“Israel ultrapassa Hitler em barbarismo” – Recep Tayyip Erdogan

Premiê turco, Tayyip Erdogan, acusou Israel neste sábado de ter “ultrapassado Hitler em barbarismo” com os ataques à Faixa de Gaza, mas alertou aos turcos para não descontarem sua indignação sobre a comunidade judaica do país.

Erdogan voltou a subir o tom de sua retórica contra a ofensiva do Estado Judeu, que ameaça prejudicar ainda mais as já abaladas relações entre os dois países, antigos aliados regionais.

Horas antes, Israel havia aconselhado seus cidadãos a não viajarem para a Turquia, por conta do que chamou “humor do público”, após as missões diplomáticas israelenses serem atacadas em Istambul e Ancara durante protestos realizados na sexta-feira contra a ofensiva em Gaza.

Autoridades palestinas disseram que mais de 340 pessoas morreram em decorrência dos ataques de Israel, realizados em resposta aos mísseis lançados contra o território israelense por militantes leais ao grupo islamita Hamas.

“(Os israelenses) não têm nenhuma consciência, nenhuma honra, nenhuma dignidade. Os que condenam Hitler dia e noite ultrapassaram Hitler em barbarismo”, disse Erdogan a simpatizantes em um comício na cidade de Ordu, às margens do Mar Negro.

Ele acusou os Estados Unidos de defenderem as táticas “desproporcionais” de Israel, e lamentou o fracasso do mundo muçulmano em assumir uma postura mais forte.

Mas Erdogan alertou seus apoiadores a não expressarem sua indignação descontando-a sobre a população judaica turca. “Por quê? Eles são cidadãos deste país”, disse o premiê. Cerca de 17 mil judeus vivem na Turquia.

REUTERS

Fonte: Terra

Gaza: ofensiva israelense já matou mais de 400 palestinos

Israel disse ter expandido sua ofensiva terrestre contra o Hamas na Faixa de Gaza, e moradores relataram os maiores bombardeios desde o início do conflito, há 13 dias. A operação já deixou mais de 400 palestinos mortos, a maioria civis, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Cinco soldados e dois civis israelenses morreram.

Mais de 40 pessoas morreram no distrito de Shejaiya em fortes bombardeios durante a noite, disseram médicos. Ambulâncias não puderam chegar ao local devido a ataques, e testemunhas relataram que corpos estão espalhados pela rua.

No sábado, dois soldados israelenses morreram durante um tiroteio com militantes palestinos que usaram túneis para invadir Israel e realizar ataques, disse o Exército. Apesar da ofensiva israelense, militantes continuam a lançar foguetes contra Israel.

O Exército israelense disse em comunicado que “forças adicionais” se juntaram ao “esforço de combater o terror” em Gaza. O coronel Peter Lerner, porta-voz do Exército israelense, disse que a ofensiva terrestre estava sendo ampliada para “restabelecer a segurança e a estabilidade dos moradores e cidadãos de Israel”.

A ONU alertou para o fim do estoque de suprimentos para ajudar mais de 50 mil palestinos que se abrigam em escolas da entidade em Gaza. Uma autoridade da ONU disse que o número de pessoas deixando suas casas é maior do que o esperado, com as fronteiras de Gaza com Israel e Egito fechada para palestinos.

Corrida diplomática
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, deverá se reunir com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, no Catar, como parte de esforços na região para que israelenses e palestinos “encerrem a violência e encontrem um caminho”, disse a entidade.

Abbas também deverá se reunir com o líder do Hamas, Khaled Meshaal, em uma tentativa de convencer o grupo islâmico que governa Gaza a aceitar um acordo para encerrar o conflito. Soldados israelenses invadiram Gaza na quinta-feira após 10 dias de uma grande ofensiva aérea e naval que não conseguiu interromper o disparo de foguetes contra Israel por militantes palestinos que atuam no território.

Israel diz que a operação terrestre é necessária para atingir a rede de túneis do Hamas. Moradores de Gaza relataram terem ouvido explosões durante toda a noite de sábado. Um ataque aéreo no subúrbio de Shejaiya atingiu a casa da autoridade do Hamas Khalil al-Hayya, deixando quatro mortos, incluindo seu filho e nora, disseram médicos palestinos.

Temores sobre civis
Esforços diplomáticos para um cessar-fogo não chegaram a um acordo. O ministro de Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, se reuniu com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, no sábado, mas disse que as tentativas de se chegar a uma trégua fracassaram.

“Infelizmente, eu posso dizer que o pedido por um cessar-fogo não foi ouvido, pelo contrário, há o risco de mais mortes civis, o que nos deixa preocupados”, disse ele a jornalistas. O Hamas rejeitou um cessar-fogo mediado pelo Egito na semana passada, alegando que qualquer acordo com Israel deve envolver um fim ao bloqueio à Gaza.

BBC Brasil

Fonte: Terra

 

20 Comentários

  1. Este cidadão esta precisando de uma aulinha de história, até para se lembrar que foram as barbáries do império Turco Otomano, que fez começar esta zona toda.

    • É meu caro Capa Preta to vendo que voce tambem precisa de umas aulinhas de historia pois uma etnia repudiada em sua origem foi banida para o deserto e por milenios por onde passou disseminou intrigas,discordias e genocidios.Veja se não praticam o mesmo ate os dias atuais heim!Então onde esta o Capeta,é o Judeu ou é o Palestino que teve suas terras tomadas e durante muito tempo foi impedido de ter governo proprio,forças armadas proprias e voz perante o mundo.
      Então vemos que existem dois pesos e duas medidas pois em outras partes do mundo por muito menos fazem gritarias e sensacionalismos e do outro lado crianças inocentes sendo bombardeadas é normal.
      A condição mais imunda do ser humano é a segregação e o que Israel pratica é a imunda intolerancia segregacional.
      Israel deveria ser acusada e responder por crimes contra a humanidade.

      • ANTISSEMITISMO DETECTED… a desculpa de se condoer pelos palestinos não passa de antissemitismo disfarçado… se fossem os iranianos a se defender dos palestinos em uma hipotética situação, não haveria problemas, não é mesmo ???… convide os homens do hamas para deixarem a guerrilha e se tornarem cidadãos israelenses… achas que eles aceitarão ???… eis seus dois pesos e suas duas medidas…

      • Quem fala são os mesmo que legitimam a anexação da Crimeia pela Rússia hilario isso, hipocrisia tem limites, mas vejamos a sua fala:

        pois uma etnia repudiada em sua origem foi banida para o deserto e por milenios por onde passou disseminou intrigas,discordias e genocidios.

        Então vc admite que eles estavam lá primeiro e foram banidos de lá.??

        Então quem foi que teve suas terras roubadas primeiro??

        E´muito Blá Blá Blá, mas em setembro de 1948 foram os árabes que tentaram desarraigar Israel de suas terras e continuam até hj, quem buscou a convivência pacifica com Israel não foi traído, vide Jordânia e Egito, mas quem ainda procura a extinção de Israel vai continuar a sofrer.

        Esse sujeitinho aí deveria prestar contas sobre o Genocídio armênio, isso sim, usaram até gas p/ matar crianças.

      • Eu noto as vezes trejeitos de professor de história do MEC em vc maluco. mas este antissemitismo miguxo e novidade para mim.

        E não tem santas virgens, naquele puteiro que e o oriente médio. Acha mesmo que turco corrupto, governante sem legitimidade como este, tem moral para criticar o direito de alto defesa de algum povo por la? Aquela gente se mata há mais de 5 mil anos, Turcos,assirios, persas, hebreus, islamitas, curdos, xiitas, sunitas etc. Eles se detestam por natureza, se tem uma coisa que eles tem em comum, e que NOS DETESTAM, porque vc acha que os cristãos foram(E continuam sendo) dizimados por aquelas bandas?! Eu aposto que e porque não tiveram a mesma fibra dos judeus, de se defenderem quando foi preciso.
        E quanto a este deposta turco, ele deveria olhar o proprio rabo, antes de falar do rabo dos outros, ou vc acredita que ele combate curdos no sul da Turquia com flores?

  2. Eu apenas posso rir muito, e alto! Vejam só senhores quem fala! Recep Tayip Erdogan, o populista islâmico que faz questão de erodir completamente o legado de Kemal Atartuk, que teve a sabedoria de livrar o Estado turco do islamismo. Justo ele, a mão que balança o berço dos jihadistas sírios e do ISIS no Iraque, pensa que tem alguma moral para criticar Netanyahu. Justamente ele, responsável pela miséria de milhões de sírios e iraquianos.

  3. o sr. Erdogan está certo, e só ver o n} de mortos de Palestinos nessa escaramuças…+ de 3000, enquanto de judeuss só uns ..ñ chega à 1000.. e os Palestinos teriam razão de os atacar , considerando q às terras são deles, os judeuss são os invasores..o q vc faria se eu invadisse sua casa?!?! Sds. 🙁

  4. A ser verdade que Erdogan forneceu armas químicas aos rebeldes sírios, é pior que Hitler. O ditador alemão, conhecedor dos terríveis efeitos das armas químicas na I WW, não as utilizou na II WW.

  5. Eu ja cansei de dizer : “Se Israel segue algum Deus este chama-se Satanaz.São um nazi-facistas e a hipocrisia Ocidental se cala,compactua.

      • maluquinho, você esta passando do limite da loucura !!

        israel é um estado democrático e deveria se dobrar ao islamismo extremista ? se hipoteticamente isso acontecer seria outro holocausto, todos sabemos que ele odeiam judeus.

  6. por LUCENA
    .
    .
    ( … ) Premiê turco, Tayyip Erdogan, acusou Israel neste sábado de ter “ultrapassado Hitler em barbarismo” com os ataques à Faixa de Gaza, ( … )
    .
    .
    Este pústula que apoia os mercenários pagos pelos amigos da Síria,( como por exemplo;EUA,Arábia Saudita, Israel ), para bombardear com gás sarim cidades sírias, onde morreram dezenas de crianças !!!
    .
    Não ficaria admirado se utilizarem humanos naquela região para novas bombas biológicas, já que urânio empobrecido e fósforo branco já fora testada ali.
    .
    Quem não se lembra da sugestão de um extremista da direita francesa, que buscou no vírus ebola, a forma de diminuir a pobreza no mundo …. é sul-real …. loucura … !!!!
    .
    Toda aquela região, virou banco de ensaio para todo tipo de cretino e párias deste planeta para testar as suas armas sofisticadas e sistemas de tiranias !
    .
    .
    ASSASSINOS !!!!

  7. Erdogan busca a muito tempo se aproximar do mundo Arabe e tirar partido disso mas o mundo Arabe odeia os Turcos e tem motivos historicos para isso.
    Arabes sempre soferam nas mãos de Turcos e Europeus.Arabes odeiam Turcos e Europeus.Não pensem que porque monarcas ditadores sorriem para Americanos e Europeus que seus póvos fazem o mesmo.

  8. Endorgan esquece que ele proprio colabora com Israel na guerra contra o presidente Assad da Siria. E pura lagrima de crocodilo. para consumo interno.

    • JOJO

      Erdogan realmente não é o melhor porta-voz do Oriente Médio contra Israel, mas nesse caso a mensagem está correta. O problema é o mensageiro.

      O Primeiro Ministro turco deu esta declaração depois que uma parlamentar israelense afirmou esta semana durante mais um massacre na faixa de Gaza que “as mães palestinas também devem morrer por parir terroristas, devem desaparecer, do contrário continuarão parindo serpentes”.

      Se o Erdogan não tivesse todo este histórico ruim na política interna e regional, o peso de suas declarações seria bem outro.

      segue link com a matéria (em espanhol)
      http://actualidad.rt.com/sociedad/view/134489-diputada-israel-matar-madres-palestinos

  9. Esse papa do Turco é apenas para angariar simpatias em sua cada vez mais conturbada e combatida administração, feita por seu proprio povo. Esse aí não tem moral para falar dos sionistas, que por sua vez tem sido mesmo tudo que o turco fala, mas nesse caso são todos farinha do mesmo saco.

  10. genocídio é genocídio tanto do turco que ajuda a tentar derrubar o governo sírio quanto israel ponto

    agora os dois estados tanto a Turquia e israel putenfia seguem as ordens da CIA e do governo genocida yanke

    os estados unidos estão por traz disso tudo que esta acontecendo nessa região

    são tao bons que os próprios seguidores começaram entrar em conflito

    • uau, uau, uau, uau… auauau, auauaua… uauauua…rrrrrrrrrrr… snif, snif, snif… caiaian, caianin, caiain… ummmummmmummm… gemidos inexprimíveis… 🙂

Comentários não permitidos.