Entrega dos caças F-16 IQ para o Iraque foi adiada

F16IQ

Rustam- Moscou

Tradução e adaptação: E.M.Pinto


Em 03 de julho de 2014 do blog jornal oficial da USAF “Air Force Times” ,  A entrega previamente agendada para setembro de 2014, foi adiada por tempo indeterminado, “até que a situação de segurança [no Iraque] melhore”.


Em Junho, os EUA evacuou o seu pessoal (cerca de 60 pessoas), da base aérea iraquiana de Balad ao norte de Bagdá, onde planejava-se  que seriam sediados os  caça F-16IQ da força aérea iraquiana. A ofensiva islâmica do grupo radical ISIS, diretamente ameaçaou Balad, e um grupo de militantes apareceram ao redor da base. 


Atualmente nos Estados Unidos passam por formação 18 pilotos iraquianos para as aeronaves F-16IQ, que utilizam 12 F-16 da base aérea de Tucson (Arizona). De acordo com a Fox, o ciclo completo de formação dos pilotos iraquianos no F-16IQ é de  mais de dois anos (tendo em conta o fato de que esses próprios pilotos torna-se-ão instrutores), e não há planos para acelerar este treinamento.

 [embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1k1R8l7″ standard=”http://www.youtube.com/v/S3HPES2BIlo?fs=1″ vars=”ytid=S3HPES2BIlo&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep4029″ /]  
O Iraque entrou em acordos com os Estados Unidos para comprar através de vendas militares do FMS, 36 caças Lockheed Martin F-16IQ (dois lotes de 18 aeronaves – 12 mono places F-16C e seis F-16D biplace cada), juntamente com as armas e equipamentos, totalizando US $ 5,3 bilhões em 2011 e 2012. O fornecimento diretamente para o Iraque estava originalmente programado para ocorrer de Setembro de 2014 a final de 2017. 


O primeiro caça F-16IQ, construído para o Iraque – um de dois lugares F-16D Block 52 + (prefixoo iraquiano IAF-1601 N º de série RB-01) – fez seu primeiro voo no aeródromo da Lockheed Martin Corporation, em Fort Worth ( Texas) em 02 de maio de 2014 e foi oficialmente foi entregue à força aérea iraquiana em uma cerimônia no dia 5 de junho (foto). Em setembro de 2014 era planejado o seu translado para o Iraque juntamente com outros 3 caças  se seus pilotos que seriam destinados à Balad. 


Os caças Iraquianos são de uma versão especial designada F-16IQ que representam modificações da variante F-16C / D Block 52 + com um pouco menor desempenho do equipamento e armamento, em comparação com as aeronaves enviados para outros países. Em particular, o avião iraquiano F-16IQ será equipado com armas de mísseis obsoletos – mísseis “ar» AIM-7M-F1 / H Sparrow e AIM-9L/M-8/9/R Sidewinder (em vez de que se tornou típico de mísseis modernos AIM-120C AMRAAM e AIM-9X), e não vai carregar bombas JDAM guiadas por satélite. 

F16IQ
Foto – Primeiro Lockheed Martin F-16IQ – na cerimônia de entrega oficial na Lockheed Martin. Fort Worth, 2014/06/05 (c) Lockheed Martin.

28 Comentários

    • por LUCENA
      .
      .
      Hahahahahahah ……que tal o Irã e a Russia darão um jeitinho …. hahahhahah ..
      .
      Irã transfere 88 aviões de combate russos Sukhoi para o Iraque.
      .
      ( ** ) O Irã vai transferir 88 aviões de combate russos Sukhoi para o Iraque que foram mantidos sob custódia iraniana por mais de 20 anos.
      .
      (*) deu no Cravo )
      .
      .
      ( *** ) Forças iraquianas receberam da Rússia a primeira remessa de aviões de combate Sukhoi Su-25 para ajudar na ofensiva de Bagdá contra os insurgentes sunitas do grupo Estado Islâmico no Iraque e na Sìria (ISIS), informou o governo. O anúncio da entrega ocorre no momento em que as forças do governo, apoiadas por tanques, veículos blindados e apoio aéreo, lançaram no sábado um ataque para retomar a cidade de Tikrit.
      .
      ( * ) deu no aereo.jor.br
      .
      .
      Para mim, essa história, não passa de um puxão de orelha dos sauditas no tio Sam, mandaram ele ficar quieto … mijaram p’ra trás … heheheh
      .
      Os EUA está por trás disso há tempo, é só uma forma de jogar para a platéia e enganar os bobocas da vidas … rsrsrsr
      .
      E por falar em sacanagens da tríade do mal ( SSS ), vejam só mais essa.
      .

      ************
      .
      Rede internacional de judeus antissionistas condena violência de Israel
      .
      Várias organizações judaicas como Jewish Voice for Peace e Independent Jewish Voices, condenaram os bombardeios, a violência indiscriminada e a punição coletiva praticada por Israel contra o povo palestino. Entre as diversas entidades que se manifestaram contra as agressões israelenses aos civis de Gaza, uma das mais interessantes é a organização judaica antissionista International Jewish Anti-Zionist Network (IJAN), também conhecida como Rede Internacional de Judeus Antissionistas.

      .
      (*) fonte: noticia-final.blogspot.com.br
      .
      .
      ( … ) Somos um polo judaico antissionista dentro de um grande movimento internacional que desafia o racismo, o colonialismo, o imperialismo e o sionismo. O sionismo usurpou a identidade judaica, a historia dos judeus e a sua representatividade. Ser judeu, ser sionista, não é uma equação. O sionismo é um movimento político surgido no meio das conquistas coloniais europeias do século XIX; não tem nada que ver com a religião judaica, nem com a sua história; note-se que foi um movimento bastante impopular entre as massas de judeus da Europa Oriental até a segunda guerra mundial.Para lutar contra o sionismo ( … )
      .
      .
      *********************
      .
      Isso deve sê um pé na bunda dos mentirosos que afirmam que sionismo e judaísmo são a mesma coisa .. Heheheh
      .
      .
      ESTÁ EXORCIZADO !!!! … vá con Dios …rsrsrsr

      • zoinho de remela ,todas as copas são inesquecíveis

        por isso temos 5 delas e uma ganhado da sua Alemanha por dois a zero na final na asia

      • Antes mais nada é preciso recorrer ao dicionário para a definição do que é masoquista. Volto depois:

        ma·so·quis·ta
        (Masoch, antropónimo, [romancista austríaco, 1836-1895] + -ista)
        adjectivo de dois géneros
        1. ………….

        2. ………….
        3. Que ou quem retira prazer ou parece gostar do seu sofrimento ou humilhação.

        Voltei.

        Como se pode perceber, o significado da palavra masoquista encaixa-se com perfeição ao Pastel de Vento Risadinha, posto que o mesmo demonstra um imenso gosto por apanhar, ser humilhado, achincalhado e virar objeto de troça aqui aqui no blog. Sua última intervenção comprova a assertiva senão vejamos:

        Inicialmente ele posta um linkde um suposto “Fornecimento” de aviões pelo Irã. Ocorre que houve aqui apenas uma devolução de velhos caças Su-22 iraquianos que estavam estocados no Irã desde 1991, quando fugiram do massacre aliado na Guerra do Golfo. Mas existem fortes dúvidas quanto ao estado desses aviões em que pese o regime fascista de Teerã afirmar que estão equipados com “armas sofisticadas”.Ademais, o Su-22 é um caça completamente obsoleto, que não se compara ao F-16.

        http://www.cavok.com.br/blog/?p=77543

        De igual forma faz menção ao fornecimento de aviões pelos russos, mas não lembra que os velhos Su-25 também não se comparam ao F-16.

        Mas a melhor piada o delinquente deixa para a final. Transcreve o “manifesto” de uma “entidade” de “judeus antissionistas”, que se autonomeia “um pólo judaico dentro de um grande movimento internacional”. Ocorre que, desonesto que é, o delinquente risadinha omite que a referida entidade (IJAN) foi chamada de “antissionistas patetas” por outro antissionista e de “Grupelho radical e marginal” pelo respeitado jornal “The Jerusalem Post”

        http://www.jpost.com/International/Irish-unions-host-anti-Israel-parley

        Por fim, e para concluir a surra contra o delinquente risadinha, vamos ver o que disse o Dr. Martin Luther King, Prêmio Nobel da Paz, sobre antissionismo e antissemitismo:

        “o anti-sionismo é inerentemente anti-semita, é a negativa ao povo judeu de um direito fundamental que justamente clamamos para os povos da África, com o quê, livremente, outras nações do globo se põem de acordo. É discriminação contra os judeus porque eles são judeus. Resumindo, é anti-semitismo”.

        Na mesma linha, vejamos o que diz a historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro:

        “Hoje você não tem mais a antiga forma de antissemitismo, e nem poderia ter, porque a própria imprensa denunciaria qualquer país que se fundamentasse em teorias eugenistas para fazer uma limpeza étnica, por exemplo. Mas você tem um antissemitismo travestido de antissionismo.”

        http://www.dw.de/historiadora-brasileira-elucida-novas-formas-de-antissemitismo/a-14857292

        Como se vê, o antissionismo como uma das formas de antissemitismo foi exposta pelo saudoso Dr. Martin Luther King e encontra respaldo nos meios acadêmicos. Mas o nosso renitente risadinha insiste em dar crédito à grupelhos fajutos. Gosta de apanhar mesmo….rs!

  1. Os EUA estão torcendo para que a situação no Iraque piore a cada dia. Se os EUA entregar o caça no tempo combinado o Malik ganhará força e ficaria mais difícil os radicais derrubar ele. Pelo jeito os EUA querer derrubar a Malik ou enfraquecer ele. Adiar a entrega só beneficia os radicais, parece isso mesmo que os EUA querem.

    O governo Iraquiano já se arrependeu de ter comprado caça dos EUA. Os Iraquianos sempre foram muito ligados ao armamento Russo.

    Agora os EUA vão ficar fazendo chantagem para entregar e para fornecer peças…

    • BobSap,

      Pelo contrário.

      A estabilidade do Iraque é de todo o interesse americano, pelo simples fato de que a estabilidade do preço dos combustíveis está diretamente ligada a estabilidade da região, o que é impossível com o Iraque nesse caos. Aliás, todos os esforços americanos apontam nesse sentido, como as conversações recentes com o Irã… Para eles, é melhor todo mundo quieto no seu canto e sem arranjar confusão… Até porque, guerras custam caro, em todos os sentidos; e seus efeitos são de longo prazo…

      O atraso da entrega só tem um motivo: evitar que tecnologia sensível caia em mãos erradas. Vale lembrar que a espinha dorsal da USAF ainda é composta pelo F-16 ( e o será ainda por um bom tempo ), além de muitos de seus aliados e países amigos.

      • RR ,O BOBSAP esta correto ,esse papo furado de essa arma cair em mãos inimigas é a coisa mais sonsa que poderia os estados anglossionista falarem

        na verdade como chico Science já cantava que eu me organizando posso desorganizar…. EU desorganizando posso me organizar !!!!!!

        valeu chico Science tem muita gente que le livros de todo tipo mas em uma musica resume todo o texto de uma geração !!!

      • PÉ DE CÃO,

        Imagine se, numa grande reviravolta, o Iraque termine governado por um regime hostil aos EUA…

        Seria catastrófico para americanos ter uma aeronave da qual eles mesmos e metade de seus aliados dependem sendo operada e analisada por um opositor que poderia vender os segredos da arma a quem pagasse…

        Por mais que hajam diferenças entre as variantes utilizadas por aí, o fato que existem muitos componentes em comum, cuja analise pode ter utilidades diversas no futuro para um potencial adversário, por mais que se leve tempo para analisar…

        Aliás, basta procurar na história ocorrências similares, de armas ou itens tecnológicos importantes que terminaram em mãos inimigas e analisados, propiciando contra medidas e mesmo outras armas.

        Enfim, todo o cuidado deve ser tomado…

        E seja como for, o que o Iraque mais precisa nesse instante é de aeronaves brutas, como o Su-25 e Mi-28N para derrotar os que os atacam; ainda mais tendo consciência de que os rebeldes não tem poderio aéreo. No mais, um esquadrão de Migs garante a defesa do espaço aéreo da capital… Os F-16 podem ficar pra depois…

      • RR justamente por isso os estados unidos não entregaram a aeronave
        sabe por que
        porque o governo iraquiano é considerado inimigo pelos estados unidos que FINANCIAM os terroristas na síria e etc e tal .

        então os estados unidos não passam de hipocritas a falarem que o caça pode cair em mãos inimigas sendo que os moleques terroristas não sabem nem tem carta de carro quanto mais pilotar um caça

        o estados unidos não tem moral para falar que acha o governo do iraque o verdadeiro inimigo e eles os estados unidos arma os terroristas para derrubar esse governo

        mas concordo quando você fala que o iraque não precisa dos caças americanos para se defender dos terroristas

        mas na verdade os caças seriam para se defender da arabia saudita essa outra aliada yanke de quem quer derrubar o governo iraquiano

      • PÉ DE CÃO,

        O que os americanos querem é que o Iraque se estabilize de uma vez por todas e siga com suas próprias pernas. Nada mais além disso… Até mesmo porque, eles já estão de saco cheio de mais de dez anos de guerra Oriente Médio. Já deram provas disso…

        O problema não é somente um novo governo iraquiano operar os caças, e sim pra quem eles podem ceder essa tecnologia… Seja como for, não dá pra entregar armamento sensível a um país instável. Aliás, ninguém faz isso…

      • rsrsrsrsrsrs… RR sendo contestado pelo analfa mor do PB, o pol pot carnívoro… e pra fechar com vela fúnebre ainda cita “chico science” como alto pensador da cultura tupiniquim de uma geração perdida… rsrsrsrsrsrs… só um roto intelectual da pequenez do pezito seria capaz de compor uma pérola dessa magnitude… rsrsrsrrsrs… acho que vou ter um troço… rsrsrsrsrs… de tanto rir… RSRSRSRSRSRSSRS… para, para… assim eu não aguento !!!… RSRSRSSRSRSRSRSRS…

      • você esta rindo ??? ou rangendo os dentes .

        zoinho de catarata !!!!

        você esta com o mau do vira lata com raiva

        vai acabar tomando injeção de pintocilina nessa sua veia bosterica para ver se passa essa sua raivinha que você tem do brasil e do brasileiro !!!

      • Tenho raiva é da burrice de gente que pensa como vc… que desperdício !!!… preenchem o mundo e mesmo assim ele continua vazio…

    • Eu concordo com você BobSap, o grupo radical ISIS certamente serve aos interesses dos EUA/OTAN. caso contrário a USAF já estaria bombardeando suas posições sem demora !
      O ISIS, recebe apoio financeiro e armas,da Arábia Saudita e Qatar que sabemos serem lacaios a serviço dos EUA no Oriente Médio,a meu ver a salvação do Iraque esta nas mãos do Irã e do Hammas !

    • Não pode esquecer que o Iraque de hoje tem mais chances de se conectar com Iran,do que se no Iraque houver um governo com oposição.
      Por isso que os EUA fazem pressão,eles querem afastar essa hipótese de uma vez por todas.

  2. a realidade é que para mim a terceira guerra mundial já começou ,apenas as potencias não entraram em choque ainda por enquanto !!!

    PS ainda bem que o brasil não comprou os caças americanos ,graças a deus que intercedeu no agente ético da CIA .rsrs

    • Eu sinceramente não vi nenhuma menção por parte do governo brasileiro para comprar os caças made in USA, creio que tal ”desejo” não passou de uma especulação e porque não dizer forçação de barra por parte da nossa ”imprensa imparcialmente parcial !”
      O Snoden só ajudou mesmo,mostrando com fato o que já nos era claro !

      • cesar pereira eu já acho que tudo poderia acontecer naquela disputa até mesmo cancelar ela ,estava totalmente aberta

        mas na ultima frase eu estou sendo irônico quando fala agente ético da cia

  3. HMS_TIRELESS
    8 de julho de 2014 at 9:34

    Muito justificável esse atraso, para evitar que esses aviões caiam nas mãos do ISIS.. ===== Então, nobre amigo, oas iankss já considerão q já caiu nas mãos do ISIs, é melhor q peçam à ajuda dos satanicos Persas e logo, antes q às garras do ISIs aperte a garganta do noluucoaomaluco..e p ontem…sds. 😉

  4. César Pereira…

    Eu também concordo com você. Se os EUA quiserem deter os radicais de fato já estariam bombardeando eles há muito tempo. Os EUA estão vendo avanço dos radicais e simplesmente não fazem nada para deter os radicais.

    Eu acredito que os EUA estão querendo dividir o Iraque para ficar mais fácil de administrar futuramente.

  5. Comprar equipamento militar dos EUA é isso aí mesmo. No momento mais importante os caras se negam a entregar os aviões, é por essas e outras que os EUA estão cada dia mais desacreditados.
    Esse governo do Iraque devia se vigar cancelando a compra, pedindo uma indenização e comprando alguns aviões russos.
    O F-16 é muito bom, mas do que adianta se não são entregues quando mais se precisa deles, e nem vamos falar no pacote de armas oferecido que é péssimo. Agora some tudo isso ao preço. O Iraque foi roubado!

Comentários não permitidos.