simplicidade e “rusticidade” equipamentos para vencer nas piores situações disponíveis! Onde outros simplesmente entregam os pontos, eles vão adiante…

        Aqueles vídeos com caminhões SUBMERGINDO para sair logo depois do outro lado do rio dão conta disso… fico imaginando aqui se a água gelada não iria trincar um bloco quente do motor, em outras nações!! 🙂

        http://bit.ly/UZnsyN

        http://bit.ly/UZnPtg

        http://bit.ly/1u6UxWk (esse é o vídeo)

        Simplesmente o DNA dos equipamentos é diferente… duvido que na Itália haja condições tão severas quanto na Rússia… daí que os últimos são criados para SOBREVIVER onde outros simplesmente não conseguem!

        Abraço galera!

Comentários não permitidos.